Marcha lenta em carro com e-gas
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seguinte, o carro é um polo 1.6 2003, injeção bosch motronic me 7.5.10. a lenta estava bem baixa, entre 680 e 700 rpm. não chega a morrer, mas se tirasse o po da embreagem sem acelerar, morria.
foi passado o scanner, e não acusou nada. então fizemos uma limpeza no corpo de borboleta.
continuou na mesma.
trocamos as velas.
continuou na mesma.
tem mais alguma coisa que pode ser feita para tentar voltar a lenta para os seus 900 e tantos rpms?
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seguinte, o carro é um polo 1.6 2003, injeção bosch motronic me 7.5.10. a lenta estava bem baixa, entre 680 e 700 rpm. não chega a morrer, mas se tirasse o po da embreagem sem acelerar, morria.
foi passado o scanner, e não acusou nada. então fizemos uma limpeza no corpo de borboleta.
continuou na mesma.
trocamos as velas.
continuou na mesma.
tem mais alguma coisa que pode ser feita para tentar voltar a lenta para os seus 900 e tantos rpms?
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reset no modulo [em alguns casos vc precisa deixar ele aterrado a noite toda em uma peça de metal pra resetar, se tiver c/ algum pau mais serio]
limpeza de injetores
gasolina / alcool que tao no tanque sao de posto de confian?a?
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reset de memória de erros já foi feito qdo passamos o scanner. fiz de novo agora qdo limpamos o corpo de borboleta.
reset lusitano do módulo (deixar desligado) eu já fiz umas duas vezes.
limpeza de bicosó até dá pra fazer, mas…. ser?? nao falha, nao engasga, lenta lisa - baixa, mas tá lisa sim...
o álcool é bom sim.
ali?s, vale frisar q tá andando com um módulo conversor da hardware, q aumenta o tempo de injecao e adianta o ponto. mas o problema nao é ele nao, já estava assim quando ainda usava gasolina. só que o defeito ficou um pouco mais acentuado usando álcool, talvez pela diferenca de taxa.
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resetar simplesmente no scanner e fazer os resets de par?metros auto-adaptativos e também da regulagem b?sica já deve resolver
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senão coloca um sistema mecanico…
tem jeito nao… se a lenta fosse controlada por motor de passo como nos ap mi aí sim, mas nesse caso nao tem como.
resetar simplesmente no scanner e fazer os resets de par?metros auto-adaptativos e também da regulagem b?sica já deve resolver
o scanner já tá até de saco cheio de mim. tudo que é tipo de reset eu já fiz.
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existe a possibilidade do mecanismo do servo-motor que atua a borboleta estar com problema? será que convóm desmontar ele?
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como se trata de um componente do qual sua segurança depende diretamente, ao menor sinal de problema c/ a borboleta eletrica a ie ja entra em emergencia.
muito dificil ser ai o problema, mas não é 100% impossivel. esse item eu checaria por ultimo.
antes , experimenta desligar o modulo pra alcool e testar o carro c/ gasolina.
elimina a possibilidade de ser o modulo ou o alcool…
abraço.
martin
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se bem que .. pensei numa otra possibilidade
tenta olhar com mta aten?ao toda tubulação entre o maf [se houver, n conheão essa ie] e a borboleta ou coletor de admissão. uma dica, pra nao ter q desmontar tudo e ficar assoprando ou enxendo de agua pra procurar vazamento pequeno, é pegar um pedaão de uns 80 cm de mangueira de jardim, enfiar uma ponta na orelha e outra passa na tubulação pra procurar o vazamento. mesmo metodo pra acertar carburação dupla solex 32 de fusca
quem sabe não é entrada falsa de ar.
abraço.
martin
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acho que nao eh o servo motor nao…. pq se fosse, acenderia a luz espia da injecao, pq ela tenta movimentar a borboleta, se nao movimenta direito, acende a luz. meu carro deu problema exatamente nessa parte, as engrenagens tavam agarrando pra fechar... quando vc vira a chave, a primeira coisa que a injecao faz é abrir meia borboleta e deixar ela fechar na mola, sem ajuda do motor eletrico. se ela nao fecha, a injecao assume que esta com problema na borboleta e desliga totalmente a borboleta. acende a luz da injecao, mas mesmo assim se vc da partida, o motr pega, soh que fica funcionando falhando com espacos de mais de meio segundo, o giro fica sobe e desce dos 1000 aos 1500... e a borboleta permanece la, morta e semi-aberta.
acho que se fosse problema ali, ela enroscaria pra fechar e teria o mesmo sintoma do meu. o meu resolvi desmontando tudo e montando denovo. nao pode nem por graxa branca nem nada, é tudo montado sequinho. se o meu der defeito denovo, vou dar uma lixadinha de leve nos dentes da engrenagem grande que fica no meio, ja que o eixo do motr eletrico ta soltinho, o eixo da borboleta tb, e quando bota a engrenagem que conecta um no outro fica meio preso, suponho que o problema seja nela, que deve ter dado uma dilatadinha pelo calor que toma ali e a idade...
entrada de ar acelera o carro, nao baixa a rotacao....
pode ser problema no map. liga no scanner e compara os valores na lenta com outro carro igual que esteja funcionando bem.
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acho que nao eh o servo motor nao…. pq se fosse, acenderia a luz espia da injecao, pq ela tenta movimentar a borboleta, se nao movimenta direito, acende a luz. meu carro deu problema exatamente nessa parte, as engrenagens tavam agarrando pra fechar... quando vc vira a chave, a primeira coisa que a injecao faz é abrir meia borboleta e deixar ela fechar na mola, sem ajuda do motor eletrico. se ela nao fecha, a injecao assume que esta com problema na borboleta e desliga totalmente a borboleta. acende a luz da injecao, mas mesmo assim se vc da partida, o motr pega, soh que fica funcionando falhando com espacos de mais de meio segundo, o giro fica sobe e desce dos 1000 aos 1500... e a borboleta permanece la, morta e semi-aberta.
acho que se fosse problema ali, ela enroscaria pra fechar e teria o mesmo sintoma do meu. o meu resolvi desmontando tudo e montando denovo. nao pode nem por graxa branca nem nada, é tudo montado sequinho. se o meu der defeito denovo, vou dar uma lixadinha de leve nos dentes da engrenagem grande que fica no meio, ja que o eixo do motr eletrico ta soltinho, o eixo da borboleta tb, e quando bota a engrenagem que conecta um no outro fica meio preso, suponho que o problema seja nela, que deve ter dado uma dilatadinha pelo calor que toma ali e a idade...
entrada de ar acelera o carro, nao baixa a rotacao....
pode ser problema no map. liga no scanner e compara os valores na lenta com outro carro igual que esteja funcionando bem.
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dependendo de onde o ar entra, o giro pode cair pq o motor fica instavel..
se for pela junta do coletor de admissao, por exemplo.
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? assim desde novo?
desde novo eu não sei te dizer, mas desde que comprei ele, posso te garantir que sempre foi assim, baixa a lenta.
porque tinha outros problemas tipo o lag na abertura da borboleta…era terrivel principalmente em sa?da de farol...
olha, ele tem sim um pouco de lag, mas depende da hora. dá para perceber bem em retomadas, mas não é nada que incomode não. sa?da de farol vai bem… eu acho que ele é até bem espertinho por ser 1.6.
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o meu tem resposta mais rapida que injecao com cabo… nao tem aquele ar a mais que a injecao abre o motro de passo quando vc tira o peh do acelerador. a resposta é igual a um carburador.
o lag, é o que eles dizem que nao da tranco e etc... o meu acho que nao implementaram isso nao... a resposta eh instantanea.