Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. 049g

049g

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
30 Posts 14 Posters 4.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • F Offline
    F Offline
    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #1

    galera acho q entendi o pq da confusão que é sobre o grau do 49g. acho q não existe um 49g, existem varios. acreditam que eu medi hj, na minha mão, com paquimetro da mitutoyo um 49g. pois bem, 10,3 de levante na admissão, 10,8 no escape. vai entender, eu ate travava o paquimetro e passa no outro came, existia mesmo a diferença e akele g era assimetrico. vai entender :ninja:

    1 Resposta Última resposta
    • D Offline
      D Offline
      daniel_fabricio
      escreveu em última edição por
      #2

      como assim diferenças, fabio ?

      1 Resposta Última resposta
      • J Offline
        J Offline
        JESUS
        escreveu em última edição por
        #3

        mas f?bio, todos os cames são assim?tricos, em todos os comandos.

        as variações são mínimas, mas existem.

        ? da? que existe a necessidade de enquadrar o comando. enquadrar não é posicionar, mas sim regular as válvulas pra eliminar as diferenças entre os cames.

        muitos anos atrás, o tio do mazuco aqui de sbc tinha um opala ss6 com comando 250/s, tuchos mecânicos e uma carburação feita pelo isaac.

        pois bem, o isaac tomou o cuidado de enquadrar o comando, regulando todas as folgas de válvulas de acordo com a diferença que havia entre um came e outro.

        veja bem: estamos falando de um comando de produção em larga escala, mas que ao mesmo tempo precisa ter um mínimo de qualidade, com variação mínima. imagine a variação que existe em um desses comandos c?pia fabricados em fundo de quintal…

        pois bem, o ss foi emprestado ao mazuco, que veio para o centro de sbc e andou nela com o tanque na reserva. não demorou muito tempo e os detritos entupiram os carburadores, parando o bendito seis em linha chevrolet.

        o mazuco, desesperado por ter estragado o opal?o do tio dele, levou o carro na primeira oficina que viu pela frente. o cara colocou gasolina, checou as folgas de válvulas e muito espertamente concluiu: porra, não é de se estranhar que o carro esteja uma bosta, as válvulas estão todas desreguladas .

        o coitado foi lá, pegou o manual gm e regulou todas as válvulas a quente, com a mesma medida. fez uma limpeza nos carburadores, mas o mazuco notou que o carro não andava mais a mesma coisa.

        ligou pro isaac, que perguntou o que gavia acontecido. disse que tinha levado o carro numa boca de porco, a primeira coisa que o isaac perguntou: ele não mexeu na folga de válvulas né?

        dito e feito. a sorte é que o isaac tinha anotado as folgas de válvulas para cada cilindro. levou o opalão pro velho de novo, acertou a regulagem de válvulas conforme havia anotado anteriormente e o motor voltou a ser o reloginho que era antes.

        coisa mais besta do mundo, mas que muita gente esquece.

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
          B Offline
          barata_cefet
          escreveu em última edição por
          #4

          estranho, devido a mudanças de regulamento comprei 3 comandos 49g (049109101g) na consession?ria, pra utilizar em circuito, e todos tem exatamente 10,75mm de levante tanto na admissão como no escape

          o pior que comprei um e uma agencia pra testar e depois de aprovado comprei mais dois em outro

          abraço,

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            barata_cefet
            escreveu em última edição por
            #5

            vc conferiu se o comando não passou por retífica , isto é se o diamentro da base do lábulo era a mesma?

            obs.: outro comando que eu utilizava bastante era o 53.1 (053109101.1) ele tinha 10,25mm de lift.

            abraço,

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #6

              mas f?bio, todos os cames são assim?tricos, em todos os comandos.

              as variações são mínimas, mas existem.

