Torquimetro…
-
talvez tenha , mas acredito que não compense o frete daqui de stos até gyn …
e aperto , ainda mais de cabeçote , nunca se dá nem uma grama a mais do recomendado pela fábrica … usual é dar até menos dependendo do estado e/ou possível preparação ...[snapback]500610[/snapback]
eu uso, no caso desses torquimetros de ponteiro imprecisos um limite de quase um kilo a mais….......
já vê nego usando torque absurdo em cabeçotes..........quase deformando a peça...............agora menos torque nunca tinha ouvido falar...........
explica ai em que situações se faria isso, amigo fiet?iro
abraão
-
eu uso, no caso desses torquimetros de ponteiro imprecisos um limite de quase um kilo a mais….......
já vê nego usando torque absurdo em cabeçotes..........quase deformando a peça...............agora menos torque nunca tinha ouvido falar...........
explica ai em que situações se faria isso, amigo fiet?iro
abraão
[snapback]500775[/snapback]
um exemplo bem flagrante :
nos cabeçotes do vw a ar , o aperto original é uma etapa de 1 kg , uma segunda de 2 kgs e uma última com 3,2 kgs .
mas pense comigo , caso seja feita alguma preparação qualquer , toda preparação visa a entrada de uma maior quantia de mistura ou otimizar o ?ndice de compressão . maior compressão = maior temperatura = maior dilatação do material . no caso do vw a ar , os prisioneiros fatalmente vão estourar com a maior dilatação e o cabeçote ir? voar pro lado , em outros casos de motor pode haver deformação da peça ou o mesmo estouro do prisioneiro . por isso , se dá um aperto consideravelmente menor , as vezes no limite possível pra conseguir alguma vedação , usando até o ring em caso extremo . eu dou um aperto de 1 kg e um final de 2,5 kg . isso proque o torque de aperto é dimensionado de acordo com as condições de funcionamento para as quais o motor foi desenvolvido .
abraão .
-
sim claro . mas o que está em discussão é usar mais . eu disse que pode se usar menos , mas nunca mais .
menos num cabeçote de palio 16v por exemplo é o mesmo que condenar o motor .
-
galera por aki costuma apertar bem viw…
eu usei 11kg no aspirado, hj usava 10 kg e vou continuar com 10, isso tudo num ap. já vi cabeçote sendo apertado com 14 kg.
-
eu usei 11kg no aspirado, hj usava 10 kg e vou continuar com 10, isso tudo num ap. já vi cabeçote sendo apertado com 14 kg.
[snapback]500824[/snapback]
e com 14kg deve ter é esticado o parafuso ao inves de tar mais apertado, ficou foi pior…
-
e com 14kg deve ter é esticado o parafuso ao inves de tar mais apertado, ficou foi pior…
[snapback]500828[/snapback]
depende… se o parafuso estica, ele nao chega em tal torque e quebra se continuar apertando. já vi isso rolar em parafuso de biela.
-
[snapback]500824[/snapback]
verdade ? mas é claro que isso em linhas gerais , tem casos e casos . eu pelo menos penso dessa forma …
-
como eu disse: eu gosto de usar 1 kilinho a mais do que a fabrica manda, considerando na maioria das vezes, motor ap com junta de ferro.
já vê nego botando torque medido com o grau de incha?o da veia do pesco?o….............
agora a menos nunca tinha ouvido falar..........mas deve ser pq não mecho muito com fusca.............heheheee........
abraços.
-
verdade ? mas é claro que isso em linhas gerais , tem casos e casos . eu pelo menos penso dessa forma …
[snapback]500836[/snapback]
os 14 k q me lembro eram num 1.6 mi com parafusos novos…
o meu posso afirmar pq já coloquei 11kg nele. todos com junta metalica.
-
então , e mesmo os 3,2 kg originais chegam a ser muito no vw a ar . já ouvi falar de cabeçotes autol?nea que simplesmente entraram pra dentro da camisa faznedo o pistão bater no cabeçote e destru?ndo todo o motor (melhor seria se o prisioneiro tivesse estourado) . o material não é o mesmo usado nos cabeçotes originais …
mas nesses cabeçotes com aperto bem acima do recomendado , não pode haver problema com o material do cabeçote em só , mesmo que os prisioneiros aguentem é problemas como empenamento , o alojamento dos prisioneiros afundado ou mesmo a junta metálica estourando em pedacinhos ???
-
entao… compramos o tal torquimetro de vareta...
já apertei meu cabeçote com ele... 10 kg... blz, fico zerado
-
entao… compramos o tal torquimetro de vareta...
já apertei meu cabeçote com ele... 10 kg... blz, fico zerado
[snapback]501256[/snapback]
eu acho que o que voces estao falando eh tudo balela, na verdade eu penso assim me mostre a oficina, o equipamento usado para trabalho que eu te digo se presta ou nao, a mao de obra eh claro.
vamos pensar uma coisa para que precisao afinal quando voce vai comprar 1 kg de carne nem precisa pesar o acougueiro tem muita pratica, e principalemte se a balança dele for made in china ela eh melhor ainda, voce nunca vai saber se comprou 1,1 kg ou 900 gr.
quanto a mais aperto ou nao isso tudo eh uma questao de acreditar ou não em um cara que estudou 5 anos numa faculdade para dai dimensionar qual o torque a ser dado num parafuso.
bem se voce tiver apertando um parafuso de cabeçote ou de biela pela terceira vez nem vai precisar de torquimetro, pois eles ja esticaram e nao servem para mais nada, a nao ser para voce saber que eles estao lá.
? so olhar um parafuso de biela novo e um apertado duas vezes, nao precisa nem de paquimetro para ver a diferença entre eles.
abs
ernest