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Lancia delta s4

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  • V Offline
    V Offline
    Vences
    escreveu em última edição por
    #11

    amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

    além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

    abraão .

    [snapback]608443[/snapback]

    e acha que não sei disso é já viu o antigo f1 4x4 que coisa feia que é ?

    fiz a pergunta para se perguntarem:

    u?… aerodin?mica muito inferior ao f1 (em se tratando de downforce), metade da potência, aplicações opostas, etcetcetc... como pode ?

    hummmmmmm deve ser por ser 4x4 então.

    se fosse isso certamente no ano seguinte as equipes de f1 construiriam 2 carros diferentes para o campeonato: um tradicional e outro 4x4 para certos circuitos...

    as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

    não seria o contrário é curvas muito lentas aproximam os dois carros pelo fato da aerodin?mica do f1 em downforce perder import?ncia. depois da curvinha um leva vantagem na aceleração, ora, mas o outro já levou vantagem antes da curvinha na frenagem…

    a curva de alta para um f1 não é tão de alta para um carro com aerodin?mica que não exer?a tanto downforce.

    o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

    besta infernal comparado a o quê é e se o é assim é por ser 4x4.

    o outro carro não é uma obra do dem?nio tb é só tinha o dobro de potência. perdia até certo ponto na aceleração partindo do zero. mas e a capacidade de frenagem e de dobrar é e não vejo motivo do primor técnico de um f1 ser inferior ao do s4.

    quanto é pecinha… é misturar mundos diferentes. mas aquele do carro preto h? de concordar (ao menos) que era um alien em qualificações.

    []?s

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    • A Offline
      A Offline
      Anderson Torres
      escreveu em última edição por
      #12

      mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

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      • V Offline
        V Offline
        Vences
        escreveu em última edição por
        #13

        mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

        [snapback]608577[/snapback]

        ? fato ?

        coisa oficial ?

        entende o que quero dizer é aquele tópico gigante do outro fórum que passei ninguém deu uma fonte oficial. metade do pessoal acredita a outra metade duvida.

        desculpa… é que não entra na minha cabeça.

        infelizmente não é possível hoje pegar um s4 e fazer o teste simplesmente pq estoril hoje está desfigurada para aquela de 86.

        []?s

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #14

          foi um desafio lançado é época do rally de portugal em 1986 . toivonen deu algumas voltas e cravou seu melhor tempo em 1:18.1 . foi cronometrado , pela longines .

          meses depois a pole do gp de estoril foi com o tempo de 1:16.8 .

          o fato é comprovado . as especulações do porque ficam no ar . mas o fato é fato , é quase inacreditável mas é fato e não posso fazer nada .

          quanto ao dobro de potência , temos que levar em consideração qual o regime de giros no qual tal potência se manifestava . aqueles eram motores com uma eternidade de lag , enquanto o lancia acelerava de 0a200 em pouco menos de 8 segundos . era sim uma besta infernal , e uma besta do inferno de motor central , com freios tão bons quanto f1 (225mm , fibra de carbono) , tração 4x4 , desprovido de lag (em razão do esquema sc , turbo em série) e peso pouca coisa superior ao formula 1 (550 kg) . o esquema de suspensão , superior , deve ser levado em consideração num circuito ondulado como estoril . descida e subida . a possibilidade de ter contornos de curva competamente diferentes de um carro de circuito . se na terra era inacreditávelmente veloz e estável , que dir? no asfalto liso .

          vale lembrar também , que naquela época os carros tinham um desenho diferente . o reabastecimento era proibido e os tanques ocupavam uma considerável área , prejudicando também a aerodinamica . eram carros ind?ceis e dific?limos de se controlar , muito em parte devido ao lag e câmbio inteiramente manual . a vantagem quase sempre se resume ao desempenho notável dos pilotos daquela época e as velocidades em fim de reta . eram carros que a nível de chassis e aerodinamica ainda tinham bastante a evoluir .

          se fosse em monza ou paul ricard , aí sim seria lenda . mas em estoril não vejo nada de tão inveross?mil tal a excel?ncia daqueles carros . e num circuito tipo brands hatch dava até pole . não tem mist?rio nenhum .

          abraão .

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #15

            um f1 dauela época atingia fácil em fim de reta os 350 , e mais em condições especiais . hoje , se cagam e não atingem isso .

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fiasa Power
              escreveu em última edição por
              #16

              vale lembrar também , que não existem freadas fortes em estoril , tipo hairpins fechados . existem curvas largas de média/alta e algumas de baixa , mas sem freada muito brusca . é o tópico circuito divertido pro piloto , se contorna sempre pendurado .

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                m4c4c0
                escreveu em última edição por
                #17

                imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Anderson Torres
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  mas com o tempo de 10 anos depois feito pelo hill, já não vale mais pq ai estoril já tinha chicane n

                  1 Resposta Última resposta
                  • N Offline
                    N Offline
                    Nuvo
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                      [snapback]608780[/snapback]

                      foi no seco sim . a corrida foi um inferno .

                      1 Resposta Última resposta
                      • H Offline
                        H Offline
                        HaUcK33
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                        [snapback]608712[/snapback]

                        baseado em que você fala isso?

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          GusWRC
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          eu acho simples: não existem pilotos no mundo, seja em q categoria for, capaz de fazer frente aos pilotos de rally….

                          esses do grupo b eram ainda mais retardados, e dando carros desse gabarito pra eles, não fica difácil entender como conseguiram.

                          até os dias de hj, qdo fazem eventos e trocam pilotos de rally por f?rmula é um massacre.

                          existe até o caso do schumacher q não quis trocar com colin mcrae pq disse ser muito perigoso acelerar entre ?rvores e penhascos.... e eu admiro o schumacher pelo arrojo, então vc imagine o calibre dos outros pra fazer ele afinar...

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            m4c4c0
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            baseado em que você fala isso?

                            [snapback]608792[/snapback]

                            a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                            e pelo $$$ investido.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              GusWRC
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                              e pelo $$$ investido.

                              [snapback]608940[/snapback]

                              eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                              só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                              http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                              http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                m4c4c0
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                                [snapback]608943[/snapback]

                                discordo que o esforão seria maior. h? interrupções (que podem ser usadas para correção/consertos/refrigeração), os altos giros são mantidos por menos tempo, e até o escorregamento maior preserva os componentes, não?

                                acho que tem mais dinheiro (materiais mais nobres/engenharia) num f1, que tira mais potência específica de determinada cm3, mas com previsão de uso de duas horas de pauleira.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  GusWRC
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  olha o q a baga?a fazia de curva. facinho de surrar um f1

                                  http://www.youtube.com/watch?v=fbjxpwn1rcw…related&search=

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    m4c4c0
                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    f1 vs wrc

                                    :empolgadopix:

                                    (e mcrae não ia se meter em algo que não representasse a diferença, não?)

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      Fiasa Power
                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                      só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                      http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                      http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                                      [snapback]608943[/snapback]

                                      bom , isso depende de que época vc fala . se for comparar com os motores daquela época realmente vc tem razão . inclusive o alto ?ndice de quebra foi uma das razões que levou ao fim da era turbo . a f?rmula 1 é uma categoria que tem como característica natural levar as tecnologias ao mais absoluto extremo , e naquela época , assim como hoje , é exatamente o que acontecia .

                                      após o fim da era turbo , os engenheiros foram obrigados a tentar extrair o mesmo desempenho antigo de um motor aspirado . e os regulamentos escrotos da fia com o passar do tempo só fizeram piorar isso limitando cada vez mais a capacidade c?bica . agora uma coisa eu posso te garantir ; hoje as peças de um motor são levados a regimes tão extremos de rotação e esforão mecânico que nada pode se comparar em resistencia a um motor de f?rmula 1 . voce deve saber tanto quanto eu o quanto que os engenheiros foram forçados a elevar esse limite , materiais de excelencia casquilhos de cer?mica temperada , fibra de carbono , kevlar e etc …

                                      os motores da era turbo giravam por volta de 13 no máximo com acionamento convencional de válvulas . os primeiros v12 do fim dos anos 80 chegavam a pouco mais que isso ; 13,5k no melhor dos exemplos (honda , ferrari) . no fim da era v12 , já eram 15 , 16 e já quase os 900 cv de potência (ferrari de 1995) . depois se foi o v12 e só v10 foi permitido ; em 2003 o bmw v10 já superou a barreira dos 900cv e foi chegando em caso de treino cada vez mais próximo dos 1000 , até em 2005 a fia cagar tudo novamente . hoje são 700 e alguma coisa de cv em motores v8 com no máximo 2,5l girando pra lá dos 20k e tendo que resistir a dois finais de semana . a carga que sofre um motor de formula 1 hoje , não seria suportada por nada existente no mundo . e por uma questão simples ; pesquisa de materiais e investimento .

                                      com relação ao nível dos pilotos são dois mundos diferentes . eu acredito que um piloto daquela época , que tinha que controlar mais de 1000cv vindos abruptamente numa aceleração em sa?da de curva em câmbio manual não fique a dever muito em relação aos insanos daquela época . hoje , com o nível pofio ao qual os pilotos são forçados , realmente não se comparam em nada aos de rally . mas de circuito aidna temos categorias como a lm series e outras menores , onde o nível também é excelente , mas de outra maneira .

                                      o rally é uma categoria que pela sua própria natureza exige condições especial?ssimas de um piloto . eu imagino a consist?ncia psicol?gica e o colhão que um cara desses tem que ter .

                                      e os de hoje , comparados com os do grupo b são cordeirinhos ainda . aquilo era uma insanidade completa que não poderia durar muito mesmo . infelizmente .

                                      abraços .

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fiasa Power
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        eu acho que falta a quem questiona , uma noção mais adequada do que represetaram aqueles carros do grupo b a época .

                                        o or?amento de uma equipe de f1 naquela época não se compara ao de hoje . inclusive uma das grandes crises da f1 atual é o abominível custo da categoria . o nível de pesquisa que culminou em carros como o s4 com certeza foi muito maior do que a esmagadora maioria dos f1 daquele tempo . o investimento era alt?ssimo .

                                        hoje esse investimento só é contido pela rigidez do regulamento .

                                        abraços .

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          RodrigoLóke
                                          escreveu em última edição por
                                          #30

                                          http://www.youtube.com/watch?v=rjuce4-zbqw

                                          sem mais, nem menos…..

                                          1 Resposta Última resposta

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