Duvidas com fueltech e ignicao plus do cm
-
amigos,
postei essa msg la no forum do cm, mas, como fim-de-semana la fica meio vazio, queria tirar uma duvida, que segue abaixo :
– ----------------------------------------------------------------------------------------------
ola amigos,
mandei minha ignicao plus para o cm dar uma olhada, e como minha le-jetronic nao funciona mesmo (nao tem cristo nessa porra de rj que de jeito), parti para uma fueltech.
ok, os puristas guardem suas pedras para si proprios.
nao adianta eu ter uma injecao que nao funciona por incompetencia de todos os mecanicos e autorizadas em que estive (desde fevereiro de 2007 eu parei esse carro em pelo menos 4 oficinas e duas autorizadas da vw.... e nada.)
mas, vamos la.
minha bobina é daquelas de copinho, com um positivo e um negativo (bobina da epoca que pedro alvares cabral chegou ao brasil).
a fueltech precisa usar uma bobina do tipo mi, de 3 fios.
posso usar minha ignicao plus nessa bobina tambem é (pq salvo engano essa de 3 fios ja tem um amplificador interno, ou algo do tipo).
ou muda o tipo de ignicao plus por causa da bobina de 3 fios ???
abracos a todos (e que dessa vez eu possa usar combustivel liquido....)
-
cara, quando eu comprei a minha ignição plus dele eu perguntei se funfa com a fueltech, nem preciso dizer q ele me esculaxou em relação a gastar $ com a ft, maaaaaaas ele disse que funcionava perfeitamente.
agora na pratica nao sei. tanto é que quando eu for montar meu motor será injeção e ignição tudo da ft, e irei retirar do cm. do cm é boa, mas e muito forte, ai tenho medo de começar a dar interferencia em algo.
-
a ft precisa de bobina de 3 fios exatamente por não ter amplificador interno… não que seja obrigatério usar esse tipo de bobina com ela.
no seu caso, é pra dar certo... sai da ft, entra na ignicao do cm e vai pra bobina vêia de 2 fios sua.
se bem que uma bobina nova de mi de 2 fios custa menos de 100 pila... acho que vale o investimento.
-
cara, quando eu comprei a minha ignição plus dele eu perguntei se funfa com a fueltech, nem preciso dizer q ele me esculaxou em relação a gastar $ com a ft, maaaaaaas ele disse que funcionava perfeitamente.
agora na pratica nao sei. tanto é que quando eu for montar meu motor será injeção e ignição tudo da ft, e irei retirar do cm. do cm é boa, mas e muito forte, ai tenho medo de começar a dar interferencia em algo.
[snapback]671016[/snapback]
zorlac,
eu postei la no forum do cm, mas, a resposta que eu tive do rettore, ele esqueceu justamente de responder sobre a bobina
cara, eu gosto muito da ignicao do cm.
meu santana, (ex-gasolina/gnv le-jetronic), que ta na oficina pra virar alcool/fueltech (sem gnv), rodava com abertura de velas de 1,3 sem problemas.
era fortinho o negocio.
ai eu acho que deu problema no modulo, e enviei para o cm, e o carro ta rodando novamente com 0,7 de vela.
que tedio…
em relacao a interferencia, nao sei te dizer. se a cm plus nao deu interferencia nem no radio, entao acho que ta tranquilo.
abraco
ricardo,
a bobina que o preparador mandou comprar e a mi de 3 fios, e nao de 2 fios.
a minha duvida, como vc mesmo ja colocou (pela bobina de 3 fios ter amplificacao interna) é se pode ser ligada na ignicao do cm, que vai reamplificar a centelha.
abraco
-
na teoria da eletronica funcionaria, so q vc estaria sobrecarregando o amplificador interno da bobina, e os cabos na saida da bobina….
so q no mundo automobilistico nao sei como isso funcionaria
-
rodava com abertura de velas de 1,3 sem problemas.
era fortinho o negocio.
ai eu acho que deu problema no modulo, e enviei para o cm, e o carro ta rodando novamente com 0,7 de vela.
gostaria q alguém fizesse o teste c o lambda meter no escape.
se marcar 0,90 de lambda c 0,7 de vela e depois continuar 0,90 de lambda c 1,3 de vela….......não mudou nada puro achismo
-
zorlac,
eu postei la no forum do cm, mas, a resposta que eu tive do rettore, ele esqueceu justamente de responder sobre a bobina
não respondi porque não sei com certeza a resposta… nunca tive carro com fueltech, então não sei dizer...
