Como recriar antigo motor cht 1.35?
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olá pessoal, sou novo no fórum, qualquer equivoco meu por favor me corrijam.
amigos, por questões diversas que posso explicar depois se alguém desejar, eu gostaria de tentar recriar akele antigo motor cht 1.35 que equipou por pouco tempo os escort e corcel nos anos de 1983 e 1984. tenho alguns projetos malucos na cabeça e pesquiso há muitos anos sobre o motor cht, motor que gosto muito e admiro, apesar de muitos o esculacharem.
pelas minhas pesquisas, a diferença do cht 1.6 para o 1.3 em 1983, era apenas o diâmetro dos cilindros, sendo iguais em ambos virabrequim e bielas. qdo surgiu a sanha pelos motores 1.0 nos anos 90, diz a lenda que a autolatina aproveitou o kit de pistões daquele antigo 1.3, e modificando tb virabrequim e bielas, criou o cht/ae 1.0. tempos depois, veio o hábito do povo de montar o kit de pistões do 1.6 nos 1.0, obtendo de novo um motor 1.3, ou próximo disso.
baseado em tudo isso, percebi que o motor cht não passa de uma salada de diferentes medidas de pistões, bielas e virabrequins, todos intercambiáveis entre si possibilitando várias cilindradas diferentes, de 1.0 até 1.6 .
aí vem a questão: já que o kit de pistões dos cht/ae 1.0 modernos, é o mesmo dakele 1.35 antigo de 1983… se eu colocar esse kit num cht 1.6, obterei o antigo 1.35 de novo, estou correto? aguardo as opiniões dos amigos, e desde já agradeço.
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cara, o processo inverso nao sei se dara certo.
ja fiz o upgrade num gol 1000 para 1300 comprando o kit, mas retornar…
tem diferenca de diametro:
cht 1.0:
potência: 50cv - 5.800rpm
torque: 7,30mkgf - 3.600rpm
diâmetro x curso: 70,3mm x 64,2mm
bielas / relação r/l: 138,2mm / 0,232
cht 1.6:
potência: 72,0cv - 5.400rpm
torque: 12,6mkgf - 3.400rpm
diâmetro x curso: 77,0mm x 83,5mm
bielas / relação r/l: 127,8mm / 0,326
se voce usar os pistoes do 1.6 com vira e bielas de de 1.0 que ele viraria o 1.3 de novo.....
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e a altura do bloco não muda?
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tudo bem amigo,,,,,, vi muito nego botar kit pra 1.6
agora vc quer fazer o inverso….. diminuir...... só por curiosidade....... pra que?
esse motorzinho cht nego taca fogo nele, mas eh porque nao sabe. esse motor nao foi feito pra corridas, foram feitos para ser duraveis e economicos, e fazem isso bem. ja tive cht xr3 aqui e te falo,,, dura até acabar literalmente
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economico nao sei, mas valente sim e muito….
o cht 1.6 q eu andava fazia 3,5km/l de alcool, mas era valente, sem agua comecou um tec tec qnd desengatei ele apagou, fui num parque proximo buscar agua, qnd completei o reservatorio bati na chave e pegou novamente.....
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cara, o processo inverso nao sei se dara certo.
ja fiz o upgrade num gol 1000 para 1300 comprando o kit, mas retornar…
tem diferenca de diametro:
cht 1.0:
potência: 50cv - 5.800rpm
torque: 7,30mkgf - 3.600rpm
diâmetro x curso: 70,3mm x 64,2mm
bielas / relação r/l: 138,2mm / 0,232
cht 1.6:
potência: 72,0cv - 5.400rpm
torque: 12,6mkgf - 3.400rpm
diâmetro x curso: 77,0mm x 83,5mm
bielas / relação r/l: 127,8mm / 0,326
se voce usar os pistoes do 1.6 com vira e bielas de de 1.0 que ele viraria o 1.3 de novo.....
então elcio.jr, as informações sobre essas medidas são meio desencontradas pela net. alguns dizem ke o cht 1.0, qdo adicionado do kit de pistões do 1.6, fica 1.3, outros dizem que fica 1.2... gostaria de ter certeza de qual cilindrada realmente se consegue neste caso (cht 1.0 + kit pistões 1.6)
e a altura do bloco não muda?
segundo me consta, não muda fernando... o bloco é o mesmo para todos. as únicas coisas que mudam do cht 1.0 pro 1.6 são o kit de pistões e camisas (diferentes diâmetros), bielas e virabrequims (diferentes cursos e comprimentos). por isso é tão fácil fazer essa conversão maluca de 1.0 pra 1.3 e até pra 1.6, que o povo costuma fazer por aí. essa é uma das coisas boas do motor cht.
tudo bem amigo,,,,,, vi muito nego botar kit pra 1.6
agora vc quer fazer o inverso..... diminuir...... só por curiosidade....... pra que?
esse motorzinho cht nego taca fogo nele, mas eh porque nao sabe. esse motor nao foi feito pra corridas, foram feitos para ser duraveis e economicos, e fazem isso bem. ja tive cht xr3 aqui e te falo,,, dura até acabar literalmente
pra economia de combustível milan, esse é meu objetivo. como você disse, a natureza do cht é ser durável e econômico... não é motor pra rachador, sempre tive essa mesma opinião. o povo passa o cht 1.0 pra 1.3 ou 1.6 buscando desempenho, já que reclamam que o cht 1.0 é excessivamente chocho... gostaria de dirigir um cht 1.0 pra ver se é tão ruim assim como o povo fala. de qualquer modo, estou indo no sentido oposto da maioria, pois desejo criar um motor o mais econômico possivel, independente do desempenho... mas sem me arrastar na rua também. não tenho simpatia por motor 1.0... mas gostaria de obter um pouco mais de economia do que o 1.6 pode proporcionar. daí o desejo de recriar o antigo cht 1.35, que em testes da revista 4 patas em 1983, foi capaz de fazer 9.2 km/l de álcool na cidade. uma marca respeitável, já que esses 1.0 flex de hj em dia, mesmo com toda tecnologia disponível, mal conseguem fazer 7 ou 8km/l de álcool na cidade... são ridículos.
economico nao sei, mas valente sim e muito....
o cht 1.6 q eu andava fazia 3,5km/l de alcool, mas era valente, sem agua comecou um tec tec qnd desengatei ele apagou, fui num parque proximo buscar agua, qnd completei o reservatorio bati na chave e pegou novamente.....
oi semcontrole, o cht é muito econômico sim, posso te assegurar isso. o seu fazendo 3,5 km/l certamente que estava desregulado ou com algum problema. tenho um del rey 1983 equipado com o motor renault 1.6 original a álcool, vovô do cht, que faz uma média de 7 a 7,5 km/l de álcool na cidade... uma média próxima desses flex 1.0 atuais. se levar em conta que é uma banheira enorme, pesada, sem aerodinâmica nenhuma, com um motor de projeto antigo e carburado, é de surpreender bastante não?
mas eu quero ir mais longe, meu objetivo é conseguir um motor que faça 10km/l de álcool na cidade, mesmo que com desempenho modesto. vem daí meu interesse por recriar o cht 1.35: se o meu del rey 1.6 banheirão faz 7.5km/l, e se a 4 patas conseguiu uma média de 9.2 km/l de álcool no cht 1.35 na cidade em 1983, porque eu não posso conseguir 10 km/l? me parece bastante viável montando um motorzinho desses otimizado (aumentar compressão, melhorar ignição, carburação e coisas assim) e colocando num carrinho leve, como um gol ou escort.
o primeiro passo em direção a isso seria qual a melhor escolha de peças pra xegar nos 1341 cm³ originais do antigo cht 1.35, e eu desconfio que pegando um cht 1.6, e colocando nele apenas o kit de pistões e camisas do cht 1.0 moderno, mas mantendo o virabrequim e as bielas de 1.6, chegarei nesses 1341 cm³, só precisava confirmar se isso procede.
confirmado isso, o segundo passo seria só montar o motor aplicando nele uma otimização leve, pra deixá-lo mais eficiente que um motor comum de linha de montagem. um aumentozinho de taxa de compressão ( a original do cht é 12,5:1, poderia aumentar pra 13:1 ou até 13,5:1, dizem que o álcool aguenta até 14,5:1 de boa), uma ignição melhor que a original, e um carburador de corpo simples bem afinadinho, num carrinho leve e com câmbio de relações longas, (o câmbio do cht 1.6 mesmo, ficaria bem longo pra um 1.35, o escort e o corcel de 1983 eram assim, motor 1.35 + câmbio do 1.6) acho que chegariam nesses 10km/l fácil, até passaria. É um projeto onde não se gastaria muito pra ter um carro super econômico pro dia a dia... que é o meu intuito final.
eu tenho que viajar todos os dias pelo menos 80 km pra trabalhar e estudar, e vou ter ke levar essa vida pelo menos pelos próximos 5 anos... daí que eu acho que valeria apena me aventurar num projeto assim, pra não ir à falência com combustivel. moto e ônibus não são opções, por razões diversas.
aguardo mais opiniões e críticas dos amigos.
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não posso opinar muito sobre este motor, mas achei interessante a ideia e o objetivo.
acompanhando.
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po cara.
acho que vc diminuir 0.3 de cilindrada do seu 1.6 pra 1.3 procurando economia é um passo desnecessario.
só uma pergunta….... é gasolina ou alcool?¿
tipo o motor cht tem um carburadorzinho tdlz duplo , ja vi nego usar gigles baixíssimos nesse motor e obter otimos resultados, porém o maluco falava q n passava de 120km/h rs.
assim acho que se vc quer mais economia vc pode fazer como ele (vc nao vai ter motor pra andar forte) vai ter um carro bem economico., porém você pode melhorar ou até sanar o problema relatado pelo cara colocando econostats que só entrem em ação quando estiver com giro alto (sugando bastante), ou seja, quando vc nao tiver importando com economia e sim pisando.
outra coisa é usar pneus +finos..... do escort se nao me engano é 185 65 14, vc afinando ele ja da diferencá.
a ignicao é transistorizada, nao sei exatamente se ou se dá pra por um 'bobinao lá' , mas uma bobina bosch vermelha ja da dif (a original é amarela acho).
se o motor é a alcool, vc pode misturar gasolina, no meu eu ja cheguei a usar gasolina pura e nao batia pino nem nada nao.....fora q andou abeça e ficou ultra economico rs (foi numa emergencia rs).
pra melhorar mais ver o quao possivel pode dar um passe no cabecote e aumentar a taxa (eu n sei).
eu tive um escort normal e meu pai um xr3 q durou até acabar, só era chato regular o carburador pq ele é numa posicao meia desconfortavel rs.
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mas se a duvida é o volume q vai ficar, basta calcular o volume do cil novo, vc vai ter q a certeza do volume….
motor menor nem sempre significa economia
sai de um 1.0aspirado q fazia 4,4km/l pra um 1,6t q faz 7,5km/l, original 1,6 gasolina eu fazia 13km/l, uma media nunca conseguida com o 1.0 qnd original ainda
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po cara.
acho que vc diminuir 0.3 de cilindrada do seu 1.6 pra 1.3 procurando economia é um passo desnecessario.
só uma pergunta….... é gasolina ou alcool?¿
tipo o motor cht tem um carburadorzinho tdlz duplo , ja vi nego usar gigles baixíssimos nesse motor e obter otimos resultados, porém o maluco falava q n passava de 120km/h rs.
assim acho que se vc quer mais economia vc pode fazer como ele (vc nao vai ter motor pra andar forte) vai ter um carro bem economico., porém você pode melhorar ou até sanar o problema relatado pelo cara colocando econostats que só entrem em ação quando estiver com giro alto (sugando bastante), ou seja, quando vc nao tiver importando com economia e sim pisando.
outra coisa é usar pneus +finos..... do escort se nao me engano é 185 65 14, vc afinando ele ja da diferencá.
a ignicao é transistorizada, nao sei exatamente se ou se dá pra por um 'bobinao lá' , mas uma bobina bosch vermelha ja da dif (a original é amarela acho).
se o motor é a alcool, vc pode misturar gasolina, no meu eu ja cheguei a usar gasolina pura e nao batia pino nem nada nao.....fora q andou abeça e ficou ultra economico rs (foi numa emergencia rs).
pra melhorar mais ver o quao possivel pode dar um passe no cabecote e aumentar a taxa (eu n sei).
eu tive um escort normal e meu pai um xr3 q durou até acabar, só era chato regular o carburador pq ele é numa posicao meia desconfortavel rs.
então milan, 300cc pode parecer pouco, mas creio que faça diferença sim, nem ke seja de 1 km/l a mais na autonomia. pra quem vai rodar 80 km por dia por 5 anos... ajuda demais. giclês pekenos é uma boa, mas não muito, pois é horrivel carro dando falta ao acelerar. o que é econostaté já ouvi falar... mas não me lembro. ignição se for preciso coloco uma totalmente moderna, mais eficiente, sem aproveitar nada da original... isso é o de menos. meu del rey tem a bobina boch vermelha... não vi diferença pra marflex anterior, e dizem que marflex não presta. e 120km/h pra mim, já é absurdo... rs... ando a 80, no máximo 100 em rodovia com meu del rey, a 120 km/h ele parece que vai desmontar no vento... rs... sem chance.
como disse, desempenho não é prioridade, apénas a economia. pneu muito fino prejudica a estabilidade em rodovia... economizar sim, mas sem colocar a vida em risco também. pneus 175/70 r13, ou talvez até 165/70, pra mim já estaria ótimo. colocar gasolina no álcool melhora o desempenho realmente, mas aí se vai embora a economia, devido ao preço absurdo da gasolina. colocar gasolina pura num motor original a álcool, o carro vira um foguete mesmo, e fica muito econômico, pois a gasolina é queimada na compressão do álcool, bem mais alta... a explosão é muito maior e mais eficiente. Às vezes até penso nisso... rodar com gasolina e compressão de álcool... mas acho que o motor derrete em pouco tempo, sei não.
naturalmente, não vou abrir um motor cht 1.6 em bom estado pra fazer experiências malucas... rs... eu tenho um cht 1.6 original a álcool jogado aqui, era de um escort 89. e é nele que eu gostaria de fazer essa experiência de diminuir a cilindrada para 1.3 e uma preparaçãozinha leve pra otimizar sua eficiência, e alcançar os tais 10 km/l de álcool na cidade. será a álcool, gosto do álcool como combustível por uma série de razões... e o motor cht foi o melhor motor a álcool que já existiu, então tem tudo pra dar certo, de inicio.
mas se a duvida é o volume q vai ficar, basta calcular o volume do cil novo, vc vai ter q a certeza do volume....
motor menor nem sempre significa economia
sai de um 1.0aspirado q fazia 4,4km/l pra um 1,6t q faz 7,5km/l, original 1,6 gasolina eu fazia 13km/l, uma media nunca conseguida com o 1.0 qnd original ainda
qual a fórmula pra calcular a cilindrada? através dela poderia calcular com exatidão quais as cilindradas que podem ser obtidas com a salada de peças disponiveis pro motor cht, seria interessante. basicamente, pelo que pesquisei, existem duas formas de obter um cht 1.3: bielas e virabrequim de 1.0, com pistões do 1.6, ou, bielas e virabrequim do 1.6, com pistões do 1.0. a primeira opção, acho que não chega a 1300cc, deve dar menos... teria um motor mais girador com curso menor. a segunda opção acho que chegaria nos 1341 cc originais do cht 1.35 de 1983... teria mais torque, com curso maior. por isso me parece a melhor opção, a princípio.
de fato, motor menor nem sempre significa economia, isso é fato. o opala 2.5 de 4 cilindros é um belo exemplo disso... motor torcudo + câmbio longo, numa banheira de 1300kg e que tem aerodinâmica de parede... e faz 6 km/l de álcool na cidade, e em rodovias vc tem desempenho de sobra pra ultrapassar e conduzir com segurança, e viaja a 100km/h com apenas 2500 a 2800 rpm do motor, confortável e sossegado. enqto isso essas enceradeiras de asfalto 1.0 flex que fabricam hj em dia, motor fraco + câmbio curto... pesam apenas 700 a 800 kg, super aerodinâmicos, mas muitos empatam com um opalão 4 cilindros fazendo 6 a 7km/l de álcool na cidade, e na estrada nâo tem fôlego pra nada e vc viaja com o motor zunindo no seu ouvido a 4500rpm a 100 km/h... ridículo.
no caso do meu chtzinho 1.35 porém, axo que vai compensar. há muitos indícios disso, como os corcelzinhos da década de 70 ke faziam incríveis 16km/l de gasolina com seus motorzinhos renault 1.3, e os testes da revista 4 patas, que qdo fez comparativos entre os corcel e escort 1.6 e 1.3, apontou uma vantagem média de 1,5 km/l a mais para os corcel e escort 1.3, ke usavam o motor 1.35 de 1341cc. mas só vendo pra crer, como o motor já está jogado aqui mesmo... acho que não tenho muito a perder.
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sem duvida….... sem controle falou tudo.
ja tive carro 1.0 aqui q bebia mais que o 1.7 do civic por ex... bebia quase igual o meu md 1.6 de 30 anos num carro mais pesado............... agora vai entender porque?¿..... sinceramente nao sei
os carros do passado, mesmo com as limitações tecnológicas, eram feitos pensando em eficiência. hoje em dia, mesmo com toda tecnologia existente, os carros são feitos pensando em marketing apenas. o motor "flex" já é um desastre... os leigos amam isso como se fosse a 8ª maravilha do mundo, e não percebem que é um golpe de marketing absurdo. a maioria das pessoas acha o máximo ter um carro "flex"... mas não percebem que o carro flex delas bebe igual um opala 6 cilindros, já que tem que se dividir entre duas substâncias completamente diferentes e acaba perdendo eficiência com isso. bela tecnologia...
aí tem a segunda aberração tecnológica, que é o maledeto motor 1.0. essa porcaria nem deveria existir... como é um motor fraco, as pessoas reclamavam dele no começo. o que as montadoras fizeram? encurtaram os câmbios até onde puderam... pros trouxas terem a ilusiva sensação de desempenho, porém matando o consumo de combustivel. carro com motor 1.0 + câmbio curto é uma tranqueira que só anda no berro, só tem algum desempenho se for esgoelado o tempo todo em altíssimos giros, e aí pra onde vai a eficiência? anda igual bicicleta e bebe igual v8... há as excessões, mas... no geralzão é isso. mas o brasileiro leigo não percebe isso, e a cada dia mais e mais trouxas saem felizes das concessionárias com seus brinquedinhos de 1000 cilindradas flex... fazer o quê.
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as montadoras no brasil, infelizmente formam um grande circo que exploram milhões de palhaços para obter apenas lucro. ainda não vi nos usa carro 0 km com motor 1.0, carro com direção mecânica, ou manivela em vidro e travas manuais, lá não aprovam, não vende e acabou, fora a diferença de preço dos carros, que aqui achamos de luxo, com os daqui… outra coisa lá não pagam ipva, apenas pedágios, aqui pagamos ipva que é uma taxa que deveria ir para as estradas e duplamente pagamos pedágios, sendo que o governo entrega estradas prontas as concessionarias rodoviárias explorarem... vi uma campanha para que ninguém mais compre carro zero no brasil até que seja respeitado o preço e acessórios básicos de conforto de um carro pelo preço que pedem, porem com certeza os fdp vão aumentar o valor de peça de manutenção dos usados !!! por isso continuem pagando seus impostos e contas em dias pois milhões de brasileiros dependem de nós... exemplo: integrantes dos bolsa familia, gas, estudo, luz fraterna, carceragem, etc...
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po cara.
acho que vc diminuir 0.3 de cilindrada do seu 1.6 pra 1.3 procurando economia é um passo desnecessario.
só uma pergunta….... é gasolina ou alcool?¿
tipo o motor cht tem um carburadorzinho tdlz duplo , ja vi nego usar gigles baixíssimos nesse motor e obter otimos resultados, porém o maluco falava q n passava de 120km/h rs.
assim acho que se vc quer mais economia vc pode fazer como ele (vc nao vai ter motor pra andar forte) vai ter um carro bem economico., porém você pode melhorar ou até sanar o problema relatado pelo cara colocando econostats que só entrem em ação quando estiver com giro alto (sugando bastante), ou seja, quando vc nao tiver importando com economia e sim pisando.
outra coisa é usar pneus +finos..... do escort se nao me engano é 185 65 14, vc afinando ele ja da diferencá.
a ignicao é transistorizada, nao sei exatamente se ou se dá pra por um 'bobinao lá' , mas uma bobina bosch vermelha ja da dif (a original é amarela acho).
se o motor é a alcool, vc pode misturar gasolina, no meu eu ja cheguei a usar gasolina pura e nao batia pino nem nada nao.....fora q andou abeça e ficou ultra economico rs (foi numa emergencia rs).
pra melhorar mais ver o quao possivel pode dar um passe no cabecote e aumentar a taxa (eu n sei).
eu tive um escort normal e meu pai um xr3 q durou até acabar, só era chato regular o carburador pq ele é numa posicao meia desconfortavel rs.
o cht usa um carb 460.e a bubina amarela é pra platinado que foi usado só em alguns motor renalt antigo.
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uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte
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uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte
pensei no gnv, mas além do custo muito alto de instalação, na faixa dos 3 ou 4 mil reais (pra instalar direito, não essas instalações porcas de fundo de quintal), o preço do gnv hj em dia já não é lá essas coisas… e aqui na minha região teria ke viajar longe pra abastecer, pois aqui por ser uma cidade medieval, não tem gnv disponível. mas o meu desânimo principal do gnv, é que o carro vira literalmente uma bomba atômica ambulante... os "especialistas" dizem que é 150% seguro e blá blá blá, mas pra mim é balela. qtos postos e carros acabaram igual hiroshima com essas trosobas... não é incomum ver nos. jormais. prefiro um motorzinho taxadinho rodando com álcool mesmo, assim pelo menos sei que nunca vou acabar num cogumelo nuclear na proxima esquina...rs
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uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte
pensei no gnv, mas além do custo muito alto de instalação, na faixa dos 3 ou 4 mil reais (pra instalar direito, não essas instalações porcas de fundo de quintal), o preço do gnv hj em dia já não é lá essas coisas… e aqui na minha região teria ke viajar longe pra abastecer, pois aqui por ser uma cidade medieval, não tem gnv disponível. mas o meu desânimo principal do gnv, é que o carro vira literalmente uma bomba atômica ambulante... os "especialistas" dizem que é 150% seguro e blá blá blá, mas pra mim é balela. qtos postos e carros acabaram igual hiroshima com essas trosobas... não é incomum ver nos. jormais. prefiro um motorzinho taxadinho rodando com álcool mesmo, assim pelo menos sei que nunca vou acabar num cogumelo nuclear na proxima esquina...rs
ta certo!
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v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4
então
pi=3,14
r=raio do pistao=diâmetro/2
h=altura, curso do pistao
tudo *4 se forem 4 cil o motor….
vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas
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v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4
então
pi=3,14
r=raio do pistao=diâmetro/2
h=altura, curso do pistao
tudo *4 se forem 4 cil o motor….
vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas
fórmula complicada, mas interessante... vou tentar entendê-la e usá-la.