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Lancia delta s4

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  • V Offline
    V Offline
    Vences
    escreveu em última edição por
    #6

    fora o fato que a lotus de 86 era um f-1 muito potente, porém com chassis deficiente, já o lancia delta s4 era um monstro de potência, com um chassis fantástico.

    [snapback]608384[/snapback]

    só curiosidade… fora do escopo do tópico...

    vc acha que uma lotus 98t tinha chassis deficiente... e uma mclaren ou williams do mesmo ano ?

    de qualquer modo isso é irrelevente. pois todos os f1 participaram do gp, bem como de sua classificação.

    monstro de potência pra mim é o f1.

    e chassis fantástico... de qual aplicação estamos falando ?


    sei que tio colin já fez um f1 4x4... não vingou.

    alguém sabe se o regulamento de 87 da f1 proibia 4x4 ?

    se não proibia... estranho essa configuração não ser testada/utilizada em circuitos lentos.

    []?s

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    • F Offline
      F Offline
      Fiasa Power
      escreveu em última edição por
      #7

      estoril não é tão travado assim não . tinha uma das maiores retas do circo e um falso misto com duas curvas de alta seguidas de duas meias-retas no miolo . depois uma parte realmente de baixa seguida já da parabolica feita de po embaixo para a enorme reta .

      as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

      o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

      abraços .

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fiasa Power
        escreveu em última edição por
        #8

        só curiosidade… fora do escopo do tópico...

        vc acha que uma lotus 98t tinha chassis deficiente... e uma mclaren ou williams do mesmo ano ?

        de qualquer modo isso é irrelevente. pois todos os f1 participaram do gp, bem como de sua classificação.

        monstro de potência pra mim é o f1.

        e chassis fantástico... de qual aplicação estamos falando ?


        sei que tio colin já fez um f1 4x4... não vingou.

        alguém sabe se o regulamento de 87 da f1 proibia 4x4 ?

        se não proibia... estranho essa configuração não ser testada/utilizada em circuitos lentos.

        []?s

        [snapback]608397[/snapback]

        amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

        além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

        abraão .

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Anderson Torres
          escreveu em última edição por
          #9

          o henri toivonen morreu em 1986 mesmo não foi??? num delta s4 da martini, acho que foi a gota dáagua para o grupo b, depois disso foi banido do rally :-(

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #10

            se fosse em brands hatch era pole com 1 segundo acima .

            1 Resposta Última resposta
            • V Offline
              V Offline
              Vences
              escreveu em última edição por
              #11

              amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

              além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

              abraão .

              [snapback]608443[/snapback]

              e acha que não sei disso é já viu o antigo f1 4x4 que coisa feia que é ?

              fiz a pergunta para se perguntarem:

              u?… aerodin?mica muito inferior ao f1 (em se tratando de downforce), metade da potência, aplicações opostas, etcetcetc... como pode ?

              hummmmmmm deve ser por ser 4x4 então.

              se fosse isso certamente no ano seguinte as equipes de f1 construiriam 2 carros diferentes para o campeonato: um tradicional e outro 4x4 para certos circuitos...

              as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

              não seria o contrário é curvas muito lentas aproximam os dois carros pelo fato da aerodin?mica do f1 em downforce perder import?ncia. depois da curvinha um leva vantagem na aceleração, ora, mas o outro já levou vantagem antes da curvinha na frenagem…

              a curva de alta para um f1 não é tão de alta para um carro com aerodin?mica que não exer?a tanto downforce.

              o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

              besta infernal comparado a o quê é e se o é assim é por ser 4x4.

              o outro carro não é uma obra do dem?nio tb é só tinha o dobro de potência. perdia até certo ponto na aceleração partindo do zero. mas e a capacidade de frenagem e de dobrar é e não vejo motivo do primor técnico de um f1 ser inferior ao do s4.

              quanto é pecinha… é misturar mundos diferentes. mas aquele do carro preto h? de concordar (ao menos) que era um alien em qualificações.

              []?s

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Anderson Torres
                escreveu em última edição por
                #12

                mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

                1 Resposta Última resposta
                • V Offline
                  V Offline
                  Vences
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

                  [snapback]608577[/snapback]

                  ? fato ?

                  coisa oficial ?

                  entende o que quero dizer é aquele tópico gigante do outro fórum que passei ninguém deu uma fonte oficial. metade do pessoal acredita a outra metade duvida.

                  desculpa… é que não entra na minha cabeça.

                  infelizmente não é possível hoje pegar um s4 e fazer o teste simplesmente pq estoril hoje está desfigurada para aquela de 86.

                  []?s

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fiasa Power
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    foi um desafio lançado é época do rally de portugal em 1986 . toivonen deu algumas voltas e cravou seu melhor tempo em 1:18.1 . foi cronometrado , pela longines .

                    meses depois a pole do gp de estoril foi com o tempo de 1:16.8 .

                    o fato é comprovado . as especulações do porque ficam no ar . mas o fato é fato , é quase inacreditável mas é fato e não posso fazer nada .

                    quanto ao dobro de potência , temos que levar em consideração qual o regime de giros no qual tal potência se manifestava . aqueles eram motores com uma eternidade de lag , enquanto o lancia acelerava de 0a200 em pouco menos de 8 segundos . era sim uma besta infernal , e uma besta do inferno de motor central , com freios tão bons quanto f1 (225mm , fibra de carbono) , tração 4x4 , desprovido de lag (em razão do esquema sc , turbo em série) e peso pouca coisa superior ao formula 1 (550 kg) . o esquema de suspensão , superior , deve ser levado em consideração num circuito ondulado como estoril . descida e subida . a possibilidade de ter contornos de curva competamente diferentes de um carro de circuito . se na terra era inacreditávelmente veloz e estável , que dir? no asfalto liso .

                    vale lembrar também , que naquela época os carros tinham um desenho diferente . o reabastecimento era proibido e os tanques ocupavam uma considerável área , prejudicando também a aerodinamica . eram carros ind?ceis e dific?limos de se controlar , muito em parte devido ao lag e câmbio inteiramente manual . a vantagem quase sempre se resume ao desempenho notável dos pilotos daquela época e as velocidades em fim de reta . eram carros que a nível de chassis e aerodinamica ainda tinham bastante a evoluir .

                    se fosse em monza ou paul ricard , aí sim seria lenda . mas em estoril não vejo nada de tão inveross?mil tal a excel?ncia daqueles carros . e num circuito tipo brands hatch dava até pole . não tem mist?rio nenhum .

                    abraão .

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      um f1 dauela época atingia fácil em fim de reta os 350 , e mais em condições especiais . hoje , se cagam e não atingem isso .

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        vale lembrar também , que não existem freadas fortes em estoril , tipo hairpins fechados . existem curvas largas de média/alta e algumas de baixa , mas sem freada muito brusca . é o tópico circuito divertido pro piloto , se contorna sempre pendurado .

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          m4c4c0
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Anderson Torres
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            mas com o tempo de 10 anos depois feito pelo hill, já não vale mais pq ai estoril já tinha chicane n

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
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                              Nuvo
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fiasa Power
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                                [snapback]608780[/snapback]

                                foi no seco sim . a corrida foi um inferno .

                                1 Resposta Última resposta
                                • H Offline
                                  H Offline
                                  HaUcK33
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                                  [snapback]608712[/snapback]

                                  baseado em que você fala isso?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    GusWRC
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    eu acho simples: não existem pilotos no mundo, seja em q categoria for, capaz de fazer frente aos pilotos de rally….

                                    esses do grupo b eram ainda mais retardados, e dando carros desse gabarito pra eles, não fica difácil entender como conseguiram.

                                    até os dias de hj, qdo fazem eventos e trocam pilotos de rally por f?rmula é um massacre.

                                    existe até o caso do schumacher q não quis trocar com colin mcrae pq disse ser muito perigoso acelerar entre ?rvores e penhascos.... e eu admiro o schumacher pelo arrojo, então vc imagine o calibre dos outros pra fazer ele afinar...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      m4c4c0
                                      escreveu em última edição por
                                      #23

                                      baseado em que você fala isso?

                                      [snapback]608792[/snapback]

                                      a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                                      e pelo $$$ investido.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        GusWRC
                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                                        e pelo $$$ investido.

                                        [snapback]608940[/snapback]

                                        eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                        só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                        http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                        http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          m4c4c0
                                          escreveu em última edição por
                                          #25

                                          eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                          só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                          http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                          http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

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                                          discordo que o esforão seria maior. h? interrupções (que podem ser usadas para correção/consertos/refrigeração), os altos giros são mantidos por menos tempo, e até o escorregamento maior preserva os componentes, não?

                                          acho que tem mais dinheiro (materiais mais nobres/engenharia) num f1, que tira mais potência específica de determinada cm3, mas com previsão de uso de duas horas de pauleira.

                                          1 Resposta Última resposta

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