Valvula termostatica com turbo
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amigos,
novamente tenho uma duvida: tipo
meu carro todos sabem é o passat, todos sabem que passat demora bastante para esquentar, ainda mais com alcool e num dia fresco.
eu achei que seria interessante por uma valvula termostática pra sanar esse problema, as vezes ando 3 5km e o carro ta gelado!!!!!….. porém o preparador insiste em dizer que "... posso por mas o carro vai esquentar..." e diz que nao vai ficar bom quando o turbo entrar (vai ferver).
qq eu faço?¿...... é veridico isso?¿ (lembrando que o meu sistema de arrefecimento ja é do moderno e que uso o aquecimento do coletor tb).
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na minha opinião é bom usar, geralmente elas abrem a passagem de água em torno de 85º, isso mantem o motor em temperatura ideal de funcionamento, existe diversos fatores relacionados a esse item, o motor frio ele não tem a dilatação ideal para sanar as folgas, os óleos multi viscosos 20w50, estão sempre com a viscosidade baixa, devido a temperatura, ai ocorre maior desgaste, e o óleo tem menor resistência a compressão. usando a valvula o motor até pode esquentar quando você der uma esmerilhada, mais não ao ponto de ferver, um radiador bem limpo, e uma bomba d-água boa junto com um aditivo já resolvem qualquer problema, e também não da pra esquecer da tampa do reservatório, muito importante.
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legal, a ventoinha faz o controle da temperatura máxima da água…e quem faz a mínima? ninguém pelo visto né? hehee.
tem que ter a válvula. motor muito frio trabalha com folga indevida, tem rendimento térmico prejudicado, consome mais combustível..
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É to ligado, vcs falaram o que eu suspeitava.
o meu medo foi que ele falou na hora da turbina o bicho vai esquentar e a valvula nao vai dar vazao …... ai fedeu.
imagina eu metendo o pe e a temperatura subindo igual o conta giro =s
essa parada do oleo é nitida olhando o manometro de pressao....... a pressao na lenta fica la uns 1.5bar...... 2bar digamos.
se eu der uma esquentada por uns 2km...... e cair pra lenta........ a pressao do oleo cai pra 1bar 1.1+- ou seja, ta mais fino.
vou providenciar a valvula, mas onde é instalada a valvula no passat. pelo que saiba nao existe passat com valvula termostatica (ao menos nunca vi)
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existe sim…...nos ap´s fica próximo a bomba d´gua......embaixo proximo a polia
me lembrei de um balconista me perguntando "pra que vc quer termostatica num carro a gasolina e no calorão do rj ?....hehehehe coitado
fala....... kkkkkkk foi mesma coisa..... eu tb sou do rj (são gonçalo).
o meu nao é ap apesar da bomba dagua ser a mesma.
tem algum esquema ai pra eu ver,..... acho q eu mesmo vou por essa porcaria
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direto e reto… troca de mecânico, carro tem que ter temostática... pergunta se ele ja viu algum carro turbo de fabrica sem...
hahahha.... direto e reto msm!
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fala gente…
noticias ruins e que sinceramente não sei a causa:
levei o carro pro pessoal por o intercooler e a valvula termostatica. botaram o intercoolerzin (apesar de por totalmente difernte do jeito q planejei e achar q n vai render o quanto queria..... melhor que nada).
já a valvula termostatica preciso da opiniao dos amigos pq olha oq aconteceu.
o cara lá pos a valvula, quando foi testar a temperatura subiu e derreteu o reservatorio de agua que chegou a rachar......
ai ele tirou a valvula denovo.
alguem ja viu isso??????..... fora que viram que to com o cebolao de gasolina (meu carro era a gasolina passaram pra alcool e n trocaram isso =s )
como pode a temperatura subir tanto no reservatorio que derreteu e rachou tudo!???... chegou a ficar transparente e cheio de bolhas enormes
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que estranho… a agua nao vai passar nunca de 120 130 graus, pois para ir além mantendo o estado liquido seria necessário no sistema uma pressão que o mesmo não suportaria. e plastico não derrete a esta temperatura.
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tem fotos disso?
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quando vc diz o sistema é moderno é aquele selado? nunca vi aquele reservatório derreter…
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zaneratto86: po é aquele sistema do passat novo (88) radiador selado (por sinal o modelo de ar condicionado que é mais grosso e tudo mais, até por isso o carro trabalha bem mais frio que o normal e preciso da valvula). chega absurdo as vezes de nunca ir pro meio o ponteiro, ficar sempre 1/4 de temp se eu ficar andando devagar num dia frio.
skyper e rafael: cara bizarro!!!!!! eu fiquei tao pasmo quanto vcs, eu nunca sequer imaginei isso. tipo assim , é o mesmo de eu pegar um copo de plastico e meter la na agua,,, metade do reservatorio pra baixo foi esticando como se alguem tivesse puxando e ficou sacudao até trincar. pena nem pensei em tirar foto pra ter ideia.
por sorte o cara tinha outro reservatorio sobrando la e me deu, mas to sem valvula =s nao sei oq pode ser , e nao sei como a temperatura ou pressao ou seila subiu tanto ali que fez isso.
mesmo se fosse o mais vagabundo dos reservatorios nao tem logica isso….... nao sei o q fazer pra por a valvula ali agora
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alguma coisa estranha aconteceu pode ter certeza!
eu compraria outar válvula termostática original e testaria em casa mesmo, não sei como é a do seu carro, mas a do meu dá para colocar na panela com água no fogão e ver funcionar.
sobre o reservatório não tem nem por que acontecer isso, deveria ser algum paralelo do mais paralelo mesmo…é a única explicação que vejo. a poliamida que é o material desses reservatórios faria isso bem acima de 200ºc (trabalho com projeto de produção de componente plástico para montadora), e com certeza a água não chegou a essa temperatura. e pressão não foi, essas tampas tem um bypass que abre com pressão entre 130-170 kpa (1.7 bar no max aproximadamente)...então por pressão, se a tampa estiver ok, nunca vai acontecer isso.
você viu a temperatura subir no painel?
você sabe se tudo o que foi usado é original ou de marca boa?
abraço.
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milan, compra uma termostática nova e bola ela pra ferver na panela… fica prestando atenção que da pra ver ela atuando. faz quase 2 anos que montei o ultimo ap, nem lembro se dá pra montar errado a termostatica, mas instala ela você mesmo é bem simples. já sabe onde ela vai agora?
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milan, compra uma termostática nova e bola ela pra ferver na panela… fica prestando atenção que da pra ver ela atuando. faz quase 2 anos que montei o ultimo ap, nem lembro se dá pra montar errado a termostatica, mas instala ela você mesmo é bem simples. já sabe onde ela vai agora?
fala zaneratto86... cara, sinceramente nunca nem troquei uma, mas eu to ligado nesse teste da panela de agua fervendo. eu pedi pra trocarem do polo e por no meu justamente porque n tava afim de catucar isso.
mas assim pelo que notei, parece que instalaram ela lá naquele suporte de ferro que pega a mangueira do radiador entre o cilindro 1 e 2. É ali mesmo que bota???
alguma coisa estranha aconteceu pode ter certeza!
eu compraria outar válvula termostática original e testaria em casa mesmo, não sei como é a do seu carro, mas a do meu dá para colocar na panela com água no fogão e ver funcionar.
sobre o reservatório não tem nem por que acontecer isso, deveria ser algum paralelo do mais paralelo mesmo...é a única explicação que vejo. a poliamida que é o material desses reservatórios faria isso bem acima de 200ºc (trabalho com projeto de produção de componente plástico para montadora), e com certeza a água não chegou a essa temperatura. e pressão não foi, essas tampas tem um bypass que abre com pressão entre 130-170 kpa (1.7 bar no max aproximadamente)...então por pressão, se a tampa estiver ok, nunca vai acontecer isso.
você viu a temperatura subir no painel?
você sabe se tudo o que foi usado é original ou de marca boa?
abraço.
raphael: cara, o reservatorio tava la a 1 ano ja, e realmente era mais fino que o original que está hoje, mas não foi eu que instalei, eu pedi pro mecanico que nao queria por a valvula por kkkkk.
eu acho que tem uma coisa errada no sistema de arrefecimento, me corrijam se to falando besteira.
o meu sistema era antigo e botaram um novo (radiador selado)... só que notei que 2 saidas da bomba de agua com mangueiras mais fina, 1 delas ta indo pro coletor de admissão, a outra ta indo pro reservatorio (o tal que derreteu). ela tem uns 2 dedos de diametro interno (aproximadamente).
só que na parte de cima do reservatorio entra uma mangueira que deve ser mais fina que meu dedo mindinho.
agora a pergunta: a mangueira inferior que é umas 4x a mangueira superior não irá sugar mais que a mangueira superior pode suprir não? dando vacuo no reservatorio seilá?¿
to achando que essa mangueira não era pra ir prali, eu olhei no polo essa mangueira se une a outra (y) que vai pro motor.
entao acho que meteram a valvula ali e foram dar umas esquentadas, ai como tava 'selado' pela valvula o outro caminho a mangueira nao conseguiu dar vazao no reservatorio e comecou a sugar a agua quente, deu pressao, a mangueira em cima nao deu vazao e trincou. (nao sei outra explicacao)
sabem se ta ligado certo isso??? alguem tem o esquema do sistema de arrefecimento do apo????
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válvula termostatica em ap eu só instalei até hj na parte de baixo da caracaça da bomba d'agua. quanto a mangueira sair do reservatório e ir direto na bomba é normal. originalmente daquela saida da bomba sai uma mangueira que vai pro tubo de metal que leva agua até o coletor aquecido e ar quente quando o carro tem. nesse tubo de metal tem uma saída pra conetar o reservatorio. se o seu carro não tem aquecimento no coletor e nem ar quente, então conecta o reservatório direto na bomba mesmo e de um lado a mangueira vai ser grossa e do outro mais fina.
não da pra ver muito bem mas nesse eu fiz assim e funcionou normal.
se o painel de instrumentos do seu carro for original a temperatura vai passar do meio, ficando no 3/4 por exemplo… isso porque com o sistema original que não era selado, não dava pra manter temperaturas tão altas como hj em torno de 95º.