pois é gurizada, nosso mercado ainda está carente mesmo. a tal roda calif?rnia é realmente a opção que melhor supre a relação peso/resistencia, ainda.
as rodas da tsw nacionais são realmente de boa qualidade, mas não são idênticas (ao menos na minha época não era) ?s importadas. estive inclusive na fábrica em arauc?ria, na ocasião da inauguração e realmente é uma fábrica bem legal. já usei rodas da tsw como a zenon e outros modelos são boas, nas não são o primor de leveza.
certa vez pegamos 4 rodas evo r em aro 16 da tsw e fizemos um regime nelas eliminando material e reduzindo o peso dela em uns dois kilinhos.
inculsive uma oportunidade troquei as rodas da tsw por outras da mille miglia em igual medida (17x7) e offset (37) e os mesmos pneus, e deu pra perceber uma mudança no comportamento do carro e da suspensão, claramente uma diferença de peso.
no quesito performance as rodas forjadas e as chamadas semi-forjadas como algumas mille miglia e asa, por exemplo, são incompar?veis. leves e fortes.
opções boas no brasil, hj em dia, eu posso enumerar sem medo as mm ht3, as asa, todas, as oz superleggera e chrono evoluzione, e numa escala melhor, pq é um modelo bem pensado em termos de desenho e não de tecnologia, as calif?rnia.
a prática nos levou a descobrir diversas coisas sobre rodas. uma delas é que não se pode levar a marca em grande consideração, pois as vezes uma roda de uma marca é muito boa e outra da mesma marca não ?. a superllegera da oz comparada com a superturismo é um bom exemplo. uma é leve e forte, outra é forte tb, mas pesada. ou algumas rodas originais fornecidas pela mangels. as fornecidas pra toyota (se não me engano) sao bem melhores do que as fornecidas pra vw. isso pq o standard exigido pela montadora é diferente. algo parecido como o lance da firestone e da ford na situação aquela dos pneus que explodiam e das camionetes q capotavam. questão de diminuir custos sacrificando qualidade.
então, ao menos fico feliz que após todos esses anos, finalmente está surgindo preocupaão com esse tipo de coisa
abraços