Cabeçote
-
e ae galera… to querendo fazer meu cabeçote, meu carro mudará radicalmente de preparação, o futuro motor será 1.8 a alcool ( pistoes retos 81,5mm ) e gostaria de saber oque fazer no cabeçote, quero algo que desafogue o motor mas não mate a durabilidade do mesmo, costumo viajar com o carro por isso será um comando por volta de 280 com no max 11,2 de levante. cabeçote já é baixo 1mm e receberá um novo passe de 0,5mm.
ps: seria recomendavel preparar um 2.0 ou este 1.8 mesmo? meta de potencia do conjunto será 140/150 cvs, rotação maxima não mais que 7000 rpm.
-
fabio, veja: esses 150cvs irão precisar de mto trabalho no motor. mto alem de um carburador weber 40 + comando 280 + cabeçote feito.
os ap apirados top, tinham, nas épocas seguras qto às medições nos dinamômetros (na época eram só nos de bancada), seus 170cvs. e isso com motores 2.0/2.1, dupla de 45, cabeçote feito para quebrar as galerias , comandos na casa dos 320º, alem de todo aquele trabalho nas parte móveis, com alívio radical de todas as peças. taxa de compressão nunca abaixo dos 15:1.
-
bom, 150cv posso ter exagerado um pouco, mas que fique no naipe do meu antigo aspro ( lembra é )
alimentação até entao, tbi deitada e fueltech aspro. aberto a sugestões, motor já desmontado
-
colega use 288º já testado e aprovado cabeçote estagio 2 de preparação , taxa , duto equalizado e polido , valvulas e sedes feitas c/ angulos (38,0 e 33,0 ) , camara equalizada , 4x1 vai a potencia na faixa de 150hp á 160hp era veneno dos carros de marcar os ap 1.600 chegavam em 160hp.
ok
-
como a tia carol disse.
na pratica a teoria e outra. dificil tirar toda essa potencia num 1.8
e outra 288 pra mim nao rola…..ainda mais usando uma dupla de webers. pode usar algo mais generoso como um 302.
-
bom, 150cv posso ter exagerado um pouco, mas que fique no naipe do meu antigo aspro ( lembra é )
alimentação até entao, tbi deitada e fueltech aspro. aberto a sugestões, motor já desmontado
vc ja comprou as peçasó o q ja tem por ai?
-
vc ja comprou as peçasó o q ja tem por ai?
nada até entao rs…
na verdade já tenho engatilhado um comando autotech 286 e molas de valvula... proximos passos serão fazer o cabeçote e a compra dos pistoes 81,5 retos...
ainda tenho mtas peças a vender aqui...
-
286? bom, se fosse eu…desengatilhava.
comando pra motor aspirado mais animado é acima de 300º...taxa de no mínimo 14,5:1...cabeçote 40x35 bem caprichado.
lembre do cambio, pense num pv com diferencial encurtado. seu motor deverá girar pelo menos 8000 rpm, abrindo la nos 4000.
da pra fzr um carro mto divertido, basta conhecimento suficiente para harmonizar todo o conjunto. e isso sei q vc tem de sobra.
e datalhe: som? sim, vem la do motor. amplificador? só se for de faíscas. peso? só do motorista. tapetesó vão bem sim, dentro de casa. estepe? de honda, daquele modelo fininho. pneus traseirosó originais de uno mille. diferencial? blocante. escape? 4x1 dimensionado + tubulação q vc ja conheçe + 01 abafador kadron serie box.
pode crer q 30 cavalos manga larga ai estão bem garantidos. um ap800s original tem seus 106 cvs, no final vai ficar perto dos 140 cvs, deixando seu carro mais rápido e veloz q um gol gti 16v.
-
bom….nao precisa falar mais nada neh tia ?
porque depois que a gente anda num aspirado desse tipo, a gente entendo o porque e tao gostoso
se for pra montar realmente, use comando acima de 300º
quando a gente usa 1 borboleta por cilindo, como e o caso das webers , elas simplesmente acalmam seu comando.
entao voce nao tera que deixar a lenta em 2000 giros pro motor nao ficar sujando
voce podera ter uma lenta de 1000giros muito diferente doque se voce estivesse usando uma 3e por exemplo.
ahh e outra, a patada que essa dupla ai vai dar e algo curioso
fazendo tudo do jeito que a carol falou voce vai adorar quando afundar o pe no acelerador e os pneus insistirem em destracionar.
-
joel, acho que nao seria tao mais facil nao.
iria ter que fazer algumas adaptacoes, fora o preco do cabecote em si que ja nao e nada barato.
ai haveria o problema do 4x1 pra esses cabecotes que e geralmente mais caro fora a admissao feita para usar as 2 dcoe
no final das contas a diferenca de valores chega a assustar.
mas a ideia e excelente. justamente e oque vou desenvolver pro meu motor novo, um 20v aspirado.
mass isso e com o tempo e algumas pesquisas pra fazer da melhor maneira possivel
-
alguém consegue o abafador kadron box? aqui na minha cidade so tem esse lixo de jk que de 6 em 6 meses tem que trocar porque corroi tudo.
quanto ao comando, tenha dó não, use um acima de 300º tranquilo. uma coisa é vc ter um comandod esse com 1 borboleta, outra coisa é o mesmo comando com 4 borboletas, o motor dá pra deixar quase que original de ml
-
zorlac, tem q garimpar um pouco pra saber onde ainda se encontra esse modelo.
-
joel, acho que nao seria tao mais facil nao.
iria ter que fazer algumas adaptacoes, fora o preco do cabecote em si que ja nao e nada barato.
ai haveria o problema do 4x1 pra esses cabecotes que e geralmente mais caro fora a admissao feita para usar as 2 dcoe
no final das contas a diferenca de valores chega a assustar.
mas a ideia e excelente. justamente e oque vou desenvolver pro meu motor novo, um 20v aspirado.
mass isso e com o tempo e algumas pesquisas pra fazer da melhor maneira possivel
tá mas fazer todas essas modificações que a tia carol scitou é menos caro que meter um multiválvulas?
-
esses dias atras achei um 16v no e-bay por us$ 250,00.
vale a pena, completo. só tem que negociar com o cara a forma de envio para tentar pagar o menos possivel de taxa de importação…
-
verdade, ai vale a pena sim
joel, tudo depende de quem vai fazer o servico e de que pecas vao ser utilizadas
-
cuidado com isso de trazer cabecote 16v de fora, gente. so de frete pro cabecote (sao 30kg), voce vai gastar mais de 200 dolares.
entao vamo calcular aqui rapidao:
((250 + 230 de frete)* 1.6 60% de imposto )*2.4 media do dolar )
vai chegar a coisa de r$1845
chega na média que voce acha aqui e com alguns contras pra quem nao vai gastar pra preparar caso nao seja um 16v codigo abf (modelo europeu, mesmo que saiu nos nossos aqui do brasil):
-
a tampa de valvula é diferente. se nao vier junto, pode colocar ai mais $40 + frete + imposto
-
as juntas da tampa sao diferentes. coloca ai mais uns $20 so de junta da tampa + frete + imposto
-
as capas de mancal do comando sao diferentes
-
as valvulas sao diferentes (1 ranhura)
-
as travas de valvulas sao diferentes (1 ranhura)
e como voce nao tem garantia do que vai precisar trocar no cabecote…. complica.
eu so pegaria com garantia extrema do cabecote estar zero (montar e rodar) ou ja pensando em comprar o miolo mais punk pra montar algo top (foi o que fiz pro meu cabecote novo).
-