(ali?s, ainda digo que, adaptação por adaptação, você teria feito melhor negócio trocando sua ie problem?tica por uma mi. mais barato, peças fáceis, e de brinde ainda ganharia o acerto feito pelos engenheiros da vw )
quanto é trocar sua bobina atual pela do mi, certa vez, quando ainda tinha o carro original+cmplus perguntei exatamente isso ao cezar (meu carro tem a mesma injeção que o seu tinha).
ele me disse que minha bobina era boa, e que o pequeno ganho que pudesse ter com a mi não compensaria o investimento na compra dela.
ainda me alertou para um detalhe, de que se fosse usar a mi sem a cm plus, queimaria ou danificaria meu módulo de ignição original do carro.
gostaria q alguém fizesse o teste c o lambda meter no escape.
se marcar 0,90 de lambda c 0,7 de vela e depois continuar 0,90 de lambda c 1,3 de vela….......não mudou nada puro achismo
[snapback]671031[/snapback]
ga?cho. tenho uma idéia melhor. que tal então fazer um teste de um motor em um dinam?metro de bancada, primeiro com ele original e depois o mesmo motor com a ignição instalada?
pois bem. este teste já foi feito em um trabalho de graduação de engenharia mecânica, que se você se interessar em ver, pode baixar por este link:
http://rapidshare.com/files/83706319/td_bs…racing.pdf.html
? um arquivo relativamente pequeno (pouco menos de 5 mb) e além da parte prática dos testes (muito bem ilustrado, com vêrias fotos, inclusive da coloração das velas antes e depois, etc.) tem também bastante teoria sobre sistemas de ignição.
vale a pena baixar.
-
não respondi porque não sei com certeza a resposta… nunca tive carro com fueltech, então não sei dizer...
(ali?s, ainda digo que, adaptação por adaptação, você teria feito melhor negócio trocando sua ie problem?tica por uma mi. mais barato, peças fáceis, e de brinde ainda ganharia o acerto feito pelos engenheiros da vw )
quanto é trocar sua bobina atual pela do mi, certa vez, quando ainda tinha o carro original+cmplus perguntei exatamente isso ao cezar (meu carro tem a mesma injeção que o seu tinha).
ele me disse que minha bobina era boa, e que o pequeno ganho que pudesse ter com a mi não compensaria o investimento na compra dela.
ainda me alertou para um detalhe, de que se fosse usar a mi sem a cm plus, queimaria ou danificaria meu módulo de ignição original do carro.
ga?cho. tenho uma idéia melhor. que tal então fazer um teste de um motor em um dinam?metro de bancada, primeiro com ele original e depois o mesmo motor com a ignição instalada?
pois bem. este teste já foi feito em um trabalho de graduação de engenharia mecânica, que se você se interessar em ver, pode baixar por este link:
http://rapidshare.com/files/83706319/td_bs…racing.pdf.html
? um arquivo relativamente pequeno (pouco menos de 5 mb) e além da parte prática dos testes (muito bem ilustrado, com vêrias fotos, inclusive da coloração das velas antes e depois, etc.) tem também bastante teoria sobre sistemas de ignição.
vale a pena baixar.
[snapback]671041[/snapback]
rettore,
eu vi a tua resposta no forum do cm, e entendi a tua resposta.
eu, na teoria, acho que nao de problemas no caso das bobinas, mas, teoria é uma coisa e pratica é outra.
to baixando o arquivo que vc mandou.
e, qto a diferenca da cm plus, eu nao duvido. eu sei que da muita diferenca.
fora isso, to aguardando a engenhoca ficar pronta.
triste é nao ter tido ninguem nessa terra de malboro que soubesse consertar aquela injecao.
abracos
gaucho,
esse seu teste seria para provar exatamente o que ?
que nao daria nada demais em relacao a bobina ou sobre a eficiencia da ignicao ?
se for sobre a eficiencia, e se vc morar no rj, podemos marcar de nos encontrarmos e vc fazer os testes, mas, acho que vc vai querer colocar uma cmplus no teu carro
abraco
sem controle,
entendi o que vc colocou, mas, como vou rodar inicialmente sem a cmplus (mandei para o cm dar uma olhada) vou ver como fica, e depois instalo a cmplus.
se der pau, tiro a do mi e coloco a fueltech direto no cmplus e dai para a bobina de copinho.
dessa forma acredito que nao tenha problemas.
abraco
-
eu, na teoria, acho que nao de problemas no caso das bobinas, mas, teoria é uma coisa e pratica é outra.
o c?zar seria o mais indicado a responder esta pergunta. não vale a pena correr o risco de ligar alguma coisa errada e de repente queimar alguma coisa no carro ou na fueltech…
to baixando o arquivo que vc mandou.
e, qto a diferenca da cm plus, eu nao duvido. eu sei que da muita diferenca.
na verdade, postei este link para o ga?cho, que fez uma pergunta relativa é efici?ncia da ignição (pelo menos eu entendi isso).
mas é um material bom para todos que se interessarem em saber sobre os benefícios de um sistema de ignição mais forte.
-
-
se aumentar a abertura da vela melhorar a queima…........a mistura vai emagrecer
[snapback]671064[/snapback]
mais ou menos.
vc qdo turbina um motor geralmente acaba tendo q reduzir o gap das velas pq a ignição não consegue dar conta do recado com o motor comprimido. ok. é nétida a diferença de resposta (sensável piora) ao acelerador após ter fechado as velas.
ja com uma ignição mais forte, vc, após aumentar o gap das velas sente o motor mais arisco ao usar o acelerador, sente o carro mais esperto .
no meu caso, mesmo com sonda narrow (bleargh) deu pra ler uma melhora na queima de combustivel (subiu a voltagem no hal), mostrando q antes (com as velas mais fechadas) a queima não estava tão efici?nte.
lembrando-se que mistura mal queimada (mesmo antes de ter misfire) pode chegar a baixar a voltagem gerada pela sonda.
gaucho, acho q vc confundiu o efeito do intercooler, não? com a instalação ele sim, a mistura tende a empobrecer. comigo não foi diferente qdo instalei qq um dos 4 q testei até escolher o definitivo.
-
concordo carol,
mas vou te dar o exemplo dos dragster (alejandro e do grand?o) andam c velas v10 power e 0,4mm de abertura.
os americanos constru?ram 1 motor específico p dragster e não tiveram compet?ncia p fazer uma ignição forte p andar c velas 1,5mm ?
não sou o único a sofrer e ter q andar c velas fechadas
-
coloquei uma cm plus no meu carro essa semana….
tava brincando com o g-treco hoje a tarde.. dai começou a chover......
em uma meia duzia de puxadas, com a ignição e isolanndo ela (pelo short plug que vem junto), dava coisa de quase meio segundo no 0-100 no g-treco...
? nitida a diferença de vc abrir as velas e ter uma ignição que dá conta do recado, mesmo com 0,10 mm voce já sente difere
-
concordo carol,
mas vou te dar o exemplo dos dragster (alejandro e do grand?o) andam c velas v10 power e 0,4mm de abertura.
os americanos constru?ram 1 motor específico p dragster e não tiveram compet?ncia p fazer uma ignição forte p andar c velas 1,5mm ?
[snapback]671087[/snapback]
gaucho, os dragsters (q eu saiba) trabalham com auto-combust?o, sendo o sistema de ignição útil apenas praticamente para dar marcha lenta.
confere?
-
gaucho, os dragsters (q eu saiba) trabalham com auto-combust?o, sendo o sistema de ignição útil apenas praticamente para dar marcha lenta.
confere?
[snapback]671116[/snapback]
estou lisongeado
meu primeiro post digno de uma postagem da carol (ainda que não tenha sido uma resposta pra mim)
rettore,
lendo o manual da fueltech racepro1fi diz claramente que da pra usar qualquer sistema de ignicao capacitivo (leia-se cm plus), basta que o fio de sinal que sai da fueltech va para a cmplus e dali para a bobina de sua escolha.
to beeeeeem tranquilo, mas, vou arriscar um puxao de orelha do cm.
agora vem a pergunta idiota, num motor ap 2.0 injetado alcool, qual o gap original das velas é (existiu este tipo de motor a alcool ?)
abracos
-
concordo carol,
[snapback]671087[/snapback]
gaucho, é só testar a ignição. ela tem um bypass que da para fazer isso facilmente.
? uma ignição muito forte. se não fosse pelo cm iria vender bastante.
nas últimas 2x que eu tentei preparar um carro, eu comprei msd porque não queria lidar com o cm.
-
confere?
[snapback]671116[/snapback]
carol,
do pouco q conheão de dragster….......aprendá olhando tonhão mexendo nos 5 q ele dá manutenção.
v8 alumínio,bloco maci?o,2v p cilindro, comando no bloco ,rotação de troca de marchas 8800
a ignição é muito forte e alguns usam 2 velas p cilindro
a regulagem é feita trocando gicleaurs (8 ficam no cabeçote e 8 no blower) existe uma caixa gigante c uns 500 gicleaurs numerados em conjunto de 8 em 8
usam 1 pir?metro em cada cilindro/escapamento......se acusar quente colocam 1 gicleaur maior se frio ao contrário
existe uma telemetria q marca e grava a temp dos cilindros em cada puxada.
o motor usa 20 litros de óleo (refrigeração p oleo, ar + combustável)...........já vê algumas vezes de tão gordo, na troca de óleo sair uns 30 litros do motor.
-
carol,
do pouco q conheão de dragster….......aprendá olhando tonhão mexendo nos 5 q ele dá manutenção.
v8 alumínio,bloco maci?o,2v p cilindro, comando no bloco ,rotação de troca de marchas 8800
a ignição é muito forte e alguns usam 2 velas p cilindro
a regulagem é feita trocando gicleaurs (8 ficam no cabeçote e 8 no blower) existe uma caixa gigante c uns 500 gicleaurs numerados em conjunto de 8 em 8
usam 1 pir?metro em cada cilindro/escapamento......se acusar quente colocam 1 gicleaur maior se frio ao contrário
existe uma telemetria q marca e grava a temp dos cilindros em cada puxada.
o motor usa 20 litros de óleo (refrigeração p oleo, ar + combustável)...........já vê algumas vezes de tão gordo, na troca de óleo sair uns 30 litros do motor.
[snapback]671147[/snapback]
até ai td bem, mas vc tem certeza absoluta que depois da largada os motores não derreteram suas velas e estão funcionando por auto-combust?o? vc chegou a pesquisar a fundo sobre esse detalhe?