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Shift-light

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    Ktulu
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    #22

    cortar bico injetor??

    e se a falta??? :humpft:

    vai cortar. não diminuir…

    sem gasolina nao vai ter o que estourar, entao nao vai ter problema de mistura pobre ou superaquecer.

    tá certo isso que eu escrevi?

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      *Felipe*
      escreveu em última edição por
      #23

      acho q se cortar ele vai criar ponto quente..

      ai o negócio fica complicado.

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      • S Offline
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        Snake
        escreveu em última edição por
        #24

        tem que ver como funciona nos originais…

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        • K Offline
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          Ktulu
          escreveu em última edição por
          #25

          roubei de um topico nos classificados de outro forum, sobre o limitador de rotacao da je:

          p:esse limitador de giros é aquele que qdo chega a determinada rotação o carro fica dando aquelas tossidas , tipo papapapa… é isso?

          r:? isso mesmo...esses apagagas que vc quer dizer é que ele fica ligando e desligando a ignição do seu carro...ai o giro nao sobe...

          então acho que é só colocar na alimentação da bobina mesmo...

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            Stefan
            escreveu em última edição por
            #26

            mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

            acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

            legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

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            • S Offline
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              Snake
              escreveu em última edição por
              #27

              mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

              acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

              legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

              já já o piu aparece e explica como que funciona esse negócio certinho…

              pra dar calão tem que imundar o pistao de combustivel... só nao sei sobre a combustão expontanea...

              1 Resposta Última resposta
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                *Felipe*
                escreveu em última edição por
                #28

                acho q isso não eh facil assim..

                se vc corta a ignição, encharca,

                se vc corta o combustivel, ponto quente…

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                • ? Offline
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                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #29

                  nao precisa de tradução não, é tudo codigo de componente fácil de ser encontrado. basta saber que resistencias = resistores, condensadores = capacitores.

                  ktulu,

                  vou tentar montar este sozinho e que ria que vc me tirasse umas dúvidas.

                  o que eu preciso fazer pra trocar essa lampada automotiva da ponta por um led grande de alto brilho?

                  não entendi como é feita a ligação no carro. nem identifiquei na placa de onde puxo os fios.

                  poderia me ajudar?

                  valeu

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #30

                    o esquema de regular o giro no potenciometro já está no projeto ou tenho que adaptar?

                    1 Resposta Última resposta
                    • K Offline
                      K Offline
                      Ktulu
                      escreveu em última edição por
                      #31

                      ktulu,

                      vou tentar montar este sozinho e que ria que vc me tirasse umas dúvidas.

                      o que eu preciso fazer pra trocar essa lampada automotiva da ponta por um led grande de alto brilho?

                      não entendi como é feita a ligação no carro. nem identifiquei na placa de onde puxo os fios.

                      poderia me ajudar?

                      valeu

                      é só colocar o led com um resistor de 280ohms no lugar da lampada.

                      pra ver aonde saem os fios, acha lá na placa onde tá escrito +, - e b. + liga no positivo da bateria, - no negativo da bateria e b na bobina, no negativo dela.

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Piu
                        escreveu em última edição por
                        #32

                        cada montadora usa seu próprio método pra cortar o motor por excesso de rotação.

                        nos carros carburados, simplesmente a ignição pora de mandar os pulsos pra bobina, já que não tem como cortar o combustável.

                        um limitador de rpm pra carburado poderia ser feito por um rel? interrompendo os pulsos que vão pro módulo de ignição. dessa forma não é necessário que o rel? trabalhe com as correntes elevadas da bobina.

                        pros eletrúnicos de plant?o: é necessário que o limitador seja sincronizado com a ignição, ou seja, ele deve interromper o pulso de ignição apenas no momento imediatamente após a fa?sca ser dada. se por um motivo qualquer ele interromper durante o dwell time da bobina (período de carga), pode acontecer da bobina soltar a fa?sca na hora errada e a mistura explodir com as vêlvuvas de admissão abertas, dando retrocesso no coletor e carburador.

                        ? imperativo que o circuito espere o ciclo anterior se completar para só então cortar, ou melhor interromper os pulsos para o sistema de ignição.

                        pra quem mexe com microprocessadores ou pics, isso é tetinha de fazer.

                        quanto aos sistemas limitadores de carros injetados, o que se faz atualmente é cortar o combustável interrompendo os pulsos dos bicos injetores.

                        tem marca que corta os 4 injetores duma vez e tem marca que corta de apenas 2 cilindros, para o carro não dar aqueles trancos de falta instantanea. claro que isso pra carros multiponto. pra carros mono, só tem um bico mesmo pra cortar e esse alimenta todos os cilindros de uma vez.

                        pra se fazer um limitador pra injetado, basta colocar o rel? que cortaria os bicos na linha de 12v deles. cortando de uma vez, não tem problema de mistura pobre.

                        1 Resposta Última resposta
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                          *Felipe*
                          escreveu em última edição por
                          #33

                          ah soh…

                          grande piu

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            gardenal
                            escreveu em última edição por
                            #34

                            err… q complica?ao...

                            monta um ai q eu testo na saverex... :humpft:

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
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                              *Felipe*
                              escreveu em última edição por
                              #35

                              pode deixar…

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
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                                Ktulu
                                escreveu em última edição por
                                #36

                                montei aqui no protoboard e testei

                                o circuito funcionou, só que tive que tirar o capacitor da entrada da bobina (c6). e a lampada antes de acender fica piscando…. ai eu coloquei um pequeno capacitor com um lado na junção de d1 e r2 e o outro lado pro terra. usei o capacitor c6 que tava na mao. desse jeito a lampada parou de piscar antes de acender, porem ela acende e mesmo depois que o giro cai ainda fica acesa por um tempinho. (menos de 1 segundo). o capacitor tá segurando a lampada acesa. mas é só colocar um capacitor de valor mais baixo pra corrigir isso.

                                e outra coisa, na pagina tem 2 desenhos de placa. o primeiro desenho tá faltando a ligação do pino do meio do regulador pro terra. no segundo desenho isso já tá corrigido.

                                outra coisa que nao gostei é que o potenciometro tá muito sensável, voce regula o giro numa pequena faixa (uns 20? do potenciometro). qualquer hora eu calculo o valor da resistencia pra colocar junto pra aproveitar todo o potenciometro na faixa de rotacao do carro, assim conseguindo um ajuste mais preciso.

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  Stefan
                                  escreveu em última edição por
                                  #37

                                  valeu ktulu

                                  vou ver se desenho o circuito já com as tuas sugestáes…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
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                                    APz
                                    escreveu em última edição por
                                    #38

                                    o limitador de giros q todas fabricas usam atualmente é cortar a injeção, pq não joga combustivel não queimado pro escape, o q vai danificando o catalizador com o tempo. isso não vai causar detonação de jeito algum, pois o motor só vai aspirar ar, como na condição de freio motor (cut-off).

                                    injeções mais antigas, sem catalizador as vezes cortavam a ignição, o caso da le-jetronic. é uma forma pior de limitar o giro, pois tem um pequeno desperd?cio. mas na f1 é muito comum os sistemas de controle de tração cortarem a ignição quando é necessária uma rápida e violenta redução de potência gerada pelo motor. esses sistemas tb podem cortar injeção, fechar a entrada de ar, além de controlar o acoplamento da embreagem na hora da largada. cada equipe desenvolve seus programas q calculam o q fazer com esses artif?cios para as rodas não destracionarem e cada artif?cio tem um efeito diferente.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • I Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #39

                                      orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??

                                      tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #40

                                        orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??

                                        tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.

                                        só tentando mesmo, tem o desenho da placa no link do primeiro post.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #41

                                          eu to doidinho pra fazer esse shift ai e pelo q tava vendo eh bem facil de fazer, no caso do regulador q tá muito sensivel depois do um olhadinha aki e como ktulo disse eh só botar um resistor lah mas ainda naum sei o valor, apesar disso eu tenhu uma cruel dúvida, quero ligar o shift na fiorino 94 ie que tenho, mas é o seguinte tem 2 bobinas(uma pra duas velas) da? qro saber se tem algum problema se eu ligar em uma só, ou devo fazer um chicote e ligar com o outro negativo da outra? bom aguardo respostas estou precisando dessa resposta urgente pois qro vender alguns, to precisando de grana aki q tah fod#$#%@%^$a.

                                          1 Resposta Última resposta

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