Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Futura injecao eletronica

Futura injecao eletronica

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
1.7k Posts 99 Posters 130.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    menegotto
    escreveu em última edição por

tem gente que viu muito velozes e furiosos…

1 Resposta Última resposta
    • L Offline
      L Offline
      Lost

eu não concordo com essa coisa de um mapa só pra qualquer condição. e digo isso por experiência própria.

tem situações com giro mais baixo que mesmo com 50-60% de tps você já chega na pressão atmosférica, ou muito próximo dela.

só que com um mapa só você ou vai andar com lambda 1.0 - ou até mais pobre - nessa situação (que não vai derreter seu motor), ou você acaba andando um pouco mais rico pra privilegiar o torque.

então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

trocar de mapa com botãozinho, eu só faria se quisesse o carro pra andar num circuito. aí acho que o que se privilegia é sempre a maior potência disponível, não importando a posição do acelerador, pra ganhar nos décimos e centésimos de segundo hehe…

mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. É como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

nao é necessario trocar de mapa, pois por ser map x rpm automaticamente em cada area de rpm vc tem possibilidades diferentes de acerto por map. voce teria essa necessidade em um sistema que nao cruza de verdade rpm e map.

sim, na fuelbox ainda existe correção por tps, mas eu mesmo nao uso no meu carro por simplesmente nao existir necessidade.

posso andar com lambda 1,05 até por exemplo 4000 rpm x pressao atmosferica, e trabalhar mais rico caso venha pressao nessa rotacao, ou tenha mais rotacao, tudo isso sem precisar corrigir por tps simplesmente por trabalhar rpm x map, daí nao existe necessidade de troca de mapa.

voce só vai precisar trocar de mapa, se quiser por exemplo uma calibração que trbalhe com 0,90 de sonda a 1 bar e rpm > que 4000 e com isso tem uma calibração com uma quantidade de ponto, ai tem outra calibração que trabalha com 0,80 e mais avanço por exemplo, ai sim vai ser necessario trocar de mapa pra ter um comportamento diferente na mesma faixa que voce tinha outro comportamento no outro mapa.

. tambem nessa outra calibração pode ter outra calibração de pressao da turbina, liberando mais pressao desde rpms mais baixas até la em cima, mudanto totalmente a caracteristica do carro e realmente liberando mais cvs. tudo bem que os cvs voce controla no acelerador, mas todo mundo sabe que se ta disponivel voce acaba usando sempre. se puder manter o carro em uma calibração que limita mais a pressao e trabalha com lambda mais pobre e ponto mais tranquilo mesmo com pressao e tal, e trocar pra uma calibração que libera mais pressao na turbina, mais mistura e ponto, é legal sim. o problema vai ser manter o carro na calibração mais mansa, pq o natural vai ser querer andar só na mais forte sempre né :pix:

acho que ta meio confuso pra entender… qqr coisa pergunta ai que eu tento melhorar a explicação... escrever é uma porcaria...

• 1 Offline
        1 Offline
        16volts

mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. É como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

pois é, o problema é que não se trata de uma regra de 3… talvez em rpms mais altos dê pra assumir isso, mas em baixa, não.

a partir de uma determinada abertura de tps, a pressão do coletor já vai ser máxima praquela condição, não sendo esse valor de tps necessariamente igual a 100%. a 1500 rpm, depois de sei lá, 50% de tps seu valor de map não muda. só que se você engordar um pouquinho a mistura vai ter mais torque nessa situação. só que com 50% de tps você quer todo o torque do mundo é não. então vai andar com 1.0-1.05 de lambda... aí se você precisar de mais um gás, com mais tps a mistura vai engordar pra 0.86-0.90 (onde a maioria dos motores acaba tendo torque máximo).

não é à toa que as injeções originais tem outro mapa depois que o tps passa de um valor x que acaba sendo mais rico.

pra ilustrar, eu me refiro às faixas que deixei destacado no meu mapa de combustível. os valores do eixo y são a pressão do coletor em kpa :

abs

• L Offline
          L Offline
          Lost

mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. é como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

pois é, o problema é que não se trata de uma regra de 3… talvez em rpms mais altos dê pra assumir isso, mas em baixa, não.

a partir de uma determinada abertura de tps, a pressão do coletor já vai ser máxima praquela condição, não sendo esse valor de tps necessariamente igual a 100%. a 1500 rpm, depois de sei lá, 50% de tps seu valor de map não muda. só que se você engordar um pouquinho a mistura vai ter mais torque nessa situação. só que com 50% de tps você quer todo o torque do mundo é não. então vai andar com 1.0-1.05 de lambda... aí se você precisar de mais um gás, com mais tps a mistura vai engordar pra 0.86-0.90 (onde a maioria dos motores acaba tendo torque máximo).

não é à toa que as injeções originais tem outro mapa depois que o tps passa de um valor x que acaba sendo mais rico.

pra ilustrar, eu me refiro às faixas que deixei destacado no meu mapa de combustível. os valores do eixo y são a pressão do coletor em kpa :

abs

a regra de 3 que eu disse funciona sim, e se assume em qualquer condição, porem, se mantendo o mesmo lambda. no seu exemplo, voce inseriu uma quarta variavel aí que é o tps com a intenção de modificar o lambda mesmo estando em uma mesma situação de map. entao no seu exemplo, é como se fosse 4d e não 3d.

entendi melhor a sua posição, é que é uma calibração um tanto avançada para a maioria do pessoal que mexe com sistemas programáveis onde nao se tem nem acerto por rpm x map x t.i. quanto mais rpm x map x tps x t.i. :d

totalmente valida a sua colocação, porem, mesmo assim, nao é necessario mudar de mapa. basta uma tabela de correção por tps x rpm. onde por rpm se conhece o valor de map para cada situação de tps, e pode-se prever que terá pressao atmosferica acima de x% de tps em uma determinada rpm e entao pode-se alterar a mistura propositalmente em função do tps mesmo com o mesmo valor de map.

voce só vai precisar mudar de mapa, se pra mesma situação de rpm x map e rpm x tps quiser outro lambda por exemplo…

nas marelli de competição, se tem diversos mapas de rpm x map, um pra cada situação de tps. entao ao mudar o tps ele muda de conjunto de mapas. um inferno pra calibrar, entao preferi na fuelbox implementar o mapa de correção por rpm x tps que da o mesmo efeito e é mais simples de ajustar :)

na fuelbox é assim:

map x rpm x t.i.

% tps x rpm x % correção sobre t.i.

• G Offline
            G Offline
            G u s t a v o

mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. é como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

abs

a regra de 3 que eu disse funciona sim, e se assume em qualquer condição, porem, se mantendo o mesmo lambda. no seu exemplo, voce inseriu uma quarta variavel aí que é o tps com a intenção de modificar o lambda mesmo estando em uma mesma situação de map. entao no seu exemplo, é como se fosse 4d e não 3d.

entendi melhor a sua posição, é que é uma calibração um tanto avançada para a maioria do pessoal que mexe com sistemas programáveis onde nao se tem nem acerto por rpm x map x t.i. quanto mais rpm x map x tps x t.i. :d

totalmente valida a sua colocação, porem, mesmo assim, nao é necessario mudar de mapa. basta uma tabela de correção por tps x rpm. onde por rpm se conhece o valor de map para cada situação de tps, e pode-se prever que terá pressao atmosferica acima de x% de tps em uma determinada rpm e entao pode-se alterar a mistura propositalmente em função do tps mesmo com o mesmo valor de map.

voce só vai precisar mudar de mapa, se pra mesma situação de rpm x map e rpm x tps quiser outro lambda por exemplo…

nas marelli de competição, se tem diversos mapas de rpm x map, um pra cada situação de tps. entao ao mudar o tps ele muda de conjunto de mapas. um inferno pra calibrar, entao preferi na fuelbox implementar o mapa de correção por rpm x tps que da o mesmo efeito e é mais simples de ajustar :)

**zézão que o diga.

digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.**

• L Offline
              L Offline
              Lost

**zézão que o diga.

porque falta?

• G Offline
                G Offline
                G u s t a v o

**zézão que o diga.

porque falta?

toca 10 bicosó 5 de alta impedância e 5 de baixa impedância? lâmbda ativo tem tb? sério, quero acertar o carro e não mexer mais controle de pressão e afins

• L Offline
                  L Offline
                  Lost

a fuelbox tem 6 saidas individuais pra controle de injetores/boost/nitro. cada saída pode ser configurada individualmente com relação ao que ela faz, por exemplo, se é injetor primeira bancada, segunda bancada, boost ou nitro.

pra sua configuração, poderia usar 5 saidas nos bicos de alta impedancia (baixa vazao ou primeira bancada) pra trabalhar semi-sequencial e ter dirigibilidade original, e usar a saída 6 pra tocar os 5 bicos de baixa impedancia (baixa impedancia se usa peak and hold).

porem, o controle de pressão de turbo é feito através dos mesmos canais de controle dos injetores, entao dessa forma, já estaria utilizando os 6 canais e nao sobraria pra controlar a pressao de turbo.

eu sugiro montar com apenas 5 bicos bons (deka, bosch ou até trickflow) trabalhando semi-sequencial (gastando 5 saidas com os injetores) e a sexta saída utilizar para o controle de pressao.

estamos montando um marea assim.

sim, tem lambda ativo…

sim, se nao tem algo hoje, amanha pode ter :d

po, da uma lida na documentação... eita povo preguiçoso...

• G Offline
                    G Offline
                    G u s t a v o

**lost, eu já sabia disso o lance é que eu rodo já com fueltech e toda a adaptação feita, uso 5 siemens de alta impedancia de 80lb e + 5 trickflow de 120lb de baixa impedância.

eu tenho já o visor da fueltech de sonda wideband e tenho o booster controller da fueltech tb. ando todo dia com o carro e já subiu aqui em brasília 660cv na roda.**

• 1 Offline
                      1 Offline
                      16volts

então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

tanto é que antes de postar isso aí pra cima dei uma pesquisada sobre a fb gostei muito da ideia.

infelizmente na megasquirt eu não tenho acesso a isso, então uso o table switching , que pra cima de 85% de tps o mapa é trocado por outro pouco mais rico nessa faixa.

jakka, pq não usar 5 bicos no marea com injeção sequencial ?

• L Offline
                        L Offline
                        Lost

zézão que o diga.

digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.

faltar nao falta. o equipamento que voce usa é que nao faz.

**lost, eu já sabia disso o lance é que eu rodo já com fueltech e toda a adaptação feita, uso 5 siemens de alta impedancia de 80lb e + 5 trickflow de 120lb de baixa impedância.

eu tenho já o visor da fueltech de sonda wideband e tenho o booster controller da fueltech tb. ando todo dia com o carro e já subiu aqui em brasília 660cv na roda.**

que lance? nao entendi.

poderia usar só 6 bicos bosch de 160 ou 220lbs…

se vc nao mexer na instalação, nao vai resolver o problema(foi voce quem disse que tem problema, que nao está 100% satisfeito)

desculpe se me fiz entender errado, mas este tópico nao é um classificados e o intuito não é vender nada mas sim discutir questões técnicas claro, relacionadas a fuelbox afinal é o assunto do tópico.

• L Offline
                          L Offline
                          Lost

tanto é que antes de postar isso aí pra cima dei uma pesquisada sobre a fb gostei muito da ideia.

infelizmente na megasquirt eu não tenho acesso a isso, então uso o table switching , que pra cima de 85% de tps o mapa é trocado por outro pouco mais rico nessa faixa.

entao concorda que dessa forma, no caso da fuelbox, nao é necessaria a troca de mapa?

no seu caso, voce troca o mapa em 85% em qualquer situação de rpm. no caso da fuelbox, consegue trabalhar de formas diferentes e gradualmente (transição suave) entre uma situação de tps e outra…

• 1 Offline
                            1 Offline
                            16volts

sim, concordava e continuo concordando :d

• G Offline
                              G Offline
                              G u s t a v o

qual? vc está em sp onde tudo é mais fácil.

que lance? nao entendi.poderia usar só 6 bicos bosch de 160 ou 220lbs…se vc nao mexer na instalação, nao vai resolver o problema(foi voce quem disse que tem problema, que nao está 100% satisfeito)desculpe se me fiz entender errado, mas este tópico nao é um classificados e o intuito não é vender nada mas sim discutir questões técnicas claro, relacionadas a fuelbox afinal é o assunto do tópico.

**o problema são 2. toda a instalação ter de ser refeita, e a segunda o acerto. tipo se der uma zica depois de uns 5 meses eu fico a pé . quanto tempo leva pra fabricar um chicote desses no carro?

sei do intuito lost, relaxa.**

• L Offline
                                L Offline
                                Lost

toca 10 bicosó 5 de alta impedância e 5 de baixa impedância? lâmbda ativo tem tb? sério, quero acertar o carro e não mexer mais controle de pressão e afins

toca 10 bicos sim, 5 de alta e 5 de baixa. tem lambda ativo tambem, sério sim. tem controle de pressao e afins tb.

se vc acertar o carro, nao tem porque mexer denovo. apenas respondendo as suas colocações.

**o problema são 2. toda a instalação ter de ser refeita, e a segunda o acerto. tipo se der uma zica depois de uns 5 meses eu fico a pé . quanto tempo leva pra fabricar um chicote desses no carro?

sei do intuito lost, relaxa.**

o problema que me referi foi quanto a voce hoje acertar o carro e ter que ficar mexendo, que foi o que deu a entender no primeiro quote.

fabricar um chicote leva uns 2 ou 3 dias no maximo.

se der uma zica , depende muito da zica , e esse perigo vc tem mesmo em carro original. na fuelbox adotamos padroes que atendem a montadora pra diminuir o risco de zica .

tem só um detalhe que eu acho o principal: a fuelbox gerencia tambem a ignicao mesmo no 5 cilindros, coisa que voce nao está tendo. é um sistema de injeção eletronica de verdade :d

• L Offline
                                  L Offline
                                  Lee

muito bom, gostei do padrão vw.

também estou entrando no time que odeia a fueltech. não serve pra uso urbano, o que o jakka disse é correto, valor de lambda varia muito, uma hora acerta, logo após tá variando denovo.

previsão de venda? sou forte candidato a ter uma dessa.

• L Offline
                                    L Offline
                                    Lost

também estou entrando no time que odeia a fueltech. não serve pra uso urbano, o que o jakka disse é correto, valor de lambda varia muito, uma hora acerta, logo após tá variando denovo.

porque previsão de venda? acho que deviamos mudar o titulo do tópico, afinal, vai fazer 5 anos do inicio do desenvolvimento.

está a venda faz tempo, porém, voce nao vai encontrar de baciada em lojas. trabalhamos com encomenda.

pra quem quer de verdade está a venda :d

• C Offline
                                      C Offline
                                      celso

porque previsão de venda? acho que deviamos mudar o titulo do tópico, afinal, vai fazer 5 anos do inicio do desenvolvimento.

está a venda faz tempo, porém, voce nao vai encontrar de baciada em lojas. trabalhamos com encomenda.

pra quem quer de verdade está a venda :)

apoiado

que tal de futura injeção para injeção do futuro :d heheheh

• L Offline
                                        L Offline
                                        Lost

apoiado

que tal de futura injeção para injeção do futuro :d heheheh

boa :)

• Z Offline
                                          Z Offline
                                          Zé chedid

apoiado

que tal de futura injeção para injeção do futuro :hauhau: heheheh

boa :d

lost para sua injeção ficar boa de verdade, ela deve usar pressostato e conter aérolidos de adamantium uhahuahuaua. brincadeira… abraçao nobre amigo

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários