Ajuda: projeto sttd-b - 3e de opala
-
usamos aqui 3e com até 3 econostatos e a cuba não esvazia. quantas bombas de gti vc usava?
essa eu não conhecia. como ficou a dirigibilidade em baixa?
com certeza, ainda mais qdo se compara a weber40 com os difusores minusculos que os preparadores por ai montam. ai a molecada fala me garanto pq to di vêber mano , e toma atropelo de um simples brosol
[snapback]510633[/snapback]
simples 3e de opala q nao tem mta coisa de simples nao hehehe
o bicho tem garganta pra caraio. equivale a uma weber idf com venturis 27 em fluxo ( pensando em area de passagem ).
-
bem ka, o carro fica normal para andar ele engorda bem e não dá falta, as vezes é preciso abaixar a giclagem, já experimentei tb andar sem a caneta, mas só para usos extremos, fica um pouco ruim de baixa mas pra acelerar numa pista fica bom. no meu carro tenho uma bomba de gti e uma pré-bomba no tanque, uso caneta cortada e a giclagem está 200/270 agora está com 1,5~2,6 kg e o hallmeter nem se mexe. meu bura está bem arrombado, mas completamente controlável em baixa. quem vê meu carro andando jura que tá de w…
essa minha w40 está com difusor 32 , mas andei com 36 e é só alimentar a bichinha que ela come...
-
thiago,
essa sua bomba de 14 bares, tem quanto de vazão a 6 bares por exemplo ???
kleber
-
se eu te falar muita coisa vai ser mentira. por que a maioria das coisas eh com o meu mecanico. e não abre pra ngm nao, uso metanol
[snapback]510356[/snapback]
mas vc nuna pegou o seu bura na mão pra ver o que foi feito ??? tipo se é catracado, borboleta reaberta, etc…....
se não quiser falar também..................de boa..............
assim, vou te falar de coisas que eu já fiz, nunca abri a borboleta de um carbura, mas o corpo ( venturi ) já. penso assim, mantendo de 80% a 85% a proporção venturi/borboleta já esta otimo. eu pensei dessa maneira qdo abri o tldz, ficou até que bem civil o carro. mas ai qto ao 3e de opala, abrir mais ainda ele eu não sei. eu já acho claramente que pro meu 1.8 std de rua já fica sobre-carburado pro motor.
[snapback]510371[/snapback]
falando sobre 1? estágio: o que vc acha de abrir só a parte de baixo do corpo pra colocar uma borboleta igual a do 2? e também colocar um difusor igual o do 2? (se já não for…hehehe...) sendo que a parte interna bem no meio do corpo (parte mais fina onde acelera o ar) no 1? estágio é menor que no 2? ???
como vc acha que ficaria a proporção, mistura, pulverização e etc ???
vou dar um humilde pitaco na conversa, sempre que andei de 3e, nunca usei econostatos, pois penso que eles contribuem para o principal problema encontrado nos 3e, esvaziamento da cuba, se vc coloca mais dois econostatos puxando combustável da cuba, uma hora ir? esvaziar, testei uma vez vez só mas não gostei preferi usar outra artimanha… corte a caneta ao meio e vc ver? o qto o carro alimenta em alta. o restante, como aumento na entrada de combustável, broca em tudo que é buraco e aumento da cuba não é difácil fazer. qto a agulha, use a 300… 350 sempre ir? encharcar e na hora de arrancar fica uma merda, principalmente se o comando tiver um overlap relativamente alto (acima de 30?).
a melhoria que sempre rende resultados é o aumento de cuba como citou o boost28, acaba totalmente o problema de secar a cuba e é só fazer a vedação corretamente que não vaza. o 3e corretamente trabalhado aproxima-se muito de uma w40, reservadas as devidas proporções. se o seu motor for 1.8 aconselho o 3e de santana que fica mais dácil, mas para 2 litrão vai de 3e de opala mesmo.
[snapback]510621[/snapback]
muito interessante esses pontos que vc colocou….hehehee......
como seria o lance de cortar a caneta? simplesmente t?ra nop meio e pronto ??? as duas ou só do 2? estágio ??? e se os furos das canetas forem só na ponta.......ficam retas mesmo......sem furo nenhum......ou tem que fazer uns furos + pra cima ???
o que vc chama de broca em tudo que é buraco ......hehehehehee..... ?????
thiago,
essa sua bomba de 14 bares, tem quanto de vazão a 6 bares por exemplo ???
kleber
[snapback]510663[/snapback]
snme ela equivale é vazão de 2 bombas de gti originais, nessa pressão de 5 a 6 bar.
e falando sobre bombas: será que com uma bomba decente em vazão + uma boa entrada de conbustivel (8mm) + agulha 300 não seriam suficientes para alimentar o 3e com giclezões e econostatées sem esvaziar a cuba original ???
abraços e vamo que vamo, galera
-
falando sobre 1? estágio: o que vc acha de abrir só a parte de baixo do corpo pra colocar uma borboleta igual a do 2? e também colocar um difusor igual o do 2? (se já não for…hehehe...) sendo que a parte interna bem no meio do corpo (parte mais fina onde acelera o ar) no 1? estágio é menor que no 2? ???
como vc acha que ficaria a proporção, mistura, pulverização e etc ???
