Acerto weber 40 idf
-
complicado vc conseguir acertar o carburador sem ter conhecimento qto aos itens q perguntei, pois foi apenas o básico
-
melhor aprender primeiro como funciona um carbura, de que maneira e quando cada sistema atua.
-
weber parece ser bem mais facil de mexer do q um 2e, mas a weber tem mts segredos q poucos sabem acertar…
tenta estudar mais como ela funciona cara, tem mt material e fotos explodidas na net sobre ela...
sem saber o q cada coisa faz no bura, fica mt dificil de acertar ela corretamente...
e nessas q vc ve um carro com weber andando menos q um com 3e por exemplo... pq mt preparador não sabe regular direito, e em vez de colocar uma caneta q alimente melhor em alta, ele coloca um gicle gigante pra compensar e o carro fica uma caca em baixa...
-
difusores 28 mm não são la mto adequados. pra vc ter ideia, num 4 cil. 2 litros turbo coloquei difusores de 31 mm.
pense em no mínimo 30 mm, só para começar a buscar rendimento. o ideal é tem em mãos pelo menos difusores de 30, 32 e 34 mm para ver qual o motor prefere.
canetas f11 são as básicas, não te dão nem o melhor e nem o pior em termos de emulsificação. é outra coisa q precisa de testes e mais testes para saber qual se adapta melhor ao setup do motor. e dai em diante q vc pode pensar em alterar as canetas escolhidas. isso caso se tenha muito conhecimento de como e para que serve cada furo, ressalto, diâmetro interno, diâmetro externo e profundidade do canal de cada caneta.
vc sabe fzr o ajuste fino entre os gigles de combustível e os gigles de ar?
sua weber tem os dutos de progressão originaisó ou foram alterados?
os canais de respiro do sistema de ml estão abertos?
quais as medidas dos injetores de rápida? como está ajustada a haste do diafragma em relação à posição de repouso?
veja, vc precisa mecher em varios pontos, mas sempre lembrando q o carburador tem q estar em perfeito estado, com uma boia vedada e original weber, dutos internos perfeitos, agulhas perfeitas e etc.
de nada adianta passar algumas dicas por aqui caso o carburador não esteja 100% ok, pois poderá ser tudo em vão. repare q tem gente de monte q pede ajuda, ai o pessoal da as dicas corretas mas nada da certo, e depois a pessoa aparece dizendo coisas como: não tinha alcool no tanque…o distribuidor estava sem o rotor...os cabos de vela estavam fora de ordem...a turbina estava sem o eixo...e por ai vai.para substituir e testar difusores maiores é facil? tenho uma 44 idf
-
so comprar ou mandar fazer difusores maiores, e trocar, são presos por parafuso no corpo da weber.
-
num sei se ajuda… mas eu ando de w40 num ap 2l turbo
ainda to acertando mas a lenta eu já deixei filé...config da w40
lenta: 70
principal: 180
ar: 160
difusores: 26mm
canetas: f7e no sabado estou colocando o econostat
com essa config estou fazendo 4,5km por litro andando na boa... mas tbm o carro baixa o hall pro vermelho em 4mil rpm por isso q vou colokar o econostatnum sei se ajuda.. mas tá ai
-
num sei se ajuda… mas eu ando de w40 num ap 2l turbo
ainda to acertando mas a lenta eu já deixei filé...config da w40
lenta: 70
principal: 180
difusores: 26mm
canetas: f7e no sabado estou colocando o econostat
com essa config estou fazendo 4,5km por litro andando na boa... mas tbm o carro baixa o hall pro vermelho em 4mil rpm por isso q vou colokar o econostatnum sei se ajuda.. mas tá ai
essas coisas variam muito.
usava antes de ter bicos auxiliares:
corretores de ar: 130
canetas: f2 sem o ressalto
gigles principais: 260
difusores: 26
gigles de lenta: 100
injetores: 70consumo: média de 1,2 km/l
depois, com os difusores 31:
ar: 150
canetas: f7 trabalhadas
principais: 300
lenta: 120
injetores: 140consumo: menos de 1 km/l
com os bicos:
difusores: 31
canetas: feitas por mim de acordo com q o motor pedia
principais: 230
lenta: 100
injetores: 80consumo: média de 3 km/l
obs: médias de consumo andando à passeio.
-
oloko…. isso andando a passeio... ahuahau mas tbm vc naum usava econostat né...
os injetores atuais são 45
mas é como a carol disse mesmo... varia muito... de motor pra motor
no 1.6 eu usava assim:
difusores: 26
ar: 100
canetas: f2
principais: 230
lenta: 110
injetores: 70ai agora eu uso a config q eu descrevi lá em cima....
mas tbm vou usar econostat... -
golbranco vc ta ligado que o econostat tem umas manhas tb ne? pelo q sei em weber, o pior lugar pra vc apontar eles, eh no meio dos difusores…
-
golbranco vc ta ligado que o econostat tem umas manhas tb ne? pelo q sei em weber, o pior lugar pra vc apontar eles, eh no meio dos difusores…
entaum vou colokar no meio dos difulsores…
no sabado eu colokei o econostat... só q estava muito baixo.. e logo quando entrava os gigles principal... o econostat entrava tbm....
tipo até onde eu sei.... q a w40 já tem um lugar nela... para o econostat... e é só apontar para o meio do difulsor e regular a altura... certa para entrar no rpm q vc necessita....agora... qual seria o melhor lugar...?
-
sim a weber tem o lugar certo pra colocar os econostats, mas a regulagem tem os segredos…
até onde sei, o pior lugar pra ele alimentar eh no meio dos difusores... ai vc tem q ver o q vc precisa...
pra ele alimentar mais cedo, vc mira na fresta da borboleta, pra alimentar mais tarde mira do lado contrario, e tem q regular a altura tb...
vc vai gastar umas horas regulando isso heheheh
-
sim a weber tem o lugar certo pra colocar os econostats, mas a regulagem tem os segredos…
até onde sei, o pior lugar pra ele alimentar eh no meio dos difusores... ai vc tem q ver o q vc precisa...
pra ele alimentar mais cedo, vc mira na fresta da borboleta, pra alimentar mais tarde mira do lado contrario, e tem q regular a altura tb...
vc vai gastar umas horas regulando isso heheheh
entaum o macete q eu tenho… é o mesmo q os caras usam na 2e 3e da vida.. mira ela para o meio... e regula a altura... do econostat....
quanto mais baixo mais cedo entra...
isso sou prova pq eu colokei no sabado o econostat... e deixei bem baixo encostado no difusor e mirando para o meio...
pra vc ter uma ideia.. quando entrava o gigle principal o econostat entrava tbm.. ai naum mexi mais pq o os econostat... estavam meio zuado.. ai essa semana já comprei uns novos e vou testa no sabado.. ai posto pra vcs como fikou... -
o problema de deixa apontado no meio eh q vc atrapalha o fluxo de ar ali dentro, e acaba não puxando combustivel direito… quanto mais ar passa por ali, maior eh o arraste de combustivel...
-
basicamente eh um tubo de cobre, q fica preso na tampa do carburador, e dentro da cuba.
com a arraste do ar passando na boca dele, ele puxa o combustivel pra dentro do motor…
agora onde vende, eu não faço ideia... geralmente faço os meus em casa...
-
nos 2e / 3e também não é o melhor lugar encima do venturi. do original, talvez, do segundo eu já gostei deixando ele indo bem alto e mirando pro oposto da fresta.
-
meu tenho gol 2.0 [ com pista e biela forjada cabecote preparado comando 276 com carb 3e ]
so que da buraco qdo piso o que pode ser e se vcs tem uma rec. de gicleur
aguardo uma resposta turma muito obrigado e feliz ano novo -
meu tenho gol 2.0 [ com pista e biela forjada cabecote preparado comando 276 com carb 3e ]
so que da buraco qdo piso o que pode ser e se vcs tem uma rec. de gicleur
aguardo uma resposta turma muito obrigado e feliz ano novoturbo?
o buraco é quando abre o 2º estagio?
alimenta bem em alta? -
turbo?
o buraco é quando abre o 2º estagio?
alimenta bem em alta?muito obrigado , tenha um otimo ano novo
-
tenho lidado com webers já há alguns anos e aprendi algumas coisas.
se vai andar no álcool, a caneta ideal é a f7. não vale a pena perder tempo com outro tipo de caneta.
webers são feitas para serem usadas em conjuntos, no mínimo pares. via de regra se vai usar 01 weber só, a melhor caneta é a f7, seja álcool ou gasolina.
tenho uma idf44 num opala 6 a gasolina. é um 4 com comando isky 278. usa canetas f4. a f11 original até funciona, mas a f4 é melhor. a demanda de combustível deste motor é muito grande. a f7 vai bem também mas requer nível de bóia mais baixo, senão dá excesso na transição. a giclagem principal com a f7 também é menor.
antes de qualquer coisa, a primeira questão a verificar é a pressão de combustivel. webers não funcionam bem com pressão de combustivel acima de 0.2 bar (3 psi). este é um ponto básico. depois de ter acertado a pressão do combustível, deve-se verificar o nível da bóia. o ajuste original da idf é 10 mm, medido com a tampa na vertical.
tenho também 02 idf40 num ap a álcool e ando com este nível de bóia. o resultado é excelente. também tive que retrabalhar o dosador para diminuir a pressão do combustível que era de 0.45 bar. não dava acerto de jeito nenhum. depois de baixar para 0.2 bar, tudo se resolveu.
os injetores da bomba de aceleração nunca devem ser arrombados. este é o erro mais comum cometido pela maioria das pessoas.
em se desejando aumentar o volume injetado, deve-se trocar a válvula da cuba (tamanho original 50 na idf40) por uma menor. o maior aumento do volume injetado vem com a válvula 00, ou a válvula fechada (sem retorno para a cuba). se vc aumenta os injetores mantendo o tamanho da válvula da cuba, a única coisa que consegue é reduzir a duração do jato…
a válvula de cuba 00 proporciona um aumento do volume injetado de + de 30%. esta válvula não se acha no brasil. tem que mandar vir de fora. tem vários distribuidores nos usa e na europa que mandam pelo correio. dá para aumentar os injetores também, depois de ter diminuído a válvula da cuba. nunca vai um injetor maior do que 55 ou 60. 70 já é um absurdo...
nunca acertei uma idf40 num opala a álcool. mas vou sugerir:
1. canetas f7 com diâmetro reduzido para 6.5 mm. o giclê principal deve ficar ao redor de 230.
2. respiro da caneta bem grande para não dar excesso em alta. tamanho 250 ou 270. depois de afinar a transição, dá para reduzir gradativamente.
3. parafusos de bypass (parafusos de passagem de ar) bem abertos para compensar a alta demanda de ar do motor do opala. no mínimo 03 voltas. se forem deixados fechados, as borboletas vão ficar muito abertas na lenta, mantendo muitos orifícios da transição expostos. vc acaba ficando com um carburador que só entrega combustível pelo circuito principal. o consumo fica horrível...
4. webers não tem power valve (válvula de força) que fornece combustível extra quando se pisa no acelerador muito rápido nos carburadores originais. assim, normalmente os giclês de lenta tem que ser grandes. acredito que numa idf 40 num opala, a giclagem de lenta vai ficar entre 70 e 90. tem que abrir os bypass para acertar a lenta.
5. é altamente recomendável aplicar níquel químico se for usar álcool. em caso contrário, vai ter que estar limpando o carburador muito freqüentemente. as minhas 40s no ap estão niqueladas e já faz + de 1 ano que não limpo... os parafusos de mistura devem ser niquelados ou cromados também. se não quiser não precisa niquelar a tampa do carburador. dá para conviver. é bom niquelar ou cromar a mola do diafragma da bomba, que ficar imersa no álcool o tempo todo.
espero ter ajudado.
sds.