Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Alcool vs carro destaxado.

Alcool vs carro destaxado.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
67 Posts 14 Posters 6.8k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • A Offline
    A Offline
    Adriano Sushi
    escreveu em última edição por

com menos de 7 de taxa já queima de boa alcool.

claro q nao fica igual a 13 de taxa. mas anda na boa.

[snapback]541932[/snapback]

ok funciona, mas satisfatoriamente? claro q fui meio extremista em falar q nem liga o motor… :p mas o que me referi eh q não tem rendimento satisfatério, e nem consumo satisfatério...

eu sou teimoso pa caraio nas coisas. tava pensando:

blz, o alcool adiantando ponto deve produzir mais potencia q a gasolina ok, mas em relação a qual ponto na gasolina? original? um carro a alcool com 12,3 de taxa trabalha com 9 é iniciais, mas mesmo socando 18, 20 graus iniciais as vezes não grila, só tem q dar uma atrasadinha no ponto final.  e o gasolina q trabalha com 6? inicial? 12 graus pelo visto vai bem tb. no meu agora com a taxa q esta e usando alcool já comeão a curva de ponto em 27 graus, por isso q dá potencia msm.

depois pense: vc fazendo o balanão energ?tico no alcool vc vai ter mais enegia proveniente da queima ok? sim. mas vai ter q adiantar o ponto bem mais q na gasolina de modo que dando a faisca antes do tempo e com a queima mais lenta q a da gasolina pela falta de taxa, o pico de pressão na camara vai ocorrer logo apos o pistao ultrapassar o pms. mas e a energia do combustivel que se desperdi?ou na queima com o pistao subindo pra aumentar a pressão na camara? e a energia cinetica desperdi?ada pelo motor empurrando o pistao pra cima contra a queima? são apenas pensamentos q me ocorram…

[snapback]541937[/snapback]

deixa eu pensar com vc…

os dois combustiveis vão dar potencia com o ponto :(

mas supondo condições ideais pra ambos (acho q eh isso q vc quer falar com balanão energetico), o alcool sempre da mais potencia por causa q ele guenta mais certo?

o fato de a gasolina ter queima mais lenta, chega a atrapalhar tanto assim, q a queima c de na subida do pistão? acho q esse não seria o ponto q daria mais potencia heim fabio, acho q o ponto mais ideal seria o q explode em pms, claro q a faisca teria q saltar antes do pistão chegar em pms, mas saltar mt antes disso com certeza comprometeria o rendimento…

1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima

qdo falo balanão energ?tico me refiro é fisica. o overspeed postou essa conta outro dia. supondo a queima na mesma taxa, alcool + ar @ 9:1 de mistura libera x de energia na queima. gasolina + ar @ 14,3 ( acho q é isso ) libera y. na conta do nosso amigo over, x era maior q y, alem do agravante do motor rodando com alcool admitir mais mistura pelo fato do ar ser resfriado na admissão.

só nisso o motor já teria mais potencia, porem o alcool tem a queima mais lenta que a gasolina, por isso admite e exige mais ponto ( no caso do motor taxado pra alcool nao, pq com mais pressao ele queima mais rapido ).

o que botei em questão foi o seguinte: como no motor com taxa de gasolina rodando no alcool tem q rodar com mais ponto, significa que a queima se inicia mais antecipada ainda que a queima da gasolina freiando a subida do pistao e consequentemente o motor, se jogarmos os 2 combustivel no talo de ponto ( de cada combustivel ) qual teria mais potencia?

• F Offline
        F Offline
        Fabio Lima

soh digo isso pq foi uma ideia q passou derrepente. sempre vejo o pessoal comparando motor convertido a alcool com gasolina, mas tucha de ponto no alcool e compara com o a gasolina com ponto original de fabrica.

• O Offline
          O Offline
          overspeed

com a mesma taxa o alcool teoricamente rende uns 3 a 4% a mais, e como permite usar mais ponto para a mesma taxa costuma render uns 8 a 10% a mais…em alguns casos eu vê conseguir 15% sobre o mesmo motor a gasosa com ponto conservador (entenda como de fabrica)

• A Offline
            A Offline
            Adriano Sushi

ahn ta o que vc falou sobre balanão energetico, foi o q eu pensei, mas não soube me explicar tão bem :(

o que não tinha pensado eh no fato de o alcool refrigerar a mistura, q realmente acontece :p

realmente quando a turma converte o carro a alcool compara com o rendimento de antes com o carro original, o q eu acho sacanagem…

ok considerando os dois com a mesma taxa, e não cada um com a sua taxa ideal...

acredito q em baixa a gasolina renda mais, e em alta o alcool mostre a sua força, até pq esquenta menos, e permitiria mais ponto, isso sem amarrar, ou freiar o motor por excesso de ponto... como a gasolina esquenta mais, e tem a queima mais lenta, isso se reflete em menos potencia, e mais torque. acredito eu q seja assim.

• C Offline
              C Offline
              CrasH

agora pergunta.. o consumo sim esta relacionado a taxa correto?

• F Offline
                F Offline
                Fabio Lima

q vontade de abrir meu motor e botar os pistoes de alcool :(

lembro q ate o cheiro dos gases q saiam pelo escape eram diferentes com os proximos de 15 de taxa. cheiro gostoso de alcool bem queimadinho, nao esse bafo de alcool que sai agora parecendo excesso.

• F Offline
                  F Offline
                  fusca84

nao li todas as respostas (pressa e preguica).

mas seguinte. tenho um fusca com motor a ar 1776cc (1.8l) comandao 286, cabecote original do 1600 com camaras de combustao redesenhadas e menos de 8:1 de taxa.

esse motor vira 6500 rpm andando no alcool e da tchauzinho pra golfs e astras 2.0. isso tudo antes de montar a turbina.

vai com fã que mesmo destaxado da pra tirar um rendimento bem legal do motor engolindo alcool. tem que trabalhar o ponto de ignicao e alimentacao. fora isso, nao tem muito misterio.

[]s

• F Offline
                    F Offline
                    Flavio Cruz

alcool sempre vai vir mais potencia…

agora, pra beber na media menos, é obrigatorio taxa no alcool...

• A Offline
                      A Offline
                      Adriano Sushi

agora pergunta.. o consumo sim esta relacionado a taxa correto?

[snapback]542119[/snapback]

sim muda o consumo com mais taxa o carro tende a ficar mais economico.

q vontade de abrir meu motor e botar os pistoes de alcool  :(

lembro q ate o cheiro dos gases q saiam pelo escape eram diferentes com os proximos de 15 de taxa. cheiro gostoso de alcool bem queimadinho, nao esse bafo de alcool que sai agora parecendo excesso.

[snapback]542123[/snapback]

putz achei q so eu era loko de ficar sentido o cheiro dos gases pra saber c ta queimando legal a mistura… :p

• F Offline
                        F Offline
                        Fabio Lima

dah nada nao, eu sou burro e teimoso, nao vou descansar enquanto nao ouvir meu motor bater pino. nem q tenha q andar na gasolina pra isso.

hj vou pra jundiai buscar um jg de gicles de lenta pro 3e de opala a gasolina.

• C Offline
                          C Offline
                          CrasH

bom agora vou colocar a coisa mais interessante… provavelmente estara entrando um kit nitro de 60cv aproximadamente... seria mais seguro alcool devido a resistencia a detona?ao ou deixa na gasola mesmo?

• F Offline
                            F Offline
                            Fabio Lima

pronto. tá na gasolina, 17 grau inicial / 40 final / 9,5:1 de taxa / comando g / 3e de opala.

agora posso falar q meu carro tem mecanica 1.8s… não sei se foi pelo fato do carburador ter dado melhor acerto, seilah, mas agora tá me empolgando d novo o carro, não a manquisse q tava q podia durmir no volante ...

oia q engraçado... eeeee bendita teimosia.

• G Offline
                              G Offline
                              Glauco

pronto. tá na gasolina, 17 grau inicial / 40 final / 9,5:1 de taxa / comando g / 3e de opala.

agora posso falar q meu carro tem mecanica 1.8s… não sei se foi pelo fato do carburador ter dado melhor acerto, seilah, mas agora tá me empolgando d novo o carro, não a manquisse q tava q podia durmir no volante ...

[snapback]542428[/snapback]

mesmo com esses 40 de final não bateu pino? nem amarrou????????/

• F Offline
                                F Offline
                                Fabio Lima

nadica de nada. ficou top…

pense q eu estou alimentando bem o motor tb. fui na ideia do overspeed, ponto pra dar potencia e mistura pra não deixar grilar.

pelomenos dessa vez nao foi na base do chutometro... medi com pistola de ponto...

• F Offline
                                  F Offline
                                  fsobral86

[snapback]542428[/snapback]

fez o que? só colocou o 3e pra rodar na gasolina?

• F Offline
                                    F Offline
                                    Fabio Lima

fez o que? só colocou o 3e pra rodar na gasolina?

[snapback]542442[/snapback]

acertei um motor aspiradinho a gasolina com mais ponto e taxa, assim como se faz num alcool original. fico bom pra minha supresa. vamos ver o consumo agora.

• O Offline
                                      O Offline
                                      overspeed

nadica de nada. ficou top…

pense q eu estou alimentando bem o motor tb. fui na ideia do overspeed, ponto pra dar potencia e mistura pra não deixar grilar.

pelomenos dessa vez nao foi na base do chutometro... medi com pistola de ponto...

[snapback]542439[/snapback]

minha idéia naum… todo mundo que tem um minio de conhecimento de mecânica sabe que o negócio funciona assim:

qto mais ponto mais potência até começar a detonar

qto mais combustável mais potência até começar a embolar

e secind?riamente mais combustável diminui a tend?ncia a detonação

vc soma as duas coisas e entende poruqe a fabrica num tira o máximo de desempenho (porque vc precisa num certo momento enriquecer um bocado pra diminuir muito pouco a chance de ter detonação) aí aumenta muito o consumo pra um ganho pequeno de potência - as fabricas param muito antes desse ponto porque ter 5% de cv a mais, mas fazer 15 ou 20% a menos por litro é na visão de quem faz um carro pra uso geral uma besteira...pra quem procura desempenho não... se justifica.

agora 40? com 9,5:1 na gasosa tá al? onde é legal mesmo... já vê gente usando 45? com essa taxa...mas não recomendo naum...ali?s cuidado nos dias mais quentes

• F Offline
                                        F Offline
                                        Fabio Lima

medi 0-100 de velocimetro hj de manha.

9,5 segundos…

mas sabe como ?, no cambio ps era 1? e 2?.

de pv agora tem q por 3? tb. e a dá de enfiar no grau a 3? do mesmo geito q passa a 2?. perde um tempinho ai mas tá bao...

• A Offline
                                          A Offline
                                          arved

agora me surgio uma duvida…. meu carro eh a gasolina original, gol powe acredto q seja taxa de 10:1 e to com o ponto original adiantado pra 12? e vez de 9? essas semanas fiz uns teste, puz alcool no tanque,.. pra ligar de manha eh uma desgraceira.. enche ateh o saco mas depois q pega vem normal.. foda q venho de casa pro trabalho com o motor friu e percebi q eh ae q ta vindo mais força... o carro fica ignorante com motor friu quando esquenta fica mais xoxo... eh estranho mas nao senti muuuuita diferença do alcool pra gasolina... hj vou por gasola denvo e testar.. vamo ver se sinto difereen?a...

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários