Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Pressão de óleo -> medo

Pressão de óleo -> medo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
25 Posts 9 Posters 2.5k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • L Offline
    L Offline
    Lucas Schneider
    escreveu em última edição por
    #1

    bom pessoal, ontem passei a tomada de pressão de óleo da turbina pro cabeçote e liguei o manometro….pra minha surpresa, tá vindo só 1 bar de pressão andando de boua e motor quente....subindo de giro só chega a 1.5 bar....

    se ficar na lenta um tempo ela baixa pra quase zero....alguma idéia do que pode estar acontecendo?

    to começando a entender pq dos galhos de desgaste prematuro em cabeçote gm f1....eita

    lembrando: motor 20000km, celta vhc, óleo pentosyl 5w40, filtro mahn....

    1 Resposta Última resposta
    • T Offline
      T Offline
      Tiagones
      escreveu em última edição por
      #2

      bom pessoal, ontem passei a tomada de pressão de óleo da turbina pro cabeçote e liguei o manometro….pra minha surpresa, tá vindo só 1 bar de pressão andando de boua e motor quente....subindo de giro só chega a 1.5 bar....

      se ficar na lenta um tempo ela baixa pra quase zero....alguma idéia do que pode estar acontecendo?

      to começando a entender pq dos galhos de desgaste prematuro em cabeçote gm f1....eita

      lembrando: motor 20000km, celta vhc, óleo pentosyl 5w40, filtro mahn....

      [snapback]508104[/snapback]

      essa pressão você leu onde, puxou pro man?metro do cabeçote?

      se for, ?s vezes a pressão na parte de cima é bem mais baixa que na parte de baixo do motor… precisaria consultar a especificação de pressão no cabeçote com o fabricante... essa do vhc eu não tenho aqui...

      tenta medir a pressão na parte de baixo, tipo no cavalete do filtro de óleo, que ali é logo após a bomba... se ali tiver baixa, pode ser a bomba de óleo que já era ou o motor com muito desgaste de folgas radiais e axiais perde pressão de óleo mesmo... o motor raja um pouco ou nada?

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        Lucas Schneider
        escreveu em última edição por
        #3

        essa pressão você leu onde, puxou pro man?metro do cabeçote?

        se for, ?s vezes a pressão na parte de cima é bem mais baixa que na parte de baixo do motor… precisaria consultar a especificação de pressão no cabeçote com o fabricante... essa do vhc eu não tenho aqui...

        tenta medir a pressão na parte de baixo, tipo no cavalete do filtro de óleo, que ali é logo após a bomba... se ali tiver baixa, pode ser a bomba de óleo que já era ou o motor com muito desgaste de folgas radiais e axiais perde pressão de óleo mesmo... o motor raja um pouco ou nada?

        [snapback]508120[/snapback]

        motor a principio tá zerado…20000km originais...meu desde zero...

        o que me preocupa é essa pressão muito baixa no cabeçote mesmo

        e como to pegando a pressão de óleo da turbina ali a agora, fico meio assim...

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          Tiagones
          escreveu em última edição por
          #4

          motor a principio tá zerado…20000km originais...meu desde zero...

          o que me preocupa é essa pressão muito baixa no cabeçote mesmo

          e como to pegando a pressão de óleo da turbina ali a agora,  fico meio assim...

          [snapback]508128[/snapback]

          a turbina não precisa de muita pressão de óleo não, nem é bom ter muita na turbina porque pode causar flood (alagamento) de óleo nos mancais e ela fumar…

          dá medo é o cabeçote mesmo, tuchos, mancais de comando, etc... mede a pressão embaixo pra ter uma idéia, ?s vezes alguns motores tám válvula de retenção no cabeçote e abaixa mesmo a pressão, tenta ir numa concession?ria e encher o saco dos mecânicos na oficina, para o carro no estacionamento e entra na oficina a po, ?s vezes os caras soltam se você perguntar...hehe

          já fiz isso algumas vezes e já consegui algumas informa??ezinhas internas de algumas marcas diferentes... mecânico geralmente tudo se entende bem... :ppteam:

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lucas Schneider
            escreveu em última edição por
            #5

            a turbina não precisa de muita pressão de óleo não, nem é bom ter muita na turbina porque pode causar flood (alagamento) de óleo nos mancais e ela fumar…

            [snapback]508133[/snapback]

            no caso, passei a tomada de óleo pro cabeçote justamente porque estava tendo este problema com a turbina…..

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #6

              bom pessoal, ontem passei a tomada de pressão de óleo da turbina pro cabeçote e liguei o manometro….pra minha surpresa, tá vindo só 1 bar de pressão andando de boua e motor quente....subindo de giro só chega a 1.5 bar....

              se ficar na lenta um tempo ela baixa pra quase zero....alguma idéia do que pode estar acontecendo?

              to começando a entender pq dos galhos de desgaste prematuro em cabeçote gm f1....eita

              lembrando: motor 20000km, celta vhc, óleo pentosyl 5w40, filtro mahn....

              [snapback]508104[/snapback]

              vc fez o que é mais coerente, que é querer saber a pressão no ponto mais critico do circuito de lubrificação, e não de medir a pressão só da bomba ao ligar o manometro em cima do filtro.

              o oleo ta novo? vi carros subirem legal a pressão do oleo apos o oleo ser sido trocado. sim, trocado por um igual ao de antes. o oleo antigo ja tinha sido contaminado e afinou um pouco a ponto de perder significativamente a viscosidade, que é o q ajuda em manter a pressão no sistema.

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lucas Schneider
                escreveu em última edição por
                #7

                vc fez o que é mais coerente, que é querer saber a pressão no ponto mais critico do circuito de lubrificação, e não de medir a pressão só da bomba ao ligar o manometro em cima do filtro.

                o oleo ta novo? vi carros subirem legal a pressão do oleo apos o oleo ser sido trocado. sim, trocado por um igual ao de antes. o oleo antigo ja tinha sido contaminado e afinou um pouco a ponto de perder significativamente a viscosidade, que é o q ajuda em manter a pressão no sistema.

                [snapback]508140[/snapback]

                vou ver se troco o óleo esse findi, vou aproveitar pra trocar a marca do filtro de óleo tmb…

                hj de manhã vim tocando laão no celtinha...motor bem quente na lenta -> pressão quase zero.....uns 20 tipo de medo

                agora só na maciota até resolver isso.....

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Flavio Cruz
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  eu to achando esse seu óleo muito fino…

                  está acendendo a luz do painel?

                  onde vc ta pegando atomada eh exatamente onde fica a cebolinha do oleo?

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lucas Schneider
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    eu to achando esse seu óleo muito fino…

                    está acendendo a luz do painel?

                    onde vc ta pegando atomada eh exatamente onde fica a cebolinha do oleo?

                    [snapback]508508[/snapback]

                    a luz tá apagando….a principio a pressão no bloco tá blz....o que tá me preocupando é a do cabeçote mesmo.....

                    to pegandoa preção num tampão que tem no cabeçote do familia1, abaixo da bobina e acima do sensor de temperatura....

                    e tipo, óleo que a gm recomenda é 5w30......

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      lucas, não tem como vc ligar o manometro no lugar da cebolinha só pra comparar com a pressão desse local q vc ta usando agora?

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        lucas, não tem como vc ligar o manometro no lugar da cebolinha só pra comparar com a pressão desse local q vc ta usando agora?

                        [snapback]508513[/snapback]

                        isso… tomada perto da bomba, monitora a saúde dela e em parte do óleo/folgas do motor...

                        tomada no cabecote já serve como um todo, mas principalmente (se na saida da bomba estiver ok) entupimentos, folgas de motor e estado geral do óleo...

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          goleta 88
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          uma vez fiquei de perguntar aqui e acabei não perguntando, meu carro quando frio dá final de manometro, ele chega até o 7 e volta pro 6 bar, quando esta na temperatura normal de funcionamento, ele nunca baixou dos 2 bar, mesmo depois de dar varios couros no carro.

                          isso é bom ou pressão demais tbm é ruim.

                          a pressão ta sendo medida de tras do cabeçote em um bloco de 1.6 que eu abri e virou 2.0,não sei se influencia mas este bloco não tem o injetor de óleo por baixo dos pistoes.

                          1 Resposta Última resposta
                          • Z Offline
                            Z Offline
                            ZOEGA
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            a turbina não precisa de muita pressão de óleo não, nem é bom ter muita na turbina porque pode causar flood (alagamento) de óleo nos mancais e ela fumar…

                            [snapback]508133[/snapback]

                            tiagones, dá pra dizer +- quanto é o minimo e máximo de pressão de oleo que uma turbina pode ter???

                            1kg em ml seria normal?

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              Tiagones
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              tiagones, dá pra dizer +- quanto é o minimo e máximo de pressão de oleo que uma turbina pode ter???

                              1kg em ml seria normal?

                              [snapback]508529[/snapback]

                              olha, depende muito da turbina, provavelmente por causa de di?metro de mancais, rpm de trabalho do turbo, etc…

                              mas sei que 1 bar em lenta não parece ruim não... esses motorezinhos modernos são meio diferentes... pra você ter idéia (não se assuste), o meu gol 1.0t preparado tem 2 bar de pressão de óleo a 8000 rpm... :ppteam: :lol: :lol: e nunca tive nenhum problema de lubrificação de nenhum tipo, nada está de acordo com o que a fábrica diz... mínimo 1,5 bar acima de 2500 rpm se não me engano...

                              volto a repetir, procure saber a especificação da fábrica... talvez nem esteja fora... pode acontecer do mínimo ser 0,8 na m.l. por ex... aí nem tá fora... se estiver fora, é só procurar saber onde está perdendo pressão...

                              e eu ainda mediria a pressão no cavalete do filtro de óleo, assim vc isola a bomba de óleo e já sabe pelo menos se tá perdendo dali pra frente ou se é a própria bomba que tá fraca...

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
                                T Offline
                                Tiagones
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                ah sim, e como ka falou, é bom trocar o óleo (até o peso do óleo talvez…) por exemplo, se estiver usando 40, tente colocar um 50... ?s vezes isso influi um bocado também...

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
                                  T Offline
                                  Tiagones
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  putz não tá querendo floodar o tópico não, mas é que não deu pra editar e esqueci uma coisa…(2 vezes rsrs)

                                  pra turbina, até a altura da turbina em relação ao c?rter e o tipo de retorno utilizado influem na possibilidade de flood...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
                                    L Offline
                                    Lucas Schneider
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    bom, fui revirar uns pdf que tinha aqui do celta vhc e pasmen:

                                    pressão normal de óleo em marcha lenta: 150kpa

                                    acima de 1400rpm: 410~490kpa

                                    acima de 3000rpm: 360~440kpa

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
                                      T Offline
                                      Tiagones
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      bom, fui revirar uns pdf que tinha aqui do celta vhc e pasmen:

                                      pressão normal de óleo em marcha lenta: 150kpa

                                      acima de 1400rpm: 410~490kpa

                                      acima de 3000rpm: 360~440kpa

                                      [snapback]508583[/snapback]

                                      então acima de 3000 rpm deve estar entre 3,6 e 4,4 bar… mas isso é onde, emcima no cabeçote, embaixo no cavalete do filtro? diz l

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
                                        D Offline
                                        daniel_fabricio
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        então acima de 3000 rpm deve estar entre 3,6 e 4,4 bar… mas isso é onde, emcima no cabeçote, embaixo no cavalete do filtro? diz lá?

                                        [snapback]508623[/snapback]

                                        provavelmente deve ser a pressão da bomba de óleo, isto ?, no cavalete…

                                        acredito que no cabeçote não venha muito mais que 1kg em marcha lenta, ou até menos que isso.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
                                          L Offline
                                          Lucas Schneider
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          então acima de 3000 rpm deve estar entre 3,6 e 4,4 bar… mas isso é onde, emcima no cabeçote, embaixo no cavalete do filtro? diz lá?

                                          [snapback]508623[/snapback]

                                          pelo que deu pra enteder, direto na bomba…

                                          vou trocar óleo/filtro o mais rápido possivel pra ver qual eras....

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários