Ajuda: projeto sttd-b - 3e de opala
-
-
entao, acho que elas já são bem ricas… tem pouca entrada de ar e vc observando elas dentro do poão de emulsão, por baixo do carbura sobra um bom espaço pra ser preenchido por alcool dentro do po?o. e elas só tem furos nos pos, que tb dá mais uma engordadinha na mistura. não tem aquele anelzinho no po tb, obrigando o combustivel passar por dentro dela dificultando o fluxo. eu uso estas e o carro não tem buraco nenhum, nem metendo o po embaixo a 2500 rpm. não fosse pelo consumo, essa minha 3e tava perfeita.
qta as canetinhas de lenta, já usei 160/62 ( de 2e alc ) nesse carbura... ficou péssimo. ai tentei a de santana ( 160/80 ) ... essa é a que uso. tb testei a 135/72... putz essa é gorda hem, ate sem injeção de rapida nao dava buraco depois de quente o motor ( costumo pra ver como esta o acerto desligar ou aumentar a injeção de rápida, com a mão mesmo enquanto acelero o carro com a outra e ver como late o motor ). capaz q vc obtenha bons resultados com essa 135/72.
[snapback]509640[/snapback]
pois é f?bio…......conheão essas canetas, inclusive já comprei algumas do giba. pergunto é vc quanto a retrabalhar elas.....pq quando fiz isso, afinei tanto que elas quebraram................
a? depois não mexi mais..............hehehehee.....
quanto é caneta de lenta, vou tentar usar essa 135/72 pra ver se ela ajuda a alimentar em alta pelas progressões........pq tá pretendendo aumentar o 1? estágio e consequentemente os furos das progressões.
ah......lembrando que é um carro de arrancada onde tá buscando a melhor alimentação em alta possivel........mesmo que sacrifique um pouco a lenta e aprogressividade do 3e....
olha em curitiba sofri muito secando a cuba, troquei a bomba (spa) e fizemos uma cuba extra externa, analisa bem a tua cuba que vai saber onde fazer gastei 80 reais pra fazer e cabe 87ml. o problema foi vedar em floripa nao rendia nao rendia qdo fui ver cuspia metanol pelo carbura.. passei uma colinha fico bala entrei nos treino de sabado veio tempo depois comeão a chuve =( , agora o carro nao tem chao com 1,6kg de pressao… o chumbo ja esta numa fundição...e a traseira sendo travada hehehehe fotinho do meu brinquedo um dia eu sei que vai so brasileiro e nao desisto nunca
[snapback]509657[/snapback]
pois é, boost….......naquela foto que eu postei os caras aumentaram a cuba pelos dois locais que eu marquei em vermelho. perde progressividade mas não esvazia em alta.......que é o que interessa pra nés, né....hehehee.....
e boa sorte com o passatão
? esse calão mesmo, mas não tão grande como esse da foto. então agora inventaram outra função ali praquele espaço, devem ter cavado (afff) o carburador e aberto uma janela ali praquela area.
pra nés, que fazemos carros pra rua puxando tudo de onde da, qdo é carburador catracado tem q usar o calão na bomba de rapida, senão fica dando burado.
até em weber40 tem esse esquema. não sei até onde vc conhe?e sobre carburadores a ponto de conhe?er sobre esses ajustes. a weber fornece dois tipos de diafragma, um com mais curso do que o outro justamente pra se ajustar mais do que a propria ragulagem da haste da bomba de aceleração rapida permite.
qto aos econostatos, faz como te falei. ali não tem misterio e nem o que complicar, o sistema é muito simples bastando sensibilidade e capacidade pra fzr o ajuste deles. se vc não conseguir, manda o carburador pra fzr um pré-ajuste na rr.
certo, achei q o curso era de preparação. isso q vc fez foi tipo um dos módulos intermedi?rios do senai. pra quem não conhece sobre mecânica é de muita utilidade um curso desses.[snapback]509685[/snapback]
olha ka…......esse negócio de aumentar cuba por dentro não é de agora não ..............tudo bem que tem as desvantagens que já citamos, mas como acho que vc ainda não percebeu, esse carro é de pista categoria sttd-b
quanto aos buras catracados, já fizemos uns por aqui e nem precisou mecher na injeção rápida.........só aumentamos caneta de lenta e os furos das progressões.
