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Uma duvida q me persegue…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    * Caroline Stella *
    escreveu em última edição por
    #11

    se montar c as válvulas enforcadas não tem compressão

    mas isso é coisa de amador :cry:

    [snapback]594986[/snapback]

    pior q acontece. pior ainda é qdo isso é feito em oficina e dizem que não precisa regular as valvulas antes de testar um comando novo. pode ficar com mta folga (ai o carro não rende mesmo e condenam o comando), ou pode ficar com todas as valvulas abertas e o motor nem funcionar por falta de atenção em não medir eixo dos dois comandos antes mesmo de iniciar a transfusão.

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      RodrigoLóke
      escreveu em última edição por
      #12

      se fizer isso além de fazer barulho de válvulas batendo (folga na regulagem)

      o motor não vai render tudo q pode….......abrindo menos a válvula o motor aspira menos mistura............maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanco. :cry:

      [snapback]594984[/snapback]

      não….pera ai não estou falando para deixar uma folga fora da especificação da fábrica.

      normalmente a fabrica especifica um range de folga que é possivel utilizar. você vai fazer as regulagens baseadas nesse range e não colocar folgas fora da especificação.

      por exemplo na tabela q tenho aqui do ap diz que a as folgas na admissão com motor frio são de 0,15 a 0,25 e no escapamento de 0,35 a 0,45. entá voce vai ajusta dentro destes limites.

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      • R Offline
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        RodrigoLóke
        escreveu em última edição por
        #13

        sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho… :cry: :)

        [snapback]594973[/snapback]

        hahahaha…........o motor não comprime.......o motor de arranque fica brincando de girar o motor hahha

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
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          PaSqUaLe
          escreveu em última edição por
          #14

          huuumm… agora sim,nunca peguei um comando tucho hidraulico e um mecanico na mão pra ver a diferença

          brigadão a todos...

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
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            Dr.147
            escreveu em última edição por
            #15

            com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse, somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

            isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
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              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #16

              com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse,  somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

              isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

              [snapback]595069[/snapback]

              desculpa demorar a responder, estava entupido de trabalho e não tive tempo.

              vou responder sua pergunta com outra pergunta :ohoh: para todos entenderem usando a própria cabeça :ops:

              porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

              dica: o lift (levante) é uma constante. não é alterado pela folga de válvula.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fernando_221
                escreveu em última edição por
                #17

                o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
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                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

                  ele perde rendimento p q esquenta :ops: e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

                  qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh: e queima o assentamento de válvulas............

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    RodrigoLóke
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

                    [snapback]596023[/snapback]

                    pensando estaticamente sim porém dinamicamente as coisas são diferentes

                    por este motivo que para motores que giram alto a folga de valvula deve ser maior.

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RodrigoLóke
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      ele perde rendimento p q esquenta :ops:  e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

                      qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh:  e queima o assentamento de válvulas............

                      [snapback]596043[/snapback]

                      você está certo, é isso também

                      um motivo é o aquecimento dos componentes que gera dilatação, o segundo motivo é a propria din?mica do conjunto que em alta rotação consome a folga das valvulas.

                      por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                      bote um motor com folga de valvulas original para girar 20-30% acima de sua rotação original e você provavelmente perder? compressão.

                      portanto na prática com o motor em alta rpm essa folga é consumida pelas condições do conjunto naquele momento e o lift não se altera.

                      por isso que dizemos que em um motor com o came de escape e adm no mesmo eixo, as únicas coisas que são inalter?veis é o lift e o lob center. duração é possível de se regular.

                      hoje mesmo simulamos possíveis regulagens de un 6c e foi possivel alterar a duração em 9? no escapamento somente regulando folga de válvulas.

                      abraço.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                        fera,

                        folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                        fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                        e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          fera,

                          folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                          fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                          e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                          [snapback]596098[/snapback]

                          isso é verdade e não funciona só pra motos não

                          com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                          e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
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                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            fera,

                            folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                            fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                            e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                            [snapback]596098[/snapback]

                            isso é verdade e não funciona só pra motos não

                            com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                            e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                            [snapback]596106[/snapback]

                            poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                            por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #24

                              poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                              por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                              [snapback]596128[/snapback]

                              f?la láke ;)

                              só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                              carro turbo gosta de mais duração no escape.

                              então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                              e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ??? :ham:

                              eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera. :^^:

                              abraço. :p

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                f?la láke   ;)

                                só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                                eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                                abraço. :p

                                [snapback]596248[/snapback]

                                eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  …em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                  instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                                  hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                                  a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                                  mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                                  to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
                                    Q Offline
                                    quarteto
                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                                    hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                                    a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                                    mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                                    to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                                    [snapback]596296[/snapback]

                                    ? verdade, tinha esquecido disso…bom, de qqer forma tem q se pensar direitinho ao mexer em folga de válvula de escape...

                                    uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro...e isso pode influenciar

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
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                                      Adriano Sushi
                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                                      pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Gaucho
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro…e isso pode influenciar

                                        sim…vc está totalmente certo....

                                        p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                                        caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                                        mas a galera adora fazer o contrário :p

                                        tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

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                                          escreveu em última edição por
                                          #30

                                          sim…vc está totalmente certo....

                                          p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                                          caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                                          mas a galera adora fazer o contrário :p

                                          tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                                          [snapback]596353[/snapback]

                                          ainda assim normalmente a pressão fica mais alta no escape do q na admissão…? claro q a diferença de pressão escape/admissão não fica absurda como se usar uma caixa quente pequena pra aplicação do motor, mas ainda assim a pressão no escape é um pouco maior...

                                          e o q o adriano postou tb procede....antes da turbina fica bem quente o escape...

                                          1 Resposta Última resposta

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