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Lancia delta s4

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  • S Offline
    S Offline
    Steve McQueen
    escreveu em última edição por
    #2

    o motor renault da lotus de 1986 tinha uns 900~1000 cv em configuração de treino, já o lancia tinha menos, uns 650 cv, mas era um sistema mais complexo que o da f-1, com supercharger e turbocharger em conjunto visando o menor turbo-lag possível, e portanto proporcionando respostas mais rápidas.

    o f-1 era rwd, a lancia 4wd.

    e o fundamental, estoril é um circuito bem travado… então, a conjunção desses fatores me faz crer que é possível sim. a vantagem que a lotus levaria em linha reta seria compensada pela lancia na parte mista do circuito.

    fora o fato que a lotus de 86 era um f-1 muito potente, porém com chassis deficiente, já o lancia delta s4 era um monstro de potência, com um chassis fantástico.

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    • S Offline
      S Offline
      Steve McQueen
      escreveu em última edição por
      #3

      com esse tempo de 1:18.1, o toivonen se classificaria em 6? ( :todoido: ) pro gp do estoril daquele ano…

      dez anos depois, damon hill fez a pole do gp do estoril, pasmem, com o tempo de 1:20.330

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      • V Offline
        V Offline
        Vences
        escreveu em última edição por
        #4

        se tiver tempo e paciência:

        http://novoforum.autohoje.com/archive/index.php/t-7638.html

        e mais:

        http://www.gurneyflap.com/renaultef15.html

        estoril de 1986 bem travado é m?naco ou hungria tudo bem…

        []?s

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
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          Steve McQueen
          escreveu em última edição por
          #5

          estoril de 1986 bem travado é m?naco ou hungria tudo bem…

          [snapback]608391[/snapback]

          comparado a monza, ou silverstone, sim… nesses circuitos acho que não seria possível que a lancia marcasse um tempo tão proximo ao do carro de f-1.

          1 Resposta Última resposta
          • V Offline
            V Offline
            Vences
            escreveu em última edição por
            #6

            fora o fato que a lotus de 86 era um f-1 muito potente, porém com chassis deficiente, já o lancia delta s4 era um monstro de potência, com um chassis fantástico.

            [snapback]608384[/snapback]

            só curiosidade… fora do escopo do tópico...

            vc acha que uma lotus 98t tinha chassis deficiente... e uma mclaren ou williams do mesmo ano ?

            de qualquer modo isso é irrelevente. pois todos os f1 participaram do gp, bem como de sua classificação.

            monstro de potência pra mim é o f1.

            e chassis fantástico... de qual aplicação estamos falando ?


            sei que tio colin já fez um f1 4x4... não vingou.

            alguém sabe se o regulamento de 87 da f1 proibia 4x4 ?

            se não proibia... estranho essa configuração não ser testada/utilizada em circuitos lentos.

            []?s

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              Fiasa Power
              escreveu em última edição por
              #7

              estoril não é tão travado assim não . tinha uma das maiores retas do circo e um falso misto com duas curvas de alta seguidas de duas meias-retas no miolo . depois uma parte realmente de baixa seguida já da parabolica feita de po embaixo para a enorme reta .

              as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

              o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

              abraços .

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fiasa Power
                escreveu em última edição por
                #8

                só curiosidade… fora do escopo do tópico...

                vc acha que uma lotus 98t tinha chassis deficiente... e uma mclaren ou williams do mesmo ano ?

                de qualquer modo isso é irrelevente. pois todos os f1 participaram do gp, bem como de sua classificação.

                monstro de potência pra mim é o f1.

                e chassis fantástico... de qual aplicação estamos falando ?


                sei que tio colin já fez um f1 4x4... não vingou.

                alguém sabe se o regulamento de 87 da f1 proibia 4x4 ?

                se não proibia... estranho essa configuração não ser testada/utilizada em circuitos lentos.

                []?s

                [snapback]608397[/snapback]

                amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

                além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

                abraão .

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Anderson Torres
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  o henri toivonen morreu em 1986 mesmo não foi??? num delta s4 da martini, acho que foi a gota dáagua para o grupo b, depois disso foi banido do rally :-(

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fiasa Power
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    se fosse em brands hatch era pole com 1 segundo acima .

                    1 Resposta Última resposta
                    • V Offline
                      V Offline
                      Vences
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

                      além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

                      abraão .

                      [snapback]608443[/snapback]

                      e acha que não sei disso é já viu o antigo f1 4x4 que coisa feia que é ?

                      fiz a pergunta para se perguntarem:

                      u?… aerodin?mica muito inferior ao f1 (em se tratando de downforce), metade da potência, aplicações opostas, etcetcetc... como pode ?

                      hummmmmmm deve ser por ser 4x4 então.

                      se fosse isso certamente no ano seguinte as equipes de f1 construiriam 2 carros diferentes para o campeonato: um tradicional e outro 4x4 para certos circuitos...

                      as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

                      não seria o contrário é curvas muito lentas aproximam os dois carros pelo fato da aerodin?mica do f1 em downforce perder import?ncia. depois da curvinha um leva vantagem na aceleração, ora, mas o outro já levou vantagem antes da curvinha na frenagem…

                      a curva de alta para um f1 não é tão de alta para um carro com aerodin?mica que não exer?a tanto downforce.

                      o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

                      besta infernal comparado a o quê é e se o é assim é por ser 4x4.

                      o outro carro não é uma obra do dem?nio tb é só tinha o dobro de potência. perdia até certo ponto na aceleração partindo do zero. mas e a capacidade de frenagem e de dobrar é e não vejo motivo do primor técnico de um f1 ser inferior ao do s4.

                      quanto é pecinha… é misturar mundos diferentes. mas aquele do carro preto h? de concordar (ao menos) que era um alien em qualificações.

                      []?s

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Anderson Torres
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

                        1 Resposta Última resposta
                        • V Offline
                          V Offline
                          Vences
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

                          [snapback]608577[/snapback]

                          ? fato ?

                          coisa oficial ?

                          entende o que quero dizer é aquele tópico gigante do outro fórum que passei ninguém deu uma fonte oficial. metade do pessoal acredita a outra metade duvida.

                          desculpa… é que não entra na minha cabeça.

                          infelizmente não é possível hoje pegar um s4 e fazer o teste simplesmente pq estoril hoje está desfigurada para aquela de 86.

                          []?s

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            foi um desafio lançado é época do rally de portugal em 1986 . toivonen deu algumas voltas e cravou seu melhor tempo em 1:18.1 . foi cronometrado , pela longines .

                            meses depois a pole do gp de estoril foi com o tempo de 1:16.8 .

                            o fato é comprovado . as especulações do porque ficam no ar . mas o fato é fato , é quase inacreditável mas é fato e não posso fazer nada .

                            quanto ao dobro de potência , temos que levar em consideração qual o regime de giros no qual tal potência se manifestava . aqueles eram motores com uma eternidade de lag , enquanto o lancia acelerava de 0a200 em pouco menos de 8 segundos . era sim uma besta infernal , e uma besta do inferno de motor central , com freios tão bons quanto f1 (225mm , fibra de carbono) , tração 4x4 , desprovido de lag (em razão do esquema sc , turbo em série) e peso pouca coisa superior ao formula 1 (550 kg) . o esquema de suspensão , superior , deve ser levado em consideração num circuito ondulado como estoril . descida e subida . a possibilidade de ter contornos de curva competamente diferentes de um carro de circuito . se na terra era inacreditávelmente veloz e estável , que dir? no asfalto liso .

                            vale lembrar também , que naquela época os carros tinham um desenho diferente . o reabastecimento era proibido e os tanques ocupavam uma considerável área , prejudicando também a aerodinamica . eram carros ind?ceis e dific?limos de se controlar , muito em parte devido ao lag e câmbio inteiramente manual . a vantagem quase sempre se resume ao desempenho notável dos pilotos daquela época e as velocidades em fim de reta . eram carros que a nível de chassis e aerodinamica ainda tinham bastante a evoluir .

                            se fosse em monza ou paul ricard , aí sim seria lenda . mas em estoril não vejo nada de tão inveross?mil tal a excel?ncia daqueles carros . e num circuito tipo brands hatch dava até pole . não tem mist?rio nenhum .

                            abraão .

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              um f1 dauela época atingia fácil em fim de reta os 350 , e mais em condições especiais . hoje , se cagam e não atingem isso .

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fiasa Power
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                vale lembrar também , que não existem freadas fortes em estoril , tipo hairpins fechados . existem curvas largas de média/alta e algumas de baixa , mas sem freada muito brusca . é o tópico circuito divertido pro piloto , se contorna sempre pendurado .

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  m4c4c0
                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    Anderson Torres
                                    escreveu em última edição por
                                    #18

                                    mas com o tempo de 10 anos depois feito pelo hill, já não vale mais pq ai estoril já tinha chicane n

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • N Offline
                                      N Offline
                                      Nuvo
                                      escreveu em última edição por
                                      #19

                                      uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fiasa Power
                                        escreveu em última edição por
                                        #20

                                        uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                                        [snapback]608780[/snapback]

                                        foi no seco sim . a corrida foi um inferno .

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • H Offline
                                          H Offline
                                          HaUcK33
                                          escreveu em última edição por
                                          #21

                                          imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                                          [snapback]608712[/snapback]

                                          baseado em que você fala isso?

                                          1 Resposta Última resposta

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