Sugestão de velas turbo taxado
-
primeiro detalhe: 112º de diferença entre entre o topo dos cames de acionamento da admissão e o escape não é um valor baixo. e ao contrário do que você falou, trata-se de um valor alto. valor este que se adequa a um uso de comando turbo. motores aspirados usam lob center abaixo dos 109º. turbo é disso pra frente.
porém o mais importante não é o lob center. pra um comando ser realmente turbo ele tem um conjunto de características. obrigatoriamente: over lap baixo se comparado ao um comando de motor aspirado, lob center acima dos 110º, e assimetria de de duração e/ou levante de cada comando.
um comando 049g é assimétrico em relação aos levantes da admissão e escape.
um tc-10 vw a ar é assimetrico em relação à duração 294ºx284.
todos eles juntos tem over lap abaixo dos 40º de tal maneira que a pressão média gerada na saída do escape seja a maior possível em todas as faixas de rotação garantindo um turbo lag o mais curto possível.
um comando aspirado pode ser usado em motores turbo. no entanto, o comando turbo é projetado para minimizar as perdas e otimizar os ganhos em motores sobrealimentados.
-
olá pessoal, tenho um furgão 1987 ap 1.6 alcool original, cabeçote 1.8 feito ângulos com comando do ferretto motores 272graus 112lobcenter e 11,4lev. finalmente comprei um kit pra ele. peguei um kit pulsativo da beepturbo e uma turbina masterpower r4449 .42/.48 com refrigeração a água e refluxo. meu carro já está injetado(parcial, sem controle de ponto) com a pandoo pulser plus, 1x bomba gti dinâmica, regulador de pressão de combustível lp do tempra 1:1 sem regulagem e 4 bicos iwp043(serão abertos quando instalar o kit) originais do santana 2.0 álcool no coletor mi. irei andar com 0,8bar(pretendo depois subir pra 1bar) e ponto inicial em 15 limitando no batente em 21.meu distribuidor é aranha original e módulo grande antigo, tampa distribuidor bosch nova, cabos ngk novos, bobina mi bosch nova e atualmente com velas ngk bp6es originais. agora vem a dúvida, qual vela utilizar e quanto de gapo devo utilizar vela resistiva já que agora possuo um pouco de eletrônica no carro? vi em um pdf da ngk onde para carros turbos ele não recomendam vela com o eletrodo projetado, então teria que ser uma br8es ou uma br9es, confere?
br8es = velas do celta flex 1.0
br9es = velas de moto 2t
estou aberto a opniões, abraço!
acho que você estava indo para um caminho e no meio foi pra outro, assim, nao sei se estou errado mas.
o comando que você está utilizando é para aspirado nao turbo.
nunca gostei desse "arrombamento" de bico, mais facil pegar um maior não?
seu carro é alcool, quanto tem de taxa? dependendo da taxa (alcool) vai dar ruim com essa pressao de turbo.
gap depende de varias coisas, o bom é ir no testometro, geralmente 0,4~0,7
vela resistiva? nao , sempre vi nego fugir dessa vela para preparacao porque "segura" mais faísca, assim como os cabos de vela.
velas boas sao ngk racing (a que uso), as ngk iridium (ja usei), coisas do genero, mas sobre o grau é dependende da taxa dinamica, e mais uma dezena de variaveis que me explicaram aqui uma vez. mas 8 acho que não rola pra você não.
quando digo abrir os bicos é mandar pro dalton, o cara é muito fera na preparação de bicos, muito conceituado! a respeito da velas, realmente vou procurar as sem resistencia pois to usando cabos ngk originais que já possuem. vou andar com essa taxa mesmo e 0,8 de pressão. o comando é para turbo, só você verificar o lobcenter, comando para aspirado o lob é baixo. enfim, vamos ver o que vira, acredito que vá ficar bacaninha, a hora que abrir o bico já tenho um kit 1.8 para montar também! estou quase decidido a usar grau 9 mesmo devido a taxa, vou deixar um jogo de grau 8 no jeito também e gap vou começar com 0,6 se sentir apagar vou baixando….
|ah sim, eu ja ouvi bem desse dalton apesar de nunca ter feito nada nele (ele nao mexe em 2e hauhau)...
o comando foi o que casantosef disse , mas sinceramente já fiquei com duvidas rs.
