mas aê, um blower nao aumenta excesivamente o consumo, visto os fiesta supercharged?
pois aumenta-se um sistema que consome energia constantemente do motor.
mas aê, um blower nao aumenta excesivamente o consumo, visto os fiesta supercharged?
pois aumenta-se um sistema que consome energia constantemente do motor.
certo, mas o proposito inicial é manter a originalidade. há dentro da linha de veiculos nacionais, outras opcões com mais potencial, como o 2.5 da nissan, que eu poderia adquirir, entretanto há um apego pelo veiculo q temos. concorda?
gente, deu uma zica braba.
alem do carter ser em aluminio, ele é muito curto.
uma soluçao a ser adotada seria um sistema de lubrificaçao independente para a turbina, com bomba da dh de alguns carros em linha, como o polo, fit….
outra, falta de espaço para voltar com a pressurizaçao, pois quero utilizar a caixa de filtro original para esterilizar o ar para a turbina.
a última: fiquei sabendo que os pistoes nao suportarão nenhum tipo de acrescimo de torque, será?
salve
k14 é uma excelente turbina… se bem montada (retorno correto, pressão de óleo coreta) vai durar dezenas de milhares de km nessa condição...
over, desculpas pelo desconhecimento
vi no site da bw vários modelos de k14, mas aparentemente nenhum automotivo (gasosa).
onde consigo uma dessas, já com aquela valvula integrada, para comprar?
há fundamentos nas suas declarações, mas temos que considerar que há situaçoes onde buscamos puramente o desempenho, não é esse o caso. creio eu, que com esse pequeno acrescimo de ar admitido, esse motor trará um pouco de alegria às ruas do centro oeste.
lembremos, a faixa de utilizaçao desse motor é de 1500 a 5500 rpm - não é girador.
preciso de força, traçao, torque.
o radiador da ranger é basicamente enorme e tem muito espaço no cofre, basicamente é o banco central.
e … eu realmente nao entendo de preparaçao, nada. se essa necessidade nao for suprida com soluçao sugerida, busquemos outra.
salve a todos.
eu acredito nessa equação:
turbina + gasolina + 0,4 pressão + pegada abaixo de 2mrpm = baita porcaria
porquê?
jakka…nada a ver naum...pra pressão que ele vai usar pode ser qualquer uma destas...
mas pra atender o que vc quer de pegada e sem entrar em choke acho que o caminho seria uma k14, vai pegar bem cedo... acho que perto das 2.500 e deve empurrar bem até o regime de potencia máxima com folgas ainda se for manter mesmo 0,4bar
tá bom, mas aí essa k14 tem durabilidade?
é regra, 0,4 é o limite, pois acima disso aparecerão outros e outros problemas: cambio, embreagem, gerenciamento de ponto, coletor de adm…..
ae jakka,
a pergunta é feita por alguem q nao entende de turbina.
haveria possibilidade termos uma valvula junto a turbina que liberasse, em grande volume, quando necessario, o fluxo dos gases do escapamento, para nao estrangular o motor em alta?
tinha pensado numa k16 ou gt20, bicos com vazao 15% acima + hpi, pega bem cedo.
quero privilegiar o torque entre 1800 e 4500 rpm. o torque original é de 22,5kgm a 3200, se chegar proximo a 27~28kgm tá de bom tamanho (nao preciso de +). a potencia original vem a 5250 rpm, 150cv. o corte de velocidade acontece a 160km, de 4a a 4900rmp e 5a a 3600rpm, sem atingir a rotaçao de potencia maxima.
os custos não são relevantes para este projeto.
lembrando que as bielas sao perna de frango, coletor de adm de plastico e outros pepinos a +.
salve a todos a ranger melhorou muito depois dos 20mkm, mas… precisamos de um pouquinho mais. o motor deverá permanecer original, inclusive o uso da gasosa, a pegada abaixo de 2mrpm, a pressão não deve exceder 0,4 kg. qual turbina usar? vazão dos bicosó hpi? outra, não vou trabalhar a injeção. no maximo liberar o limite de velocidade. abraços
opa fiasa blz…
então cara o meu mecanico tá daquele jeito... tá me enrolando um monte ,,, comprei tudo que faltava... agora ele disse que ia fechar o motor hj ... vamos ver...
to que nem durmo a noite
estou na mesma situaçao a mais ou menos 13 meses….... sempre na mesma..... lesma.....
devido a serviços ruins de retifica. pqp, brasilia é uma cidade desprovida de mao de obra especializada.
manda ver comandos aspro num motor turbinado, um w110 com turbinha fica show, boa pegada, bom de media e altas rotaçoes.
sobre os cabeçotes, postado numa mensagem anterior, o segredo está em explorar as possiblidades oferecidas por esta peça de concepçao medieval
temos dutos subdimensiodados, taxa estatica conservadora, valvulas pequenas, formato de camara…. tudo a ser melhorado.
tive um milesseis (itamar) origalzinhoooo de tudo, exceto o trabalho nos cabeçotes, tudo com peças originais. andava um abessurdoooo e economico tinha um detalhe de um comando com final 12 ou 62, nao me lembro, mas original.
o cara que comprou, ja estava acostumado com o outros, ficou louco com o desempenho.
o segredo vw ar esta nos cabeçotes.
é, realmente carro 1.0 visa somente deslocamento com economia. qq tipo de preparação aspro é complicada. a melhor opção nesse caso eh a troca do veiculo por outro de maior cc.
cara, mais da metade do que te falaram aqui é pura idiotisse…
tenta ver se vc não encurta a relação dela, seria a jogada mais sensata e economica... encurtar o diferencial é mto simples, leva em algum cara que mexa com cambio...
dar um pouco mais de taxa tbm seria bom, mas não sei se o carro anda na mão de funcionarios seus, se sim, aí é meio complicado taxar mto, pq num dia de forte calor, de repente esquenta, e sabe como funcionario é, vai continuar sentando a bota até ferver...
do resto é muito embrulho pra pouco presente...
outra coisa, vc tá excedendo o limite de carga dela ou é manca mesmo?
acho q a relacao cc x massa eh muito desvantajosa. a moça eh manca de verdade, so anda vazia..
a revisao dos 10mkm foi feita e o carro melhorou, nada de milagres, mas esta menos pior.
pensei agora numa outra possibilidade, tirar um bife do cabeçote, trocar bicos e remapear para alcool.
a relaçao de compressao estatica original e 10;1, quero passar para 12,5;1. vou calcular a espessura a ser retirada.
bicos da s10 flex ou outro de maior vazao, adito proximo a 40% ou mais
espero 10% de aumento de torque. potencia: o q vier é lucro.
o que acham?
faz uma correria ai pela internet e procura pelo bom e velho compressor (blower). procura os utilizados naquelas mercedinhas, vão casar perfeitamente.
porém não é muito fácil de achar. além do mais, vai precisar de um preparador bom pra fazer o kit e regular o motor. se levar no cabeça de bagre da esquina esqueça, por isso é algo que vai sair caro.
converte pra alcool, um escape mais livre e pronto.
agora, se fosse o meu carro de trabalho e eu precisace de um conjunto robusto e de alta confiabilidade, simplesmente trocava por uma caminhonete a diesel.
modificações são legais, mas dão mais manutenção e a probabilidade de perder dias de trabalho consequentemente são maiores.
pensei nesta possibilidade de troca do automovel por um a diesel, mas….. no momento acho que nao valha a pena, devido a desvalorizaçao imediata do veiculo. realmente pensava que esse 2.3 fosse um pouco melhor.
sobre o blower ou turbo, desisti de verdade, ficara aspirado mas levemente otimizado.
vou pegar um cabeçote original (usado) para ver as possibilidades de melhora-lo.
façam a correçao, se acharem necessario: melhorar somente a admissao (aumento de valvulas, angulos, polimento de dutos.....) pode sim trazer a curva de torque para baixo, correto?
se quer torque no motor duratec 2.3 aconselho.
alterar enquadramento do motor. não muito facil pois vai ter que fazer modificações nas polias engrenageans, pois este motor usa correte e não correias. mas nada impossivel, apenas mais dificil.
angulos de sede e mexer em dutos vai deslocar para ainda mais altos rpm o torque e potencia.
podera ganhar torque com novo coletor de escape se ele for fabricado pensando em torque mesmo.
diminuir restrição na admissão ou captar ar mais frio consegue pequenos aumentos em torque. mas de pouco em pouco talves tenha resultados que te agradam.
um pequeno aumento na taxa de compressão da bons resultados. modificar chips somente em ultimo caso, pois certamente o chips desse motor para aplicaçao na ranger já esteja todo voltado para torque.
grato dlr
já tive alguns carros com preparaçao leve e fazendo uma forcinha para resgatar a breve lembranca….. percebia que ao preparar o cabeçote vinha mais potencia em baixa tambem.
o caso do chip foi pensando devido a morar em brasilia, 1050m de altitude média, poderiamos tentar alterar a curva de avanço do bicho, sacou????
trabalho basico d cabeçote. retirar .4 a .5 mm, ang valv, pol de dutos. sobre a transmissao, aguardarei o resultado da 1a mod. vou a sp no dia 15-10 e tentarei um chip. e isso
pretendo eu resolver a questao atraves de 2 pontos: cabeçote e diferencial.