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Uma duvida q me persegue…

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  • P Offline
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    PaSqUaLe
    escreveu em última edição por
    #14

    huuumm… agora sim,nunca peguei um comando tucho hidraulico e um mecanico na mão pra ver a diferença

    brigadão a todos...

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    • D Offline
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      Dr.147
      escreveu em última edição por
      #15

      com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse, somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

      isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

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      • R Offline
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        RodrigoLóke
        escreveu em última edição por
        #16

        com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse,  somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

        isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

        [snapback]595069[/snapback]

        desculpa demorar a responder, estava entupido de trabalho e não tive tempo.

        vou responder sua pergunta com outra pergunta :ohoh: para todos entenderem usando a própria cabeça :ops:

        porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

        dica: o lift (levante) é uma constante. não é alterado pela folga de válvula.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fernando_221
          escreveu em última edição por
          #17

          o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #18

            porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

            ele perde rendimento p q esquenta :ops: e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

            qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh: e queima o assentamento de válvulas............

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #19

              o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

              [snapback]596023[/snapback]

              pensando estaticamente sim porém dinamicamente as coisas são diferentes

              por este motivo que para motores que giram alto a folga de valvula deve ser maior.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RodrigoLóke
                escreveu em última edição por
                #20

                ele perde rendimento p q esquenta :ops:  e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

                qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh:  e queima o assentamento de válvulas............

                [snapback]596043[/snapback]

                você está certo, é isso também

                um motivo é o aquecimento dos componentes que gera dilatação, o segundo motivo é a propria din?mica do conjunto que em alta rotação consome a folga das valvulas.

                por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                bote um motor com folga de valvulas original para girar 20-30% acima de sua rotação original e você provavelmente perder? compressão.

                portanto na prática com o motor em alta rpm essa folga é consumida pelas condições do conjunto naquele momento e o lift não se altera.

                por isso que dizemos que em um motor com o came de escape e adm no mesmo eixo, as únicas coisas que são inalter?veis é o lift e o lob center. duração é possível de se regular.

                hoje mesmo simulamos possíveis regulagens de un 6c e foi possivel alterar a duração em 9? no escapamento somente regulando folga de válvulas.

                abraço.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #21

                  por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                  fera,

                  folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                  fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                  e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #22

                    fera,

                    folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                    fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                    e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                    [snapback]596098[/snapback]

                    isso é verdade e não funciona só pra motos não

                    com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                    e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RodrigoLóke
                      escreveu em última edição por
                      #23

                      fera,

                      folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                      fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                      e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                      [snapback]596098[/snapback]

                      isso é verdade e não funciona só pra motos não

                      com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                      e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                      [snapback]596106[/snapback]

                      poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                      por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #24

                        poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                        por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                        [snapback]596128[/snapback]

                        f?la láke ;)

                        só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                        carro turbo gosta de mais duração no escape.

                        então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                        e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ??? :ham:

                        eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera. :^^:

                        abraço. :p

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #25

                          f?la láke   ;)

                          só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                          carro turbo gosta de mais duração no escape.

                          então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                          e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                          eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                          abraço. :p

                          [snapback]596248[/snapback]

                          eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                          sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #26

                            …em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                            instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                            hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                            a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                            mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                            to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #27

                              instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                              hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                              a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                              mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                              to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                              [snapback]596296[/snapback]

                              ? verdade, tinha esquecido disso…bom, de qqer forma tem q se pensar direitinho ao mexer em folga de válvula de escape...

                              uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro...e isso pode influenciar

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                Adriano Sushi
                                escreveu em última edição por
                                #28

                                não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                                pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #29

                                  uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro…e isso pode influenciar

                                  sim…vc está totalmente certo....

                                  p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                                  caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                                  mas a galera adora fazer o contrário :p

                                  tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
                                    Q Offline
                                    quarteto
                                    escreveu em última edição por
                                    #30

                                    sim…vc está totalmente certo....

                                    p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                                    caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                                    mas a galera adora fazer o contrário :p

                                    tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                                    [snapback]596353[/snapback]

                                    ainda assim normalmente a pressão fica mais alta no escape do q na admissão…? claro q a diferença de pressão escape/admissão não fica absurda como se usar uma caixa quente pequena pra aplicação do motor, mas ainda assim a pressão no escape é um pouco maior...

                                    e o q o adriano postou tb procede....antes da turbina fica bem quente o escape...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
                                      T Offline
                                      Tim
                                      escreveu em última edição por
                                      #31

                                      instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                                      hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                                      a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                                      mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                                      to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                                      [snapback]596296[/snapback]

                                      ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Gaucho
                                        escreveu em última edição por
                                        #32

                                        ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                                        [snapback]596358[/snapback]

                                        instalei a injeção perfect power no meu carro tem + de 1 ano.

                                        faão viagens p sampa c o lambda meter ligado e o lap top no banco do passageiro

                                        vou futucando no ponto daquê lá e não percebo diferença de temp no escape.

                                        deve alterar sim…..mas tão pouco q nem percebo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          RodrigoLóke
                                          escreveu em última edição por
                                          #33

                                          f?la láke   ;)

                                          só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                          carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                          então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                          e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                                          eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                                          abraço. :p

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                                          fala thiago,

                                          não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

                                          1 Resposta Última resposta

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