só sei que observando na embalagem dos fluidos é todos iguais, o que muda é a cor do frasco e o ponto de ebulição no caso do 5 é maior que o 4 por exemplo, no que pode prejudicar andando com fluido de freio com ponto de ebulição maior eu não sei, sei que as viaturas andam tudo com dot 4
e o cambio pv pro meu motor é melhor que os mais longos principalmente onde eu acelero eu tneho vantagem na 4? marcha ela cresce mais fácil
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fala esmerilhador,
segue a informação que achei :
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h? basicamente dois tipos de fluidos de freio: os baseados em glycol (dot 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (dot 5). você pode usar um tipo ou outro, mas nunca mistur?-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestágio do antigo. o dot 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam dot 3, sendo o dot 4 também uma grande melhora, a custo menor. ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
basicamente, quanto maior o número dot, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. o dot 3 é atualmente o flu?do b?sico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o dot 4 é superior em termos de ponto de ebulição e cont?m aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no dot 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higrosc?picos). o dot 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
os fluidos dot 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. foi idealizado para uso em veículos militares em meados da dácada de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. também são utilizados em barcos. esses fluidos não são higrosc?picos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (atravṍs da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrar? na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100?c. por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.
pontos de ebulição dos vêrios flu?dos de freio
especificação mínima boas marcas
tipo / cor usual seco h?mido seco h?mido
dot 3 (azul a verde) 205 ?c 140 ?c 220 ?c 150 ?c
dot 4 (vermelho a ?mbar) 230 ?c 155 ?c 260 ?c 170 ?c
dot 5 (cristalino, de silicone) 260 ?c 180 ?c 270 ?c 190 ?c
dot 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ?c 180 ?c 270 ?c 190 ?c
importante é rotineiramente trocar o fluido de freio. um ano é um bom período para troca. o uso de flexíveis de freio em teflon e inox pode até triplicar esse período, pois atravṍs deles não haver? contaminação do fluido (mas continua havendo infiltração pela tampa do reservatério de flu?do).
viu a diferenca ???