              ? da? que existe a necessidade de enquadrar o comando. enquadrar não é posicionar, mas sim regular as válvulas pra eliminar as diferenças entre os cames.

              muitos anos atrás, o tio do mazuco aqui de sbc tinha um opala ss6 com comando 250/s, tuchos mecânicos e uma carburação feita pelo isaac.

              pois bem, o isaac tomou o cuidado de enquadrar o comando, regulando todas as folgas de válvulas de acordo com a diferença que havia entre um  came e outro.

              veja bem: estamos falando de um comando de produção em larga escala, mas que ao mesmo tempo precisa ter um mínimo de qualidade, com variação mínima. imagine a variação que existe em um desses comandos c?pia fabricados em fundo de quintal…

              pois bem, o ss foi emprestado ao mazuco, que veio para o centro de sbc e andou nela com o tanque na reserva. não demorou muito tempo e os detritos entupiram os carburadores, parando o bendito seis em linha chevrolet.

              o mazuco, desesperado por ter estragado o opal?o do tio dele, levou o carro na primeira oficina que viu pela frente. o cara colocou gasolina, checou as folgas de válvulas e muito espertamente concluiu: porra, não é de se estranhar que o carro esteja uma bosta, as válvulas estão todas desreguladas .

              o coitado foi lá, pegou o manual gm e regulou todas as válvulas a quente, com a mesma medida. fez uma limpeza nos carburadores, mas o mazuco notou que o carro não andava mais a mesma coisa.

              ligou pro isaac, que perguntou o que gavia acontecido. disse que tinha levado o carro numa boca de porco, a primeira coisa que o isaac perguntou: ele não mexeu na folga de válvulas né?

              dito e feito. a sorte é que o isaac tinha anotado as folgas de válvulas para cada cilindro. levou o opalão pro velho de novo, acertou a regulagem de válvulas conforme havia anotado anteriormente e o motor voltou a ser o reloginho que era antes.

              coisa mais besta do mundo, mas que muita gente esquece.

              [snapback]532475[/snapback]

              pois é, regulagem de valvulas é algo tão importante quanto a troca do comando em si. apenas trocar o comando e não regular as valvulas é um grave erro com prejuizo direto no rendimento.

              isso sem contar qdo se troca por um comando de outro fabricante, onde as vzs as 8 valvulas ficam abertas direto.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #7

                entao o que fiz foi medir o circulo base e o lado mais alto em todos os lobulos. o comando é bem novo. medi em todos os cames e sempre o mesmo.

                partindo da polia:

                1? = 10,8

                2? = 10,3

                3? = 10,8

                4? = 10,3

                5? = 10,3

                6? = 10,8

                7? = 10,3

                8? = 10,8

                1 Resposta Última resposta
                • V Offline
                  V Offline
                  Vences
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  estranho, devido a mudanças de regulamento comprei 3 comandos 49g (049109101g) na consession?ria, pra utilizar em circuito, e todos tem exatamente 10,75mm de levante tanto na admissão como no escape

                  o pior que comprei um e uma agencia pra testar e depois de aprovado comprei mais dois em outro

                  abraço,

                  [snapback]532487[/snapback]

                  :ninja: :) :pix: b)

                  caramba mais uma informação para os milhões de tópicos sobre o mitol?gico 049g

                  eu sempre soube que era assim?trico… mais levante no escape do que na admissão.

                  já li que a admissão era 10,2 ; 10,3 ; 10,5

                  escape 10,8 ; 10,9

                  lobe 108, 110

                  a duração então... tudo o possível entre 260? e 272?... mas em geral com mais graus na admissão do que no escape.

                  mas admissão com o mesmo lift que no escape pra mim é novidade...

                  mas é bom saber. se os novos que se compram em autorizada hoje em dia forem assim... melhor


                  alguém sabe dizer pq o 027.7 parou de fabricar enquanto o 049g que é muito mais velho e parou de fabricar é muito mais tempo ainda está em produção ?

                  []?s

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    JESUS
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    entao o que fiz foi medir o circulo base e o lado mais alto em todos os lobulos. o comando é bem novo. medi em todos os cames e sempre o mesmo.

                    partindo da polia:

                    1? = 10,8

                    2? = 10,3

                    3? = 10,8

                    4? = 10,3

                    5? = 10,3

                    6? = 10,8

                    7? = 10,3

                    8? = 10,8

                    [snapback]532547[/snapback]

                    a partir destas medidas você calcula a folga de válvulas e voil?, seu comando estará enquadrado.

                    alguém sabe dizer pq o 027.7 parou de fabricar enquanto o 049g que é muito mais velho e parou de fabricar é muito mais tempo ainda está em produção ?

