Meu projeto - corsa sedan (classic)
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pois bem galera, agora que estou com o carro em mãos e algumas coisas de som em casa vou começar a colocar as coisas nele.
o que eu já tenho:
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1 e2k 800 rms bobina dupla (2x2)
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1 módulo banda 9.8 (pro sub)
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1 kit rockford fosgate fnq 2614 (dianteiro)
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1 kit rockford fosgate fnp2514 (traseiro)
o que falta:
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1 megacapacitor de 1,6 farad (pra linha do módulo do sub)
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1 módulo boss ch1000 (pros kits)
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mp3 player (vou pegar o pioneer premier 480mp)
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caixa pro sub (vou fazer fechada)
o que eu não sei e vou precisar da ajuda de vocês.
-bitola dos fios
qual a bitola de cada fio pra cada módulo?
qual a bitola dos fios que vai do amplificador pros kits?
a mesma coisa dos kits pros falantes
qual a bitola dos fios pra ligar do ampli pro sub?
-caixa de fusável
como que calculo o fusável que devo usar pra cada linha de energia?
-megacapacitor
como que ligo isso?
-futuramente também queria ter outra bateria somente pro som.
como que faão isso? pro alternador mandar carga pras duas baterias e pra caso acabe a bateria do som, não pegue carga da bateria do resto do carro.
os cuidados de fazer a linha de energia separado da linha dos cabos pros módulos e falantes eu já estou ligado.
cr?ticas e sugestáes são bem vindas
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um boss ch1000 pra os kits???
danousse
eu tenho aki um no carro de um amigo, coincidentemente um corsa sedan, que todo o som dele é empurrado por esse modulo.
2 oversound de 15 pol, 2 tw 4 cornetas e sobra modulo….
eu to comprando um pra levar meus 4 de 12 pol....
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banda 9.8 recomendacao da propria banda, alimentar com cabo de 21mm?
dos modulos pros falantes pode usar paralelo de 4mm?
do banda pro sub 9mm?
fuzivel, a caixa de fuzivel pra protecao, deve ter um fuzivel pelo menos de igual valor ao do modulo ou soma deles, deve ficar o mais proximo possivel da bateria, e nao deve ser maior q a propria bateria, pq? (esse fuzivel é de protecao contra curto circuito na fiacao, se ele for maior q a bateria, nao vai adiantar nada la na traseira um positivo desses encostar na lata….destroi a bateria e outras coisas, mas o fuzivel nao abrira, pq o consumo nao atinge o valor de ruptura do fuzivel, entao é akilo, deve ter valor igual a soma dos modulos e menor q a carga da bateria
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um boss ch1000 pra os kits???
danousse
eu tenho aki um no carro de um amigo, coincidentemente um corsa sedan, que todo o som dele é empurrado por esse modulo.
2 oversound de 15 pol, 2 tw 4 cornetas e sobra modulo….
eu to comprando um pra levar meus 4 de 12 pol....
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vai colocar o boss pra 4 de 12?
quantos rms cada de 12???
banda 9.8 recomendacao da propria banda, alimentar com cabo de 21mm?
dos modulos pros falantes pode usar paralelo de 4mm?
do banda pro sub 9mm?
fuzivel, a caixa de fuzivel pra protecao, deve ter um fuzivel pelo menos de igual valor ao do modulo ou soma deles, deve ficar o mais proximo possivel da bateria, e nao deve ser maior q a propria bateria, pq? (esse fuzivel é de protecao contra curto circuito na fiacao, se ele for maior q a bateria, nao vai adiantar nada la na traseira um positivo desses encostar na lata….destroi a bateria e outras coisas, mas o fuzivel nao abrira, pq o consumo nao atinge o valor de ruptura do fuzivel, entao é akilo, deve ter valor igual a soma dos modulos e menor q a carga da bateria
[snapback]551394[/snapback]
ajudou bastante cara…
valeu...
a ligação de megacapacitor, alguém manja?
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vai colocar o boss pra 4 de 12?
quantos rms cada de 12???
ajudou bastante cara…
valeu...
a ligação de megacapacitor, alguém manja?
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4 de 300 rms
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4 de 300 rms
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dahora…
e vc manja o esquema de ligação da bateria e do megacapacitor???
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dahora…
e vc manja o esquema de ligação da bateria e do megacapacitor???
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meu carro nao uso (bateria de omega 4.1 rox ), mais o capacitor tem escrito algo como estrada e saida , ele fica na linha do positivo entre a bareria e o modulo.
ex:
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meu carro nao uso (bateria de omega 4.1 rox ), mais o capacitor tem escrito algo como estrada e saida , ele fica na linha do positivo entre a bareria e o modulo.
ex:
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=ml…55_6930.jpg&v=o
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achei o esquema…
tem duas maneiras...
só que no caso trocaria o dijuntor por um diodo…
pq pelo dijuntor teria que fazer a troca na mão...
já com o diodo ele não permitiria que a bateria auxiliar pegasse carga da principal...
só estou na dúvida se teria diferença pegar o positivo que vai na bateria auxiliar vindo do alternador ou pegar direto do positivo pra principal...
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acho que vc ta confundindo hein?
apesar de parecer a mesma coisa, capacitor e bateria auxiliar tem 2 funcionalidades distintas…
a principio seria:
bat. auxiliar: para aqueles que deixam o som muito tempo ligado e que nao querem ficar empurrando carro por bateria arriada.
capacitor: para aqueles que escutam musicas com picos de graves absurdos , que acaba faltando energia suficiente para os amplificadores e os mesmos abaixam um pouco a tensao jogadas para os fones.
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acho que vc ta confundindo hein?
apesar de parecer a mesma coisa, capacitor e bateria auxiliar tem 2 funcionalidades distintas…
a principio seria:
bat. auxiliar: para aqueles que deixam o som muito tempo ligado e que nao querem ficar empurrando carro por bateria arriada.
capacitor: para aqueles que escutam musicas com picos de graves absurdos , que acaba faltando energia suficiente para os amplificadores e os mesmos abaixam um pouco a tensao jogadas para os fones.
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sim sim…
eu sei...
no post eu perguntei do esquema de ligação do capacitor (pra segurar os picos) e de ligar bateria auxiliar...
o do capacitor vc explicou na imagem...
já o de bateria auxiliar é usando esse esquema...
mas pelo o que andei lendo o fernando me passou o diodo causa queda de tensão...
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o megacapacitor eu usava da seguinte maneira, ligacao mais curta possivel com o modulo, + do capacitor no + e - do capacitor no -
so q antes de ligar o capacitor na bateria tem todo o esquema de carregar o danado
confere no site autosom.net la tem detalhes
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http://autosom.net/artigo.aspocod=74
o artigo com detalhes é esse ai, fala até sobre a carga antes de instalar
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o megacapacitor eu usava da seguinte maneira, ligacao mais curta possivel com o modulo, + do capacitor no + e - do capacitor no -
so q antes de ligar o capacitor na bateria tem todo o esquema de carregar o danado
confere no site autosom.net la tem detalhes
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http://autosom.net/artigo.aspocod=74
o artigo com detalhes é esse ai, fala até sobre a carga antes de instalar
[snapback]551588[/snapback]
ajudou bastante…
e pelo o que lá no site, também pode aterra o megacapacitor...
ficando assim...
pos da bateria até o pos do megacapacitor
pos do megacapacitor até pos do módulo
negativo do megacapacitor até o negativo do módulo
negativo do megacapacitor até o terra
negativo do módulo até o terra
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isso, no final o q importa é + do mega estar ligado ao + do modulo e + da bateria e por fim o - dos 3 estar interligados
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so uma coisa vai usar o diodo pra nao haver roubo de tensao de uma bateria pra outra, o problema é a corrente de ruptura do mesmo q deve ser pelo menos igual a carga da bateria pra q a mesma possa receber carga do contrario vc vai abrir o diodo, e nao vai ser nada facil achar diodo pra 80a
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cara, da uma lida nos artigos da autosom.net
la tem tudo que vc qer, tabela para calculo de bitola dos fios, dos fusiveis. etc.
http://www.autosom.net/artigos.asp
como diz o sabio paulo duto, de a vara e ensine a pescar. ^^
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cossa… pegunta:
vc vai querer usar o com com o carro desligado? tipo em beira de cal?ada? (como eu faão ) caso sim, 2 baterias eh ate viavel, mais usa um comutador mesmo de cabo positivo, não complica muito nao... ou poe uma bateria de macho
ou
se vc vai querer participar de campeonato e coisa e tal... vai de capacitor, pois eles medem tudo com aparelho eletronico e mesmo qualker variacao (mesmo sem agente perceber) perde ponto...
agora...
se nem um nem outro... eh som pra usar enquanto passeia com o carro, motor ligado e tals... desencana com tudo e monte tudo em cima da bateria principal e seja feliz... eh como eh o meu carro a mais de 3 anos.... e é so alegria.
uso uma barteria de macho (mora maior que tem ) e 3 amps, quando a bateria comeca a farrapar com o som, ainda dá pra ligar o carro na chave
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cuidado em usar uma bateria so e muito amp, no corsa mesmo com o carro ligado e andando, as vezes dava impressao do cd pular, mas era alimentacao q nao ia mais….e tinha uma impact de 80
levou tempo pra perceber e me ligar, ai comecei a notar q essa falha vinha em sequencias de graves, inicialmente bestao pensando nossa ta batendo tanto, mas tanto q até o cd pula