Valvula termostatica com turbo
-
não sei se vai ajudar mas deve haver algum problema com a mangueira que aquece seu coletor.
vou ver oq invento aqui.
to achando que o alcool ta esfriando tudo ….. deve ser pelo excesso seila.
tipo eh simples sai do reservatorio de agua vai pro coletor e vai pra bomba de agua. (instalei as mangueiras originais do sistema) nem precisei cortar ou nada.
-
ai gente namoral, preciso de ajuda… nao tenho idéia do que ta acontecendo.
instalei hoje a valvula termostatica.
botei tudo no lugar e fui ligar o carro pra testar.... a temperatura foi subindo subindo subindo... e nada da ventuinha armar. quando chegou no ultimo pininho antes do vermelho eu achei melhor desligar porque a ventuinha nao tinha armado ainda... ai desliguei e abri o capot pra verificar.
quando olho o reservatorio de agua original, daqueles duro paca,, tava comecando a derreter já...... tipo como aconteceu com o mecanico que falei antes..
ai sai correndo peguei o termometro laser e medi como pode ver no video.
tihha 3 minutos q tinha desligado o carro (e tinha deixado a tampa do reservatorio entre aberta para liberar a pressao).
a temperatura no coletor de adm ja tava 100 graus.
no cabecote o surpreendente é que tava 95+- antes do video.
a agua tava borbulhando , quando abri a tampa comecou a cospir agua.
a ventuinha sequer armou.... ta com cebolao 92.
que diabo É isso de derreter o treco e nao abrir a valvula?¿
https://www.youtube.com/watch?v=ogw0tuhyx4i
ai rafael veja isso kkkkkkkkkkkkkkkkk nao sei qq acontece pra derreter isso
-
uma coisa idiota, mas seria o caso testar a ventuinha se esta funcionando, verificar se o cebolao esta ok, e verificar a fiacao toda da alimentacao da ventuinha, ela pode estar boa, mas algum problema na fiacao
-
uma coisa idiota, mas seria o caso testar a ventuinha se esta funcionando, verificar se o cebolao esta ok, e verificar a fiacao toda da alimentacao da ventuinha, ela pode estar boa, mas algum problema na fiacao
po cara nem é, ela funciona perfeitamente. além de ter uma luz indicadora dentro do carro e um 'botao emergencia' pra ligar direto.
assim, pode parecer estranho, até pq tb acho estranho, mas medindo as temperaturas, mesmo com a temperatura do cabecote saindo la pra 100 graus parecia que a temperatura la no cebolao (la embaixo do radiador) estava bem mais frio.
não sei se isso é possivel.
mais estranho é saber pela galera aqui que o reservatorio pra derreter tem que passar facil dos 200 graus…..
-
já tive uma vez problema de mexer na valvula termostatica e não armar a ventoinha, simplesmente tinha ar no sistema, e tive que liberar ele, como tinha ar no sistema a água tava quente mas não tava "encostando" no cebolão, sendo assim o cebolão não media a temperatura da água e não armava a ventoinha.
-
já tive uma vez problema de mexer na valvula termostatica e não armar a ventoinha, simplesmente tinha ar no sistema, e tive que liberar ele, como tinha ar no sistema a água tava quente mas não tava "encostando" no cebolão, sendo assim o cebolão não media a temperatura da água e não armava a ventoinha.
po cara vou trocar o arranque que pifou e vou verificar isso…..eu tomei cuidado de por agua pela propria mangueira para evitar isso mas vou re-fazer o teste.
o que mais me espanta é ele 'torcer' o reservatorio...... isso justifica?¿
-
tive um problema parecido com um golf gti, quebrou a saída de água do cabeçote, trocamos, colocamos água e ligamos com a tampa do reservatório aberta, esperamos esquentar, nada da ventoinha armar, nem da água baixar e a temperatura já lá no vermelho.
depois disso trocamos a termostática (nunca mais quero fazer isso) e fizemos todo o procedimento anterior e tivemos o mesmo resultado.
no fim o problema foi resolvido colocando água no reservatório sem o sensor de temperatura, quando começou a sair por lá, colocamos ele de volta, só assim saiu todo ar do sistema.
tenta aí.. quem sabe não seja a solução.
-
É, bem lembrado…é bem provável que fique ar e impeça que a válvula abra.
-
É, bem lembrado…é bem provável que fique ar e impeça que a válvula abra.
tive um problema parecido com um golf gti, quebrou a saída de água do cabeçote, trocamos, colocamos água e ligamos com a tampa do reservatório aberta, esperamos esquentar, nada da ventoinha armar, nem da água baixar e a temperatura já lá no vermelho.
depois disso trocamos a termostática (nunca mais quero fazer isso) e fizemos todo o procedimento anterior e tivemos o mesmo resultado.
no fim o problema foi resolvido colocando água no reservatório sem o sensor de temperatura, quando começou a sair por lá, colocamos ele de volta, só assim saiu todo ar do sistema.
tenta aí.. quem sabe não seja a solução.
vou fazer isso... até porque a mangueira que sai debaixo do radiador é curvada pra cima pra bomba (onde pega a valvula).
vou fazer até melhor vou por agua pela mangueira até sair agua pelos buracos onde encontram a valvula.
vou refazr tudo..... e realmente é um trabalhao do cassete isso.
ja tava pensando em adaptar um 'kit verao' tipo dos tempra na mangueira superior que sai do cabecote do meu carro com outro cebolao para ficar 2 monitorando..... 1 bater quente resfria logo.
-
cara… não sei se pode ajudar mas... quando eu troco água e o fluido do radiador eu faço assim :
retiro a mangueira fina superior do reservatório (apenas ponta que liga no reservatório) e com o reservatório aberto coloco uma mangueira com pouquíssima pressão de água por cima dele (onde vai a tampa), apenas para manter o reservatório cheio, a mangueira superior retirada eu coloco para o chão num balde para retirar a água suja que vai saindo( pode colocar a mangueira dentro de um cano de água para alongar e não fazer sujeira...kkkkk).... liga o carro, o sistema vai circular normalmente e espera a água ficar bem limpa, fica de olho no reservatório, quando estiver ok desliga o carro... retira a mangueira do reservatório, deixa baixar o nível e com isso já pode colocar o fluido na quantidade certa.... assim você testa se esta circulando tudo certo no motor também.... obs.: o motor nem chega a esquentar pois a água esta em constante troca...
-
eu já tive problema com termostática que veio morta, com defeito de fábrica, igual tampa de reservatório(dá muito problema).
milan, dá uma geral nesse arrefecimento, tira a bomba fora, desmonta e verifica se não há corrosão por dentro da carcaça. É um trampinho fácil de fazer. eu sou meio chato com meus carros, uso água desmineralizada e aditivo g13 em ambos.
-
opa… amanha a noite devo desmontar todo o sistema denovo e verificar as coisas apontadas aqui.
assim passat ts =) .... o passat la de casa é motor todo novo, nao tem como ter alguma corrosao, eu retirei a agua para por a termostatica e fiquei até com pena d jogar fora o aditivo (bardhal rad cool azul)... cara..... a agua inteira parecia agua da bica... levemente esverdeada... nem quis jogar fora o aditivo kkkkkk.
mas vou fazer isso , retirar tudo, por denovo a termostatica,,,,, soltar a mangueira debaixo dela encher com agua pra n dar ar, deixar a tampa solta pra ver se sai ar... tudo conforme o script.
só pra desencargo de consciencia (ja que nunca tinha trocado antes):
tem alguma dica pra por termostatica??? eu tirei a carcaca botei carcacao.....anel de borracha...... termostatica..... e um pouco de veda junta...... tem alguma dica de por outra coisa seila ou ta certo mesmo?¿ (ja to partindo pra ideia de ter feito m tb kkkkkk)
-
não precisa de veda junta, só montar com a borracha. no meu eu desmontei o radiador, tirei a bomba e a carcaça traseira. a hora que eu abri eu vi que estava corroída a carcaça traseira. troquei a bomba também. põe uma bacia grande e guarda a água, eu fiz isso hahaha
-
po… olha a doidera.
fui desmontar a valvula ontem, para minha surpresa tinha uma poça de agua embaixo do carro pingando pelo suporte da termostatica (com carro desligado a uma semana ja)... e antes nao estava.
blz ja ia desmontar mesmo.
ai quando tirei a carcaça... reparei que o anel de borracha que veda a valvula tava rompida tipo esmagada mesmo como se tivesse apertado muito a ponto dela atravessar a valvula.
ai fiz o teste da panela de agua na valvula, e constatei, funcionando direitinho.
mas ai fiquei pensando,,, será que a valvula nao está conseguindo se abrir, por isso fervendo e esmagou a borracha?¿... tem logica isso ou to doidao?¿... (tipo ela quando se abre bate em algum lugar e n abre)
-
po… olha a doidera.
fui desmontar a valvula ontem, para minha surpresa tinha uma poça de agua embaixo do carro pingando pelo suporte da termostatica (com carro desligado a uma semana ja)... e antes nao estava.
blz ja ia desmontar mesmo.
ai quando tirei a carcaça... reparei que o anel de borracha que veda a valvula tava rompida tipo esmagada mesmo como se tivesse apertado muito a ponto dela atravessar a valvula.
ai fiz o teste da panela de agua na valvula, e constatei, funcionando direitinho.
mas ai fiquei pensando,,, será que a valvula nao está conseguindo se abrir, por isso fervendo e esmagou a borracha?¿... tem logica isso ou to doidao?¿... (tipo ela quando se abre bate em algum lugar e n abre)
acho que esmagou porquê a válvula foi trocada no lugar, sem desmontar a bomba. eu prefiro trocar. pode ver que você montar ela com a bomba fora do carro é muito mais fácil. presta atenção na carcaça da bomba, se está juntando ferrugem. eu prefiro colocar termostática nova, vai de você, é barato.
abraço
-
acho que esmagou porquê a válvula foi trocada no lugar, sem desmontar a bomba. eu prefiro trocar. pode ver que você montar ela com a bomba fora do carro é muito mais fácil. presta atenção na carcaça da bomba, se está juntando ferrugem. eu prefiro colocar termostática nova, vai de você, é barato.
abraço
nao po é tudo novinho, tanto motor, quanto bomba carcaca, e valvula. a unica coisa grudada la era pouco de cola da veda junta que eu tinha colocado. essa valvula eu comprei 0 e tentei botar semana passada quando deu esse episodio de derreter o reservatorio, ai tirei ontem denovo e fiz o teste da panela de pressao.
só que fiquei vendo ela se expandir e fiquei pensando na borrachinha que tava rasgada esmagada mesmo, mas eu tenho certeza que nao da pra esmagar aquilo apertando o parafuso, eu nem apertei muito mas a carcaça bate uma na outra n tem como esmagar no parafuso. vou olhar o espaço com calma porque 10hr da noite mexer em carro mesmo com luz nao é igual de dia.
-
sabe que lendo tudo isso aqui vou postar uma coisa só por desencargo de consciência.. hehehe
hjauhauhaua….. toda informacao é bem vinda.....kkkkkkk mas to instalando assim, n tem como por de cabeca pra baixo kkkkkkkkkkkkkkk..
assim.....cara..... botei agua no sistema sem as borrachas só pra ver.... e realmenet como falaram... cara nao vai 1 pingo de agua pro radiador mesmo com tudo cheio.....(desliguei a mangueira inferior pra esperar sair agua dela.
e pela bomba só gotejava 1 pinto por 10segundos mesmo com tudo cheio.
ai continuei soltando as mangueiras e olhando... e descobri algo q nunca tinha reparado. o 'suporte de saida de agua do cabecote é um t..... porém a parte debaixo que via pra bomba nao passa agua é vedado!!!!!!.¡¡¡¡¡ juro que nao entendi e nem sei porque é assim. e ja tinha agua mesmo esvaziando o sistema todo.....o.o'
ai fui enchendo mangueira por mangueira até chegar a hr do radiador...... qq eu fiz..... soltei a mangueira que vai do radiador pra bomba (na valvula) suspendi ele e fui enchendo ele até sair agua pela mangueira...... feito isso encaixei a mangueira (agora tem agua la)........ e enchi o restante do radiador (primeira vez que sinto falta da tampa do radiador) =s
só nao consegui testar ainda mas essa semana testo e posto aqui...... parece que agora vai =d
-
namoral… desisto da valvula.
refiz tudo hoje, fui colocando agua de mangueira a mangueira. liguei o carro e fui vendo as temperaturas com calma.
deixei o reservatorio aberto desta vez
liguei o carro e foi esquentando...
comecoua bater seus 95 graus no cabecote comeca a borbulhar e cospir agua pelo reservatorio, porém medindo as temperaturas vou vendo que conforme desce o radiador a agua vai ficando fria. no cebolao batia uns 30 graus. eu segurava com a mao a mangueira debaixo do radiador tranquilamente.
mas o problema nao é nem esse. É a valvula que nao se abre em momento algum... impossivel ser ar , sinceramente nao sei.