tipo não sei qual o limite, mas tem que ver quanto de taxa e o quanto de pressão vai usar.
huehue já monta um motor pensando em quebrar pow?
assim, não sei tá, é só para efeitos comparativos, isso tem que ser testado.
acho que 21 de grau máximo é pouco (até uns 24 deve rolar dependendo da pressao que voce vai por).
vela esqueça grau 8, melhor por o 9 mesmo que é garantido. tipo, falei a historia do meu né?, nao tem taxa (8,5) 1bar... grau 9. estava com excesso no dia (um dos fatores que resfriam), uma vela queimou botei uma grau 6 para não ficar na pista. ai tinha um sinal aqui e um a uns 300 metros e fui querer sair rapido, sai de primeira normal, puxei a segunda pressurizando, na terceira marcha nem pressurizou (0,5) grilou... quase estourei o motor. ou seja. nem com excesso, sem taxa consegui pressurizar a terceira marcha num grau 6. imagina voce taxado com 0,8 num grau 8. acho que vai ficar pouco quando dar vdo ou segurar o pé. (tem que pensar pro alto).
agora o gap, o meu era 0,8, falhava um pouco, ai baixei para 0,5, acabou o problema, mas sinceramente acho que é mehor por um pouquinho menos ainda.
(meu conjunto, msd blaster + cabo de bobina direto sem resistencia + cabos cross fire (nao sei se vale apena nunca testei) + velas iridium (era na epoca) + hall
-
meu carro é 12:1 de taxa! ap 1.6 original alcool, só o comandinho mais esperto do ferretto. já decidi como vou montar, vai ser 15 inicial igual tá agora mas o final vou limitar em 21 mesmo. vou começar acertando com velas b9es, 0,6 de gap, 0,6 de pressão(a meta é 1bar depois) e os bicos 80lb/s do dalton na linha com regulador do tempra 1:1. essa semana chega o kit, cara que felicidade, faz 7 anos que vendi minha saveirinho turbo
-
velas, mais frias possível, grau 10 são bem vindas
ja andei com um setup parecido com o seu,
ap 1.8 alcool
turbo apl 42/63
comando 049g
andei de 0,8 a 1,2 bar
com 9° ~ 19°
velas br9es
era só alegria.
ignição prefira um modulo hall bosch 7 fios com distribuidor hall e bobina mi, a diferença é grande.
cabos de vela originais ngk, sempre com tampa de distribuidor e caximbo novos.
gap de vela, comece com 0,8mm, só abaixe se falhar, acredito que nessa configuração sua não seja necessário mexer, a não ser que sua ignição esteja muito fraca, se montar do jeito que falei 0,8mm supre legal.
seria bom você considerar um intercooler para poder andar sem medo de quebras, como o carro é taxado.
na verdade o intercooler é item obrigatório, nos não usamos de teimosos.
-
velas, mais frias possível, grau 10 são bem vindas
ja andei com um setup parecido com o seu,
ap 1.8 alcool
turbo apl 42/63
comando 049g
andei de 0,8 a 1,2 bar
com 9° ~ 19°
velas br9es
era só alegria.
ignição prefira um modulo hall bosch 7 fios com distribuidor hall e bobina mi, a diferença é grande.
cabos de vela originais ngk, sempre com tampa de distribuidor e caximbo novos.
gap de vela, comece com 0,8mm, só abaixe se falhar, acredito que nessa configuração sua não seja necessário mexer, a não ser que sua ignição esteja muito fraca, se montar do jeito que falei 0,8mm supre legal.
seria bom você considerar um intercooler para poder andar sem medo de quebras, como o carro é taxado.
na verdade o intercooler é item obrigatório, nos não usamos de teimosos.
9 inicial? ponto de gasolina????
a ignicao que voce cita é a minha que falei, só que ao inves de mi fui de msd blaster ss, ta anos la nunca tive problemas.
mas esse 19 de final vc usou com 1,2 bar né? vi ap quebrando menos que isso com essa mesma taxa porém ponto mais alto. quebrou as canaletas.
