Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Destaques da Mecânica
  5. A real necessidade de uma sonda wide

A real necessidade de uma sonda wide

Agendado Fixado Trancado Movido Destaques da Mecânica
80 Posts 21 Posters 16.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • F Offline
    F Offline
    Fluff
    escreveu em última edição por

esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?
    [snapback]615760[/snapback]

nope.
    o meu tem umas coisas a mais

ai vc tem uma pancada de modelos. vou colocar 3 aqui que sao os mais comuns de se ver:

pra usar so com o notebook (iguual do ricardo e do west):

199.95
    http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=sku

ja com display,log basico, etc sem precisar necessariamente de um notebook. nesse caso vc pode acertar so com o display e depois pegar os logs e passar pro pc do seu quarto mesmo pra fazer uma analise melhor e mais fina e voltar pra mexer:

349.95

e kit (igual o meu) que é o lm1 (ai de cima) + lm3 (vejam aqui) pra gravar ate 5 canais de sensores simultaneos (tps, pressao, giro, temperatura escape, tempo de injecao, etc, etc…)

589.95

1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fluff

mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …
      to falando bestera?
      [snapback]615745[/snapback]

agora que vi sua msg

até onde sei, não que ele funcione somente nessa faixa, mas se ele funcionar acima de uma determinada temperatura (ai entra o modulo de controle de aquecimento que geralmente esta junto com o display) a sonda é danificada rapidamente.

partindo disso, eu que falei merda ali em cima qdo falei sem pensar sobre a possibilidade te tentar ler diretamente da sonda dos audi com um multimetro

• Q Offline
        Q Offline
        quarteto

fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil

não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
        [snapback]615709[/snapback]

pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
        [snapback]615711[/snapback]

mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …

to falando bestera?
        [snapback]615745[/snapback]

ruiak, é bem por aí mesmo…e além disso o sensor precisa de calibragem direto

e isso responde pq os controladores de sonda wide até nos eua tám preão bem salgado...conversando com o ronin, ele me falou q é necessário um chip da bosch pra controlar e monitorar a sonda, com isso ele faz o controle de temperatura e as calibragens, fora a tradução do sinal da sonda...

eu confesso que estou a um bom tempo amadurecendo a idéia de desenvolver um aparelho desse, só q junto eu colocaria algumas outras entradas extra (egt, knock, rpm), um display pra mostrar o que está sendo lido e memória pra fazer datalog, fora um software pra ler os logs e tra?ar gr?ficos...acho q dá pra fazer algo de boa qualidade a um preão razoável (? um troão que naturalmente sai caro, mas daria pra vender pelo mesmo preão do controlador da ft, por exemplo)

valeu a todos pelos comentários. vou optar pela wide então.

depois desses relatos é meio dificil continuar com a narrow.?
        esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?
        [snapback]615760[/snapback]

pipix, olha esse site:

http://www.plxdevices.com/products/r300/

* Caroline Stella *

o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
          ? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
          a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem

• A Offline
            A Offline
            Anderson Torres

o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
            ? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
            a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem
            [snapback]615814[/snapback]

bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech). aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda). ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.

no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.

* Caroline Stella *

bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech).  aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda).  ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.

no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.
              [snapback]615845[/snapback]

sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.

• Q Offline
                Q Offline
                quarteto

sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.
                [snapback]615853[/snapback]

depende de qual modelo vc for usar

as q vêm nos golfs/audis/etc. garanto pra vc que duram bastante

* Caroline Stella *

esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
                  temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.

• F Offline
                    F Offline
                    Fluff

a questao da temperatura acho que é mais relacionada ao aquecimento interno feito pela propria sonda que pelo calor gerado no escape, senao nao teriamos necessidade do dispositivo pra controlar o aquecimento dela.

• F Offline
                      F Offline
                      Fluff

esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
                      [snapback]615855[/snapback]

so pegar aquele link que eu passei e montar o projetinho.
                      la fora ja vendem ate o kit pronto com tudo que precisa+placa desenhada pra vc montar em casa

• Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto

[snapback]615855[/snapback]

um negócio legal é q as sondas wide dos audis e golfs gti turbo não são tão caras…

depois eu vou conversar com o pessoal e pesquisar mais a fundo sobre esse chip da bosch necessário pra controlar essa sonda q o ronin falou...

• Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto

a questao da temperatura acho que é mais relacionada ao aquecimento interno feito pela propria sonda que pelo calor gerado no escape, senao nao teriamos necessidade do dispositivo pra controlar o aquecimento dela.
                          [snapback]615856[/snapback]

sim…

essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...

• A Offline
                            A Offline
                            Anderson Torres

sim…

essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...
                            [snapback]615860[/snapback]

?, a da ft se calibra automaticamente. e ela vai te informando tudo q esta acontecendo pelo visor, é muito bacana.

em breve vai rolar data-log tambem, ela já tem recurso, agora parece q vai ser tudo integrado quando sair a interface grafica da ft.

• F Offline
                              F Offline
                              Fluff

sim…
                              [snapback]615860[/snapback]

exatamente tetinha

esse chip vai lendo o valor do resistor da propria sonda e faz os ajuste de calibracao.

link pro kit completo que me lembrou um meter novo.

http://wbo2.com/ld02/kit.htm

• Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto

exatamente tetinha

esse chip vai lendo o valor do resistor da propria sonda e faz os ajuste de calibracao.
                                link pro kit completo que me lembrou um meter novo.

http://wbo2.com/ld02/kit.htm
                                [snapback]615865[/snapback]

• G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho

dá p usar somente a sonda wide…........a da inovatte custa 70 dálares

a resist?ncia interna de aquecimento da sonda serve p ela entrar logo na temperatura ideal de funcionamento (não existe temperatura máxima qto + quente melhor a resolução)

dá p ligar a resist?ncia direto em 12v da bateria e fazer leitura c volt?metro...........ou então sair pela rodovia...........depois de alguns minutos a própria temperatura da queima já deixa a sonda quente e funciona q é uma maravilha.

o ideal é 2,05 volts.....e lambda é 2,5 volts.

[

• F Offline
                                    F Offline
                                    Fluff

entao o controle de aquecimento presente nos modulos de leitura wide é balela pra vc , gaucho?

• G Offline
                                      G Offline
                                      Gaucho

entao o controle de aquecimento presente nos modulos de leitura wide é balela pra vc , gaucho?
                                      [snapback]615928[/snapback]

não existe controle nenhum….......só existe o 1? aquecimento forçado (a sonda tem resist?ncia interna p iniciar em temperatura ideal) a minha sonda demora uns 10 a 15 segundos p começar a ler.

depois ela vai esquentar o quanto tua regulagem deixar.

a minha fica nos 800?

• F Offline
                                        F Offline
                                        Fluff

não existe controle nenhum….......só existe o 1? aquecimento forçado (a sonda tem resist?ncia interna p iniciar em temperatura ideal) a minha sonda demora uns 10 a 15 segundos p começar a ler.
                                        depois ela vai esquentar o quanto tua regulagem deixar.
                                        a minha fica nos 800?
                                        [snapback]615932[/snapback]

entao, gaucho. é disso que eu to falando.
                                        se voce ligar a sonda em um modo puro, com o resistor de aquecimento dela sem nada pra para-lo vai danifica-la, nao?

• A Offline
                                          A Offline
                                          Anderson Torres

fluff… depois que o escape esquenta, a temperatura fica maior que a inicial de aquecimento forçado.

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários