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Coletores de escape

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  • M Offline
    M Offline
    milTT
    escreveu em última edição por
    #4

    entendi… vlw, martin

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    • A Offline
      A Offline
      Adriano Sushi
      escreveu em última edição por
      #5

      tenho minhas duvidas q precise de tanto assim…

      que nem no caso dos fuscas, tem q usar turbina limão pq o coletor eh mt longo (mesmo q harmonico e equalizado, ainda eh longo) e os gases demoram pra chegar...

      eu acredito q pra turbo, quanto menor o coletor melhor...

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        milTT
        escreveu em última edição por
        #6

        o problema dos fuscas é q o ar termina trocando muito calor e esfriando.. entendi o q o tim falou, tb acho q todos os cilindros devem ter a msm descarga de gases.. mas se exgerar no tamanho dos dutos do coletor pra poder se chegar a essa harmonia, vai terminar ocorrendo o msm problema q ocorre nos fuca

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          gts turbo
          escreveu em última edição por
          #7

          e alguém tem noção de quanto sai um coletor desses?

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fluff
            escreveu em última edição por
            #8

            em inox, 1500/1700 por baixo.

            aão carbono +-550

            na german isso.

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #9

              coletor de escape mais longe tende a melhorar de alta (mas de baixa … piora bastante e pegada e lag inclusive)

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                TopFuel
                escreveu em última edição por
                #10

                e alguém tem noção de quanto sai um coletor desses?

                [snapback]567373[/snapback]

                aqui no rj me cobraram r$570 pro meu antigo 206

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  gts turbo
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  aqui no rj me cobraram r$570 pro meu antigo 206

                  [snapback]567395[/snapback]

                  esse preão devem ter te cobrado nos coletores normais esses que estamos comentando é mais caro por causa dos tamanho deles, quase o dobro dos normais

                  onde te cobraram scap turbo ou silauto

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    maurício
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    em inox, 1500/1700 por baixo.

                    aão carbono +-550

                    na german isso.

                    [snapback]567386[/snapback]

                    200 de material(inox) e 2 dias de trabalho= 1500.. hehehehe

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fluff
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      ai depende do inox usado, da flange, da solda, do desenho do coletor, etc…

                      mas o que deixa caro mesmo é a mão de obra.

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        discordo de algumas coisas:

                        basicamente, mas bem basicamente mesmo, as curvas fazem com que o coletor fique harmonico :todos os dutos c/ o mesmo comprimento relativo, mantendo exatamente a mesma contra-pressao em todos os cilindros. isso em caso de aspirados ou turbo monofluxo.

                        na verdade as curvs são por pura falta de espaço f?sico. o ideal seria coletores longos e o mais retos possiveis, mas como não dá, as curvas se encarregam de alongar os canos e se ajeitarem no espaço disponivel.

                        agora calcular o tamanho e comprimento dos tubos pra cada motor e turbina já fica beeeeem mais complicado…. :hauhau:

                        em caso de turbo bipulsativo, o desenho leva em conta o aproveitamento dos pulsos do escape, oriundos dois a dois nos cilindros... sempre tem dois cilindros na fase de exaustao, o que gera um pulso no escape.

                        errado nunca 2 cilindros vão estar em fase de escape ao mesmo tempo.....ainda mais num motor 4 cilindros.

                        estudando bem a ordem de ignição (1-3-4-2) de um motor 4cilindros vc vê isso claramente e ainda compreende o pq de sempre se juntar os cilindros 1/4 e 2/3 num coletor bi-pulsativo, por exemplo. :lol:

                        se todos os dutos sao do mesmo tamanho, os pulsos chegam no rotor da turbina de forma desordenada, dois e depois dois… frequencia muito alta. com os tamanhos acertados dois a dois nos dutos (e isso envolve mto calculo) vc consegue fazer com que os pulsos chegem os 4 de maneira uniforme e ao mesmo tempo no rotor da turbina, que faz a turbina enxer mais rapido e disperdi?ando menos energia.

                        martin, é quase impossivel os 4 pulsos chegarem ao mesmo tempo no rotor da turbina   pra isso, vc teria que ter cada cano do coletor de um tamanho e com diferenças enormes de um pro outro…....e quando todos chegassem no rotor, ele ficaria sem força até chegar os outros 4 pulsos ao mesmo tempo e vc teria uma resposta muito ruim da turbina........sacou ?

                        o que acontece nos coletores bi-pulsativos é que vc vai ter sempre 1 pulso empurrando o rotor da turbina….........ordenados e sempre um atrás do outro, tipo batimento card?aco, sacou ? ?

                        pum-pum-pum-pum .............na ordem de ignição 1-3-4-2

                        assim nunca vai faltar pulso no rotor da turbina desde baixas rotações   :ninja:

                        ao contrario de um pumzão (4 pulsos juntos) e um tempoo esperando o outro pumzão pra empurrar o rotor........hehehehee........

                        abraço.

                        martin

                        [snapback]567163[/snapback]

                        não sei se fui claro…........mas é isso aí.

                        calcular coletores é coisa chata......... rocket cience mesmo..........hehehehee

                        abraço.

                        1 Resposta Última resposta

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