-
velas, mais frias possível, grau 10 são bem vindas
ja andei com um setup parecido com o seu,
ap 1.8 alcool
turbo apl 42/63
comando 049g
andei de 0,8 a 1,2 bar
com 9° ~ 19°
velas br9es
era só alegria.
ignição prefira um modulo hall bosch 7 fios com distribuidor hall e bobina mi, a diferença é grande.
cabos de vela originais ngk, sempre com tampa de distribuidor e caximbo novos.
gap de vela, comece com 0,8mm, só abaixe se falhar, acredito que nessa configuração sua não seja necessário mexer, a não ser que sua ignição esteja muito fraca, se montar do jeito que falei 0,8mm supre legal.
seria bom você considerar um intercooler para poder andar sem medo de quebras, como o carro é taxado.
na verdade o intercooler é item obrigatório, nos não usamos de teimosos.
fala fsobral! então minha ignição está original, com bobina bosch do mi 2 fios, tampa do distribuidor bosch nova, cabos ngk novos e comprei as velas b9es. decidi usar a b9 por ela não ter resistência e pelos cabos originais já possuírem. atualmente o carro anda com as bp6es e não sinto nenhuma interferência na injeção então resolvi continuar usando vela sem resistor. será que 0,8 de gap dá conta? pensei em começar com 0,6 e ir baixando mas posso tentar sua sugestão, você usava esse gap no seu carro? quero andar com 1bar também mas vou começar acertando com menos, preciso aprender a sentir o carro com pressão positiva e acertar a injeção. como era seu carro de baixa? 9 achei pouco ponto…
abraço
-
9 de ponto é o original dos ap a alcool milan.
até 1991 é 9°, a partir de 1992 passou a 6°.
já usei esse setup, sempre com 0,6 bar e as velas eram bp8es ( fiat 147 a alcool ).
esse tipo de setup exige um certo cuidado, não deixe dar falta, cuidado com o ponto e evite segurar muito de 4° e 5° marchas.
eu não teria coragem de colocar mais que 0.6.
só para conhecimento, acertando o carro de um amigo, deu pau na valvula e subiu 1.4kg. bastou 1 acelerada de 3° marcha ( nem foi a 7000 rpm ) para 3 pistões desses retos quebrarem a caneleta. e olha que eram mahle.
-
velas, mais frias possível, grau 10 são bem vindas
ja andei com um setup parecido com o seu,
ap 1.8 alcool
turbo apl 42/63
comando 049g
andei de 0,8 a 1,2 bar
com 9° ~ 19°
velas br9es
era só alegria.
ignição prefira um modulo hall bosch 7 fios com distribuidor hall e bobina mi, a diferença é grande.
cabos de vela originais ngk, sempre com tampa de distribuidor e caximbo novos.
gap de vela, comece com 0,8mm, só abaixe se falhar, acredito que nessa configuração sua não seja necessário mexer, a não ser que sua ignição esteja muito fraca, se montar do jeito que falei 0,8mm supre legal.
seria bom você considerar um intercooler para poder andar sem medo de quebras, como o carro é taxado.
na verdade o intercooler é item obrigatório, nos não usamos de teimosos.
9 inicial? ponto de gasolina????
a ignicao que voce cita é a minha que falei, só que ao inves de mi fui de msd blaster ss, ta anos la nunca tive problemas.
mas esse 19 de final vc usou com 1,2 bar né? vi ap quebrando menos que isso com essa mesma taxa porém ponto mais alto. quebrou as canaletas.
sim 9° inicial, lembrando que o motor era a alcool e turbo!
o cabeçote estava com 132,5mm, não cheguei a cubicar para calcular a taxa, mas acredito que chegava perto dos 13:1
-
velas, mais frias possível, grau 10 são bem vindas
ja andei com um setup parecido com o seu,
ap 1.8 alcool
turbo apl 42/63
comando 049g
andei de 0,8 a 1,2 bar
com 9° ~ 19°
velas br9es
era só alegria.
ignição prefira um modulo hall bosch 7 fios com distribuidor hall e bobina mi, a diferença é grande.
cabos de vela originais ngk, sempre com tampa de distribuidor e caximbo novos.
gap de vela, comece com 0,8mm, só abaixe se falhar, acredito que nessa configuração sua não seja necessário mexer, a não ser que sua ignição esteja muito fraca, se montar do jeito que falei 0,8mm supre legal.
seria bom você considerar um intercooler para poder andar sem medo de quebras, como o carro é taxado.
na verdade o intercooler é item obrigatório, nos não usamos de teimosos.
fala fsobral! então minha ignição está original, com bobina bosch do mi 2 fios, tampa do distribuidor bosch nova, cabos ngk novos e comprei as velas b9es. decidi usar a b9 por ela não ter resistência e pelos cabos originais já possuírem. atualmente o carro anda com as bp6es e não sinto nenhuma interferência na injeção então resolvi continuar usando vela sem resistor. será que 0,8 de gap dá conta? pensei em começar com 0,6 e ir baixando mas posso tentar sua sugestão, você usava esse gap no seu carro? quero andar com 1bar também mas vou começar acertando com menos, preciso aprender a sentir o carro com pressão positiva e acertar a injeção. como era seu carro de baixa? 9 achei pouco ponto…
abraço
sua ignição é hall ou indutiva?
se for hall, acredito que 0,8mm de conta sim.
esse carro era um trator de baixa, tinha "muita" taxa e pressão positiva, foi o carro mais legal que já tive.
É claro que esse carro era uma bomba relógio, não chegou a quebrar, pq não andei muito tempo, e nem segurei marcha de final na rodovia.
9 de ponto é o original dos ap a alcool milan.
até 1991 é 9°, a partir de 1992 passou a 6°.
já usei esse setup, sempre com 0,6 bar e as velas eram bp8es ( fiat 147 a alcool ).
esse tipo de setup exige um certo cuidado, não deixe dar falta, cuidado com o ponto e evite segurar muito de 4° e 5° marchas.
eu não teria coragem de colocar mais que 0.6.
só para conhecimento, acertando o carro de um amigo, deu pau na valvula e subiu 1.4kg. bastou 1 acelerada de 3° marcha ( nem foi a 7000 rpm ) para 3 pistões desses retos quebrarem a caneleta. e olha que eram mahle.
esse carro meu que estava comentando, era um passat, andei com 0,8 bar de 2e e 1,2 bar de weber 40, a weber andava num excesso desgraçado, fazia 2 km/l andando com pé leve...
não recomendo isso a ninguém, mas que era legal era, e muito.
hoje rodo com um santana 2.0 de fueltech:
pistões iapel destaxados
cabeçote 132,4mm
junta de aço original 1,5mm ( não cheguei a calcular a taxa desse motor)
bielas forjadas spa
comando de valvulas 276° 114° de lob center
turbina .50/.63 53mm/52mm
@ 1,5 bar
276 hp medidos na roda.
estraçalha cambio um atras do outro, já quebrei 4, depois de quebrar o ultimo, abaixei a pressão pra 0,6 bar, o primeiro que quebrei eu andava com 0,8 bar.
não aguento mais quebrar cambio.
e particularmente acho a baixa do carro uma bosta
mas voltando ao assunto...
monte seu 1.6 a alcool com intercooler, @ 0,8 bar de pressão, deixe a sonda quando pressurizado @ 0,78 lambda e seja feliz
com um carro forte, que não quebra, com baixa excelente e potencia de sobra pra bater no corte @ 7000 rpm.
-
fala fsobral86! vou montar sem intercooler, kit básico mesmo(está a caminho). então, minha ignição é indutiva original do carro, módulo grande, só está com todos itens novos. atualmente andando aspirado está com uma pegada muito boa, o ponto está inicial em 15. quero manter os 15 e limitar o batente em 21. não irei segurar de final e nem girar muito pois sei dos riscos de se andar com tanta taxa, mas é isso que você falou, quero o carro com pegada legal em baixa.
meu amigo montou um golf 2.0 com pistão afp, turbina .42.48 e mesmo assim o carro é fraquíssimo de baixa.
coloquei um comando para turbo e comparando com o zba sinto que o torque veio em giro menor. isso será bom pra carregar a turbina.
quero usar esse motor com sabedoria até juntar o dinheiro e comprar um kit de pistão e biela forjada 1.8 81,50mm. tenho virabrequim 1.8 std polido, embreagem displatec balanceada com o vira, bomba de óleo nova, junta cárter defletora, junta cabeçote original vw.
tenho sonda narrow ligada na pandoo pulser plus, vou tentar fazer o acerto mirando entre 850-900mv com map positivo e até map 0 vou acionar a correção por sonda para 550mv para vir uma economia, o que acha?
abraço!
-
tu ta medindo essa pressao onde? quebrou 4 cambios com 0,8????? com 280hpo
milan, 2.0 é muito torque, quebra mesmo. quando tinha o 2.0 turbo achava que era normal o carro vir rasgando todas as marchas, quando quebrei esse motor e montei 1.9 com pistão de 2.0 no vira 1.8 sem baixar bloco…. vixi quase chorei hahahah, tinha que ficar chamando na embreagem pro carro acender....
