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Brasilia…

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    Fiasa Power
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    #29

    então o crash , vai no fórum do fusca clube e manda uma mp pro chico biela . esse é uma verdadeira enciclopodia ambulante sobre motor a ar .

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      CrasH
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      #30

      o cara vai falar em tantas linguas que vou ficar perdido ehauehauoehaoehaoue, prefiro me manter com suas dicas ja que sua linguagem e mais didatica e o chico e uma biblia. agora interessante saber que esse motor nao curte girar… 4800...parece que ele e mais voltado ao torque.

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      • F Offline
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        Fiasa Power
        escreveu em última edição por
        #31

        o cara vai falar em tantas linguas que vou ficar perdido ehauehauoehaoehaoue, prefiro me manter com suas dicas ja que sua linguagem e mais didatica e o chico e uma biblia. agora interessante saber que esse motor nao curte girar… 4800...parece que ele e mais voltado ao torque.

        [snapback]501480[/snapback]

        nada disso , o chico fala normalmente e é sempre sol?cito . nunca deixa de responder a uma mp , e olha que devem ser muitas . outro cara que pode colaborar bastante é o dinas .

        mas a limitação no giro se deve mais uma vez ao problema do stress térmico nos cabeçotes . tanto que perfis de comando bem maiores são plenamente aceitos , mas o arrefecimento deve ser trabalhado para o motor não derreter . o baixo nível de rotação é intencional . também tem a questão da resistencia mecanica dos componentes do sistema de acionamento das válvulas , leia-se varetas , pratos e molas .

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        • W Offline
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          wagnerls
          escreveu em última edição por
          #32

          com certeza fiasa,

          foi isso que complementei logo depois, usar molas mais fortes ou duplas pra evitar flutuacao e varetas de aco.

          com relacao ao tamanho sugeri as gringas que existem na medida 35,5mm pra escape mesmo (os cabecotes bugpack vem com 40 adm/35,5esc)

          com relacao aos dutos polidos, acho que isso nao se aplica aos vw a ar pq o caminho e muito curto pra acontecer tal fenomeno, acho que isso ocorra em carros com coletores maiores como os após e opalas que por muitas decadas tinham seus coletores polidos.

          com relacao ao limite de giros ser alcancado ou nao, meu carro usa comando com menor graduacao e molas originais (nao sei se e moderno, pelo menos a vela e rosca longa), pq troquei os cabecotes por novos e foi usado as valvulas e molas que estavam nos trincados), e vc mesmo andou nela aquele dia e vai ate 6000 rpm. depois disso ja tive o prazer de tirar de giro e isso aconteceu a miseros 6200 rpm, bem proximo ao que eu estou usando de limite.

          sei tb que carro turbinado e mais facil de atingir o giro maximo que um aspirado, ja que a turbina ta empurrando mesmo.

          com relacao aos venturis, eu uso no meu carro venturis 27 com base 34 e na verdade quando estava acertando o carro senti uma melhora significativa em alta rotacao com essa config, e particularmente meu carro vai bem desde baixas rotacoes. usei todos que vc possa imaginar desde o 22 original do alcool ate o 27 e esse ultimo se adaptou melhor ao turbo dando mais elasticidade. talvez um acerto de giclagem na baixa e alta corrija o problema que o venturi grande cause de menor arrasto.

          e por ultimo com relacao a refrigeracao a unica melhora que fiz no meu carro foi adocao da bomba de 26mm dos modernos e radiador deslocado tb dos modernos, outra coisa que pretendo fazer e criar dois respiros, um em cada tampa do cabecote pro vapor quente ter uma saida pra atmosfera, isso com certeza vai aliviar a pressao na tampa e tb baixar um pouco a temperatura, nunca tive problemas de super aquecimento, mas sei que isso e um problema cronico nesses motores.

          com certeza concordo com vc em muitas coisas, mas algumas me parece um pouco lenda, que na pratica e com um pouco de paciencia consegue-se um resultado alem do esperado, muitas ideias sao abandonadas na metade, antes de serem testadas ao extremo.

          e suas dicas sao preciosas, adorei as da molas de opala (tava pensando nisso :nnn: )

          modificacoes e preocupacoes extremas acho que so cabe em carros de pista, em carros que mal sao usados nos finais de semana e em curtos periodos de tempo em wot nao precisam de cuidados tao a fundo (veja meu proprio exemplo)

          abracos

          wagner luis

          :ninja:

          1 Resposta Última resposta
          • W Offline
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            wagnerls
            escreveu em última edição por
            #33

            agora interessante saber que esse motor nao curte girar… 4800...parece que ele e mais voltado ao torque.

            [snapback]501480[/snapback]

            nao e bem por ai, fazendo-se as alteracoes consegue-se giros altissimos, tem fusca gringo que gira 9000 rpm.

            o vw a ar sempre teve fama de torcudo mesmo.

            1-mas a limitação no giro se deve mais uma vez ao problema do stress térmico nos cabeçotes .

            2-mas o arrefecimento deve ser trabalhado para o motor não derreter . o baixo nível de rotação é intencional .

            3-também tem a questão da resistencia mecanica dos componentes do sistema de acionamento das válvulas , leia-se varetas , pratos e molas .

            [snapback]501482[/snapback]

            1- concordo plenamente.

            2- ai ja acho que so se o motor for exigido ao maximo a todo momento. (leia-se pista)

            3- sofro com isso :nnn:

            abracos

            wagner luis

            :ninja:

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              Fiasa Power
              escreveu em última edição por
              #34

              com certeza fiasa,

              foi isso que complementei logo depois, usar molas mais fortes ou duplas pra evitar flutuacao e varetas de aco.

              com relacao ao tamanho sugeri as gringas que existem na medida 35,5mm pra escape mesmo (os cabecotes bugpack vem com 40 adm/35,5esc)

              com relacao aos dutos polidos, acho que isso nao se aplica aos vw a ar pq o caminho e muito curto pra acontecer tal fenomeno, acho que isso ocorra em carros com coletores maiores como os após e opalas que por muitas decadas tinham seus coletores polidos.

              com relacao ao limite de giros ser alcancado ou nao, meu carro usa comando com menor graduacao e molas originais (nao sei se e moderno, pelo menos a vela e rosca longa), pq troquei os cabecotes por novos e foi usado as valvulas e molas que estavam nos trincados), e vc mesmo andou nela aquele dia e vai ate 6000 rpm. depois disso ja tive o prazer de tirar de giro e isso aconteceu a miseros 6200 rpm, bem proximo ao que eu estou usando de limite.

              sei tb que carro turbinado e mais facil de atingir o giro maximo que um aspirado, ja que a turbina ta empurrando mesmo.

              com relacao aos venturis, eu uso no meu carro venturis 27 com base 34 e na verdade quando estava acertando o carro senti uma melhora significativa em alta rotacao com essa config, e particularmente meu carro vai bem desde baixas rotacoes. usei todos que vc possa imaginar desde o 22 original do alcool ate o 27 e esse ultimo se adaptou melhor ao turbo dando mais elasticidade. talvez um acerto de giclagem na baixa e alta corrija o problema que o venturi grande cause de menor arrasto.

              e por ultimo com relacao a refrigeracao a unica melhora que fiz no meu carro foi adocao da bomba de 26mm dos modernos e radiador deslocado tb dos modernos, outra coisa que pretendo fazer e criar   dois respiros, um em cada tampa do cabecote pro vapor quente ter uma saida pra atmosfera, isso com certeza vai aliviar a pressao na tampa e tb baixar um pouco a temperatura, nunca tive problemas de super aquecimento, mas sei que isso e um problema cronico nesses motores.

              com certeza concordo com vc em muitas coisas, mas algumas me parece um pouco lenda, que na pratica e com um pouco de paciencia consegue-se um resultado alem do esperado, muitas ideias sao abandonadas na metade, antes de serem testadas ao extremo.

              e suas dicas sao preciosas, adorei as da molas de opala (tava pensando nisso  :nnn: )

              modificacoes e preocupacoes extremas acho que so cabe em carros de pista, em carros que mal sao usados nos finais de semana e em curtos periodos de tempo em wot nao precisam de cuidados tao a fundo (veja meu proprio exemplo)

              abracos

              wagner luis

              :ninja:

              [snapback]501484[/snapback]

              1? - acontece sim cara . não pelo curto espaço , mas pela pobre capacidade da solex simples formar mistura . ainda mais com mistura mais rica . pequenas gotas vão se acumulando até formarem grandes gotas (a? dá aquele conhecido pipoco) . a solex 32 é quase que exatamente como uma 28 ou 30 , tem muito pouco recurso .

              2? - me parece uma excelente idéia . só tem que tomar cuidado com a vedação do barato pra não entrar uma eventual água ou sujeira .

              3? - não sei se deu pra notar mas eu sou meio bitolado com relação a uma expressão (efici?ncia volum?trica) . talvez seja tão bitolado por estudar sobre quais as diferenças que faziam os motores a ar da porsche serem tão superiores aos vw sendo que basicamente eram o mesmêssimo motor . enquanto tem nego gastando rios de dinheiro com peça de marca e sofrendo pra fazer um motor 2.1 virar mais de 100hp , um simples 1500 porsche do fim dos anos 50 já atingia mais de 100hp . toda diferença está no cabeçote e no arrefecimento . é só mexer aí que os hps perdidos aparecem … não é lenda não e consiste justamente em bolar idéias ...

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                wagnerls
                escreveu em última edição por
                #35

                sim, sim..

                essa diferenca toda existe mesmo, mas e o que eu digo, depende da aplicacao que se da ao motor e ao carro, pra nés meros mortais modificacoes estensas e caras muitas vezes fica inviavel e na pratica o ganho e minimo pois se usa pouco o motor no seu limite.

                isso acontece comigo mesmo, depois que montei o turbo raramente dou puxadas acompanhado :ham: , ou seja, 99% do tempo eu ando que nem tiozinho de 90anos, nao passo dos 40km/h :ninja:

                eu acho que se o crash juntar as duas opinioes vai dar um put…. :nnn: motor :ninja:

                so ta faltando o dinas e o fusca84 darem suas opinioes...e o mestre chico biela :^^:

                abracos

                wagner luis

                :sppt:

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                • C Offline
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                  CrasH
                  escreveu em última edição por
                  #36

                  pow vcs tao qurendo me jogar para o lado negro da força. nao quero nada exorbitante. agora perguntinha. vejo motores a ar com apenas 1 coletor e ai que parece uma solex 32 nos modelos mais antigos. a brasilia costuma vir com carbura?ao dupla? agora o que seria ideal, uma simples 2e ali ou um par de solex 32.

                  1 Resposta Última resposta
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                    wagnerls
                    escreveu em última edição por
                    #37

                    pow vcs tao qurendo me jogar para o lado negro da força. nao quero nada exorbitante. agora perguntinha. vejo motores a ar com apenas 1 coletor e ai que parece uma solex 32 nos modelos mais antigos. a brasilia costuma vir com carbura?ao dupla? agora o que seria ideal, uma simples 2e ali ou um par de solex 32.

                    [snapback]501569[/snapback]

                    cara

                    ai vc me pegou, o 2e e muito mais carbura, mas em termo de rendimento acho que a dupla faz mais efeito.

                    os motores que usam um so carbura sao os solex 30.

                    as primeiras brasilias sairam com carburacao simples e motor 1500, acho que ate 1975. apos isso 1976 ja sairam 1600 carbura simples e a partir de 1977 comecaram a sair os modelos 1600 carbura dupla.

                    mas hoje em dia vc acha brasilia 80 com motor 1500 carbura simples, em nome da economia :nnn:

                    aproveitando o topico, escutei falar que as valvulas do passat tb servem nos cabecotes do vw a ar, isso e verdade???

                    e o lance das valvulas do opala 151?? os pratos originais servem normal? sem nenhuma outra adaptacao???

                    abracos

                    wagner luis

                    :ninja:

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                      C Offline
                      CrasH
                      escreveu em última edição por
                      #38

                      vao desembuxando que isso muito me interessa. :ninja:

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
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                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #39

                        tem motor que usa simples com solex 31 (84 pra cima) . é melhor que a 30 . mas a dupla sempre será melhor que a simples , mesmo que sejam as 26 dos porsche antigos …

                        não sei se válvula de md-270 serve não , nem nunca ouvi falar . mas já ouvi que a válvula do mesmo opala 151 com 43 mm serve se feito retrabalho para até 40 (ou menos) e retrabalho no guia de válvula em 6 décimos , já que a haste de válvula tem 6 décimos a mais . a mola é plug and play , mas vai aumentar bem a pressão al? ...