quanto aos meus conhecimentos sobre carburadores, até agora foram suficientes pra não precisar mandar pra ninguém fazer pré-ajustes pra mim........
sobre os econostatos, o que eu queria que me dissessem era algo do tipo: eu uso 1 de 100 no primeiro estágio que entra a 4500 rpm e depois mais 2 de 120, sendo 1 em cada estádio que entram de 5500rpm pra cima e etc,etc,etc.....
capitou ? ?
ps: sua ultima frase me ofendeu. e sentá um certo desmerecimento com o curso do tiago jorje também..........sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas pelo que já conversamos + alguns campeonatos de arrancada conquistados por mim e pela minha equipe dá pra ver que não se trata de quen não conhece mecânica
e vc acha meeesmo q esse de santana q ele usa ta originalzinho? pode crer q ta mais violento q um de 3e original de opala, q é o modelo galerinha daqui ta se referindo.
[snapback]509972[/snapback]
ka….......estamos falando aqui é justamente como fazer pro 3e citado deixar de ser originalzinho ...........carro de pista..................sacou ? ?
abraão tia.
-
olha ka…......esse negócio de aumentar cuba por dentro não é de agora não ..............tudo bem que tem as desvantagens que já citamos, mas como acho que vc ainda não percebeu, esse carro é de pista categoria sttd-b
quanto aos buras catracados, já fizemos uns por aqui e nem precisou mecher na injeção rápida.........só aumentamos caneta de lenta e os furos das progressões.
quanto aos meus conhecimentos sobre carburadores, até agora foram suficientes pra não precisar mandar pra ninguém fazer pré-ajustes pra mim........
[snapback]510019[/snapback]
uai, pelo que vc ta dizendo, vc manja tudo do assunto, e quem manja tudo não faz certas perguntas como as suas, pelo contrario, vc deveria vir aqui pra ensinar e não pra perguntar.
sobre os econostatos, o que eu queria que me dissessem era algo do tipo: eu uso 1 de 100 no primeiro estágio que entra a 4500 rpm e depois mais 2 de 120, sendo 1 em cada estádio que entram de 5500rpm pra cima e etc,etc,etc…..
capitou ? ?
desculpe, o q eu vou escrever pode ser algo pequeno demais para seus conhecimentos, então vou lhe poupar o trabalho de ler.
ps: sua ultima frase me ofendeu. e sentá um certo desmerecimento com o curso do tiago jorje também….......sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas pelo que já conversamos + alguns campeonatos de arrancada conquistados por mim e pela minha equipe dá pra ver que não se trata de quen não conhece mecânica
fiz varios cursos no senai, e pelo q vc descreveu sobre o curso q vc fez, é basicamente o mesmo contexto dos módulos intermedi?rios. não tem desmerecimento algum nisso, vc (q não nasceu sabendo) fez um curso basico pra só depois futuramente passar pra um de preparação na hw, como vc mesmo escreveu.
ka….......estamos falando aqui é justamente como fazer pro 3e citado deixar de ser originalzinho ...........carro de pista..................sacou ? ?
escrevi aquilo citando a resposta de outra pessoa, sobre outra coisa.
e pelo q vc me disse, sobre q não precisa mecher aqui ou ali, sobre isso ou aquilo pra vcs dai não é de agora , então vc sabe como fzr um carburador campeão de etapa de camp. brasileiro.
quem sabe vc não encontre o sr. aluisio (vc pelo jeito o conhe?e pessoalmente, é amigo intimo dele, sai pra tomar umas juntos e tal), da algumas aulas pra ele e ensina alguns macetes
-
nao nao o passat estreei esse ano na segunda etapa em curitiba esse carro soh ando nas rua aki de brusque ate entao. mais um dia quero te a honra de anda do lado do teu turbo a
[snapback]509672[/snapback]
vocês eram os malucos que estavam no nosso box? (box 01) é
sou o marcelo da saveiro vermelha
estarão aqui na terceira etapa?
-
desculpe, o q eu vou escrever pode ser algo pequeno demais para seus conhecimentos, então vou lhe poupar o trabalho de ler.
mas p/ outros não, to acompanhando demais este topico entrando de 5 em 5 minutos pra ver se tem coisa nova, sabe pq? pq estou com um 3e de opala no meu carro a 2 semanas e sem acerto nenhum e todas estas dicas vou colocar em pratica antes de enviar p/ o preparador, afinal de contas não tenho nada a perder ja esta sem acerto mesmo, só vou ganhar, pq se der certo os ajustes, uma coisa a mais que aprendo. portanto ka, não ligue p/ pessoas que costumam arrumar tretinha em qq palavra mal interpretada por ela mesmo, e passe suas experiencias por favor a nés que não sabemos ainda.
valew.
-
orra galera, isso aki tem tudo pra render um puta tópico…
não vamos estragar ele
-
não vamos estragar ele
[snapback]510041[/snapback]
puts fabio to no mesmo pensamento que o seu, sempre presto atenção no que vc fala e em ka que parece que vcs ja tiveram muitas experiencias com carburas, vc ta ligado que até quando conversamos no msn , sempre pergunto dos acertos e suas experiencias com os diversos buras que vc ja testou.
mas sempre tem um cara que num agrega em nada e começa a criar tretinha.
bom espero que voltamos ao assunto… acerto de buras
-
não vamos estragar ele
[snapback]510041[/snapback]
puts fabio to no mesmo pensamento que o seu, sempre presto atenção no que vc fala e em ka que parece que vcs ja tiveram muitas experiencias com carburas, vc ta ligado que até quando conversamos no msn , sempre pergunto dos acertos e suas experiencias com os diversos buras que vc ja testou.
mas sempre tem um cara que num agrega em nada e começa a criar tretinha.
bom espero que voltamos ao assunto… acerto de buras
[snapback]510050[/snapback]
também tenho muito interesse em aprender mais sobre essa area de preparação de carburadores. não parem de trocar experien?as por causa de uma ou outra palavra mal interpretada.
-
ka,
vc é uma pessoa que eu admiro muito e leio cada vêrgula que vc escreve. agora vc bem que poderia sem mais tolerante e subestimar menos os outros.
eu admiro seu carro, seus posts técnicos, enfim…....adoro todo o forum pp e consequentemente vc que eu considero como o maior responsavel pelo nivel técnico aqui. só precisa ter mais paciência, tia
quanto a eu saber de tudo: quem me dera hehehehee........mas é que tipo, odeio o princ?pio de que nada se cria, tudo se copia ....hehehehe.....por isso não mandaria um bura, um motor, ou qualquer coisa pra outra pessoa fazer e eu aproveitar as gl?rias, entende ???
prefiro vir aqui, perguntar...........mesmo que em algumas situações eu já tenha alguma resposta, mas sempre gosto de ouvir a opinião de todos, pois não sou o dono da raz?o.
e desculpe qualquer coisa aí, mas realmente me sentá diminuido naquele seu post.
abraço.
-
pessoal, é o seguinte:
considerand oque este carro do tópico é um carro de pista mas que por enquanto não vai possuir alguns fatores complicadores de alimentação como comando grande, metanol, pista longa, etc…....gostaria que me ajudassem no seguinte:
-sobre o mano do passat com as cubas aumentadas e que corre na mesma categoria que a nossa......como tá o funcionamento do seu carro hoje ???
qual outros retrabalhos seu carbura tem e qual combustável vc usa ???
-ao f?bio: quando se abre o corpo (borboleta) de um 3e, geralmente pega nos furinhos das progressões e a gente tapa com uma bucha de cobre e depois refura as progressões.......as vezes até aumentando os furinhos.
o que vc acha disso e, como ficaria (mesmo que na teoria) um bura arrombado tanto que tivesse que se tampar definitivamente as progressões ??? digo em comportamento de alta e o que deveria ser feito para equalizar essa abertura........como difusores maiores, etc....... qual a proporção ???
