Pneu de composto macio
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pessoal vou precisar trocar meus pneus.
uso goodyear ntc5 (185/60/r14)
? um pneu macio ao meu gosto.
já usei pirelli, firestone nessa mesma medida e não curti nem um pouco.achei bem duro.
em um outro carro,um palio que tinha, veio uns firestone de fabrica,troquei pelos hankook e o carro virou outro.muito mais macio.
pois bem, pesquisei no fórum e vê o pessoal comentar sobre o treadwear.que indica ,teoricamente, quantos km o pneu dura.
então quanto menor o treadwear , mais macio é o composto dele?
estou entre esses:
-goodyear - nct 5
-hankook - h 406
pois conheão e acho macios.
alguém conhece outros que são macios tb?
alguém já usou os yokohama?
desculpem pela b?blia hehehe.
valeu
ps:lembrando que a medida vou manter em 185/60/r14
ps2:o carro não é turbo , nem aspirado.
mas é rebaixado e procuro conforto.
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sua última frase me fez interpretar que você pode ter confundido macio com confortável. estou certo? se estiver, a relação não é bem essa.
edit: me referi ao post do eduardo
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infelizmente o treadwear nao é padronizado… entao o 200 da michelin nao é igual ao da firestone nem ao da yokohama...
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exatamente.
os ?ndices treadwear, traction e temperature, são exig?ncias do dot (department of transportation) dos eua, ?rgão equivalente ao nosso inmetro.
de acordo com a norma, existe um teste de um pneu x, que roda x quil?metros, e de ?ndice treadwear 100 (padr?o). para um pneu receber a homologação dot, deve rodar esses mesmos x quil?metros ou mais. qto mais rodar nos testes, maior o valor do ?ndice. 200, 300, 320, são porcentagens a mais que o ?ndice 100 padr?o.
a mesma coisa acontece para temperatura e tração.
acontece que isso não é controlado por ninguém, e tb ninguém fora dos eua se preocupa com isso, nem mesmo lá. aí aconteceu das fábricas passarem a usar isso como uma jogada de marketing, pra dizer que esse ou akele pneu roda mais que o outro.
se vc procura conforto, um dos grandes diferenciais além do composto é o próprio desenho da banda, com relação a ru?dos.
qto a amortecimento e ader?ncia, procure pneus que tenham sólica no composto.
a sólica é mais usada em pneus de alta performance de aros maiores, porém a yokohama (deixa eu vender meu peixe ) possui sólica em todos os seus pneus, desde o aro 13 até o 26, coisa que dificilmente vc acha em outras marcas.
além da sólica, os pneus da yoko tem um composto exclusivo e patenteado chamado zeruma, que é um dispersante da sólica na borracha, coisa que nenhum outro tem, e isso se traduz em um composto mais homog?neo e estável ao longo da vida.
para o seu caso, na medida 185/60r14, poderia usar o modelo a.drive, que além de tudo isso ainda possui refor?os nos ombros da carca?a que aliam estabilidade e conforto, e o desenho é muito bom tb em piso molhado.
e o preão não é absurdo
qquer dúvida gritem.
abraço.
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sua última frase me fez interpretar que você pode ter confundido macio com confortável. estou certo? se estiver, a relação não é bem essa.
edit: me referi ao post do eduardo
[snapback]590728[/snapback]
sempre tive a idéia que pneu macio é confortável.
pelo menos grosseiramente falando.
pneu macio absorve mais os impactos do que um pneu mais duro.
qual a relação correta então?
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exatamente.
os ?ndices treadwear, traction e temperature, são exig?ncias do dot (department of transportation) dos eua, ?rgão equivalente ao nosso inmetro.
de acordo com a norma, existe um teste de um pneu x, que roda x quil?metros, e de ?ndice treadwear 100 (padr?o). para um pneu receber a homologação dot, deve rodar esses mesmos x quil?metros ou mais. qto mais rodar nos testes, maior o valor do ?ndice. 200, 300, 320, são porcentagens a mais que o ?ndice 100 padr?o.
a mesma coisa acontece para temperatura e tração.
acontece que isso não é controlado por ninguém, e tb ninguém fora dos eua se preocupa com isso, nem mesmo lá. aí aconteceu das fábricas passarem a usar isso como uma jogada de marketing, pra dizer que esse ou akele pneu roda mais que o outro.
se vc procura conforto, um dos grandes diferenciais além do composto é o próprio desenho da banda, com relação a ru?dos.
qto a amortecimento e ader?ncia, procure pneus que tenham sólica no composto.
a sólica é mais usada em pneus de alta performance de aros maiores, porém a yokohama (deixa eu vender meu peixe ) possui sólica em todos os seus pneus, desde o aro 13 até o 26, coisa que dificilmente vc acha em outras marcas.
além da sólica, os pneus da yoko tem um composto exclusivo e patenteado chamado zeruma, que é um dispersante da sólica na borracha, coisa que nenhum outro tem, e isso se traduz em um composto mais homog?neo e estável ao longo da vida.
para o seu caso, na medida 185/60r14, poderia usar o modelo a.drive, que além de tudo isso ainda possui refor?os nos ombros da carca?a que aliam estabilidade e conforto, e o desenho é muito bom tb em piso molhado.
e o preão não é absurdo
qquer dúvida gritem.
abraço.
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sobre o desenho eu desconhecia.
mas ele traduz em um rodar mais macio ou só no conforto em relação ao reduzir o ruido?
poderia da uma explicação mais detalhada sobre isso?
e como vou saber o ind?ce de sólica de cada modelo que quero?
mandando e-mail para os fabricantes será que consigo informações mais específicas?
esse yokohama achei bonito,mas agora que já apareceu opnião sobre ele já cogito tb.
os michelin para essa medida , na época que estava para comprar esse jogo de nct5 fiquei na dúvida entre eles e os michelin.achei muito feio o desenho dos modelos para a minha medida e optei pelos nct5.
valeu a todos pela força
abraços
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sempre tive a idéia que pneu macio é confortável.
pelo menos grosseiramente falando.
pneu macio absorve mais os impactos do que um pneu mais duro.
qual a relação correta então?
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pneu macio é uma coisa, pneu confortável é outra…
vc pode ter 2 pneus de mesma linha, se 1 deles tiver o ombro maior q o outro, o de ombro maior absorve melhor as irregularidades da pista e parece que é mais macio ....
pneu com composto macio é pneu com borracha mais mole...gasta mais rápido, mas adere melhor ao piso...não necessariamente é o mais confortável...
pneus esportivos normalmente são duros pra rodar, pq possuem o ombro reforçado pro pneu dobrar menos e o carro ter comportamento melhor...são duros pra rodar, mas a borracha tem composto macio, mole...
pneus mais civis normalmente são mais macios , pq não tám o ombro com tantos refor?os, absorve melhor as irregularidades da pista, mas dobra mais em curva...e geralmente o composto é mais duro , pra ter mais durabilidade...
isso considerando pneus com mesma medida
agora é esperar o gus e confirmar ou não o q eu disse
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o desenho da banda de rodagem tem como funções a drenagem de água, estabilidade e nível de ru?do, pricipalmente.
não tem como saber a qtde de sólica em cada modelo, mas sim se tem ou não no composto.
normalmente pneus de aros menores, considerados mais simples , não se adiciona sólica.
a silica nos compostos de outros fabricantes não é 100% dispersa na massa, mas é melhor ter ela assim do que não ter. só a yokohama (e nos próximos 13 anos que dura a patente) tem a tecnologia zeruma, q é o dispersante da sólica na mistura.
os efeitos da sólica em um pneu vão desde ader?ncia em pista molhada, a maior resist?ncia a desgastes e menor resist?ncia ao rolamento, q traz economia de combustável e melhor desempenho (logicamente só de trocar o pneu vc não vai notar grandes diferenças, mas elas existem ).
hj pra um pneu ser homologado no mercado europeu, tem q atender principalmente ?s normas de ru?do e resist?ncia ao rolamento. se um fabricante tiver o selo e4 (homologação espanhola vêlida pra toda europa), pode ter certeza que o pneu atende a todas as exig?ncias e vc só tem a ganhar.
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sempre tive a idéia que pneu macio é confortável.
pelo menos grosseiramente falando.
pneu macio absorve mais os impactos do que um pneu mais duro.
qual a relação correta então?
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? isso aí que o quarteto disse
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valeu mesmo pelas dicas galera.
entendi em termos o esquema do tamanho do ombro dos pneus, no que traduz em um pneu mas confortável( no rodar do carro ).
qual a porporção para eu ter uma idéia de um ombro grande ou pequeno?
quanto mais alto em relação a lateral maior ele ??
desculpem a pergunta.
sou leigo ,mas com vontade de aprender hehehe
valeu
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valeu mesmo pelas dicas galera.
entendi em termos o esquema do tamanho do ombro dos pneus, no que traduz em um pneu mas confortável( no rodar do carro ).
qual a porporção para eu ter uma idéia de um ombro grande ou pequeno?
quanto mais alto em relação a lateral maior ele ??
desculpem a pergunta.
sou leigo ,mas com vontade de aprender hehehe
valeu
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nao entendi direito a sua pergunta.. mas vale dizer que a medida da lateral do pneu é proporcional é grossura do pneu..
entao.. nao adianta comparar a medida lateral de um 195 com a de um 225..
se tiverem os mesmos valores a do 225 vai ser maior..
