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Uma duvida q me persegue…

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    Fernando_221
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    #17

    o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

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      Gaucho
      escreveu em última edição por
      #18

      porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

      ele perde rendimento p q esquenta :ops: e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

      qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh: e queima o assentamento de válvulas............

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      • R Offline
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        RodrigoLóke
        escreveu em última edição por
        #19

        o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

        [snapback]596023[/snapback]

        pensando estaticamente sim porém dinamicamente as coisas são diferentes

        por este motivo que para motores que giram alto a folga de valvula deve ser maior.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          RodrigoLóke
          escreveu em última edição por
          #20

          ele perde rendimento p q esquenta :ops:  e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

          qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh:  e queima o assentamento de válvulas............

          [snapback]596043[/snapback]

          você está certo, é isso também

          um motivo é o aquecimento dos componentes que gera dilatação, o segundo motivo é a propria din?mica do conjunto que em alta rotação consome a folga das valvulas.

          por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

          bote um motor com folga de valvulas original para girar 20-30% acima de sua rotação original e você provavelmente perder? compressão.

          portanto na prática com o motor em alta rpm essa folga é consumida pelas condições do conjunto naquele momento e o lift não se altera.

          por isso que dizemos que em um motor com o came de escape e adm no mesmo eixo, as únicas coisas que são inalter?veis é o lift e o lob center. duração é possível de se regular.

          hoje mesmo simulamos possíveis regulagens de un 6c e foi possivel alterar a duração em 9? no escapamento somente regulando folga de válvulas.

          abraço.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #21

            por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

            fera,

            folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

            fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

            e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

            1 Resposta Última resposta
            • Q Offline
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              quarteto
              escreveu em última edição por
              #22

              fera,

              folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

              fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

              e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

              [snapback]596098[/snapback]

              isso é verdade e não funciona só pra motos não

              com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

              e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RodrigoLóke
                escreveu em última edição por
                #23

                fera,

                folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                [snapback]596098[/snapback]

                isso é verdade e não funciona só pra motos não

                com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                [snapback]596106[/snapback]

                poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                  por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                  [snapback]596128[/snapback]

                  f?la láke ;)

                  só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                  carro turbo gosta de mais duração no escape.

                  então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                  e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ??? :ham:

                  eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera. :^^:

                  abraço. :p

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    f?la láke   ;)

                    só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                    carro turbo gosta de mais duração no escape.

                    então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                    e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                    eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                    abraço. :p

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                    eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                    sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      …em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                      instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                      hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                      a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                      mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                      to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                      1 Resposta Última resposta
                      • Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                        hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                        a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                        mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                        to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                        [snapback]596296[/snapback]

                        ? verdade, tinha esquecido disso…bom, de qqer forma tem q se pensar direitinho ao mexer em folga de válvula de escape...

                        uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro...e isso pode influenciar

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          Adriano Sushi
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                          pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro…e isso pode influenciar

                            sim…vc está totalmente certo....

                            p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                            caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                            mas a galera adora fazer o contrário :p

                            tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              sim…vc está totalmente certo....

                              p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                              caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                              mas a galera adora fazer o contrário :p

                              tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                              [snapback]596353[/snapback]

                              ainda assim normalmente a pressão fica mais alta no escape do q na admissão…? claro q a diferença de pressão escape/admissão não fica absurda como se usar uma caixa quente pequena pra aplicação do motor, mas ainda assim a pressão no escape é um pouco maior...

                              e o q o adriano postou tb procede....antes da turbina fica bem quente o escape...

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
                                T Offline
                                Tim
                                escreveu em última edição por
                                #31

                                instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                                hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                                a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                                mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                                to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                                [snapback]596296[/snapback]

                                ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                                  [snapback]596358[/snapback]

                                  instalei a injeção perfect power no meu carro tem + de 1 ano.

                                  faão viagens p sampa c o lambda meter ligado e o lap top no banco do passageiro

                                  vou futucando no ponto daquê lá e não percebo diferença de temp no escape.

                                  deve alterar sim…..mas tão pouco q nem percebo.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    RodrigoLóke
                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    f?la láke   ;)

                                    só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                    carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                    então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                    e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                                    eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                                    abraço. :p

                                    [snapback]596248[/snapback]

                                    fala thiago,

                                    não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #34

                                      eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                      sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

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                                      teoricamente as valvulas de inox aguentam mais calor sem dilatar/deformar e ainda são um pouco mais leves.

                                      tem as de titanio também que elevam essas caracteristicas mais ainda…...agora o precinho.......... :p

                                      não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                                      pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

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                                      lembrando que a valvula tá vendo a temperatura da camara de combustão e não na saida do escape…. :^^:

                                      fala thiago,

                                      não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

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                                      pra mim quanto menos folga mais duração…............. :ham:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #35

                                        pra mim quanto menos folga mais duração…............. :p

                                        [snapback]596430[/snapback]

                                        tá certo…..? exatamente isso confundi....

                                        quanto maior a folga, menor a duração.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #36

                                          tá certo…..? exatamente isso confundi....

                                          quanto maior a folga, menor a duração.

                                          [snapback]596704[/snapback]

                                          então agora entra no racioc?nio e responde minha pergunta anterior :p

                                          :ham:

                                          1 Resposta Última resposta

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