Ajuda: projeto sttd-b - 3e de opala
-
saudações amigos
como vcs podem ver na minha assinatura, estarei concluindo a montagem de um gol de um amigo, que correr? no brasileiro de arrancadas na regional norte (r5) sendo as etapas em palmas-to, são lu?s-ma e bel?m-pa.
este carro já corria mas estava parado (quebrado desde dezembro passado) e era montado por outra pessoa, então tem vêrias coisas que pretendo alterar/mudar pra deixar do meu jeito.
então, durante o processo de montagem, estarei abrindo alguns tópicos para que possamos discutir sobre o dsenvolvimento do projeto.
o motor, depois de travar os pistões e furar cabeçote, já está sendo todo reconstruido e pretendo acabar esta semana ainda.
uma das coisas que sei que terei trabalho será alimentar essa criança. o motor 2.033cc tem uma sóde incrável….....heheheheee...........
esse carro conta com uma bomba in-tank em série com uma din?mica de 14bar e 1 dosador hp beep turbo.
tem um 3e de opala a álcool que só tinha suas canetas levemente afinadas e usava gicles 250 e 300. só isso para alimentar 2,5bar............por isso não estranhei o buraco no cabeçote.
gostaria que os amigos aqui, me ajudassem a desenvolver um carburador realmente com o que já usaram e/ou viram por esse brasilzão afora........e sei que tem mestre em carburadores por aqui, hehehehee......
algumas alterações iniciais que pretendo fazer, são:
-reabertura do corpo/borboleta do 1? estágio para ficar do mesmo tamanho do 2?
-canetas ainda mais finas (alguém indica alterar as furações ???)
-agulha 300 (quando usei a 350 ficava afogando......pq???)
-aumentar a entrada de combustivel p/ niple de 8mm
-colocar 2 econostatos (alguém arrisca um tamanho pra alimentar sossegado os 2,5 a 2,8 bar pretendidos ???)
- catracar os 2 estágios........se bem que acho que ir? deixar o 3e sem progressividade.........podendo até atrapalhar a saida........ o que acham ???
qualquer sugestáo/opinião extra será muito bem vinda.
abraão a todos.
thiago
-
to indo dormir, mas alguma coisa da pra escrever antes:
-
mesmo catracado da até pra ter progressividade desde que vc faça um calão pra bomba de aceleração rapida ter maior volume.
-
agulha mto grande afoga pq entra combustivel muito mais rapido do q o motor consegue consumir. as vzs veda e as vzs não veda, um saco mesmo.
pensei em reduzir o peso da boia pra tentar amenizar o problema, mas soube de brosol q teve implosão de boia por causa da pressão. pra mim isso é desculpa furada, mas da medo de tirar material dessa peça.
-
cuidado em aumentar as borboletas, não esque?a de pensar tb nos difusores
-
econostatos são obrigatorios, penso em pelo menos 3 de 1 mm. mas ai é contigo e com os testes.
thiago, vc não ia fzr um curso de preparação? la vc cooom certeza vc deve aprender varios macetes, incluindo como preparar um carburador
-
-
sei que o que vou lhe falar não acrescenta em nada, mas como estão falando em 3e de opala. tem uma loja daqui do sul que tem uma 3e de opala 0km alcool por r$ 950,00 acham muito caro?? ou é o preão mesmo??
-
-
aqueles ja preparados, catracados, com canetas de weber e tal chegaram a custar 1200 reais.
agora.. um deses eh garantia certa pra qualker motor
dificil eh fazer e/ou ter um nesse valor…
tem que trabalhar
-
um 3e (de opala) em bom estado custa entre 350 e 400 reais no máximo. um novo, numa concessionaria não deve ser diferente disso q vc citou, má nota mesmo.
aqueles ja preparados, catracados, com canetas de weber e tal chegaram a custar 1200 reais.
[snapback]509247[/snapback]
comprei um a 2 semanas atras, 3e de opala, todo recon, em uma loja especializada em carburadores, paguei 450, veio completo com o vacuo p/ segundo estagio o tudo mais,pena que arranquei tudo kkkkkkk segundo estagio mecanico é o que h? hehehe
-
um 3e (de opala) em bom estado custa entre 350 e 400 reais no máximo. um novo, numa concessionaria não deve ser diferente disso q vc citou, má nota mesmo.
[snapback]509247[/snapback]
estou quase comprando um par de solex40 com coletor de puma pra colocar na minha brasília e o cara me cobrou 550 paus… tá na faixa de preço? os carb parecem bons, usados, mas bonitinhos... pode me ajudar?
-
estou quase comprando um par de solex40 com coletor de puma pra colocar na minha brasília e o cara me cobrou 550 paus… tá na faixa de preço? os carb parecem bons, usados, mas bonitinhos... pode me ajudar?
[snapback]509470[/snapback]
não sei dizer ao certo um valor preciso, só sei que esses carburadores rendem muito bem em motor a ar. ótima solução entre weber 40 e os solex 32 originais
-
http://www.gibacarburadores.com.br/pag18.htm
http://www.gibacarburadores.com.br/pag19.htm
veja as d80 ( 1? est ) e d105 ( 2? est ) finas, mas tem que pedir as finas senão vem a grossa e com o calo no po. as mais finas e alimentadoras que achei. acho que seriam interessantes pra vc.
-
to indo dormir, mas alguma coisa da pra escrever antes:
-
mesmo catracado da até pra ter progressividade desde que vc faça um calão pra bomba de aceleração rapida ter maior volume.
-
agulha mto grande afoga pq entra combustivel muito mais rapido do q o motor consegue consumir. as vzs veda e as vzs não veda, um saco mesmo.
pensei em reduzir o peso da boia pra tentar amenizar o problema, mas soube de brosol q teve implosão de boia por causa da pressão. pra mim isso é desculpa furada, mas da medo de tirar material dessa peça.
-
cuidado em aumentar as borboletas, não esque?a de pensar tb nos difusores
-
econostatos são obrigatorios, penso em pelo menos 3 de 1 mm. mas ai é contigo e com os testes.
thiago, vc não ia fzr um curso de preparação? la vc cooom certeza vc deve aprender varios macetes, incluindo como preparar um carburador
[snapback]509245[/snapback]
oi ka
-como seria esse calão pra bomba de aceleração ??? eu já vê pessoal usar uns tarugos de aluminio nela, mas na verdade é pra se aumentar o volume da cuba, desativando a injeção rápida…..
-o 3e tem difusores (maiores) intercambi?veis com outros carburadores, ou tem que retrabalhar os dele mesmo ???
-quanto aos econostatos, quais são as vantagens de se usar 3x100 ao invós de 2x150 por exemplo ??? vc colocaria o momento de entrada deles como ???
sobre o curso, eu fiz o do tiagones da tecnomec e aprendá muitas coisas…..mas é que devido é esse maledeto regulamento da turbo-b e nossa falta de $$$ pra injetar o carro.......iremos de 3e mesmo. só não queria fazer besteira e perdero carburador, como já vê muito nego por aqui.......hehehehehee.....por isso vcs tem que me ajudar
abraço
veja as d80 ( 1? est ) e d105 ( 2? est ) finas, mas tem que pedir as finas senão vem a grossa e com o calo no po. as mais finas e alimentadoras que achei. acho que seriam interessantes pra vc.
[snapback]509514[/snapback]
grande fabão….........tava esperando vc passar por aqui, hehehehehe...
sobre essas canetas, vc acha que poderiam ainda ser retrabalhadas, como afinamento e refuração ??? indica o que ???
e sobre caneta de lenta...........indica alguma gordinha que também ajude na alimentação ???
abraão
-
-
[snapback]509514[/snapback]
usei esta caneta d80 no meu antigo 2e, foi colocar no carro o carro engordou, ai o gicle foi lá pra baixo, coisa de 140 no primeiro estagio, tivemos que fazer uma leve abertura no ar desta caneta, se não me engano era de 0,75mm foi 1,10 mm , foi o melhor acerto que ja tive no carro, ficou liso , sem buraco algum e o motor girando pra caramba. o motor é um 2.0 aspro, recomendo esta caneta.
-
oi ka
-como seria esse calão pra bomba de aceleração ??? eu já vê pessoal usar uns tarugos de aluminio nela, mas na verdade é pra se aumentar o volume da cuba, desativando a injeção rápida…..
-o 3e tem difusores (maiores) intercambi?veis com outros carburadores, ou tem que retrabalhar os dele mesmo ???
-quanto aos econostatos, quais são as vantagens de se usar 3x100 ao invós de 2x150 por exemplo ??? vc colocaria o momento de entrada deles como ???
sobre o curso, eu fiz o do tiagones da tecnomec e aprendá muitas coisas…..mas é que devido é esse maledeto regulamento da turbo-b e nossa falta de $$$ pra injetar o carro.......iremos de 3e mesmo. só não queria fazer besteira e perdero carburador, como já vê muito nego por aqui.......hehehehehee.....por isso vcs tem que me ajudar
[snapback]509545[/snapback]
-o calão é pra deixar com mais volume de injeção rapida, precisa tb de outro diafragma de acordo com o novo curso de acionamento.
-2e/3e tem difusores fixos, tem mandar o carburador pro torno mesmo.
-não é assim de colocar então um só econostato de 450. começa com 2 e depois vc pensa em outros a mais.
achei q o curso q vc ia fzr era de preparação, e não de injeção eletronica.
-
-o calão é pra deixar com mais volume de injeção rapida, precisa tb de outro diafragma de acordo com o novo curso de acionamento.
-2e/3e tem difusores fixos, tem mandar o carburador pro torno mesmo.
-não é assim de colocar então um só econostato de 450. começa com 2 e depois vc pensa em outros a mais.
achei q o curso q vc ia fzr era de preparação, e não de injeção eletronica.
[snapback]509553[/snapback]
sobre o cal?o: é disso aqui que estamos falando ???
já me falaram que nego usa esses cal?os e furam a cuba por dentro para aument?-la…........ficando assim sem a aceleração rápida.
pra carro de arrancada é melhor uma cuba maior e mais cheia do que maior volume de injeção rápida, né ? ? mas não vê o carburador desmontado pra afirmar...........tá só repassando e tentando entender o esquema.
sobre os econostatos, acho que o combustável que sai deles tem que passar pelos difusores para emulsificar na mistura, certo ? ? neste caso, mais de um econostato em cada estágio não iria atrapalhar nisso ???
ps: o curso foi de montagem técnica de motores....como deve ser.......plastigage, sóbito, micr?metro, torqupimetro e etc...
também tive aulas de ignição, carburador, injeção, ferramental especializado, scanners, etc..........e como sou mala, fiz 350.000 perguntas pro tiago sobre preparação.......mas o foco do curso não era esse.
os alunos que acabam os 4 modulos da tecnomec são depois encaminhados ao curso de preparação da hw parts com o sr. wanderley............esse sim, bem específico...........mas como dura 5 meses, não dá pra mim......hehehehehee.....
abraão
-
grande fabão….........tava esperando vc passar por aqui, hehehehehe...
sobre essas canetas, vc acha que poderiam ainda ser retrabalhadas, como afinamento e refuração ???? indica o que ???
e sobre caneta de lenta...........indica alguma gordinha que também ajude na alimentação ???
abraão
[snapback]509545[/snapback]
entao, acho que elas já são bem ricas… tem pouca entrada de ar e vc observando elas dentro do poão de emulsão, por baixo do carbura sobra um bom espaço pra ser preenchido por alcool dentro do po?o. e elas só tem furos nos pos, que tb dá mais uma engordadinha na mistura. não tem aquele anelzinho no po tb, obrigando o combustivel passar por dentro dela dificultando o fluxo. eu uso estas e o carro não tem buraco nenhum, nem metendo o po embaixo a 2500 rpm. não fosse pelo consumo, essa minha 3e tava perfeita.
qta as canetinhas de lenta, já usei 160/62 ( de 2e alc ) nesse carbura... ficou péssimo. ai tentei a de santana ( 160/80 ) ... essa é a que uso. tb testei a 135/72... putz essa é gorda hem, ate sem injeção de rapida nao dava buraco depois de quente o motor ( costumo pra ver como esta o acerto desligar ou aumentar a injeção de rápida, com a mão mesmo enquanto acelero o carro com a outra e ver como late o motor ). capaz q vc obtenha bons resultados com essa 135/72.
-
olha em curitiba sofri muito secando a cuba, troquei a bomba (spa) e fizemos uma cuba extra externa, analisa bem a tua cuba que vai saber onde fazer gastei 80 reais pra fazer e cabe 87ml. o problema foi vedar em floripa nao rendia nao rendia qdo fui ver cuspia metanol pelo carbura.. passei uma colinha fico bala entrei nos treino de sabado veio tempo depois comeão a chuve =( , agora o carro nao tem chao com 1,6kg de pressao… o chumbo ja esta numa fundição...e a traseira sendo travada hehehehe fotinho do meu brinquedo um dia eu sei que vai so brasileiro e nao desisto nunca
http://www.autodynamics.com.br/2006catarin…imagens/056.jpg
eh o passat
-
nao nao o passat estreei esse ano na segunda etapa em curitiba esse carro soh ando nas rua aki de brusque ate entao. mais um dia quero te a honra de anda do lado do teu turbo a
[snapback]509672[/snapback]
na época eu tinha um gol de rua e nem pensava em vender pra montar o turbo-a. queria montar tudo nele mesmo.
o passat que eu pensei que fosse o seu (até a disposição dos adesivos é muito parecida), na época corria aqui na desafio, ai casou da gente se encontrar quase na saida pra br-116…..