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Coletores de escape

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  • M Offline
    M Offline
    milTT
    escreveu em última edição por
    #1

    galera, pq o pessoal faz coletor de escape com tanta curva? qual a vantegem disso? vejam umas fotos do festival que eu catei:

    http://www.dragsterbrasil.com/arrancada/13…a/sexta0196.jpg

    http://www.dragsterbrasil.com/arrancada/13…a/sexta0187.jpg

    abraços

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    • T Offline
      T Offline
      Tim
      escreveu em última edição por
      #2

      galera, pq o pessoal faz coletor de escape com tanta curva? qual a vantegem disso? vejam umas fotos do festival que eu catei:

      http://www.dragsterbrasil.com/arrancada/13…a/sexta0196.jpg

      http://www.dragsterbrasil.com/arrancada/13…a/sexta0187.jpg

      abraços

      [snapback]567157[/snapback]

      basicamente, mas bem basicamente mesmo, as curvas fazem com que o coletor fique harmonico : todos os dutos c/ o mesmo comprimento relativo, mantendo exatamente a mesma contra-pressao em todos os cilindros. isso em caso de aspirados ou turbo monofluxo.

      em caso de turbo bipulsativo, o desenho leva em conta o aproveitamento dos pulsos do escape, oriundos dois a dois nos cilindros… sempre tem dois cilindros na fase de exaustao, o que gera um pulso no escape. se todos os dutos sao do mesmo tamanho, os pulsos chegam no rotor da turbina de forma desordenada, dois e depois dois... frequencia muito alta. com os tamanhos acertados dois a dois nos dutos (e isso envolve mto calculo) vc consegue fazer com que os pulsos chegem os 4 de maneira uniforme e ao mesmo tempo no rotor da turbina, que faz a turbina enxer mais rapido e disperdi?ando menos energia.

      abraço.

      martin

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        milTT
        escreveu em última edição por
        #3

        http://www.nelsaodragrace.com.br/

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          milTT
          escreveu em última edição por
          #4

          entendi… vlw, martin

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Adriano Sushi
            escreveu em última edição por
            #5

            tenho minhas duvidas q precise de tanto assim…

            que nem no caso dos fuscas, tem q usar turbina limão pq o coletor eh mt longo (mesmo q harmonico e equalizado, ainda eh longo) e os gases demoram pra chegar...

            eu acredito q pra turbo, quanto menor o coletor melhor...

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              milTT
              escreveu em última edição por
              #6

              o problema dos fuscas é q o ar termina trocando muito calor e esfriando.. entendi o q o tim falou, tb acho q todos os cilindros devem ter a msm descarga de gases.. mas se exgerar no tamanho dos dutos do coletor pra poder se chegar a essa harmonia, vai terminar ocorrendo o msm problema q ocorre nos fuca

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                gts turbo
                escreveu em última edição por
                #7

                e alguém tem noção de quanto sai um coletor desses?

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fluff
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  em inox, 1500/1700 por baixo.

                  aão carbono +-550

                  na german isso.

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    coletor de escape mais longe tende a melhorar de alta (mas de baixa … piora bastante e pegada e lag inclusive)

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      TopFuel
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      e alguém tem noção de quanto sai um coletor desses?

                      [snapback]567373[/snapback]

                      aqui no rj me cobraram r$570 pro meu antigo 206

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        gts turbo
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        aqui no rj me cobraram r$570 pro meu antigo 206

                        [snapback]567395[/snapback]

                        esse preão devem ter te cobrado nos coletores normais esses que estamos comentando é mais caro por causa dos tamanho deles, quase o dobro dos normais

                        onde te cobraram scap turbo ou silauto

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          maurício
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          em inox, 1500/1700 por baixo.

                          aão carbono +-550

                          na german isso.

                          [snapback]567386[/snapback]

                          200 de material(inox) e 2 dias de trabalho= 1500.. hehehehe

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fluff
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            ai depende do inox usado, da flange, da solda, do desenho do coletor, etc…

                            mas o que deixa caro mesmo é a mão de obra.

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
                              ? Offline
                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              discordo de algumas coisas:

                              basicamente, mas bem basicamente mesmo, as curvas fazem com que o coletor fique harmonico :todos os dutos c/ o mesmo comprimento relativo, mantendo exatamente a mesma contra-pressao em todos os cilindros. isso em caso de aspirados ou turbo monofluxo.

                              na verdade as curvs são por pura falta de espaço f?sico. o ideal seria coletores longos e o mais retos possiveis, mas como não dá, as curvas se encarregam de alongar os canos e se ajeitarem no espaço disponivel.

                              agora calcular o tamanho e comprimento dos tubos pra cada motor e turbina já fica beeeeem mais complicado…. :hauhau:

                              em caso de turbo bipulsativo, o desenho leva em conta o aproveitamento dos pulsos do escape, oriundos dois a dois nos cilindros... sempre tem dois cilindros na fase de exaustao, o que gera um pulso no escape.

                              errado nunca 2 cilindros vão estar em fase de escape ao mesmo tempo.....ainda mais num motor 4 cilindros.

                              estudando bem a ordem de ignição (1-3-4-2) de um motor 4cilindros vc vê isso claramente e ainda compreende o pq de sempre se juntar os cilindros 1/4 e 2/3 num coletor bi-pulsativo, por exemplo. :lol:

                              se todos os dutos sao do mesmo tamanho, os pulsos chegam no rotor da turbina de forma desordenada, dois e depois dois… frequencia muito alta. com os tamanhos acertados dois a dois nos dutos (e isso envolve mto calculo) vc consegue fazer com que os pulsos chegem os 4 de maneira uniforme e ao mesmo tempo no rotor da turbina, que faz a turbina enxer mais rapido e disperdi?ando menos energia.

                              martin, é quase impossivel os 4 pulsos chegarem ao mesmo tempo no rotor da turbina   pra isso, vc teria que ter cada cano do coletor de um tamanho e com diferenças enormes de um pro outro…....e quando todos chegassem no rotor, ele ficaria sem força até chegar os outros 4 pulsos ao mesmo tempo e vc teria uma resposta muito ruim da turbina........sacou ?

                              o que acontece nos coletores bi-pulsativos é que vc vai ter sempre 1 pulso empurrando o rotor da turbina….........ordenados e sempre um atrás do outro, tipo batimento card?aco, sacou ? ?

                              pum-pum-pum-pum .............na ordem de ignição 1-3-4-2

                              assim nunca vai faltar pulso no rotor da turbina desde baixas rotações   :ninja:

                              ao contrario de um pumzão (4 pulsos juntos) e um tempoo esperando o outro pumzão pra empurrar o rotor........hehehehee........

                              abraço.

                              martin

                              [snapback]567163[/snapback]

                              não sei se fui claro…........mas é isso aí.

                              calcular coletores é coisa chata......... rocket cience mesmo..........hehehehee

                              abraço.

                              1 Resposta Última resposta

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