                        abraços .

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
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                          CrasH
                          escreveu em última edição por
                          #40

                          alguma ideia para melhorar esse caso das molas.?

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
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                            wagnerls
                            escreveu em última edição por
                            #41

                            alguma ideia para melhorar esse caso das molas.?

                            [snapback]501638[/snapback]

                            como nosso amigo fiasa falou:

                            a solução pra esse impasse é usar molas de válvula de opala 151 e varetas de aão da f1000 com motor mwm .

                            abracos

                            wagner luis

                            :ninja:

                            1 Resposta Última resposta
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                              escreveu em última edição por
                              #42

                              quanto mais ou menos morro nessa brincadeira?

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #43

                                ? uma delicia, so to comecando a ficar de saco cheio de ter que regular o motor toda semana :ninja:

                                aspirado tem muita coisa que pode ser feita, depende basicamente do bolso e da intencao :nnn:

                                jura

                                tava pensando nisso agora mesmo :^^:

                                apesar de ser contra esse tipo de adaptacao, to de saco cheio de ficar regulando o motor, fora que deixar os dois buras afinadinhos da um trabalho lascado :ham:

                                vc ja viu algun instalado??? depois que colocou tb e so alegria né?

                                tava pensando num ap 1.8 com turbo .50/.58 bi e 1 kilinho de pressao so pra brincar. :ninja:

                                abracos

                                wagner luis

                                :sppt:

                                [snapback]501118[/snapback]

                                estranho wargner. o meu nao incomoda nadica de nada com regulagem.

                                []s

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #44

                                  uma duvida vi um kit para montar 2.3 por 1200 pistão biela e camisa pistão mahle .

                                  no caso se for montar turbo disseram que vw ar gosta de cuspir prisioneiros do bloco? procede? no caso que fazer

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                                  • W Offline
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                                    wagnerls
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                                    #45

                                    estranho wagner. o meu nao incomoda nadica de nada com regulagem.

                                    []s

                                    [snapback]501663[/snapback]

                                    me disseram que sao os parafusos de regulagem que nao aguentam a alta rotacao, comprei um jg novo em outra autopecas (so que olhar da pra ver que e de outro fabricante) e parece que o problema diminuiu ou ate sumiu, vamos ver, troquei ontem e ja andei com o carro e ate agora nao desrregulou.

                                    uma  duvida  vi um  kit  para  montar 2.3  por 1200 pistão biela e camisa  pistão mahle .

                                    no  caso se for  montar turbo disseram que  vw ar gosta  de cuspir prisioneiros do bloco? procede? no caso que fazer

                                    [snapback]501681[/snapback]

                                    e so usar bloco do moderno com prisioneiros finos…

                                    abracos

                                    wagner luis

                                    :ninja:

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                                      escreveu em última edição por
                                      #46

                                      uma  duvida  vi um  kit  para  montar 2.3  por 1200 pistão biela e camisa  pistão mahle .

                                      no  caso se for  montar turbo disseram que  vw ar gosta  de cuspir prisioneiros do bloco? procede? no caso que fazer

                                      [snapback]501681[/snapback]

                                      diminuir o torque de aperto para 2,5 kg resolve . isso nas 6 porcas 17 . no restante que são 13 , pode usar os 2 kg originais normalmente .

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #47

                                        diminuir o torque de aperto para 2,5 kg resolve . isso nas 6 porcas 17 . no restante que são 13 , pode usar os 2 kg originais normalmente .

                                        [snapback]501827[/snapback]

                                        original é 3~3,2 kgfm de torque.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #48

                                          ah , esquece . tá falando dos parafusos da carca?a e o assunto é cabeçote .

                                          então , original dá uma etapa de 1 depois com 2 kg e o final de 3,2 . é melhor substituir a segunda etapa e a final por um aperto de 2,5 kg para aliviar a pressão nos prisioneiros . não prejudica a vedação , mas se mesmo assim ficar ruim , pode-se usar o ring para fazer a vedação .

                                          1 Resposta Última resposta

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