                    []?s

                    [snapback]532570[/snapback]

                    não parou. o problema é de log?stica mesmo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      a partir destas medidas você calcula a folga de válvulas e voil?, seu comando estará enquadrado.

                      [snapback]532574[/snapback]

                      negativo. vai estar apenas com as folgas igualadas.

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Rafael16V
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        bom, aqui em poa já ouvir vêrias pessoas dizerem que tem 3 tipos de 49g… g1, g2 e g3 e que o mais brabo era o g3, mas era mosca branca de olhos azuis e coisas do tipo

                        agora até onde isso é verdade ou mentira... não tenho nem idéia

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          não é a 1? vez q ouão existirem varios modelos 49g

                          medi ontem pra tirar a duvida mesmo e akele era assimetrico.

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            existe mais de um 049 , isso é certeza. agora, existir variações de uma peça q tem o mesmo numero no catélogo é um pouco demais pra ser realidade né…

                            tem q pegar um comando zero e medir, ai sim. pq medir comando usado não é a mesma coisa devido ao desgaste.

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
                              D Offline
                              daniel_fabricio
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              quem mediu por aqui já me falou que era coisa de 10,5 de levante em escape e admissão.

                              já que falaram no 027, eu liguei pra todas as concession?rias vw e ford daqui de curitiba, passei o part number (o pn é o mesmo pré ford e vw, já que esse comando veio nos logus wolfstein, pointer gti e nos ex-corte xr3), na ford aparece como peça cancelada em estoque, na vw não tem e tem pedido na fábrica.

                              tentei achar nos desmanches mais conhecidos algum pointer gti, escort ou logus e não achei em lugar nenhum… eu quero fazer um cabe?otinho b?sico hidr?ulico pré rua e queria um comando desse... dormi pensando nele e sonhei que tinha achado um pointer batido e quando abri a tampa de válvulas e girei o motor na mão, o comando girou e na estampa dele estava 026 alguma coisa... pesadelo

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
                                D Offline
                                daniel_fabricio
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                vc conferiu se o comando não passou por retífica , isto é se o diamentro da base do lábulo era a mesma?

                                obs.: outro comando que eu utilizava bastante era o 53.1 (053109101.1) ele tinha 10,25mm de lift.

                                abraço,

                                [snapback]532488[/snapback]

                                esse 053 é o que o pessoal usa em circuito com muita curva , pré ter mais torque ?

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
                                  J Offline
                                  JESUS
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  negativo. vai estar apenas com as folgas igualadas.

                                  [snapback]532575[/snapback]

                                  a duração depende da folga de válvula, logo, o comando estará enquadrado sim.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
                                    ? Offline
                                    Visitante
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    a duração depende da folga de válvula, logo, o comando estará enquadrado sim.

                                    [snapback]532628[/snapback]

                                    se a duração fosse o mesmo q enquadramento sim, estaria. mas não ?.

                                    ajustar a folga das valvulas é uma coisa, enquadrar é outra totalmente diferente.

                                    enquadramento é por o comando em total sincronismo com o virabrequim de acordo com seu diagrama.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
                                      J Offline
                                      JESUS
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      se a duração fosse o mesmo q enquadramento sim, estaria. mas não ?.

                                      ajustar a folga das valvulas é uma coisa, enquadrar é outra totalmente diferente.

                                      enquadramento é por o comando em total sincronismo com o virabrequim de acordo com seu diagrama.

                                      [snapback]532629[/snapback]

                                      o qual de nada serve se as folgas de válvulas estiverem incorretas…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
                                        ? Offline
                                        Visitante
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        o qual de nada serve se as folgas de válvulas estiverem incorretas…

                                        [snapback]532631[/snapback]

                                        ??

                                        vc pode deixar as folgas certinhas nas valvulas e mesmo sim estar andando com o comando fora de enquadramento.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
                                          A Offline
                                          Adriano Sushi
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          deixa eu aproveita esse topico :p …

                                          então alguem sabe qual eh o melhor enquadramento pro 49g?

                                          valew

                                          adriano nogueira

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários