Ligando o motor no controle remoto
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fiz aqui em casa de ontem pra hoje, mas a ideia eu to mastigando a um tempão já.
pra isso eu usei a sa?da auxiliar do alarme ( de abrir mala, descer vidro, portao eletronico).
como eu usei um microcontrolador, então não tem esquemas pra eu dar pra vocês, mas o princ?pio é o seguinte:
ao ser ativada a funcão auxiliar, um rel? é ativado. esse rele é ligado nos fios que são acionados na primeira posição da chave, ativando o sistema eletrico todo do carro.
depois de um breve período (menos de 1 segundo) pra pressurizar o combustável e energizar a bobina, um segundo rel? é ativado por apenas 1 segundo. esse segundo rel? é ligado nos fios que fazem contato na segunda posição da chave (ignicao). acionando o motor de arranque.
feito isso o carro liga. se voce não entrar no carro em 1 minuto e colocar a chave na ignição o carro morre.
pressionando novamente a funcao auxiliar do controle sem a chave na ignição o carro desliga, pra se voce desistir de sair com o carro ou se ele por ventura estiver engrenado e sair andando…?
nesse projeto só tá faltando algum sensor que detecte o ponto morto, pra somente dar a partida com o cambio no neutro. mas isso fica pra depois.
ainda tá só no prototipo, vou fazer uma caixinha com o circuito, led pra indicar o funcionamento e uma chave pra desligar. assim que eu fizer isso eu coloco aqui.
por enquanto só fotos da gambiarra e vêdeos do funcionamento.
um probleminha que tive e qua já resolvi é que a saida auxiliar não funciona com o carro ligado, então ele não tava desligando pelo controle. pra resolver isso eu conectei o fio que avisa que o carro tá ligado no contato do chave da ignição que só liga com a chave, que é responsável por um rele pra ligar o farol.
agora tá tudo 100%
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orra fileh veio agora lah vai o problema e os carros q n ligam na primeira?
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já que é pra dar uma idéia… lá vai:
acho que a solução mais interessante seriam duas c?lulas fotoelétricas instaladas por dentro do câmbio, que fossem acionadas pela posição da alavanca.
uma ficaria alinhada na fileira das marchas ?mpares e outra alinhada na fileira das marchas pares .
mais ou menos assim:
(celula) . 1 . 3 . 5 . (refletor) ?. . . . . . . * . . . . . . . . (celula) . 2 . 4 . r . (refletor)
(onde * é a manopla do câmbio, na posição de ponto-morto)
assim, sempre que o câmbio estivesse pra frente ou pra tr?s (situação onde alguma marcha está engatada) uma das 2 c?lulas fotoelétricas seria bloqueada .
combinando os 2 sensores, você poderia fazer um circuito que só liberasse o comando de partida quando ambos estivessem desobstru?dos (manopla no meio do câmbio).
e aí, será que dá pra fazer?
tambem pensei na utilização de botões que fossem pressionados de acordo com a posição da alavanca, mas aí a coisa complica, pq além do problema do desgaste mecânico você ainda precisaria de 6 interruptores diferentes (um para cada posição).
ps: pra quem não sabe, c?lula fotoelétrica é aquele dispositivo que abre as portas do shopping quando você fica perto… que abre as torneiras dos restaurantes quando você passa a mão junto, ou o que segura a porta do elevador quando você coloca a mão na frente
sou completamente leigo no assunto, por favor me corrijam se eu estiver equivocado
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e aí, será que dá pra fazer?
esses sensores fotoeletricos até funcionariam, mas dentro da coifa do cambio não tem espaço pra colocar eles…
interruptores tambem eu nao saberia onde colocar... tirando a coifa do cambio voce ve uma esfera, não tem nenhum ponto onde tenha um fim de curso pra colocar um interruptor.
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tive uma ideia pro sensor de neutro, já testeu e funciona.
vou usar um sensor magn?tico, usado em alarmes residenciais. custa 3 reais um desses. é um sensor que deixa passar corrente pelos terminais quando próximo a um ima.
o sensor eu coloco fixo perto da barra do cambio e o ima eu prendo na barra. o ima só fica em cima do sensor quando está no neutro.
fotos pra explicar:
o sensor:
cambio no neutro. a fita isolante marca a posicao do ima.
cambio com qualquer marcha a frente engatada (1?, 3? ou 5?)
da pra ver que o ima fica longe do sensor.
cambio com qualquer marcha a tras engatada (2?, 4? ou r??)
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putz..pena q soh funciona pro neutro…
acho q teria ser um sistema muito sensivel pra poder colocar todas as marchas...
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ah bem desenvovlvi um modulo pros alarmes kaori.
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perfeito então
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pronto
hoje acabei de fazer a placa e a caixa com o circuito.
não tá a coisa mais bonita do mundo, mas pelo menos ficou o mais compacto possível e fácil de se mecher.
tem um interruptor pra ligar e desligar o circuito todo
um botao que faz a mesma coisa que o controle, liga e desliga o motor
e 2 leds, o verde acende junto com a bateria e o amarelo junto com o motor de arranque.
o controle ali é pra ter ideia do tamanho que ficou.
dentro da caixinha
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ou entao, vc pode desenhar a placa no autocad, imprime na impressora laser (ou jato de tinta e depois faz xerox), coloca a folha com o lado impresso para baixo e passa ferro quente na folha.
parte do toner vai descolar da folha e grudar na placa. ai é só fazer um reforcinho com canetinha retroprojetor e esta pronta a placa.
fica servico de primeira qualidade.
[]s