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Qual o problema em se usar rodas com off-set

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
    M Offline
    marcioap
    escreveu em última edição por
    #14

    fahrtrichtung: trajet?ria da roda.

    bremskraft: força de frenagem.

    imagina que no lugar do ponto do raio de rolagem tem a sua mão segurando a roda e o seu braão vai atravessar a roda atravṍs do offset dela. aí fica fácil pra visualizar como funciona o raio negativo de rolagem.

    a força de atrito dos pneus com o solo aplica um esforão de toe out , eunquanto que o raio negativo aplica um esforão toe in , auto-estabilizando o veículo sem que o motorista precise intervir no volante.

    se vc colocar uma roda muito larga o raio de rolagem vai passar a ser positivo, a força de toe out vai ser maior do que o novo valor de toe in e a direção do seu carro vai ficar aquela porcaria.

    [snapback]521559[/snapback]

    e tipo, si o carro originalmente tem uma roda tala 6.5pol e o cara quer trocar por uma por ej 7.5 o que ele faz? si manter o off-set da roda original vai ficar uma porcaria né? como definir o novo off-set?

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Flavio Cruz
      escreveu em última edição por
      #15

      se eu for aumentar a tala de 6.5 pra 7.5 tme que ser 0.5 pol pra dentro e 0.5 pol pra fora ???

      ? isso?

      ? assim que nao se altera o offet?

      1 Resposta Última resposta
      • J Offline
        J Offline
        JESUS
        escreveu em última edição por
        #16

        e tipo, si o carro originalmente tem uma roda tala 6.5pol e o cara quer trocar por uma por ej 7.5 o que ele faz? si manter o off-set da roda original vai ficar uma porcaria né? como definir o novo off-set?

        [snapback]522436[/snapback]

        se eu for aumentar a tala de 6.5 pra 7.5 tme que ser 0.5 pol pra dentro e 0.5 pol pra fora ???

        ? isso?

        ? assim que nao se altera o offet?

        [snapback]522491[/snapback]

        vejam o desenho…

        1 Resposta Última resposta
        • E Offline
          E Offline
          Edu4rdoBR
          escreveu em última edição por
          #17

          fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

          ? isso? :^^:

          1 Resposta Última resposta
          • N Offline
            N Offline
            Nuvo
            escreveu em última edição por
            #18

            fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

            ? isso?  :olhos:

            [snapback]528185[/snapback]

            foi o que eu entendi também…

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #19

              foi o que eu entendi também…

              [snapback]528342[/snapback]

              em nada vai mudar eh muito radical…

              vai mudar sim, em aceleração (se o carro tiver força), curvas e frenagem de modo positivo...

              aquaplanagem com maior facilidade de maneira negativa...

              agora sobre comportamento dinamico do carro, nada vai mudar se vc mantar a centralização da roda, tipo, nao vai ficar dom desvios e puxadas inesperadas.

              uma coisa bem simples de entender:

              vc está andando em linha reta e de repente vc atropela um c?co (fruta :olhos: ), se o offset da roda estiver correto, a suspenção so far? o movimento vertical, ou seja vc passar? por cima do objeto mais com a roda apontada para frente...

              caro o offset esteja, digamos, pra fora do carro, ao bater no c?co vc terá um movimento na horizontal e na vertical (trazendo a roda pra fora) e ai corre serios riscos de perder o controle...

              bom, acho que eh isso...

              1 Resposta Última resposta
              • E Offline
                E Offline
                Edu4rdoBR
                escreveu em última edição por
                #20

                agora sobre comportamento dinamico do carro, nada vai mudar se vc mantar a centralização da roda, tipo, nao vai ficar dom desvios e puxadas inesperadas.

                sobre isso que quis dizer

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  amarchetti
                  escreveu em última edição por
                  #21

                  já rasguei o pneu dianteiro direito do vectra na bandeirantes…não tava de boa, mas também não tava chutando o pau...devia estar a uns 130-140

                  era um f570 14 perfil 70, original..passe em cima de alguma coisa na estrada q na mesma hora o pneu baixou....ele rasgou a lateral pelo lado de fora...fez uma espocie de corte

                  também não dá pra dizer q não puxa pro lado.....vc sente o volante puxar, mas segura numa boa .....e o carro vai quase q reto..não dá aquela puxada que era de se esperar

                  a josta é vc pisar forte no freio nesta hora (o imbecil aqui fez isso)...o carro parece estar desmontando e aí ele puxa com mais força pro lado..mas vc segura traquilo...

                  agora..imagina se fosse o traseiro indo pro saco :)

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    amarchetti
                    escreveu em última edição por
                    #22

                    no chepalla eu troquei as rodas de ferro origes do chevette por umas borlem aro 15 (e ainda usava recapado 195/50 :0 )

                    com certeza não tinha preocupação nenhuma de off-set..ali?s nem imaginava q existisse tal tralha…

                    acreditem ou não, a direção ficou mais leve pra manobrar...com certeza o off-set passou a kms de dist?ncia..

                    detalhe: eu tinha um chevette junior 4m na mesma época do chepala...os 2 ao memso tempo...

                    o jánior com roda de ferro 13, pneu 165/70r13 (gp900 na frente e um recapado com desenho de gps na traseiro) era melhor (mas melhor mesmo) nas curvas q o chepalla ...pra ajudar a ferrar a vida ainda tinha mola cortada e o 151 fazendo peso na frente :)

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      JESUS
                      escreveu em última edição por
                      #23

                      fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

                      ? isso?  :)

                      [snapback]528185[/snapback]

                      foi o que eu entendi também…

                      [snapback]528342[/snapback]

                      vocês estão é loucos.

                      até mesmo a altura da suspensão vai influir aí, prestem bem atenção no segundo desenho e não apenas no primeiro.

                      1 Resposta Última resposta
                      • H Offline
                        H Offline
                        HaUcK33
                        escreveu em última edição por
                        #24

                        meu palio eh 6,5… to com rodas 7,0

                        me prejudica muito?

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          JESUS
                          escreveu em última edição por
                          #25

                          meu palio eh 6,5… to com rodas 7,0

                          me prejudica muito?

                          [snapback]530321[/snapback]

                          depende das reações que vc sente.

                          eu usava aro 14 com tala 6,5 pol, off-set 37.

                          hoje eu uso aro 15 com tala 7 pol, off set 35.

                          a diferença é dram?tica, principalmente em pisos ondulados.

                          1 Resposta Última resposta
                          • H Offline
                            H Offline
                            HaUcK33
                            escreveu em última edição por
                            #26

                            depende das reações que vc sente.

                            eu usava aro 14 com tala 6,5 pol, off-set 37.

                            hoje eu uso aro 15 com tala 7 pol, off set 35.

                            a diferença é dram?tica, principalmente em pisos ondulados.

                            [snapback]530355[/snapback]

                            mmm tenho q dar uma olhada então… eu ainda naum montei as rodas... o offseto ideal pro meu carro eh 36 com tala 6.5

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
                              J Offline
                              JESUS
                              escreveu em última edição por
                              #27

                              mmm tenho q dar uma olhada então… eu ainda naum montei as rodas... o offseto ideal pro meu carro eh 36 com tala 6.5

                              [snapback]530367[/snapback]

                              eu já usei tala 7,5… o carro ficou uma verdadeira bomba.

                              1 Resposta Última resposta
                              • N Offline
                                N Offline
                                Nuvo
                                escreveu em última edição por
                                #28

                                vocês estão é loucos.

                                até mesmo a altura da suspensão vai influir aí, prestem bem atenção no segundo desenho e não apenas no primeiro.

                                [snapback]530291[/snapback]

                                então me explica como por exemplo no caso do astra que sa?a com pneus 195/60/15 em algumas versões e 205/50/16 em outras com a mesma suspensão…

                                :)

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
                                  J Offline
                                  JESUS
                                  escreveu em última edição por
                                  #29

                                  então me explica como por exemplo no caso do astra que sa?a com pneus 195/60/15 em algumas versões e 205/50/16 em outras com a mesma suspensão…

                                  :)

                                  [snapback]530585[/snapback]

                                  mesmo caso do gol que podia sair com 185/60 r14 ou 195/50 r15.

                                  não me lembro ao certo, mas o offset da roda aro 15 original vw é 2mm pra mais ou pra menos.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Flavio Cruz
                                    escreveu em última edição por
                                    #30

                                    ? por isso que eu gosto de chevette :)

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • N Offline
                                      N Offline
                                      Nuvo
                                      escreveu em última edição por
                                      #31

                                      mesmo caso do gol que podia sair com 185/60 r14 ou 195/50 r15.

                                      não me lembro ao certo, mas o offset da roda aro 15 original vw é 2mm pra mais ou pra menos.

                                      [snapback]530629[/snapback]

                                      o off-set da 16 do gsi é igual a 15 do resto da linha…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
                                        J Offline
                                        JESUS
                                        escreveu em última edição por
                                        #32

                                        o off-set da 16 do gsi é igual a 15 do resto da linha…

                                        [snapback]530634[/snapback]

                                        então não coloque uma roda com off-set muito diferente desta.

                                        o offset vw é 37mm, a giafan tinha as oz racing em 35mm e 40mm, fiquei com as de 35mm.

                                        tsw: eles ajustam o off-set torneando o cubo da roda (pode parecer absurdo, mas não ?). se você tem uma tsw que estava num vw provavelmente vai ter que ajustar o off-set no cubo pra poder colocar a roda num gm (que, até onde eu sei, tem o off-set mais pronunciado da linha nacional).

                                        só que é igual rebaixar cabeçote: tirou material babau, não invente de usar espa?ador pra usar a roda no vw de novo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • H Offline
                                          H Offline
                                          HaUcK33
                                          escreveu em última edição por
                                          #33

                                          eu já usei tala 7,5… o carro ficou uma verdadeira bomba.

                                          [snapback]530371[/snapback]

                                          caramba, não sabia que era tão sório…

                                          montando as rodas eu testo direitinho... se ficar triste , vou ter que tomar provid?ncias

                                          1 Resposta Última resposta

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