fala alain
vou tentar esclarecer algumas das tuas dúvidas:
essas versões não estão utilizando nitrog?nio, pois a idéia é oferecer ajustabilidade na pista para equipes de corrida e qdo vc abre o amortecedor, o nitrogenio escapa. assim, por praticidade estamos usando amortecedores sem g?s, nessas versões.
não entendi bem a pergunta sobre a constante el?stica, mas nés desenvolvemos e selecionamos um rate adequado para cada aplicação, que é o sugerido no momento da escolha do kit. mas usuarios com experiencia e conhecimento, podem optar por outros tipos de mola, de acordo com suas necessidades. molas são peças que são ao mesmo tempo muit simples em princ?pio, mas os requerimentos de uma peça podem se tornar complicados quando se trata de projet?-las do zero ou adaptar molas de um carro para outro. se por um lado, a dureza da mola é facilmente calculável ou mesmo medida, por outro, a durabilidade e capacidade de carga da mesma contrapostas ao curso de trabalho e ao módulo de elasticidade do material são bem mais complicadas.
não recomendo que alguém sem o prévio conhecimento sobre os pormenores deste assunto tente projetar ou adaptar molas muito diferentes das do carro original.
sobre o chassi, rigidez nunca é demais. tudo que puder ser feito nesse quesito, é bem vindo. mas nem por isso, uma suspensão deixa de funcionar em um chassi não muito rígido. apenas não se obt?m todo o possível do conjunto. pela minha experiencia, algumas barras já fazem uma boa diferença.
a altura é dada pela mola e pelo local onde a mola está apoiada. no chevette, a suspensão é diferente da maioria dos carros modernos, que possuem molas envolvendo os amortecedores e apoiadas em um pratinho que é afixado ao mesmo.correr esse prato para cima ou para baixo num corpo de amortecedor rosqueado, altera a altura do carro. assim como correr o amortecedor em sua fixação inferior tem o mesmo resultado. no chevette, é necessária a utlização de outros expedientes para alterar a altura de rodagem.
em todo carro mcpherson, o curso de suspensão (compressão) reduz quando você rebaixa o prato de molas (e o de distensão aumenta), como em qualquer sistema de rosca comum. mas o curso de compressão aumenta quando vc rebaixa o carro rosqueando o corpo para baixo no suporte inferior (nesse caso, o curso de distensão diminui se vc mantiver a mesma altura e fica inalterado se vc rebaixa o carro). o segredo do ajuste é manter sempre que possível cerca de 2/3 do curso total livres para compressão e o terão restante para a distensão.
de qquer modo, a diminuição do curso de compressão vai ser sempre igual ou menor do que o rebaixamento do carro em cm. e em um sistema bem calculado, o amortecedor nunca deve atingir fim de curso antes de a suspensão ser cal?ada pelo batente, sob pena de danos severos ao amortecedor.
abração