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  4. 5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…

5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…

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    Túlio DNS 52
    escreveu em última edição por
    #1

    fala ae…

    to com uma apl 525.

    fria: 42, quente: 48

    eixo - 49mm

    rotor - 46

    to enchendo muito cedo de 5? marcha...papo de quase 3000rpm ela já esta enchendo....

    bom, escolhi essa configuração pq quero um carro rápido de arrancada e pra dar uma melhoradinha na final....mas a intenção é a arrancada

    queria saber se tem algum esquema para trabalhar minha 5? marcha ou mesmo trocar a caixa para que a 5? marcha fiquei um pouco mais longa, e dessa forma, eu consiga a ter menos giro lá pelos 100km/h para poder andar sem encher a turbina....como se fosse uma 5? marcha overdrive , assim em viagens e percursos longos eu teria uma média de consumo melhor sem a turbina encher direto...

    dúvidas:

    1 -- 1?, 2?, 3? e 4? eu queria que ficasse originais como estáo.....

    não queria perder a arrancada boa que esta meu carro.

    2 -- trabalhando apenas a 5? marcha, nenhuma das outras marchas seriam afetadas né?

    3 -- no caso de eu botar pra andar....levando os giros máximos de todas as marchas, se a 5? marcha for trabalhada ou for uma caixa que tenha a 5? mais longa, quando o giro estiver lá em cima saindo da 4? marcha e ja colocando a 5? e acelerando....acho que vai subir rápido o giro né??? ou quando entrasse a 5? ele ia ficar meio morto e demoraria pra acelerar...?

    4 -- é provavel que sendo a 5? mais longa um pouco, a minha turbina não é muito grande....poder? a turbina não render de forma compatével a 5? marcha??? tipo, o pico da turbina quando cheia, não seria o limite de giro e velocidade da 5? marcha..? ou isso não tem muito a ver?

    5 -- o que vale mais a pena ( $$$$ ), trabalhar a 5? ou trocar de caixa?

    abraços amigos

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      ricardo tb
      escreveu em última edição por
      #2

      troca a turbina

      ow a caisxa por uma ps logo

      mass se fosse eu

      trocaria a turbina e isso de turbininha e bom de arrancada e mais uma lenda urbana

      turbina grande (adequada) as vez sai um pouco para tras e passa logo em seguida distribuindo mala

      t+

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        Túlio DNS 52
        escreveu em última edição por
        #3

        trocar a turbina está completamente fora dos meus planos.

        a solução é trabalhar a caixa mesmo. ou troca-la.

        como disse, quero o carro rápido…saindo na frente de todo mundo.

        antes das turbinas grandes encherem...eu já encostei na direita, pisquei setinha pros lados e já dei tchauzinho...

        hehehe

        minha intenção ?: arrancada rápida....velocidade final não é comigo.

        se minha turbina me der uns 200km/h de final, já vou estar feliz da vida

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
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          SóGM
          escreveu em última edição por
          #4

          na minha terra, deu setinha e ficou marcando toma na traseira, sem dá…..aqui o povo não perdoa molecagem....

          eu iria de turbina maior....já que você quer continuar com essa, pelo menos trabalhe na transmissão.....

          1 Resposta Última resposta
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            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #5

            na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

            ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Ricardo
              escreveu em última edição por
              #6

              ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

              quem me dera conseguir responder alguma coisa referente a carburador, ainda mais pra vc, mestre jedi dos bura.

              mas com relação a injetado, eu talvez possa te ajudar.

              turbo injetado com bico auxiliar: entrou pressão positiva, liga o bico, consequentemente é um bico a mais aberto jogando combustável pra dentro do motor.

              turbo injetado com hpi: entrou pressão positiva, aumenta pressão de combustável. não aumenta o ti, mas como a pressão é maior, a vazão aumenta também.

              para ambos os casos, o consumo não tem como não aumentar….

              1 Resposta Última resposta
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                Fahrell
                escreveu em última edição por
                #7

                não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

                desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

                ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero... basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

                se não pisar, não gasta... não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

                1 Resposta Última resposta
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                  16volts
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

                  em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

                  trocar a 5a por uma mais longa tb é possível, mas pra manter o mesmo regime, como o fabio(brosol e cia jedi master )já falou, provavelmente vai ter mais carga, o que pode acordar o turbo mais cedo (se vc enfiar uma 5a a 1000 rpm e tuchar o po no fundo, provavelmente vc ver? pressão antes dos 3000 rpm hehe).

                  agora a solução ideal mesmo é trocar a caixa quente, enfia uma .63 ali, papo de 100 merr?is, e resolva seu problema, vai ajudar muito a tracionar as marchas mais baixas e em alta o motor vai falar mais alto tb. mais barato do que desmontar seu câmbio, além de te dar mais potência e alcançando o mesmo resultado.

                  []s

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                    escreveu em última edição por
                    #9

                    na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

                    ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

                    [snapback]621050[/snapback]

                    naum deu tempo de editar… mas acho que se der pra manter pressão de 0.2 - 0.3 nos 100 - 120 sem zoar o escape e com uma mistura estequiom?trica (nada de enriquecer muito) o consumo deve até diminuir pq a efici?ncia térmica do motor aumenta...

                    1 Resposta Última resposta
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                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

                      [snapback]621070[/snapback]

                      isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.

                      esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.

                      mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.

                      o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.

                      1 Resposta Última resposta
                      • 1 Offline
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                        16volts
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

                        [snapback]621070[/snapback]

                        isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.

                        esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.

                        mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.

                        o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.

                        [snapback]621072[/snapback]

                        :olhos:

                        c/ ctz… sem contar que uma caixa quente custa 100-150 reais

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
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                          Maran
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

                          em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

                          trocar a 5a por uma mais longa tb é possível, mas pra manter o mesmo regime, como o fabio(brosol e cia jedi master )já falou, provavelmente vai ter mais carga, o que pode acordar o turbo mais cedo (se vc enfiar uma 5a a 1000 rpm e tuchar o po no fundo, provavelmente vc ver? pressão antes dos 3000 rpm hehe).

                          agora a solução ideal mesmo é trocar a caixa quente, enfia uma .63 ali, papo de 100 merr?is, e resolva seu problema, vai ajudar muito a tracionar as marchas mais baixas e em alta o motor vai falar mais alto tb. mais barato do que desmontar seu câmbio, além de te dar mais potência e alcançando o mesmo resultado.

                          []s

                          [snapback]621070[/snapback]

                          edited

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                          • M Offline
                            M Offline
                            Maran
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            editei pq o que escrevi foi uma redund?ncia.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fabio Lima
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              q mestre jedi dos carburadores… sei um pouco sobre essas on?as, sou discipulo da mestra carol rs....

                              mas entao, injetado ate concordo com a teoria pressao x consumo, mas carburado... sendo que sistema inteiro esta sob a mesma pressao e o aumento da pressao na entrada de combustivel só é ultilizado pra manter o diferencial, teoricamente tanto faz se tem a pressao atmosferica sobre o carbura ou 2 kilos de pressao, nao muda nada, o que conta é a vazao de ar que esta tendo pelo venturi.

                              obs: me correu duas coisas agora, existe duas partes do carbura que são um pouco influenciada sim pela pressao: o circuito de lenta, que esta com parte exposto ao vacuo do coletor. quanto maior a diferencial de pressao entre antes e depois da borboleta teoricamente mais alimentacao, mas em contra partida, quanto maior o diferencial de pressao, tb mais fecha a valvula de maxima, emagrecendo assim a mistura do primeiro estagio.

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                porva
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  Garcia
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  fahrell, vc escreveu muita coisa parecida com o que eu penso, por isso, esse quote assim, expressando minha opinião sobre a dúvida do tulio.

                                  não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

                                  desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

                                  [snapback]621060[/snapback]

                                  tb não entendi. bom, se vc, tulio, quiser um carro bom de arrancada (aceleração), é interessante que a turbina sempre encha cedo, e, como o fahrell comentou, desde que não amarre em alta, tá tudo certo.

                                  ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero… basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

                                  [snapback]621060[/snapback]

                                  eu diria que dosar o po serve pra qualquer carro, seja aspirado ou turbo original, aspirado ou turbo adaptado .

                                  tanto que, sem ser mão de vaca cheguei a fazer 16km/l com meu xsara 1.8 16v na estrada…

                                  se não pisar, não gasta… não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

                                  [snapback]621060[/snapback]

                                  ? exatamente isso. dosar o po.

                                  tanto que muitos manuais recomendam que, quando você atingir uma velocidade ideal (seja ela qual for :olhos:), que se alivie um pouco a pressão exercida sobre o pedal do acelerador. isso resultar? numa mínima variação de velocidade, entretanto, uma sensável diferença de consumo…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
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                                    Túlio DNS 52
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

                                    ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

                                    [snapback]621050[/snapback]

                                    pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...

                                    por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais....

                                    posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

                                    não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

                                    desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

                                    ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero... basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

                                    se não pisar, não gasta... não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

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                                    tem uma via aqui no rio chamada linha amarela….

                                    vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

                                    o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

                                    pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

                                    pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

                                    e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

                                    edit:

                                    esqueci de dizer....

                                    no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

                                    mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      eu posso estar enganado, tulio, mas, se vc colocar uma 5? mais longa, teu carro vai pressurizar mais…

                                      passa mais algumas especificações do teu motor... quem sabe surgem mais idéias.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #19

                                        essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

                                        [snapback]621200[/snapback]

                                        olha, do que eu entendi do funcionamento desta valvula, quanto menor a diferença de pressao entre antes e depois da borboleta, ela enriquece mais a mistura. tipo, vc dando acelerando a fundo em baixa, com poucos giros, ela vai engordar a mistura do primeiro estagio.

                                        **pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...**por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais….

                                        posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

                                        tem uma via aqui no rio chamada linha amarela....

                                        vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

                                        o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

                                        pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

                                        pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

                                        e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

                                        edit:

                                        esqueci de dizer....

                                        no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

                                        mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

                                        [snapback]621208[/snapback]

                                        em todo carro carro é assim. vc acelera, ele anda e gasta e vice-versa. meu gol ( 1.8 gasolina ) a 80 por hora constantes chega a fzer 14/14,5km/h, a 110 já cai pra proximo de 12,5/13, a 150/160 ( sempre constantes ) já vem pra 11 o consumo. o gol g4 ( 1.0 8v ) aki do trampo, mesma coisa. andando a 90/100 gasta bem menos que a 110/120.

                                        nao é só o caso do motor girar mais, o carro correndo mais gasta mais energia pra vencer a barreira de ar, gasta mais energia com o atrito dos pneus. ainda mais um gol quadrado, que tem péssima aerodinamica.

                                        me lembra meu amigo que tem uma oficina de caminhoes, proprietarios de caminhoes antigos massarico ( nao turbo ) procuram eles pra turbinar os caminhoes justamente pra baixar o consumo. é um motor de outro tipo de concepção mas…

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #20

                                          voce quer algo dificil. o ideal é o que a carol falou:

                                          booster.

                                          1 Resposta Última resposta

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