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Uma duvida q me persegue…

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  • D Offline
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    Dr.147
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    #15

    com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse, somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

    isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

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      RodrigoLóke
      escreveu em última edição por
      #16

      com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse,  somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

      isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

      [snapback]595069[/snapback]

      desculpa demorar a responder, estava entupido de trabalho e não tive tempo.

      vou responder sua pergunta com outra pergunta :ohoh: para todos entenderem usando a própria cabeça :ops:

      porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

      dica: o lift (levante) é uma constante. não é alterado pela folga de válvula.

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
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        Fernando_221
        escreveu em última edição por
        #17

        o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
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          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #18

          porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

          ele perde rendimento p q esquenta :ops: e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

          qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh: e queima o assentamento de válvulas............

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
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            RodrigoLóke
            escreveu em última edição por
            #19

            o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

            [snapback]596023[/snapback]

            pensando estaticamente sim porém dinamicamente as coisas são diferentes

            por este motivo que para motores que giram alto a folga de valvula deve ser maior.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #20

              ele perde rendimento p q esquenta :ops:  e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

              qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh:  e queima o assentamento de válvulas............

              [snapback]596043[/snapback]

              você está certo, é isso também

              um motivo é o aquecimento dos componentes que gera dilatação, o segundo motivo é a propria din?mica do conjunto que em alta rotação consome a folga das valvulas.

              por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

              bote um motor com folga de valvulas original para girar 20-30% acima de sua rotação original e você provavelmente perder? compressão.

              portanto na prática com o motor em alta rpm essa folga é consumida pelas condições do conjunto naquele momento e o lift não se altera.

              por isso que dizemos que em um motor com o came de escape e adm no mesmo eixo, as únicas coisas que são inalter?veis é o lift e o lob center. duração é possível de se regular.

              hoje mesmo simulamos possíveis regulagens de un 6c e foi possivel alterar a duração em 9? no escapamento somente regulando folga de válvulas.

              abraço.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #21

                por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                fera,

                folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #22

                  fera,

                  folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                  fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                  e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                  [snapback]596098[/snapback]

                  isso é verdade e não funciona só pra motos não

                  com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                  e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    RodrigoLóke
                    escreveu em última edição por
                    #23

                    fera,

                    folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                    fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                    e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                    [snapback]596098[/snapback]

                    isso é verdade e não funciona só pra motos não

                    com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                    e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                    [snapback]596106[/snapback]

                    poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                    por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #24

                      poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                      por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                      [snapback]596128[/snapback]

                      f?la láke ;)

                      só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                      carro turbo gosta de mais duração no escape.

                      então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                      e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ??? :ham:

                      eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera. :^^:

                      abraço. :p

                      1 Resposta Última resposta
                      • Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto
                        escreveu em última edição por
                        #25

                        f?la láke   ;)

                        só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                        carro turbo gosta de mais duração no escape.

                        então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                        e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                        eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                        abraço. :p

                        [snapback]596248[/snapback]

                        eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                        sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #26

                          …em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                          instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                          hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                          a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                          mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                          to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #27

                            instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                            hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                            a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                            mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                            to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                            [snapback]596296[/snapback]

                            ? verdade, tinha esquecido disso…bom, de qqer forma tem q se pensar direitinho ao mexer em folga de válvula de escape...

                            uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro...e isso pode influenciar

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
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                              Adriano Sushi
                              escreveu em última edição por
                              #28

                              não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                              pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #29

                                uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro…e isso pode influenciar

                                sim…vc está totalmente certo....

                                p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                                caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                                mas a galera adora fazer o contrário :p

                                tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
                                  Q Offline
                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #30

                                  sim…vc está totalmente certo....

                                  p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                                  caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                                  mas a galera adora fazer o contrário :p

                                  tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                                  [snapback]596353[/snapback]

                                  ainda assim normalmente a pressão fica mais alta no escape do q na admissão…? claro q a diferença de pressão escape/admissão não fica absurda como se usar uma caixa quente pequena pra aplicação do motor, mas ainda assim a pressão no escape é um pouco maior...

                                  e o q o adriano postou tb procede....antes da turbina fica bem quente o escape...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
                                    T Offline
                                    Tim
                                    escreveu em última edição por
                                    #31

                                    instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                                    hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                                    a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                                    mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                                    to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                                    [snapback]596296[/snapback]

                                    ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
                                      G Offline
                                      Gaucho
                                      escreveu em última edição por
                                      #32

                                      ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                                      [snapback]596358[/snapback]

                                      instalei a injeção perfect power no meu carro tem + de 1 ano.

                                      faão viagens p sampa c o lambda meter ligado e o lap top no banco do passageiro

                                      vou futucando no ponto daquê lá e não percebo diferença de temp no escape.

                                      deve alterar sim…..mas tão pouco q nem percebo.

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                                      • R Offline
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                                        #33

                                        f?la láke   ;)

                                        só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                        carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                        então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                        e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                                        eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                                        abraço. :p

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                                        fala thiago,

                                        não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #34

                                          eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                          sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

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                                          teoricamente as valvulas de inox aguentam mais calor sem dilatar/deformar e ainda são um pouco mais leves.

                                          tem as de titanio também que elevam essas caracteristicas mais ainda…...agora o precinho.......... :p

                                          não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                                          pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

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                                          lembrando que a valvula tá vendo a temperatura da camara de combustão e não na saida do escape…. :^^:

                                          fala thiago,

                                          não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

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                                          pra mim quanto menos folga mais duração…............. :ham:

                                          1 Resposta Última resposta

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