-
tu ta medindo essa pressao onde? quebrou 4 cambios com 0,8????? com 280hpo
pela fueltech, ligado no coletor de adm.
não, eu quebrei o primeiro com 0,8 bar, e essa potencia foi aferida na roda com 1,5 bar, não com 0,8.
2 com 1,2 bar
e 1 com 1,5 bar, dessa vez foi a caixa satélite que quebrou.
agora desisti de quebrar cambio e baixei pra 0,6 bar.
-
fala fsobral86! vou montar sem intercooler, kit básico mesmo(está a caminho). então, minha ignição é indutiva original do carro, módulo grande, só está com todos itens novos. atualmente andando aspirado está com uma pegada muito boa, o ponto está inicial em 15. quero manter os 15 e limitar o batente em 21. não irei segurar de final e nem girar muito pois sei dos riscos de se andar com tanta taxa, mas é isso que você falou, quero o carro com pegada legal em baixa.
meu amigo montou um golf 2.0 com pistão afp, turbina .42.48 e mesmo assim o carro é fraquíssimo de baixa.
coloquei um comando para turbo e comparando com o zba sinto que o torque veio em giro menor. isso será bom pra carregar a turbina.
quero usar esse motor com sabedoria até juntar o dinheiro e comprar um kit de pistão e biela forjada 1.8 81,50mm. tenho virabrequim 1.8 std polido, embreagem displatec balanceada com o vira, bomba de óleo nova, junta cárter defletora, junta cabeçote original vw.
tenho sonda narrow ligada na pandoo pulser plus, vou tentar fazer o acerto mirando entre 850-900mv com map positivo e até map 0 vou acionar a correção por sonda para 550mv para vir uma economia, o que acha?
abraço!
então, se vc trocar o mudulo e o distribuidor por hall da uma melhorada boa.
está usando que comando? geralmente comando maiores pioram a pegada, por que elevam a rotação de pico de torque e potencia.
quanto a sonda narrow, fica dificil afirmar, não confio nessas sondas, o melhor seria acertar o motor na wideband.
esses valores em mv variam muito de sonda pra sonda, e seu carro tem que ficar muito bem acertado para evitar quebra.
o motor está com que junta de cabeçote?
-
fala fsobral86! vou montar sem intercooler, kit básico mesmo(está a caminho). então, minha ignição é indutiva original do carro, módulo grande, só está com todos itens novos. atualmente andando aspirado está com uma pegada muito boa, o ponto está inicial em 15. quero manter os 15 e limitar o batente em 21. não irei segurar de final e nem girar muito pois sei dos riscos de se andar com tanta taxa, mas é isso que você falou, quero o carro com pegada legal em baixa.
meu amigo montou um golf 2.0 com pistão afp, turbina .42.48 e mesmo assim o carro é fraquíssimo de baixa.
coloquei um comando para turbo e comparando com o zba sinto que o torque veio em giro menor. isso será bom pra carregar a turbina.
quero usar esse motor com sabedoria até juntar o dinheiro e comprar um kit de pistão e biela forjada 1.8 81,50mm. tenho virabrequim 1.8 std polido, embreagem displatec balanceada com o vira, bomba de óleo nova, junta cárter defletora, junta cabeçote original vw.
tenho sonda narrow ligada na pandoo pulser plus, vou tentar fazer o acerto mirando entre 850-900mv com map positivo e até map 0 vou acionar a correção por sonda para 550mv para vir uma economia, o que acha?
abraço!
então, se vc trocar o mudulo e o distribuidor por hall da uma melhorada boa.
está usando que comando? geralmente comando maiores pioram a pegada, por que elevam a rotação de pico de torque e potencia.
quanto a sonda narrow, fica dificil afirmar, não confio nessas sondas, o melhor seria acertar o motor na wideband.
esses valores em mv variam muito de sonda pra sonda, e seu carro tem que ficar muito bem acertado para evitar quebra.
o motor está com que junta de cabeçote?
está com junta normal, estou com a junta original vw pra colocar.
comando eu comprei um do ferretto motores, 272 com 112 lobcenter e 11,4 levante.
comprei os bicos do dalton de 80lbs, agora vai!
abraço
-
ah po, mas pelo que falam a medicao no coletor é menor que na mufla. né isso né
huehuee meu carro é um pouco complicado pra "acordar mesmo"… 1.6+2e+cabecote+comando atrasado+sem taxa ai ja viu =(
mas sobre a ignicao bote uma hall,,,,,,,,, é muito melhor que essa transistorizada po.
-
ah po, mas pelo que falam a medicao no coletor é menor que na mufla. né isso né
huehuee meu carro é um pouco complicado pra "acordar mesmo"… 1.6+2e+cabecote+comando atrasado+sem taxa ai ja viu =(
mas sobre a ignicao bote uma hall,,,,,,,,, é muito melhor que essa transistorizada po.
vou sim mano com certeza! dei uma estudada e realmente muda pra melhor, to numa fase complicada, to enfiando dinheiro no furgão turbo e tenho que trocar os pneus do jetta, acabei de trocar de emprego tá foda hehehehe
meu próximo upgrade é ignição + corte de giro!
então milan, meu medo era meu carro demorar pra acender, mas original a álcool é muita taxa também hehehe, explodindo esse ap 1.6 eu monto o 1.8 em torno de 10 a 11 de taxa!!
em breve é nos de 42/48, to na maior expectativa km
-
ah po, mas pelo que falam a medição no coletor é menor que na mufla. né isso né
huehuee meu carro é um pouco complicado pra "acordar mesmo"… 1.6+2e+cabecote+comando atrasado+sem taxa ai ja viu =(
mas sobre a ignicao bote uma hall,,,,,,,,, é muito melhor que essa transistorizada po.
não milan, a pressão não varia, fluidos compressíveis (ar comprimido), não variam por causa de área, o que varia é a vazão.
q = p * a
onde:
q: vazão
p: pressão
a: area
pode medir nos dois lugares, a pressão é a mesma.
-
fala fsobral86! vou montar sem intercooler, kit básico mesmo(está a caminho). então, minha ignição é indutiva original do carro, módulo grande, só está com todos itens novos. atualmente andando aspirado está com uma pegada muito boa, o ponto está inicial em 15. quero manter os 15 e limitar o batente em 21. não irei segurar de final e nem girar muito pois sei dos riscos de se andar com tanta taxa, mas é isso que você falou, quero o carro com pegada legal em baixa.
meu amigo montou um golf 2.0 com pistão afp, turbina .42.48 e mesmo assim o carro é fraquíssimo de baixa.
coloquei um comando para turbo e comparando com o zba sinto que o torque veio em giro menor. isso será bom pra carregar a turbina.
quero usar esse motor com sabedoria até juntar o dinheiro e comprar um kit de pistão e biela forjada 1.8 81,50mm. tenho virabrequim 1.8 std polido, embreagem displatec balanceada com o vira, bomba de óleo nova, junta cárter defletora, junta cabeçote original vw.
tenho sonda narrow ligada na pandoo pulser plus, vou tentar fazer o acerto mirando entre 850-900mv com map positivo e até map 0 vou acionar a correção por sonda para 550mv para vir uma economia, o que acha?
abraço!
então, se vc trocar o mudulo e o distribuidor por hall da uma melhorada boa.
está usando que comando? geralmente comando maiores pioram a pegada, por que elevam a rotação de pico de torque e potencia.
quanto a sonda narrow, fica dificil afirmar, não confio nessas sondas, o melhor seria acertar o motor na wideband.
esses valores em mv variam muito de sonda pra sonda, e seu carro tem que ficar muito bem acertado para evitar quebra.
o motor está com que junta de cabeçote?
está com junta normal, estou com a junta original vw pra colocar.
comando eu comprei um do ferretto motores, 272 com 112 lobcenter e 11,4 levante.
comprei os bicos do dalton de 80lbs, agora vai!
abraço
quando for trocar a junta de cabeçote cubique a câmara de combustão do cabeçote e a luz entre o pistão e o bloco em pms para calcular a taxa, assim da pra saber melhor quanto de ponto usar, e ver pra quanto vai a taxa com a junta nova.
se o motor for todo std e tiver a taxa original de 12,3:1
se você colocar a junta de aço original que tem 1,5mm a taxa abaixa para 11,5:1
se você colocar a junta de aço paralela da bastos que tem 2mm a taxa abaixa para 10,8:1