Velocidade real
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dae povo…
para começar não sei se esse tópico devia estar aqui... como é a parte que os mais entendidos freq?entam resolvi colocar aqui... moderados: se quiserem mudar prometo que não vou reclamar...
falando sório agora... alguém ai poderia me passar aquela f?rmula para cálculo de velocidade real baseada na rotação do motor, relação de marchas, diferencial e tamanho do pneu+roda?
eu tinha guardado em algum lugar... mas né to achando...
valeu...
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0.06 x rpm x circufer?ncia do pneu / relação da marcha em questão x redução do diferencial
detalhe: no cartest, é acrescido 0,012%/km/h ao di?metro total do conjunto roda+pneu. isso se deve a expansão do pneu devido a força centr?peta q estica o pneu de acordo com a velocidade.
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0.06 x rpm x circufer?ncia do pneu / relação da marcha em questão x redução do diferencial
detalhe: no cartest, é acrescido 0,012%/km/h ao di?metro total do conjunto roda+pneu. isso se deve a expansão do pneu devido a força centr?peta q estica o pneu de acordo com a velocidade.
valeu…
a circunfer?ncia do pneu é calculada como mesmo?
só para não restar dúvidas... pegando exemplo do meu troller:
pneu - 255 x 75 x r 15
diferencial - 4,09 : 1
rpm - 3500
marcha - 0,809:1
como fica?
valeu
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254,17km/h em um fusca deve dar medo
valeu
[snapback]395910[/snapback]
blz fabio ?
entao, essa conta que da 254,17km/h eh o que eu chamo de conta seca , que leva em consideracao o diametro nominal do pneu e escorregamento zero…
na pratica vc precisa considerar a deformacao estatica do pneu pelo peso do carro (menos velocidade) e dinamica pela rotacao do pneu (forca centrifuga, mais diametro e mais velocidade consequentemente)...
deve-se considerar ainda o escorregamento, que eh literalmente o pneu girar em falso mesmo quando nao esta patinando...
o que eu vi uma vez em um manual do gol, comparando as velocidades divulgadas (com as respectivas rpm) com o resultado da conta seca ... deu algo como 5% a menos..
então, pra ficar um pouco mais proximo da realidade sem mta complicação, ainda sem estar 100% certo, aplico um coeficiente de 0,95 na conta seca e era isso..
os seus 254km/h ficam 241,5km/h...
[]s
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blz fabio ?
entao, essa conta que da 254,17km/h eh o que eu chamo de conta seca , que leva em consideracao o diametro nominal do pneu e escorregamento zero…
na pratica vc precisa considerar a deformacao estatica do pneu pelo peso do carro (menos velocidade) e dinamica pela rotacao do pneu (forca centrifuga, mais diametro e mais velocidade consequentemente)...
deve-se considerar ainda o escorregamento, que eh literalmente o pneu girar em falso mesmo quando nao esta patinando...
o que eu vi uma vez em um manual do gol, comparando as velocidades divulgadas (com as respectivas rpm) com o resultado da conta seca ... deu algo como 5% a menos..
então, pra ficar um pouco mais proximo da realidade sem mta complicação, ainda sem estar 100% certo, aplico um coeficiente de 0,95 na conta seca e era isso..
os seus 254km/h ficam 241,5km/h...
[]s
[snapback]396057[/snapback]
que seja 240km/h cravado … ainda assim é coisa para kct levando em conta que estamos falando de um fusca de 35 anos ... usando suspensão traseira de fusca mesmo e aro 15
tem um fator interessante ainda que foi esquecido .. esse é um valor que ele pode chegar ... agora se ele vai chegar são outros 500 pois alem de tudo ... tem o vento que se estiver contra ... acaba com tudo ... pois como todos sabem ... a aerodinamica nao é um dos pontos fortes rssss
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se alguém quizer eu tenho uma planilha em excel que faz o cálculo de velocidade, é só colocar as informções com dados da relação da caixa, medidas dos pneus e rotção desejada
? só pedir atravṍs do meu e-mail [email protected]
espero ter ajudado
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se alguém quizer eu tenho uma planilha em excel que faz o cálculo de velocidade, é só colocar as informções com dados da relação da caixa, medidas dos pneus e rotção desejada
? só pedir atravṍs do meu e-mail [email protected]
espero ter ajudado
[snapback]399310[/snapback]
hospeda ela no http://www.rapidshare.de e disponibiliza ae…
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tirando o po deste tópico, eu gostaria de uma ajuda da galera. gostaria de saber qual a velocidade final para estes dados:
coroa x pinh?o: 8x31
quarta marcha: 0,84
pneu: 205/60 - 15
rpm: 7000
valeu
[snapback]395666[/snapback]
se quiser ver como faz tudo: http://rapidshare.de/files/8884315/velo_real.doc.html
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se diminuir o pneu do fabiorr o carro vai ter final maior ou menor?
[snapback]399966[/snapback]
se diminuir o aro x pneu vc vai encurtar, vai ter menos velocidade final, mas vai ficar mais esperto, um pouco mais esportivo
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obrigado ao juliano lima por ter me mandado a planilha.
a dúvida é a seguinte, coloquei os dados do meu carro na planilha, ou os dados estão errados ou tem alguma coisa errada no carro.
santana gl 1.8 0,7 bar
câmbio pv
1? - 3,45
2? - 1,94
3? - 1,29
4? - 0,97
5? - 0,80
diferencial - 4,11
alguém confirma os dados, são esses mesmos do cambio pvó
aro - 14
larg - 195
alt - 60
segundo a planilha com esses dados, em 5? a 5500 rpm a velocidade seria de 186 km/h (velocidade real?). o caso é q em 5? a mais de 5500 rpm o meu marcava 160.
dessa vez deu pra filmar e ver direitinho, mas tenho vaga lembran?a de outras vezes estar a pouco mais de 5500 rpm a quase 190 km/h no velocimetro.
será a tripidação do asfalto, os dados errados, é isso mesmo?
fiz até um videozinho, pode postar é permitido?
agradeão qualquer reposta
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os dados do câmbio estão corretos sim, fiz o cálculo aqui e realmente bateu os 186 km/h em 5? a 5500 rpm.
pode ser o painel informando errado, pois foram feitas mudanças na geometria do pneus e aros
cabo de velocim?tro ruin, fica variando no painel
ou embreagem patinando, o giro sobe e o carro não aumenta velocidade
podem ser vêrias coisas