Ajuda com bura de moto…
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então tia, pelo q andei vendo nas lojas, a agulha q comprei silverst não eh boa, então vou providenciar uma outra, antes de mexer em qq outra coisa.
vou ter q regular folga de valvulas tb, meu motor parece maquina de costura isso tb está atrapalhando a regulagem do bura.
hj a noite vou resolver esse problema da folga de valvulas, e amanhã vou procurar outra agulha.
quanto a giclagem, creio q 5% seja pouco, pq isso eu precisei mudar isso so com a troca de escapamento… creio que o excesso que estou tendo eh mesmo por transbordamento de cuba...
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qdo vc meche no escape, geralmente acaba tendo q aumentar a giglagem, não raro ter q aumentar mais do q do meche na cilindrada.
ja aumentei cilindrada em 50% (passando de 50cc p/ 75cc) e a giglagem subiu coisa de 10 pontos.
se vc tivesse tb aumentado o diametro do carburador, ai sim precisar repensar bem a giglagem, aumentando quase q proporcionalmente.
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pois eh, troquei escape, e as velas ficaram branquinhas de tudo… abri um pouco o parafuso da lenta, e as velas ficaram cinzas... por preguiça, acabei não trocando giclagem...
ai nesse meio tempo o motor pediu arrego...
lembro que quando mexi na minha morbinha, passei ela de 50 pra 60... mas na epoca não sabia regular motor 2 tempos, e ela ficou estremamente gorda... mas ainda assim andava mt bem... era legal andar perto de cgs...
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adriano, voce tá usando pistão da galo, ou comprou kit?
eu já usei um pistão 67mm da marca dablio, e antes dele desintegrar (literalmente) eu não consegui usar gicle maior que o 120 original que dava excesso. eu usava num kartcross com escape quase direto, só tela e lã de vidro. as hondinhas não costumam aceitar gicles acima do original, no maximo uma subida de agulha. uma vez inventei de dar uma adiantada no comando, aí o gicle despencou, já tava com um 110 e dando excesso aí eu desisti, voltei o comando pro lugar dele botei o 120 e zerou.
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cara o negocio da agulha e chato, olha que eu mexi muito nesses carbura e aprendi o seguinte
nao importa quanto vc mexa na cilindrada pra + ou pra menos ele vai trabalha bem perto do original, na minha titan com motor original 125cc usava o principal 122 e no kit 150cc usava o 115, entao na tua tenta comessar com o carbura todinho original e comessa abrindo 1ponto a agulha, fechando, mas eu chuto que va ficar boa com o gicle principal 118 e agulha 1 dentinho aberta e se ficar magra de baixa e ruim de pegar coloca o gicle de baixa da xlx 250
e agulha, coloca com ponta de boraxa e ajusta a sede quando tiver colocando ela pra nao machucar para que a boia fique paralela com a base do carbura, isso eu fasso com um mangureirinha na entrada de combustivel, vc sopra de leve e com o carburador plano e sem a cuba vc vai fexando a boia ate vedar
pra vc ter nossao a minha xls125 com o kitsiho 230cc, o carbura original eu apenas ele e alimentou perfeitamente a cilindrada maior com tudo original, so uma ajustada no ar/comb
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bom esse fds regulei as valvulas, e pra minha surpresa, o tensionador da correia de comando ta mt fraco, vou ter q trocar ele, pq a corrente ficou roncando .
resolvi o problema da agulha da boia, fazendo uns trabalhos na boia (peguei uma paralela de cg, e ela veio cheia de rebarba a original custa somente r$120 conto, enquanto essa custou r$ 9,00), e trocando a agulha por outra de cg tb. agora tenho nivel de cuba perfeito, e posso parar como for a moto q não transborda cuba.
ai parti pra regular a giclagem, o gicle de lenta tava mt pequeno, e o de alta um pouco grande. baixei o de alta pra 128, e o de lenta eu abri com uma broca de canal (quando fiz um tratamento, a dentista me deu essa broca ). no final acabei abrindo demais o gicle, e tive q parar por ali pq não consegui comprar outro…
essa semana vou trocar o tensor, e comprar uns gicles pra terminar o acerto.
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adriano, voce tá usando pistão da galo, ou comprou kit?
eu já usei um pistão 67mm da marca dablio, e antes dele desintegrar (literalmente) eu não consegui usar gicle maior que o 120 original que dava excesso. eu usava num kartcross com escape quase direto, só tela e lã de vidro. as hondinhas não costumam aceitar gicles acima do original, no maximo uma subida de agulha. uma vez inventei de dar uma adiantada no comando, aí o gicle despencou, já tava com um 110 e dando excesso aí eu desisti, voltei o comando pro lugar dele botei o 120 e zerou.
então cara comprei um kit feito na general osorio… o pistão eh paralelo e os aneis são rik. esse kit da dablio tava mt caro...
o que aconteceu com o seu motor? desbielou? pq falaram q isso eh meio q normal quando usa esses kits... eu resolvi arriscar pra ver no que da...
estou com o comando adiantado tb, mas não curti, o giro dela parou perto dos 8k rpm assim, vou voltar o comando pra posição original e ver como fica.
como falei acima, so com a troca do escape, ja precisei subir giclagem... estava usando 132 no gicle principal, mas vou ter q baixar um pouco pra ficar perfeito... pode ser pq uso comando um pouco mais bravo q o original, e por isso esteja pedindo mais combustivel q no seu motor...
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eu comprei só o pistão dablio e fiz o encamisamento. meu motor ocorreu o seguinte: tava dando um trato na regulagem e dei uma enrrolada de cabo, parado, o motor morreu e fez um chiiiiiiiiii, na hora eu pensei: será que a corrente de comando caiu? tirei a vela tava cheia de farelo de aluminio, tirei o cabecote e la dentro só tinha a biela e o pino do pistão , o pistão desintegrou o cara que me vendeu alegou que foi um erro de fabrica, que o pistão tinha ficado com mais taxa. mas pra mim o mardito era ruim mesmo, depois eu montei com um pistão da galo, ficou muito mais cabeçudo e não deu problema.
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bom então me safei de uma boa com esse kit dablio…
por curiosidade, gastou quanto no pistão da galo?
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bom depois de 150 km de testes e acertos na moto, o motor pifou
aparentemente eh algum problema ou com corrente de comando, balancins, ou valvulas… não desmontei ainda pra ver.
mas pelo tanto de metal que tinha no oleo, não estou descartando q foi pistão q abriu o bico...
vamo q vamo...
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aparentemente não, pq o pistão está la… mas o motor está com pouca compressão...
estou tentando procurar pistão da 7 galo pra ver quanto fica a brincadeira, mas não achei nada ainda...
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cara eu tinha uma ybr original, ai coloquei comando samcams 274, tive que diminuir o gicle, andei uns tempo e coloquei pistao de cg o que elevou a cilindrada para 135, ai tive que diminui o gicle de novo
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pois eh a minha tava sempre pedindo mais alimentação, depois q voltei o comando pra posição original… agora ela tava com gicle principal 135 de carro, e o de lenta eu abri um pouco, e acabei abrindo demais... ficou gorda em baixa, e alimentação boa em alta...
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bom motor desmontado…
o problema foi o rolamento do comando de valvulas, a gaiola q prende as esferas soltou, e ferro tudo... agora não sei como a valvula de scap fico aberta, sendo q o comando não tava pegando no balancim...
agora e entrar em contato com a fabrica do comando e pedir pra eles me bancarem o preju... o cabeçote todo foi pro saco...
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eu queria manjar mais de carburador, tem algum link com algum material legal que vcs saibam???
mas enfim, falando aqui, ao aumentar a cilindrada, vc desloca um maior volume, pra passar por um duto que não aumentou, portanto a unica forma deste volume passar pela mesma área de escoamento é com aumento da velocidade do fluxo. ao aumentar a velocidade do fluxo, aumenta-se consequentemente a sucção no gicle. talvez seja por ai a explicação de não precisar subir tanto o numero do gicle. será?
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eu queria manjar mais de carburador, tem algum link com algum material legal que vcs saibam???
mas enfim, falando aqui, ao aumentar a cilindrada, vc desloca um maior volume, pra passar por um duto que não aumentou, portanto a unica forma deste volume passar pela mesma área de escoamento é com aumento da velocidade do fluxo. ao aumentar a velocidade do fluxo, aumenta-se consequentemente a sucção no gicle. talvez seja por ai a explicação de não precisar subir tanto o numero do gicle. será?
ixi cara, a carol sabe um monte de link legal. eu pra falar a verdade, so procuro desenhos tipo raio x do carburador que vou mexer, e com isso descubro pra que serve cada coisa…
sobre o aumento de cilindrada, vc está certo. se vc não aumentar o tamanho dos dutos, e ou da parte mais estreita do carburador, vc não precisa mudar a alimentação. no caso so da um pouco mais de comida, pra melhorar a refrigeração da camara...
no meu caso, precisei de bastante comida, pq trabalhei os dutos do cabeçote, troquei o comando de valvulas e troquei escapamento...
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eu queria manjar mais de carburador, tem algum link com algum material legal que vcs saibam???
mas enfim, falando aqui, ao aumentar a cilindrada, vc desloca um maior volume, pra passar por um duto que não aumentou, portanto a unica forma deste volume passar pela mesma área de escoamento é com aumento da velocidade do fluxo. ao aumentar a velocidade do fluxo, aumenta-se consequentemente a sucção no gicle. talvez seja por ai a explicação de não precisar subir tanto o numero do gicle. será?
eu tenho um manual de serviço da honda, que explica legal o funcionamento de um carburador de moto, se quiser passa um e-mail que eu mando