[snapback]510674[/snapback]
entao, a borboleta precisaria estudar o carbura e ver se não vai foder o canal de lenta com essa abertura. to com meu 2e aki na mão e esse não aguentaria borboleta 34.
aonde acelera o ar ( venturi ) e acho q já esta no limite, tanto no 1? qto no segundo estagio. agora se vc me diz q vai aumentar a borboleta blz.
ka uma vez ( nao sei se esta ainda ) usou carbura sem venturi, os ou seja, borboleta 40, venturi 40. pergunta pra el como ficou, acho q teve bons resultados
ah, venturi de brosol nao troca, tem q usinar o corpo.
-
entao, a borboleta precisaria estudar o carbura e ver se não vai foder o canal de lenta com essa abertura. to com meu 2e aki na mão e esse não aguentaria borboleta 34.
aonde acelera o ar ( venturi ) e acho q já esta no limite, tanto no 1? qto no segundo estagio. agora se vc me diz q vai aumentar a borboleta blz.
o ka uma vez ( nao sei se esta ainda ) usou carbura sem venturi, os ou seja, borboleta 40, venturi 40. pergunta pra ele como ficou, acho q teve bons resultados
ah, venturi de brosol nao troca, tem q usinar o corpo.
[snapback]510686[/snapback]
já aumentei umas borboletas e realmente come as paredes e furos de lenta e progressão. da? colocamos uma buxinha de cobre fin?ssima e reabrimos os furinhos. fica bom…...mas ainda não tentei mecher nos venturis pra ver se melhora...........torneiro bom aqui é dificil...................
sobre essa ideia de andar de weber sem difusor eu acho punk
se eu conseguir um 3e cobaia vou meter no torno e arrombar os 2 estágios, fazendo cil?ndrico.............reto mesmo........sem venturi e sem progressão.......com umas borboletas gigantes........talvez até catracadas......hehehe....
deve ficar um coc? de baixa e progressividade............mas se vier distruindo tudo em alta............quem sabe, né ? ?
ps: responde aí o que vc acha, ka...................
-
simples 3e de opala q nao tem mta coisa de simples nao hehehe
o bicho tem garganta pra caraio. equivale a uma weber idf com venturis 27 em fluxo ( pensando em area de passagem ).
[snapback]510646[/snapback]
mas vai tentar convencer us manu hehehehe
bem ka, o carro fica normal para andar ele engorda bem e não dá falta, as vezes é preciso abaixar a giclagem, já experimentei tb andar sem a caneta, mas só para usos extremos, fica um pouco ruim de baixa mas pra acelerar numa pista fica bom. no meu carro tenho uma bomba de gti e uma pré-bomba no tanque, uso caneta cortada e a giclagem está 200/270 agora está com 1,5~2,6 kg e o hallmeter nem se mexe. meu bura está bem arrombado, mas completamente controlável em baixa. quem vê meu carro andando jura que tá de w…
essa minha w40 está com difusor 32 , mas andei com 36 e é só alimentar a bichinha que ela come...
[snapback]510647[/snapback]
interessante esse esquema, vou passar pro pessoal da oficina tb testar
ah, sobre 3e com 3 cabos de guarda-chuva , o ultimo q vi rodando era num 1.8 turbo + cabeçote de 1.8 original + comando de gts + 1,6 de pressão. roda com uma bomba de gti e não baixa a cuba. maaaaaas esse mesmo 3e estava num outro 1.8 antes, q tinha cabe?otão no limite + comandão + pressão la em cima, e nesse carro precisou de 2 bombas de gti. sei q seu carro tb não tem naaada de original hehehe então seca mesmo a cuba
e como o fabio lembrou, andei muito tempo sem os difusores na minha 40. só tive q por eles novamente (são de 31 mm futuramente expandiveis p/ 33 mm) pq deu alguma zica e o motor não ta mais aceitando a giglagem q eu usava sem os difusores
-
e como o fabio lembrou, andei muito tempo sem os difusores na minha 40. só tive q por eles novamente (são de 31 mm futuramente expandiveis p/ 33 mm) pq deu alguma zica e o motor não ta mais aceitando a giglagem q eu usava sem os difusores
[snapback]510694[/snapback]
qual a diferença no comportamento din?mico do seu carro com e sem os difusores ???
ps: responde sobre os econostatos, vaaaaaiiiiiiiiiiiiiii…..............................
..............................................................please
-
qual a diferença no comportamento din?mico do seu carro com e sem os difusores ???
[snapback]510717[/snapback]
sem os difusores em alta o motor tinha mais folego. achei q sem eles o carro ia ficar apagado em baixa, mas não ficou, tipo, hipoteticamente perdeu 10% em baixa e ganhou 30% em alta.
-
sem os difusores em alta o motor tinha mais folego. achei q sem eles o carro ia ficar apagado em baixa, mas não ficou, tipo, hipoteticamente perdeu 10% em baixa e ganhou 30% em alta.
[snapback]510723[/snapback]
será que terçamos um rendimento semelhante no 3e cobaia que citei al? em cima ???
abraço.
-
será que terçamos um rendimento semelhante no 3e cobaia que citei al? em cima ???
abraço.
[snapback]510725[/snapback]
não sei dizer. o 3e é um excelente carburador, mas a concepção de um weber40 é diferente, feito pra competição mesmo. vc tem mais recursos e facilidades de ajuste do que num brosol.
-
não sei dizer. o 3e é um excelente carburador, mas a concepção de um weber40 é diferente, feito pra competição mesmo. vc tem mais recursos e facilidades de ajuste do que num brosol.
[snapback]510732[/snapback]
pelo tanto que vc entende dos princ?pios da carburação em só + o que já viu pelas oficinas da vida: o que vc acha que rende tempo de pista nesse caso.
sei que a weber tem um conceito bem simples de construção e funcionamento e realmente gosto dessa ideia…....mas fico até meio abobado quando vejo uns buras cheio de nove horas por aí...........
pior que tem uns que andam muito, como os famosos 3e do kadu (racing)...........mas o resto não vejo rendendo tempo...........da? fico pensando em perder tempo e $$$ num 3e desses.......
por isso venho aqui perturbar o pessoal................
abraço.
-
tem quem use canetas de weber nos 3e, tem quem faça escavação dentro da cuba pra aumentar a capacidade, tem quem use boia feita sob medida tb pra caber mais combustivel na cuba. varias soluções, mas com resultados muito parecidos na prática: alimenta direito e não da falta.
e tempo na pista depende de um monte de outras coisas alem do carburador. quando se consegue uma alimentação perfeita (pode dar trabalho, mas se uma pessoa consegue com tal carburador, então outras tb vão conseguir nem q demorem um pouco mais), blz, ja se parte pra outro setor do conjunto.
-
uma coisa legal de ser feita que melhora muito o rendimento, nesse carburador e mesmo em outros 2e/3e, é a instalação de duas bases, melhora e muito o torque…
thiago sei que não é dica ligada diretamente ao carburador, mas que vai ajudar bastante no resultado final de seua preparação...
kleber
-
uma coisa legal de ser feita que melhora muito o rendimento, nesse carburador e mesmo em outros 2e/3e, é a instalação de duas bases, melhora e muito o torque…
thiago sei que não é dica ligada diretamente ao carburador, mas que vai ajudar bastante no resultado final de seua preparação...
kleber
[snapback]510789[/snapback]
opa….....legal a dica kleber........
aqui eu costumo usar uma flange de alumínio mais alta.............funciona praticamente como usar 2 bases de aluminio como vc falou.
a diferença é que essa flande não tem divisão no meio......e um buraco inteirião pras 2 borboletas.........e é bem alta......mais até que se por 2 bases de aluminio originais....
e como vc falou, realmente ajuda muito na pegada/torque inicial do motor.
abraão e vai mandando mais aí ..........heheheee...........
-
faz o seguinte, poe um bico escondido na mangueira do servo freio alimentando a 3e, acabam-se todos os seus problemas…..... brincadeira, não faz isso não, (apesar que isso por mais absurdo que possa parecer, existe...) corte a caneta do 2? estágio exatamente no meio, estude as passagens de combustável dentro do carburador, alguns são possíveis ser aumentados.
qto aos venturis, analise da seguinte forma, corpos de injeção trabalham sem venturi, tá certo que não precisa de tanto turbilhonamento, mas em uma prova em piracicaba o ano passado, tiramos os difusores de um aspirado com duas 50 e simplesmente tivemos que aumentar os quatro gicles para 400... passei a broca em todos e mantive os de ar em 170, o carro ficou estápido em alta e matou um pouco a força em baixa mas isso era necessário já que o carro tinha um torque absurdo, 2200 com 2 w50 e comandão isky 310 (na minha opinião o melhor para aspirado). tente aumentar os venturis progressivamente, mas cuidado as paredes da 3e são muito finas, não dá para aumentar muito.
mas acho que a melhor dica de todas é vc montar o carro e cair pra dentro, nada melhor que trocar idéias com quem já anda, aos poucos só de vc ver o bura dos outros vc já manja como é feito.
-
qto aos venturis, analise da seguinte forma, corpos de injeção trabalham sem venturi, tá certo que não precisa de tanto turbilhonamento, mas em uma prova em piracicaba o ano passado, tiramos os difusores de um aspirado com duas 50 e simplesmente tivemos que aumentar os quatro gicles para 400… passei a broca em todos e mantive os de ar em 170, o carro ficou estápido em alta e matou um pouco a força em baixa mas isso era necessário já que o carro tinha um torque absurdo, 2200 com 2 w50 e comandão isky 310 (na minha opinião o melhor para aspirado). tente aumentar os venturis progressivamente, mas cuidado as paredes da 3e são muito finas, não dá para aumentar muito.
[snapback]510841[/snapback]
veja: nesse caso não da pra usar motor injetado como base. o injetado não precisa do efeito venturi pra puxar o combustivel de dentro de um reservatorio, sendo assim ele não precisa do venturi em si.
no meu motor (com 1 weber 40) tive que aumentar coisa de 80 pontos nos gigles principais + 50 pontos nos de lenta + aumentar em 40 pontos nos injetores de rapida + aumentar o curso da bomba de rapida. e isso pq ainda tenho bico de monza extremamente aberto com uma bomba de gti só pra ele.
haja alcool…
-
? ka, com certeza o exemplo de injetado é só pra ilustrar que andar sem venturis tb funciona, mas no 3e acho que o principal, principalmente com uso no metanol, é aumentar o espaço da cuba, seja no diafragma ou por sobre cuba. resolvi um pequeno problema de falta que dava no meu carro qdo subia mais de 2,5kg estudamos um pouco mais a 3e e resolvmos colocar um dosador hpi, acabou a falta… até hj uso esse dosador no meu carro, estanca pressão mesmo, certas horas até encharca de baixa, mas qdo bato no botão agora é só alegria. agora quem chora é o cambio...
-
veja: nesse caso não da pra usar motor injetado como base. o injetado não precisa do efeito venturi pra puxar o combustivel de dentro de um reservatorio, sendo assim ele não precisa do venturi em si.
no meu motor (com 1 weber 40) tive que aumentar coisa de 80 pontos nos gigles principais + 50 pontos nos de lenta + aumentar em 40 pontos nos injetores de rapida + aumentar o curso da bomba de rapida. e isso pq ainda tenho bico de monza extremamente aberto com uma bomba de gti só pra ele.
haja alcool…
[snapback]510851[/snapback]
aumentar isso tudo de gicle num 3e fica fod@…......acima de 300 fica uma casca de ovo.......
já pensei em usar uma buchinha de cobre pra rosquear no lugar do gicle do 2? estágio.........ou até mesmo andar sem ele.........
mas tenho que testar ainda.....hehehee......
fora que esse aumento de consumo de alcool em alta deve dificultar mais ainda a vida da pobre da nossa bomba não aeromotive da vida ........
? ka, com certeza o exemplo de injetado é só pra ilustrar que andar sem venturis tb funciona, mas no 3e acho que o principal, principalmente com uso no metanol, é aumentar o espaço da cuba, seja no diafragma ou por sobre cuba. resolvi um pequeno problema de falta que dava no meu carro qdo subia mais de 2,5kg estudamos um pouco mais a 3e e resolvmos colocar um dosador hpi, acabou a falta… até hj uso esse dosador no meu carro, estanca pressão mesmo, certas horas até encharca de baixa, mas qdo bato no botão agora é só alegria. agora quem chora é o cambio...
[snapback]511050[/snapback]
vc diz dosador hpi de carro injetado ???
e veda na lenta ???
qual agulha vc usa ???
e outra: vc não respondeu se vc refez os furos da caneta cortada do 2? estágio….
abraços.
-
aumentar isso tudo de gicle num 3e fica fod@…......acima de 300 fica uma casca de ovo.......
só pra dar a dica, já tem bastante gente andando sem gicle….....