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Turbo e economia, isso é possível?

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    ALEXANDRE BH MINAS
    escreveu em última edição por
    #1

    bem, o lan?e é o seguinte, depois que o projeto 147 estiver pronto, eu estava pensando em começar a turbinar carros em minha oficina, quero me especializar somente em fiat e nada mais, sou apaixonadado por essa marca e aqui em minas é o que h?.

    bem, muita gente gosta de potência mas muita das vezes deixa isso de lado por causa do consumo elevado. pensando nisso eu gostaria de saber a opiniao da galera sobre um tipo de turbo que funcionasse apenas nos momentos em que o motorista desejasse.

    tipo assim, seria possivel um turbo que funcionasse com uma pressao irris?ria de 0,2 bars e com o apertar de um bot?o( buster ) essa pressão subisse imediatamente?

    com uma pressao bem mais baixa e no combustivel original isso seria possivel?

    desculpe a ignorancia galera, mas o que eu nao sei , eu pergunto.

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    • L Offline
      L Offline
      LeonardoZ
      escreveu em última edição por
      #2

      claro que sim, com um modulo auxiliar atrasador de ponto + controlador do auxiliar + o monitoramento dos sensores e sistemas da injeção ja é uma economia boa… o carro fica estavel na lenta, nao ha excesso na lenta nem falta na alta, sem contar os riscos de quebras que sao quase nulos... sabendo da o pau ne =d

      eu nao entendo muito disso mas o meu mecanico me passou essas infos sobre o tal modulo...

      abraço

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
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        LeonardoZ
        escreveu em última edição por
        #3

        edit … o booster é uma boa sim... mas se nao me engano tem que ter uma certa pericia para ajustar apressao... sem contar que acho que existe diferentes tipos... 2 estagios 3 estagios etc... :^^:

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
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          miozao
          escreveu em última edição por
          #4

          a maneira mais economica que vai conseguir montar um turbinado é com

          • bico auxiliar p/ fase turbo

          • controle de ponto

          o bico auxiliar só vai mandar mais combustivel quando realmente precisar (quando tiver pressão), do contrário, será um carro normal…

          os bicos originais alimentam o carro na fase aspirada e a fase turbo entra o auxiliar.

          meu carro faz a mesma coisa que fazia quando era só passado é alcool, e agora turbo.

          claro, isso depende de como anda, pq com o po em baixo com o bicão xuxando alcool pra dentro deve fazer nem metade :^^:

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            ALEXANDRE BH MINAS
            escreveu em última edição por
            #5

            a maneira mais economica que vai conseguir montar um turbinado é com

            • bico auxiliar p/ fase turbo

            • controle de ponto

            o bico auxiliar só vai mandar mais combustivel quando realmente precisar (quando tiver pressão), do contrário, será um carro normal…

            os bicos originais alimentam o carro na fase aspirada e a fase turbo entra o auxiliar.

            meu carro faz a mesma coisa que fazia quando era só passado é alcool, e agora turbo.

            claro, isso depende de como anda, pq com o po em baixo com o bicão xuxando alcool pra dentro deve fazer nem metade  :^^:

            [snapback]526759[/snapback]

            isso que eu queria saber, o lance de usar um tipo de buster seria justamente para manter uma pressao tao baixa no inicio que o carro ficaria como se fosse original mesmo pisando até o talo, agora depois que acionasse o botaozinho do capeta a historia seria diferente, saca

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              miozao
              escreveu em última edição por
              #6

              isso que eu queria saber, o lance de usar um tipo de buster seria justamente para manter uma pressao tao baixa no inicio que o carro ficaria como se fosse original mesmo pisando até o talo, agora depois que acionasse o botaozinho do capeta a historia seria diferente, saca

              [snapback]526768[/snapback]

              mais não adianta nada você ter um booster, mantendo a pressao inicial em 0.2 e ter 4 bicos arrombados pra alimentar 1.5 bar

              eles vão ficar mijando em baixa, não pulverizando corretamente, aumentando pra caramba o consumo

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                DuDu_Civic
                escreveu em última edição por
                #7

                leva uma coisa em consideração, a não ser q vc faça um sistema no escape q deixe a turbina parada, ele vai ficar soprando pressão pra fora e pode rodar demais o eixo causando um desgaste prematuro

                pessoal costuma fazer um sistema com borboleta de santana antigo, um pra gnv e outro pra turbo

                []s

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  veja bem… essa história do turbo + economia sempre é pol?mica por diferenças de interpretação...

                  ? claro que o turbo em só aumenta absurdamente a efici?ncia de um motor, por reduzir ou mesmo eliminar qualquer problema de restrição ao enchimento volum?trico original do motor desde marcha lenta e multiplicar esse enchimento quando pressuriza..

                  o problema ?... se enche mais, entra mais ar... se o carro tem dispositivos de gerenciar a mistura para esse mais ar seja la ele qual for, rende mais potência... se rende mais potencia, gasta mais...

                  ou seja... se vc turbinar um carro original de 100cv e passar a utiliz?-lo com 200cv, vc vai gastar mais... se vc continuar utilizando no máximo 100cv, mesmo com o carro podendo render mais, então a teoria nos diz que vc vai gastar menos combustivel... pois esses mesmos 100cv estarão sendo gerados com vêrios fatores melhores que quando o carro estava aspirado, rpm mais baixa gerando o mesmo torque, mais velocidade de gases, melhor enchimento dos cilindros mesmo sem pressão positiva considerável, etc...

                  existem muitos fatores envolvidos, mas é mais ou menos isso da? que falei...

                  na minha humilde opinião, é impossível economizar na prática turbinando um motor.... em relação ao original... mas se for comparar com um aspirado de potencia equivalente ao turbo, o turbo será sempre mais eficiente, em teoria.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    miozao
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    veja bem… essa história do turbo + economia sempre é pol?mica por diferenças de interpretação...

                    ? claro que o turbo em só aumenta absurdamente a efici?ncia de um motor, por reduzir ou mesmo eliminar qualquer problema de restrição ao enchimento volum?trico original do motor desde marcha lenta e multiplicar esse enchimento quando pressuriza..

                    o problema ?... se enche mais, entra mais ar... se o carro tem dispositivos de gerenciar a mistura para esse mais ar seja la ele qual for, rende mais potência... se rende mais potencia, gasta mais...

                    ou seja... se vc turbinar um carro original de 100cv e passar a utiliz?-lo com 200cv, vc vai gastar mais... se vc continuar utilizando no máximo 100cv, mesmo com o carro podendo render mais, então a teoria nos diz que vc vai gastar menos combustivel... pois esses mesmos 100cv estarão sendo gerados com vêrios fatores melhores que quando o carro estava aspirado, rpm mais baixa gerando o mesmo torque, mais velocidade de gases, melhor enchimento dos cilindros mesmo sem pressão positiva considerável, etc...

                    existem muitos fatores envolvidos, mas é mais ou menos isso da? que falei...

                    na minha humilde opinião, é impossível economizar na prática turbinando um motor…. em relação ao original... mas se for comparar com um aspirado de potencia equivalente ao turbo, o turbo será sempre mais eficiente, em teoria.

                    [snapback]526785[/snapback]

                    :d

                    só se o cara for muuuuuuuuuuuuito sussegado…. mais como a maioria turbina pra ver o osso mesmo... hehehehehe quase nunca economiza.

                    mais meu carro ficou bem econômico, pelo menos eu acho, pois praticamente não mudou em relação a antes de turbinar.

                    claro sempre falando, em andar de boa... se pisar e o monoponto de 2.0 é alcool tocha alcool pra dentro pra acompanhar a ventania da .50 ehehehhehe o tanque vai que vai :^^:

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Arthur... 0
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      mais não adianta nada você ter um booster, mantendo a pressao inicial em 0.2 e ter 4 bicos arrombados pra alimentar 1.5 bar

                      eles vão ficar mijando em baixa, não pulverizando corretamente, aumentando pra caramba o consumo

                      [snapback]526778[/snapback]

                      mais se ele colocar 0.2 de pressao inicial os bicos originais ja alimentam por causa da inje?ao, e quando ele for usar o booster é so colocar bico extra acho que desse jeito o carro ficaria economico (quase igual original a alcool) … (falei alguma besteira ?)

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        miozao
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        mais se ele colocar 0.2 de pressao inicial os bicos originais ja alimentam por causa da inje?ao, e quando ele for usar o booster é so colocar bico extra acho que desse jeito o carro ficaria economico (quase igual original a alcool) … (falei alguma besteira ?)

                        [snapback]526795[/snapback]

                        pra você ter uma idéia de como a injeção não aguenta alimentar quase nada acima do original.

                        meu carro, original, passado é alcool, já dava falta em alta (passado com xip :^^:), bicos originais. (chegou a deixar o coletor incandescente uma vez que segurei uns minutos de final.

                        com xip original, bicos abertos 40%, alcool e turbo, eles alimentam até 0.2 bar +/-, ai cai de 860mv a sonda, e entra o auxiliar. que segura as pontas até a pressão que tiver regulada.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          nossa miozao, o coletor ficou incandescente?por falta?

                          nossa nao dilatou a ponto de travar nada? nao derreteu, ou essa falta aspirado nao da nada desses problemas?

                          o antigo corsa saiu fogo do catalizador rasgado devido a mistura rica :^^:

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            miozao
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            nossa miozao, o coletor ficou incandescente?por falta?

                            nossa nao dilatou a ponto de travar nada? nao derreteu, ou essa falta aspirado nao da nada desses problemas?

                            o antigo corsa saiu fogo do catalizador rasgado devido a mistura rica :^^:

                            [snapback]526808[/snapback]

                            acho que não… o carro ainda era aspirado, tava com xip é alcool e o 027.7... madrugadão eu indo pro sitio, pista deserta.. eu segurei um temão o po embaixo... qdo parei la na porteira parecia neon debaixo do carro :^^:

                            e aqueles estralos tópicos de ferro queimando ... deixei esfriar um pouco e já era.

                            depois turbinei e já to desde abril de 2004 turbo e nada de problema, nem deve ter dado nada :d

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
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                              Le
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              olha meu caso

                              meu carro eh carburado, deve fazer de boa….sem turbinar uns 4,5 km/l de alcool, ja qdo piso deve fazer uns 3 km/l, deve ta gordo pra caramba, mas deixei assim por 2 motivos....

                              01- nao tenho como saber da mistura, to sem sonda e hallmeter e pressao de comb.

                              02- tenho medo de dar falta e furar pistao

                              minha logica eh....

                              ta na chuva eh pra se molhar ...... :^^:

                              :d

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                SemControle
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                nossa so consigo imaginar isso igual ao meu com mistura rica ou catalizador entupido

                                se os motores usam a mistura pra resfriar os pistoes e tava pobre imagina-se a dilatacao e todo problema conhecido dos turbos so q em aspirado leva-se mais tempo pra alcancar tal ponto triste

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  Alex JF
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  :d

                                  só se o cara for muuuuuuuuuuuuito sussegado….  mais como a maioria turbina pra ver o osso mesmo... hehehehehe  quase nunca economiza.[snapback]526792[/snapback]

                                  nestes casos a economia não é um fator que é levado em conta, pois como diria um ditado da época do meu pai: cavalo anda, cavalo bebe… :^^:

                                  se o cara que um carro forte (turbo ou aspirado), a última coisa que ele tem que se importar é com consumo

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    miozao
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    nossa so consigo imaginar isso igual ao meu com mistura rica ou catalizador entupido

                                    se os motores usam a mistura pra resfriar os pistoes e tava pobre imagina-se a dilatacao e todo problema conhecido dos turbos so q em aspirado leva-se mais tempo pra alcancar tal ponto triste

                                    [snapback]526818[/snapback]

                                    pra ver como uma injeção original não alimenta 0.2 bar sozinha nem a pau.

                                    hj em dia, já turbo, acertadinho e tal, eu piso, escandalizo, e a temp fica de boa (ainda mais depois que limpei o radiador :^^: )

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      pior q o lance de consumo é de se levar em conta mesmo em carro original se eu andar igual veiao faz 12 e poko agora como eu to me soltando e mandando a bota quero ver descarbonizar caiu pra 10, so q sei la ainda nao mestiga a acelerar nesse carro, acredito q qnd andar como andava nao passa de 8km/l

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        #19

                                        pra ver como uma injeção original não alimenta 0.2 bar sozinha nem a pau.

                                        hj em dia, já turbo, acertadinho e tal, eu piso, escandalizo, e a temp fica de boa (ainda mais depois que limpei o radiador  :^^: )

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                                        ? posso dizer q esse sonho de turbinar vou precisar realizar antes de morrer

                                        ja acredito q sera o unico sonho q poderei realizar um dia

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          #20

                                          uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

                                          bicos, dosador, bomba, ponto?

                                          qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

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