Falha (parece ser ignição) após 6.000/6.200 rpm
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bom pra começar, a config. do meu corsa gsi é a seguinte…
turbina gt25 com eixo 48 e compressor 46;
escape 3 sem restrição com 2 abafadores;
4 bicos dalton de 8,28 g/seg (70 lbs/h);
2 bombas, 1 gti+4 dynamica e outra alta vazão da spa;
coletor de admissão power box;
intercooler;
pressurização de 2½ ;
bielas ancona, pistões iapel - está com 9,9:1 taxa;
radiador de óleo de audi rs2;
disco, platô e volante do motor de astra;
velas bcpr9es-11 mas já andei tb com as iridium;
câmbio escalonado gm, mas não achei a relação das marchas;
1,5 bar de turbo direto;
ft racepro 1fi, firepro, com sparkpro-4 + 4 bobinas de m.i;
comandos de valvulas originais do gsi mas com escape adiantado 4 ;
bom é isso... agora vem o problema:
a partir de 6.000/6.200 rpm o carro dá umas falhadas que no início achavamos que era ignição com deficiência, então tirei a bobina original e pus a sparkpro-4 com as bobinas de m.i... a falha continuou, mudei velas de bcpr9es pra iridium, nada mudou...
já diminuí pressão do turbo pra 0,8bar e nada mudou.
o carro não tem blow-bye então descartei isso como origem da falha.
o cabeçote foi feito completo na retífica itatiba (tem iso9000) então está perfeito. o sensor de rotação foi substituído, nada mudou.
mudei toda a config. da ft tambem não mudou nada
cabos de vela tb já mudei dos originais pra msd supressivos, nada mudou.
tentei diminuir o gap da vela, cheguei a 0,50... só piorou, hoje está com 0,70mm.
falei com o josué soldera, dalton delguercio, e mais alguns preparadores que conheço e surgiu uma hipótese... existe um bug na firepro que em alguns carro com roda fônica o sinal do sensor da roda fônica não é limpo o bastante pra ela... já víram acontecer em um tempra com firepro ou fire4s e tambem em um subaru de rally...
só que no meu caso o carro só falha com carga no motor, então vou por o carro no rolo (dyno) que tem freio e com um osciloscópio medir o sinal do sensor da roda fônica com carga no motor...
farei isso semana que vem, aí posto aqui o resultado...
se algum tiver alguma idéia por favor, sou todo ouvidos...
abraços.
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o da roda fônica (60-2) certo? já conferido algumas vezes… e eu ainda tenho aqui em casa outro corsa gsi (recem adquirido) e que serve pra referência algumas vezes...
mas tambem nada mudou, alinhamento perfeito e distancia do sensor pra polia (que varia snme de 0,5 a 1,2mm) isso é parametro do fabricante.
abraços.
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já testou sem pressão nenhuma e carga ?
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parece ignição…
ontem em outro forum o user 16volts me deu uma idéia e tenho quase certeza que é isso... isolamento dos fios da ignição, eles provavelmente estão gerando interferência na ft.
tambem falei com o ricardo dilser (piloto gm) e ele disse que tem 90% de certeza que é isso, mas ainda vou checar algumas coisas que ele me disse.
assim que eu resolver isso posto aqui o resultado, ou as novidades.
valeu.
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tem outro corsa? inverte o modulo da injecao…
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pior que parece ser algum tipo de interferência, ruído ou mal contato…
tenta fazer o que o daniel fabrício comentou, e veja o resultado.
pensei também nas bobinas não estarem carregando corretamente, mas, além do que você descreveu, elas estariam dando falha em outras rotações...
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postei no hotcampinas.com pq tinha visto o tópico antes…
só pra agregar informação à base de dados do pp :
vc já usa velas resistivas…
agora muito importante é saber se você está usando fiação blindada no sensor de rotação.
o corsa deve ser sensor do tipo indutivo, são sensores que através da passagem de um corpo de aço por perto produzem uma corrente que é lida pelo módulo.
o problema é que o sinal é bastante fraco e sujeito a interferências externas (cabos de vela e sistemas de alta tensão próximos).
experimenta utilizar fiação blindada pois é perfeitamente possível que o fio do sensor de rotação vire uma antena que capte sinais externos lidos incorretamente pelo equip. da fueltech.
têm certeza que não é excesso é já tentou acelerar o motor sem pressurizar e ver se a falha ocorre ?
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ainda não, mas não entendi no que isso pode me ajudar…
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sem pressão, se não falhar, provavelmente é ignição.
se falhar, com certeza é ignição, instalação de bobina ou como já falaram, interferência na injeção.
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é eu tô pensando que é interferência elétrica mesmo, deficiência de potência nas bobinas não é pois testei com menos gap nas velas e a falha piorou, se fosse ignição fraca teria melhorado.
vou continuar fuçando… assim que tiver alguma mudança posto aqui as novidades.
obrigado a todos pelas dicas.
abraços.
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já testou sem pressão nenhuma e carga ?
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+1
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rodolfo, alguma vez funcionou alem dessa rotação?
sera que nao pode ter algo a ver com o problema que vc teve de empenamento do vira? sera que nessa rotação ele nao ta desalinhando?
a ft perde o sinal de rotação no comp de bordo?
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ia falar justamente disso, perguntar se antes do problema com o antigo vira, ja tinha essa falha
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o meu tá com ft, aí não rola né…
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desculpe.. peguei o bonde andando…
a proposito, o que vc recomenta de bico para um ap 2.0 alcool/alcool com central de 1.6 mi gas 1avp:
ps: motor que to pensando em montar no gol... turbo agora é na puma...
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rodolfo, alguma vez funcionou alem dessa rotação?
sera que nao pode ter algo a ver com o problema que vc teve de empenamento do vira? sera que nessa rotação ele nao ta desalinhando?
a ft perde o sinal de rotação no comp de bordo?
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oi, então se eu seguro o pé no corte e alivio um pouco ele vai e parece que limpa e vai até os 7.300.
a ft não perde o sinal não. o vira foi substituído e está 100% alinhado, já acelerei o carro no elevador pra ver se tinha qualquer sinal de vibração ou qualquer coisa parecida e nada.
desculpe.. peguei o bonde andando…
a proposito, o que vc recomenta de bico para um ap 2.0 alcool/alcool com central de 1.6 mi gas 1avp:
ps: motor que to pensando em montar no gol... turbo agora é na puma...
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mas qual a situação? motor original? turbo? aspro?