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C20xe (gm 2.0 16v) - comparativo de turbos

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  • X Offline
    X Offline
    Xucrute
    escreveu em última edição por
    #1

    ol? a todos,

    achei esse link numa lista discussão que participo e achei interessante compartilhar com todos aqui …

    tem bastante info no tópico, pra quem se interessar por c20xes turbinados ...

    sim meus queridos…. nova safra de dados.

    amanha vou passar os dados para formato digital e posto, mas de preview deixo o q foi feito

    -> motor forjado pistao/bielas

    -> pressao : 1,8kg

    -> nitro

    -> teste de eficiencia de ic

    -> teste de eficiencia de turbinas (isso custou unm tempo do kct) com os seguintes modelos :

    a) k16

    k04

    c) gt25

    d) master power 0,42/0,48 e 0,50/0,63

    to morto t+

    obs: antes de perguntarem.. sim quebrou obviamente, mas uma coisa eu digo... cuidem do cabeçote pqp... q projeto cavalo.

    estive viajando e nao tive tempo de postar maaaaaassss...

    vou detalhar por turbina pra nao termos problemas.

    o teste com as diferentes turbinas foi feito com pressao de 1kg, sendo todas com sistema de librificação a oleo.

    1. teste das turbinas :

    a) k16 (me surpreendeu).

    pressurizou mt bem em baixa (2k ~ 2.5k), ja apresentando pressao de 0,4.

    pot = 287,5 cv

    torque = 201 ft.-lbs

    gt25

    turbina mt boa, realmente cumpre com o prometido, pressurizou mais rapido q a k16, apresentando 0,6 nos 2.5k.

    pot = 295 cv

    torque = 200 ft.-lbs

    c)master power 42/48 e 50/63

    mais uma vez torndo a tirar meu chapeu pra mp, resultados otimos comparados com os custos das turbinas anteriores. pressurizou 0,6 a 2.7k.

    42/48 (pegou legal nos 2.8k)

    pot = 299,8 cv

    torque = 214 ft.-lbs

    50/63 (pegou legal nos 4k)

    pot = 315,4 cv

    torque = 216 ft.-lbs

    1. teste com o ic :

    se vc possuir grana compre um ic legal, o usado aki foi um da hks, os resultados são indiscutiveis, ao retirar o ic com as master as potencias cairam pra 280 e 287 pra 42/48 e 50/63 respectivamente, dai voces podem tirar suas conclusões. pq escolhi usar pressao de 1kg é pra mostrar q nem sempre a maxima de q com 1kg a potencia dobra, depende mt de varias conjunturas como turbina, pressuriza?ao legal, alimenta?ao boa e etc.

    no tangente é alimenta?ao :

    3 bombas de gti

    4 bicos de tempra turbo em vazao limite

    1 bico monoponto de kadett

    o bico nao foi usado, o hpi segurou legal os 1kg, somente acima dos 1,6 q o bico mono foi necessario.

    nitro é nao foi usado por falta de 1 peça : embreagem (patinou bonito no fim dos testes).

    vamos ao q interessa :

    pressão : 1,8kg

    potência : 482,8 cv.

    torque : 345 ft.-lbs

    quebramos a flange q liga o motor ao dino 2x e o coletor soltou do cilindro 4a por uma solda mal feita.

    pq de pedir pra cuidarem do cabeçote é não sei como mas gostaria mt de conhecer os projetistas da cosworth por terem feito uma obra de arte. durante a ultima puxada (1,8) a correia rasgou (era nova e da dayco) logo vc ja tem ideia do efeito q tive de assitir e ficar quieto. o cabeçote esteve original ao longo de todo o projeto e soprou muuuuuuuito bem mostrando uma flexibilidade com temperaturas maravilhosa, rendimentos estupidos entre outras qualidades q ja sabemos.

    mas ... com a correia indo pras cucuias tive um dos pistoes cabeceado por 2 valvulas de escape q nao empenaram e o cabeçote saiu 100%, sem danos.

    ? isso ai meus amigos, a ideia agora é trabalhar o cambio, relação de marchas e quem sabe um diferencial legal ai, existe a vontade de jogar o nitro na brincadeira mas creio q por hora o trabalho deva ser focado em jogar esse haras para o chao, coisa q faremos no inicio de marão ja no meu vgsi.

    assim q tiver com meu scaner novo em maos posto o grafico dos 1,8.

    retirado de : http://www.clubecalibra.com.br/forum/index…indpost&p=75750

    o que notei foi um pequeno ganho usando uma .63 x .50 usando 1k de pressão na ordem de 15 cv … o torque ficou praticamente inalterado, então, provalvemente os 15 cv extras vieram de um escape mais livre que permitiu ao motor render mais em alta ... eu, ao menos aposto nisso ...

    um abraço

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    • O Offline
      O Offline
      Ordones
      escreveu em última edição por
      #2

      ?timo daniel

      e vamo ver no que q dá nossa conversinha ehehe….

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fahrell
        escreveu em última edição por
        #3

        o que eu gostei (muito) foi que o setup de bicos dele é exatamente igual ao meu

        4 bicos de tempra turbo em vazao limite

        1 bico monoponto de kadett

        mas eu uso apenas uma bomba elétrica… e estou aposentando o hpi... uso 3 bar com regulador original agora...

        quanto aos diversos dados com diversas turbinas, em bancada, com o mesmo motor e mesma preoparação, show ilustra excatamente na pratica o que muita gente aqui (inclusive eu) ficava so imaginando

        muito bom...

        1 Resposta Última resposta
        • J Offline
          J Offline
          JESUS
          escreveu em última edição por
          #4

          ah sim, o forum do clube calibra

          quem comanda lá é o matheus, um dos poucos que eu respeito quando se fala em técnica dos opels

          podem ir que o papo é muito bom pros donos de monza, kadett, vectra e astra

          abraços

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            FabioRR
            escreveu em última edição por
            #5

            vamos ao q interessa :

            pressão : 1,8kg

            potência : 482,8 cv.

            torque : 345 ft.-lbs

            :d e isso pq o cabeçote é original

            gm/opel b)

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              Pix
              escreveu em última edição por
              #6

              só faltou 1 coisa… a rotação da potencia máxima e do torque máximo.

              mas mesmo assim, muito interessante esse texto.

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #7

                interessante. mas pq não testaram nenhuma bipulsativa? não acredito q o problema seja espaço, afinal, ocupa o mesmo espaço que uma .48 mono (testada segundo o texto). com certeza tb iria surpreender tanto em pegada em baixa quanto em potência final.

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Cleber T.
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  tb gostei muito, as aplzinhas me impressionaram

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    Cleber T.
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    schumnkrafytsas vc sabe se a .42 / .48 usada foi uma apl 240 ou 525??

                    1 Resposta Última resposta
                    • V Offline
                      V Offline
                      Vinicius L
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      um dos meus motores q foi para sp.

                      infelizmente o motor(bloco) ja era.

                      mas… valeu ao menos pra saber onde chegou.

                      1 Resposta Última resposta
                      • X Offline
                        X Offline
                        Xucrute
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        aih eh com o dono do carro que postou acima desse post .. b)

                        []?s

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fluff
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          apl não é de toda ruim.

                          quem viu a 42/63 no meu carro pode confirmar.

                          ah se fosse uma 50/63 na epoca….

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            darkface
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            vamos ao q interessa :

                            pressão : 1,8kg

                            potência : 482,8 cv.

                            torque : 345 ft.-lbs

                            com que turbina chegou nesse resultado?

                            posta mais informações sobre o motor por favor (cabeçote 16vó comando original? …)

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
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                              Cleber T.
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              apl não é de toda ruim.

                              quem viu a 42/63 no meu carro pode confirmar.

                              ah se fosse uma 50/63 na epoca….

                              [snapback]210844[/snapback]

                              realmente fluff, eu sempre achei q tanto a gt25 qto k16 virava + potencia final que as aplzinhas da vida.

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
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                                Vinicius L
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                0.60/0.63 , usei essa turbina em uma ranger v6.

                                a questão de apl empurrar mais em final se deve a construção dos rotores, k16 e gt25 sao turbinas pra fluxos otimos até 1kg, passando disso elas ja nao atendem bem.

                                cabeçote original.

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  #16

                                  um dos meus motores q foi para sp.

                                  infelizmente o motor(bloco) ja era.

                                  mas… valeu ao menos pra saber onde chegou.

                                  [snapback]210814[/snapback]

                                  q houve pra condenar o bloco? foi durante os testes?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    #17

                                    q houve pra condenar o bloco? foi durante os testes?

                                    [snapback]210893[/snapback]

                                    liga não caio….o vini é insano msm b)

                                    vc vai conhecer a figurinha no encontro....ali?s, vai conhecer uma parte da cmg, q só tem maluco (eu incluso nessa) :d

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #18

                                      heheh blz.

                                      mas…tem como responder pra mim minhas perguntas sobre o não teste de uma bi-pulsativa e tb o que (e como) aconteceu com o motor?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Q Offline
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                                        #19

                                        heheh blz.

                                        mas…tem como responder pra mim minhas perguntas sobre o não teste de uma bi-pulsativa e tb o que (e como) aconteceu com o motor?

                                        [snapback]210906[/snapback]

                                        boa

                                        com o motor do vini, o próprio responde (até pq eu não sei bem o q rolou)…

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #20

                                          o link eh aberto, não precisa de cadastro nem nada pra ler o fórum…

                                          podem acompanhar tranquilamente...

                                          post invisivel. propaganda direta.

                                          1 Resposta Última resposta

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