A real necessidade de uma sonda wide
-
o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem -
o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem
[snapback]615814[/snapback]bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech). aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda). ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.
no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.
-
bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech). aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda). ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.
no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.
[snapback]615845[/snapback]sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.
-
sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.
[snapback]615853[/snapback]depende de qual modelo vc for usar
as q vêm nos golfs/audis/etc. garanto pra vc que duram bastante
-
esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi. -
esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.
[snapback]615855[/snapback]so pegar aquele link que eu passei e montar o projetinho.
la fora ja vendem ate o kit pronto com tudo que precisa+placa desenhada pra vc montar em casa -
temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.
[snapback]615855[/snapback]um negócio legal é q as sondas wide dos audis e golfs gti turbo não são tão caras…
depois eu vou conversar com o pessoal e pesquisar mais a fundo sobre esse chip da bosch necessário pra controlar essa sonda q o ronin falou...
-
a questao da temperatura acho que é mais relacionada ao aquecimento interno feito pela propria sonda que pelo calor gerado no escape, senao nao teriamos necessidade do dispositivo pra controlar o aquecimento dela.
[snapback]615856[/snapback]sim…
essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...
-
sim…
essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...
[snapback]615860[/snapback]?, a da ft se calibra automaticamente. e ela vai te informando tudo q esta acontecendo pelo visor, é muito bacana.
em breve vai rolar data-log tambem, ela já tem recurso, agora parece q vai ser tudo integrado quando sair a interface grafica da ft.
-
sim…
[snapback]615860[/snapback]exatamente tetinha
esse chip vai lendo o valor do resistor da propria sonda e faz os ajuste de calibracao.
link pro kit completo que me lembrou um meter novo.
-
exatamente tetinha
esse chip vai lendo o valor do resistor da propria sonda e faz os ajuste de calibracao.
link pro kit completo que me lembrou um meter novo.http://wbo2.com/ld02/kit.htm
[snapback]615865[/snapback] -
dá p usar somente a sonda wide…........a da inovatte custa 70 dálares
a resist?ncia interna de aquecimento da sonda serve p ela entrar logo na temperatura ideal de funcionamento (não existe temperatura máxima qto + quente melhor a resolução)
dá p ligar a resist?ncia direto em 12v da bateria e fazer leitura c volt?metro...........ou então sair pela rodovia...........depois de alguns minutos a própria temperatura da queima já deixa a sonda quente e funciona q é uma maravilha.
o ideal é 2,05 volts.....e lambda é 2,5 volts.
-
entao o controle de aquecimento presente nos modulos de leitura wide é balela pra vc , gaucho?
[snapback]615928[/snapback]não existe controle nenhum….......só existe o 1? aquecimento forçado (a sonda tem resist?ncia interna p iniciar em temperatura ideal) a minha sonda demora uns 10 a 15 segundos p começar a ler.
depois ela vai esquentar o quanto tua regulagem deixar.
a minha fica nos 800?
-
não existe controle nenhum….......só existe o 1? aquecimento forçado (a sonda tem resist?ncia interna p iniciar em temperatura ideal) a minha sonda demora uns 10 a 15 segundos p começar a ler.
depois ela vai esquentar o quanto tua regulagem deixar.
a minha fica nos 800?
[snapback]615932[/snapback]entao, gaucho. é disso que eu to falando.
se voce ligar a sonda em um modo puro, com o resistor de aquecimento dela sem nada pra para-lo vai danifica-la, nao? -
fluff… depois que o escape esquenta, a temperatura fica maior que a inicial de aquecimento forçado.
-
entao, gaucho. é disso que eu to falando.
se voce ligar a sonda em um modo puro, com o resistor de aquecimento dela sem nada pra para-lo vai danifica-la, nao?
[snapback]615933[/snapback]c certeza não…............mas isso é muito fácil de fazer
? só colocar uma chave p desligar o funcionamento da resist?ncia ou simplesmente desligar o fio da bateria após o aquecimento (uns 5 minutos).
depois de quente meu carro marca p volta de 300? no pir?metro.....isso na lenta
preto - sinal de leitura
cinza - terra de leitura
1 branco - 12v pos chave
1 branco - terraisso acima numa sonda comum q tb funciona dessa forma.
-
fluff… depois que o escape esquenta, a temperatura fica maior que a inicial de aquecimento forçado.
[snapback]615936[/snapback]perai, perai.
acho que to me expressando errado.
vamos la:o controle de temperatura que digo é a inducao do resistor pra esquentar a sonda. se voce deixar esse cara ativo direto, vai danificar a sonda, nao? pelo que leio nos projetos, todos se preocupam isso.
uma coisa é o aquecimento induzido, outro é o aquecimento pela temperatura do escape. eu to falando do induzido.