Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. 5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…

5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
37 Posts 16 Posters 2.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • T Offline
    T Offline
    Túlio DNS 52
    escreveu em última edição por

fala ae…

to com uma apl 525.

fria: 42, quente: 48

eixo - 49mm

rotor - 46

to enchendo muito cedo de 5? marcha...papo de quase 3000rpm ela já esta enchendo....

bom, escolhi essa configuração pq quero um carro rápido de arrancada e pra dar uma melhoradinha na final....mas a intenção é a arrancada

queria saber se tem algum esquema para trabalhar minha 5? marcha ou mesmo trocar a caixa para que a 5? marcha fiquei um pouco mais longa, e dessa forma, eu consiga a ter menos giro lá pelos 100km/h para poder andar sem encher a turbina....como se fosse uma 5? marcha overdrive , assim em viagens e percursos longos eu teria uma média de consumo melhor sem a turbina encher direto...

dúvidas:

1 -- 1?, 2?, 3? e 4? eu queria que ficasse originais como estáo.....

não queria perder a arrancada boa que esta meu carro.

2 -- trabalhando apenas a 5? marcha, nenhuma das outras marchas seriam afetadas né?

3 -- no caso de eu botar pra andar....levando os giros máximos de todas as marchas, se a 5? marcha for trabalhada ou for uma caixa que tenha a 5? mais longa, quando o giro estiver lá em cima saindo da 4? marcha e ja colocando a 5? e acelerando....acho que vai subir rápido o giro né??? ou quando entrasse a 5? ele ia ficar meio morto e demoraria pra acelerar...?

4 -- é provavel que sendo a 5? mais longa um pouco, a minha turbina não é muito grande....poder? a turbina não render de forma compatével a 5? marcha??? tipo, o pico da turbina quando cheia, não seria o limite de giro e velocidade da 5? marcha..? ou isso não tem muito a ver?

5 -- o que vale mais a pena ( $$$$ ), trabalhar a 5? ou trocar de caixa?

abraços amigos

1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      ricardo tb

troca a turbina

ow a caisxa por uma ps logo

mass se fosse eu

trocaria a turbina e isso de turbininha e bom de arrancada e mais uma lenda urbana

turbina grande (adequada) as vez sai um pouco para tras e passa logo em seguida distribuindo mala

t+

• T Offline
        T Offline
        Túlio DNS 52

trocar a turbina está completamente fora dos meus planos.

a solução é trabalhar a caixa mesmo. ou troca-la.

como disse, quero o carro rápido…saindo na frente de todo mundo.

antes das turbinas grandes encherem...eu já encostei na direita, pisquei setinha pros lados e já dei tchauzinho...

hehehe

minha intenção ?: arrancada rápida....velocidade final não é comigo.

se minha turbina me der uns 200km/h de final, já vou estar feliz da vida

• S Offline
          S Offline
          SóGM

na minha terra, deu setinha e ficou marcando toma na traseira, sem dá…..aqui o povo não perdoa molecagem....

eu iria de turbina maior....já que você quer continuar com essa, pelo menos trabalhe na transmissão.....

• F Offline
            F Offline
            Fabio Lima

na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

• R Offline
              R Offline
              Ricardo

ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

quem me dera conseguir responder alguma coisa referente a carburador, ainda mais pra vc, mestre jedi dos bura.

mas com relação a injetado, eu talvez possa te ajudar.

turbo injetado com bico auxiliar: entrou pressão positiva, liga o bico, consequentemente é um bico a mais aberto jogando combustável pra dentro do motor.

turbo injetado com hpi: entrou pressão positiva, aumenta pressão de combustável. não aumenta o ti, mas como a pressão é maior, a vazão aumenta também.

para ambos os casos, o consumo não tem como não aumentar….

• F Offline
                F Offline
                Fahrell

não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero... basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

se não pisar, não gasta... não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

• 1 Offline
                  1 Offline
                  16volts

uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

trocar a 5a por uma mais longa tb é possível, mas pra manter o mesmo regime, como o fabio(brosol e cia jedi master )já falou, provavelmente vai ter mais carga, o que pode acordar o turbo mais cedo (se vc enfiar uma 5a a 1000 rpm e tuchar o po no fundo, provavelmente vc ver? pressão antes dos 3000 rpm hehe).

agora a solução ideal mesmo é trocar a caixa quente, enfia uma .63 ali, papo de 100 merr?is, e resolva seu problema, vai ajudar muito a tracionar as marchas mais baixas e em alta o motor vai falar mais alto tb. mais barato do que desmontar seu câmbio, além de te dar mais potência e alcançando o mesmo resultado.

[]s

• 1 Offline
                    1 Offline
                    16volts

na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

[snapback]621050[/snapback]

naum deu tempo de editar… mas acho que se der pra manter pressão de 0.2 - 0.3 nos 100 - 120 sem zoar o escape e com uma mistura estequiom?trica (nada de enriquecer muito) o consumo deve até diminuir pq a efici?ncia térmica do motor aumenta...

* Caroline Stella *

uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

[snapback]621070[/snapback]

isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.

esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.

mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.

o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.

• 1 Offline
                        1 Offline
                        16volts

isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.

esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.

mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.

o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.

[snapback]621072[/snapback]

:olhos:

c/ ctz… sem contar que uma caixa quente custa 100-150 reais

• M Offline
                          M Offline
                          Maran

trocar a 5a por uma mais longa tb é possível, mas pra manter o mesmo regime, como o fabio(brosol e cia jedi master )já falou, provavelmente vai ter mais carga, o que pode acordar o turbo mais cedo (se vc enfiar uma 5a a 1000 rpm e tuchar o po no fundo, provavelmente vc ver? pressão antes dos 3000 rpm hehe).

agora a solução ideal mesmo é trocar a caixa quente, enfia uma .63 ali, papo de 100 merr?is, e resolva seu problema, vai ajudar muito a tracionar as marchas mais baixas e em alta o motor vai falar mais alto tb. mais barato do que desmontar seu câmbio, além de te dar mais potência e alcançando o mesmo resultado.

[]s

edited

• M Offline
                            M Offline
                            Maran

editei pq o que escrevi foi uma redund?ncia.

• F Offline
                              F Offline
                              Fabio Lima

q mestre jedi dos carburadores… sei um pouco sobre essas on?as, sou discipulo da mestra carol rs....

mas entao, injetado ate concordo com a teoria pressao x consumo, mas carburado... sendo que sistema inteiro esta sob a mesma pressao e o aumento da pressao na entrada de combustivel só é ultilizado pra manter o diferencial, teoricamente tanto faz se tem a pressao atmosferica sobre o carbura ou 2 kilos de pressao, nao muda nada, o que conta é a vazao de ar que esta tendo pelo venturi.

obs: me correu duas coisas agora, existe duas partes do carbura que são um pouco influenciada sim pela pressao: o circuito de lenta, que esta com parte exposto ao vacuo do coletor. quanto maior a diferencial de pressao entre antes e depois da borboleta teoricamente mais alimentacao, mas em contra partida, quanto maior o diferencial de pressao, tb mais fecha a valvula de maxima, emagrecendo assim a mistura do primeiro estagio.

• P Offline
                                P Offline
                                porva

essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

• G Offline
                                  G Offline
                                  Garcia

fahrell, vc escreveu muita coisa parecida com o que eu penso, por isso, esse quote assim, expressando minha opinião sobre a dúvida do tulio.

desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

[snapback]621060[/snapback]

tb não entendi. bom, se vc, tulio, quiser um carro bom de arrancada (aceleração), é interessante que a turbina sempre encha cedo, e, como o fahrell comentou, desde que não amarre em alta, tá tudo certo.

ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero… basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

eu diria que dosar o po serve pra qualquer carro, seja aspirado ou turbo original, aspirado ou turbo adaptado .

tanto que, sem ser mão de vaca cheguei a fazer 16km/l com meu xsara 1.8 16v na estrada…

se não pisar, não gasta… não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

? exatamente isso. dosar o po.

tanto que muitos manuais recomendam que, quando você atingir uma velocidade ideal (seja ela qual for :olhos:), que se alivie um pouco a pressão exercida sobre o pedal do acelerador. isso resultar? numa mínima variação de velocidade, entretanto, uma sensável diferença de consumo…

• T Offline
                                    T Offline
                                    Túlio DNS 52

[snapback]621050[/snapback]

pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...

por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais....

posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero... basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

se não pisar, não gasta... não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

tem uma via aqui no rio chamada linha amarela….

vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

edit:

esqueci de dizer....

no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

• G Offline
                                      G Offline
                                      Garcia

eu posso estar enganado, tulio, mas, se vc colocar uma 5? mais longa, teu carro vai pressurizar mais…

passa mais algumas especificações do teu motor... quem sabe surgem mais idéias.

• F Offline
                                        F Offline
                                        Fabio Lima

essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

[snapback]621200[/snapback]

olha, do que eu entendi do funcionamento desta valvula, quanto menor a diferença de pressao entre antes e depois da borboleta, ela enriquece mais a mistura. tipo, vc dando acelerando a fundo em baixa, com poucos giros, ela vai engordar a mistura do primeiro estagio.

**pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...**por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais….

posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

tem uma via aqui no rio chamada linha amarela....

vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

edit:

esqueci de dizer....

no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

[snapback]621208[/snapback]

em todo carro carro é assim. vc acelera, ele anda e gasta e vice-versa. meu gol ( 1.8 gasolina ) a 80 por hora constantes chega a fzer 14/14,5km/h, a 110 já cai pra proximo de 12,5/13, a 150/160 ( sempre constantes ) já vem pra 11 o consumo. o gol g4 ( 1.0 8v ) aki do trampo, mesma coisa. andando a 90/100 gasta bem menos que a 110/120.

nao é só o caso do motor girar mais, o carro correndo mais gasta mais energia pra vencer a barreira de ar, gasta mais energia com o atrito dos pneus. ainda mais um gol quadrado, que tem péssima aerodinamica.

me lembra meu amigo que tem uma oficina de caminhoes, proprietarios de caminhoes antigos massarico ( nao turbo ) procuram eles pra turbinar os caminhoes justamente pra baixar o consumo. é um motor de outro tipo de concepção mas…

• P Offline
                                          P Offline
                                          Pix

voce quer algo dificil. o ideal é o que a carol falou:

booster.

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários