Carro aspro com pressão positiva no coletor de adm
-
uia 1kg com ram air?
entao se eu por a turbina na grade e por uma corneta vai pra 4kg?
-
kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka
vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa
ai acho q da bão
haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning
-
putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:
p= 1/2 *(r?) * v^2
com:
r?=1,2kg/m^3
v=50m/s (=180km/h)
temos:
p=1500pa
sendo 100.000pa=1bar (aprx)
p=0,015bar
logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério
alguem pode tentar achar a formula certa??
-
putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:
p= 1/2 *(r?) * v^2
com:
r?=1,2kg/m^3
v=50m/s (=180km/h)
temos:
p=1500pa
sendo 100.000pa=1bar (aprx)
p=0,015bar
logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério
alguem pode tentar achar a formula certa??
eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado
vamos lá
eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto
-
kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka
vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa
ai acho q da bão
haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning
[snapback]568580[/snapback]
e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta
não resisti
-
eu vi q tinha algo errado msm… desse geito nem com dois v8 big block turbo o gol nao chegava a 250 por hora.
-
finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…
acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...
[snapback]568935[/snapback]
propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó
-
propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó
[snapback]568946[/snapback]
-
kakakakakakkakakakakaka curti a ideia de vender pamonha, aki em casa passa nego direto vendendo pamonha, arrumando panela, vendendo churros auhaiuhaiuhaiuha
-
isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...
tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade...
-
eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado
vamos lá
eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto
[snapback]568806[/snapback]
eu sou um acochambrador com diploma tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….
e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta
não resisti
[snapback]568830[/snapback]
multifuncional
isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...
tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade...
[snapback]569099[/snapback]
lost… mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.
p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:
v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.
porém..... temos os efeitos de ondas... se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá
se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer
-
eu sou um acochambrador com diploma tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….
multifuncional
lost... mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.
p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:
v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.
porém..... temos os efeitos de ondas... se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá
se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer
[snapback]569151[/snapback]
pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184…
mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...
a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...
como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.
porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...
andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...
a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...
mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas...
em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..
[]s
-
pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184…
mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...
a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...
como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.
porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...
andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...
a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...
mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas...
em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..
[]s
[snapback]569177[/snapback]
rodrigo:
pelo q me lembro de mecflu compressivel, voce não deve ultrapassar de 1/3 da vsom para poder desprezar a compressibilidade do fluido (isto apenas como guideline )
e pensando nos dados que vc postou, faz sentido sem contar que as perdas de carga aumentam muito com o aumento de velocidade…
e eu acredito (ou seja, não tenho evid?ncias concretas para colocar aos meus amigos que láem) que o fator determinante seja o acerto das ondas de choque... senão as fabricas gastariam dinheiro fazendo ram-air ao invós de coletores com dimensão variável (mas cuidado, pq as montadores fazem cada coisa p reduzir custos, que dá até medo...)
-
achei ninja o lance do f1 ter 130% de eficiencia volumetrica, como se consegue chegar em valores assim?
qnt a conta, vcs podem passar o q querem eu tento por na hp e vejo o q sai, so isso q posso ajudar