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nct-5 é terrivel d+, pneus parecem ser feitos de plastico, nunca vi nada tão terrivel, acho q pior mesmo só os nct-2.
acho que dessa categoria de pneus, o mais honesto é o michelin xt-as mesmo.
vc perguntou dos yokohama né? exelente marca de pneus, porem tem modelos e modelos, o s-306 é tão ruim quanto um nct-5, mas a linha de performance é praticamente toda excepcional.
vai de xta-s, se a grana estiver curta, compre uns firehalk 700, mas nct-5 não hehehe…
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pelamor…firehawk 700 não michelin xh-as dá de mil nisso...
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a altura dos flancos (laterais) dos pneus, é a proporção em porcentagem com relação é largura total do pneu, não só da banda, mas do pneu montado e inflado com a pressão correta.
isso é regra e vale pra todo tipo de pneu que tenha medida internacional. se for no sistema americano é diferente.
por ex, se vc tem 185/60r14, o 185 é a largura total do pneu em mm, o 60 é 60% da largura que representa a altura de um flanco, e 14 é a roda em polegadas.
se for no sistema americano, é tudo em polegadas. por ex, pneus de pickups 31x10,5r15, o 31 é o di?metro total do conjunto roda pneu em polegadas, o 10,5 é a largura total do pneu tb em polegadas e o 15 é a roda em polegadas tb.
com relação aos ombros. o tamanho e quantidade deles define algumas características, como estabilidade em curvas e néveis de ru?do. qto menos espa?ados ou menores eles forem, menos tend?ncias a ru?dos, e nos alta performance tendem a ser grandes e pouco espa?ados para ajudar na estabilidade.
hj se usam muitos pneus com desenhos assim?tricos, justamente pra se achar um meio termo entre desempenho em curvas e pista molhada, assim a parte interna privilegia drenagem de água (junto com os sulcos) e a externa estabilidade pricipalmente em curvas.
outro erro comum é dizer q este ou akele pneu tem desenho de chuva. o q determina se ele será bom em drenagem de água são os sulcos retos principais. os desenhos em v , se o ?ngulo do v for até 23? ajudam na drenagem, e sulcos com ?ngulos acima disso tem outras funções mas não drenam água. fora que desenhos em v tendem a ser muito mais ruidosos durante a vida útil.
abraço.
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a altura dos flancos (laterais) dos pneus, é a proporção em porcentagem com relação é largura total do pneu, não só da banda, mas do pneu montado e inflado com a pressão correta.
isso é regra e vale pra todo tipo de pneu que tenha medida internacional. se for no sistema americano é diferente.
por ex, se vc tem 185/60r14, o 185 é a largura total do pneu em mm, o 60 é 60% da largura que representa a altura de um flanco, e 14 é a roda em polegadas.
se for no sistema americano, é tudo em polegadas. por ex, pneus de pickups 31x10,5r15, o 31 é o di?metro total do conjunto roda pneu em polegadas, o 10,5 é a largura total do pneu tb em polegadas e o 15 é a roda em polegadas tb.
com relação aos ombros. o tamanho e quantidade deles define algumas características, como estabilidade em curvas e néveis de ru?do. qto menos espa?ados ou menores eles forem, menos tend?ncias a ru?dos, e nos alta performance tendem a ser grandes e pouco espa?ados para ajudar na estabilidade.
hj se usam muitos pneus com desenhos assim?tricos, justamente pra se achar um meio termo entre desempenho em curvas e pista molhada, assim a parte interna privilegia drenagem de água (junto com os sulcos) e a externa estabilidade pricipalmente em curvas.
outro erro comum é dizer q este ou akele pneu tem desenho de chuva. o q determina se ele será bom em drenagem de água são os sulcos retos principais. os desenhos em v , se o ?ngulo do v for até 23? ajudam na drenagem, e sulcos com ?ngulos acima disso tem outras funções mas não drenam água. fora que desenhos em v tendem a ser muito mais ruidosos durante a vida útil.
abraço.
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cara… eu nao entendi direito o que sao ombros
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ombro seria a última fileira de gomos da banda, a parte mais das pontas da banda de rodagem.
tecnicamente se chamam assim..
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? aquela parte que vai embora primeiro…rs
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ombro seria a última fileira de gomos da banda, a parte mais das pontas da banda de rodagem.
tecnicamente se chamam assim..
[snapback]591319[/snapback]
respondeste a minha dúvida quanto aos ombros dos pneus.
não tinha entendido o que seria realmente.
pensava que fossem somente a parte mais externas dos gomos laterias dos pneus.
agora sei que são os gomos laterais do pneu.
então partindo para a escolha de um possivel pneu mais macio ao andar, devo escolher o que tiver o ombro maior?
valeu pelas informações galera
abra