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Uma duvida q me persegue…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    * Caroline Stella *
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    #8

    se não fizer isso o motor não trabalha equalizado. vc consegue imaginar um motor que possua durações diferentes ao longo dos cilindros é eu não consigo.. :cry:

    [snapback]594969[/snapback]

    sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho… :) :cry:

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      Gaucho
      escreveu em última edição por
      #9

      sim, quando você aumenta a folga de válvula você diminui a duração do comando. é facil imaginar que quanto maior a folga, maior o tempo para o comando consumir a folga e começar a abrir a válvula. esse tempo para consumir a folga muda a duração em alguns graus.

      se fizer isso além de fazer barulho de válvulas batendo (folga na regulagem)

      o motor não vai render tudo q pode….......abrindo menos a válvula o motor aspira menos mistura............maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanco. :cry:

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      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #10

        sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho… :cry: :)

        [snapback]594973[/snapback]

        se montar c as válvulas enforcadas não tem compressão

        mas isso é coisa de amador :cry:

        1 Resposta Última resposta
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #11

          se montar c as válvulas enforcadas não tem compressão

          mas isso é coisa de amador :cry:

          [snapback]594986[/snapback]

          pior q acontece. pior ainda é qdo isso é feito em oficina e dizem que não precisa regular as valvulas antes de testar um comando novo. pode ficar com mta folga (ai o carro não rende mesmo e condenam o comando), ou pode ficar com todas as valvulas abertas e o motor nem funcionar por falta de atenção em não medir eixo dos dois comandos antes mesmo de iniciar a transfusão.

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
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            RodrigoLóke
            escreveu em última edição por
            #12

            se fizer isso além de fazer barulho de válvulas batendo (folga na regulagem)

            o motor não vai render tudo q pode….......abrindo menos a válvula o motor aspira menos mistura............maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanco. :cry:

            [snapback]594984[/snapback]

            não….pera ai não estou falando para deixar uma folga fora da especificação da fábrica.

            normalmente a fabrica especifica um range de folga que é possivel utilizar. você vai fazer as regulagens baseadas nesse range e não colocar folgas fora da especificação.

            por exemplo na tabela q tenho aqui do ap diz que a as folgas na admissão com motor frio são de 0,15 a 0,25 e no escapamento de 0,35 a 0,45. entá voce vai ajusta dentro destes limites.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #13

              sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho… :cry: :)

              [snapback]594973[/snapback]

              hahahaha…........o motor não comprime.......o motor de arranque fica brincando de girar o motor hahha

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                PaSqUaLe
                escreveu em última edição por
                #14

                huuumm… agora sim,nunca peguei um comando tucho hidraulico e um mecanico na mão pra ver a diferença

                brigadão a todos...

                1 Resposta Última resposta
                • D Offline
                  D Offline
                  Dr.147
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse, somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

                  isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    RodrigoLóke
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse,  somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

                    isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

                    [snapback]595069[/snapback]

                    desculpa demorar a responder, estava entupido de trabalho e não tive tempo.

                    vou responder sua pergunta com outra pergunta :ohoh: para todos entenderem usando a própria cabeça :ops:

                    porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

                    dica: o lift (levante) é uma constante. não é alterado pela folga de válvula.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fernando_221
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

                        ele perde rendimento p q esquenta :ops: e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

                        qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh: e queima o assentamento de válvulas............

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          RodrigoLóke
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

                          [snapback]596023[/snapback]

                          pensando estaticamente sim porém dinamicamente as coisas são diferentes

                          por este motivo que para motores que giram alto a folga de valvula deve ser maior.

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            ele perde rendimento p q esquenta :ops:  e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

                            qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh:  e queima o assentamento de válvulas............

                            [snapback]596043[/snapback]

                            você está certo, é isso também

                            um motivo é o aquecimento dos componentes que gera dilatação, o segundo motivo é a propria din?mica do conjunto que em alta rotação consome a folga das valvulas.

                            por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                            bote um motor com folga de valvulas original para girar 20-30% acima de sua rotação original e você provavelmente perder? compressão.

                            portanto na prática com o motor em alta rpm essa folga é consumida pelas condições do conjunto naquele momento e o lift não se altera.

                            por isso que dizemos que em um motor com o came de escape e adm no mesmo eixo, as únicas coisas que são inalter?veis é o lift e o lob center. duração é possível de se regular.

                            hoje mesmo simulamos possíveis regulagens de un 6c e foi possivel alterar a duração em 9? no escapamento somente regulando folga de válvulas.

                            abraço.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                              fera,

                              folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                              fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                              e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
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                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                fera,

                                folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                                fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                                e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                                [snapback]596098[/snapback]

                                isso é verdade e não funciona só pra motos não

                                com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                                e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  RodrigoLóke
                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  fera,

                                  folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                                  fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                                  e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                                  [snapback]596098[/snapback]

                                  isso é verdade e não funciona só pra motos não

                                  com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                                  e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                                  [snapback]596106[/snapback]

                                  poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                                  por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                                    por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                                    [snapback]596128[/snapback]

                                    f?la láke ;)

                                    só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                    carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                    então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                    e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ??? :ham:

                                    eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera. :^^:

                                    abraço. :p

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Q Offline
                                      Q Offline
                                      quarteto
                                      escreveu em última edição por
                                      #25

                                      f?la láke   ;)

                                      só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                      carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                      então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                      e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                                      eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                                      abraço. :p

                                      [snapback]596248[/snapback]

                                      eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                      sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        Gaucho
                                        escreveu em última edição por
                                        #26

                                        …em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                        instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                                        hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                                        a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                                        mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                                        to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #27

                                          instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                                          hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                                          a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                                          mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                                          to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                                          [snapback]596296[/snapback]

                                          ? verdade, tinha esquecido disso…bom, de qqer forma tem q se pensar direitinho ao mexer em folga de válvula de escape...

                                          uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro...e isso pode influenciar

                                          1 Resposta Última resposta

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