-kazinha do meu coração: vc pode me explicar como ficaria (pra vc ) o melhor set-up de econostatos neste carburador é tipo: vc já fez algum teste de altura do econostato x rpm de entrada ou algo do tipo. hehehe... ????
sei que vc gosta deste tipo de coisa.........e seria muito interessante saber como uma base para in?cio de acerto. obrigado.
-aos demais amigos que tem e/ou sabem de alguns macetes pra melhorar o rendimento de um 3e pra arrancada etejam a vontade para postar.....
como nosso equipamento não é tão eficiente$$$ como o dos outro$$$ teremos que compensar na pressão..........
da? a minha preocupação com o carburador, pois na mão do outro preparador este motor furou cabeçote com s? 2,0 bar de pressão..............e agora nos demos um bom up-grade na turbina, cabeçote, e se tudo der certo, no bura
abraão a todos
-
vocês eram os malucos que estavam no nosso box? (box 01) ?
sou o marcelo da saveiro vermelha
estarão aqui na terceira etapa?
[snapback]510028[/snapback]
eh nox mesmo djoww maluco eh poco hahahahhaha bebo pa caraio hahahahha
vamo ta ai sim a principio nem que for pra assisti, por que nosso mecanico o andinho vai se pai cara, entao vamo respeita esse momento da vida dele mais se por acaso vier antes a menina vamo tudo anda o fernando do voyage std compro um furgao do lelo e tamos montando o meu ta co motor aberto, dando mais um plah no cabeçote e nos coletores, e vem turbina nova na area consegui sanar o problema de secar a cuba e o junior do gti st ta com monte de esqueminha novo que ja veio tempo em floripa se nao formos andar, vamos ai tomar todaaaas abrac
-
sobre o mano do passat com as cubas aumentadas e que corre na mesma categoria que a nossa…...como tá o funcionamento do seu carro hoje ???
qual outros retrabalhos seu carbura tem e qual combustável vc usa ???
se eu te falar muita coisa vai ser mentira. por que a maioria das coisas eh com o meu mecanico. e não abre pra ngm nao, uso metanol
-
-ao f?bio:? quando se abre o corpo (borboleta) de um 3e, geralmente pega nos furinhos das progressões e a gente tapa com uma bucha de cobre e depois refura as progressões…....as vezes até aumentando os furinhos.
o que vc acha disso e, como ficaria (mesmo que na teoria) um bura arrombado tanto que tivesse que se tampar definitivamente as progressões ???? digo em comportamento de alta e o que deveria ser feito para equalizar essa abertura........como difusores maiores, etc.......? qual a proporção ???
[snapback]510317[/snapback]
assim, vou te falar de coisas que eu já fiz, nunca abri a borboleta de um carbura, mas o corpo ( venturi ) já. penso assim, mantendo de 80% a 85% a proporção venturi/borboleta já esta otimo. eu pensei dessa maneira qdo abri o tldz, ficou até que bem civil o carro. mas ai qto ao 3e de opala, abrir mais ainda ele eu não sei. eu já acho claramente que pro meu 1.8 std de rua já fica sobre-carburado pro motor.
-
como vc obviamente pode ver nunca fiz um carbura pensando só em arrancada, só em potencia… sempre coloquei dirigibilidade e consumo como prioridades tb.
-
alguem teria algum material onde mostre como se funciona a caneta de um bura.
minha duvida é a seguinte, a caneta tem vario furos e fica dentro de um po?o, até onde entendi o gicle só serve de passagem pro combustivel encher este posso, o furos da caneta são pra entrar combustivel dentro dela e emulsificar com o ar que vem do furo de cima? ou pelo contrario, os furos são pra passar o ar e emulsificar com o combustivel de dentro do po?o?
o fato de seu usar uma caneta mais fina eu entedi, significa que existe mais espaço entre a caneta e a parede do po?o, com isso mais combustivel, certo, minha duvida mesmo é quando a mistura, como ela se encarrega de fazer a mistura.
-
até onde entendi o gicle só serve de passagem pro combustivel encher este posso, o furos da caneta são pra entrar combustivel dentro dela e emulsificar com o ar que vem do furo de cima? ou pelo contrario, os furos são pra passar o ar e emulsificar com o combustivel de dentro do po?o?
[snapback]510489[/snapback]
na lenta as canetas ficam cheias de combustivel, ja em regime de carga acredito que fiquem vazias, só com ar dentro pra passar pelos furos e se misturar com o combustivel. não me lembro de ter lido sobre isso, mas em www.racetep.com tinham alguns livros sobre carburadores weber. ali com certeza tem muita coisa sobre funcionamento e afinação. tenho muita vontade de comprar um livro desses.
o máximo q consegui (coisa q alias pouquissima gente no br tem acesso) foi os desenhos de todas canetas feitas pela weber, com medidas internas, externas, medidas dos calos, diametro e profundidade do duto interno de cada uma e tal
o fato de seu usar uma caneta mais fina eu entedi, significa que existe mais espaço entre a caneta e a parede do po?o, com isso mais combustivel, certo, minha duvida mesmo é quando a mistura, como ela se encarrega de fazer a mistura.
[snapback]510489[/snapback]
isso, caneta mais fina deixa mais reserva no poão de emulsão, isso engorda a mistura mesmo sem trocar gigle de combustivel.
alem de regular a mistura pelos gigles de combustivel e pelas canetas, depois vc faz um ajuste fino pelos corretores de ar.
outra coisa q ja disseram (não sei se nesse ou num outro tpc recente) mas é bom reforçar: o nivel da boia tb influi no resultado final da mistura.
-
vou dar um humilde pitaco na conversa, sempre que andei de 3e, nunca usei econostatos, pois penso que eles contribuem para o principal problema encontrado nos 3e, esvaziamento da cuba, se vc coloca mais dois econostatos puxando combustável da cuba, uma hora ir? esvaziar, testei uma vez vez só mas não gostei preferi usar outra artimanha… corte a caneta ao meio e vc ver? o qto o carro alimenta em alta. o restante, como aumento na entrada de combustável, broca em tudo que é buraco e aumento da cuba não é difácil fazer. qto a agulha, use a 300... 350 sempre ir? encharcar e na hora de arrancar fica uma merda, principalmente se o comando tiver um overlap relativamente alto (acima de 30?).
a melhoria que sempre rende resultados é o aumento de cuba como citou o boost28, acaba totalmente o problema de secar a cuba e é só fazer a vedação corretamente que não vaza. o 3e corretamente trabalhado aproxima-se muito de uma w40, reservadas as devidas proporções. se o seu motor for 1.8 aconselho o 3e de santana que fica mais dácil, mas para 2 litrão vai de 3e de opala mesmo.
-
vou dar um humilde pitaco na conversa, sempre que andei de 3e, nunca usei econostatos, pois penso que eles contribuem para o principal problema encontrado nos 3e, esvaziamento da cuba, se vc coloca mais dois econostatos puxando combustável da cuba, uma hora ir? esvaziar, testei uma vez vez só mas não gostei preferi usar outra artimanha…
[snapback]510621[/snapback]
usamos aqui 3e com até 3 econostatos e a cuba não esvazia. quantas bombas de gti vc usava?
corte a caneta ao meio e vc ver? o qto o carro alimenta em alta. [snapback]510621[/snapback]
essa eu não conhecia. como ficou a dirigibilidade em baixa?
o 3e corretamente trabalhado aproxima-se muito de uma w40, reservadas as devidas proporções.
[snapback]510621[/snapback]
com certeza, ainda mais qdo se compara a weber40 com os difusores minusculos que os preparadores por ai montam. ai a molecada fala me garanto pq to di vêber mano , e toma atropelo de um simples brosol