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Lancia delta s4

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    Fiasa Power
    escreveu em última edição por
    #10

    se fosse em brands hatch era pole com 1 segundo acima .

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    • V Offline
      V Offline
      Vences
      escreveu em última edição por
      #11

      amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

      além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

      abraão .

      [snapback]608443[/snapback]

      e acha que não sei disso é já viu o antigo f1 4x4 que coisa feia que é ?

      fiz a pergunta para se perguntarem:

      u?… aerodin?mica muito inferior ao f1 (em se tratando de downforce), metade da potência, aplicações opostas, etcetcetc... como pode ?

      hummmmmmm deve ser por ser 4x4 então.

      se fosse isso certamente no ano seguinte as equipes de f1 construiriam 2 carros diferentes para o campeonato: um tradicional e outro 4x4 para certos circuitos...

      as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

      não seria o contrário é curvas muito lentas aproximam os dois carros pelo fato da aerodin?mica do f1 em downforce perder import?ncia. depois da curvinha um leva vantagem na aceleração, ora, mas o outro já levou vantagem antes da curvinha na frenagem…

      a curva de alta para um f1 não é tão de alta para um carro com aerodin?mica que não exer?a tanto downforce.

      o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

      besta infernal comparado a o quê é e se o é assim é por ser 4x4.

      o outro carro não é uma obra do dem?nio tb é só tinha o dobro de potência. perdia até certo ponto na aceleração partindo do zero. mas e a capacidade de frenagem e de dobrar é e não vejo motivo do primor técnico de um f1 ser inferior ao do s4.

      quanto é pecinha… é misturar mundos diferentes. mas aquele do carro preto h? de concordar (ao menos) que era um alien em qualificações.

      []?s

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      • A Offline
        A Offline
        Anderson Torres
        escreveu em última edição por
        #12

        mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

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        • V Offline
          V Offline
          Vences
          escreveu em última edição por
          #13

          mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

          [snapback]608577[/snapback]

          ? fato ?

          coisa oficial ?

          entende o que quero dizer é aquele tópico gigante do outro fórum que passei ninguém deu uma fonte oficial. metade do pessoal acredita a outra metade duvida.

          desculpa… é que não entra na minha cabeça.

          infelizmente não é possível hoje pegar um s4 e fazer o teste simplesmente pq estoril hoje está desfigurada para aquela de 86.

          []?s

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
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            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #14

            foi um desafio lançado é época do rally de portugal em 1986 . toivonen deu algumas voltas e cravou seu melhor tempo em 1:18.1 . foi cronometrado , pela longines .

            meses depois a pole do gp de estoril foi com o tempo de 1:16.8 .

            o fato é comprovado . as especulações do porque ficam no ar . mas o fato é fato , é quase inacreditável mas é fato e não posso fazer nada .

            quanto ao dobro de potência , temos que levar em consideração qual o regime de giros no qual tal potência se manifestava . aqueles eram motores com uma eternidade de lag , enquanto o lancia acelerava de 0a200 em pouco menos de 8 segundos . era sim uma besta infernal , e uma besta do inferno de motor central , com freios tão bons quanto f1 (225mm , fibra de carbono) , tração 4x4 , desprovido de lag (em razão do esquema sc , turbo em série) e peso pouca coisa superior ao formula 1 (550 kg) . o esquema de suspensão , superior , deve ser levado em consideração num circuito ondulado como estoril . descida e subida . a possibilidade de ter contornos de curva competamente diferentes de um carro de circuito . se na terra era inacreditávelmente veloz e estável , que dir? no asfalto liso .

            vale lembrar também , que naquela época os carros tinham um desenho diferente . o reabastecimento era proibido e os tanques ocupavam uma considerável área , prejudicando também a aerodinamica . eram carros ind?ceis e dific?limos de se controlar , muito em parte devido ao lag e câmbio inteiramente manual . a vantagem quase sempre se resume ao desempenho notável dos pilotos daquela época e as velocidades em fim de reta . eram carros que a nível de chassis e aerodinamica ainda tinham bastante a evoluir .

            se fosse em monza ou paul ricard , aí sim seria lenda . mas em estoril não vejo nada de tão inveross?mil tal a excel?ncia daqueles carros . e num circuito tipo brands hatch dava até pole . não tem mist?rio nenhum .

            abraão .

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              Fiasa Power
              escreveu em última edição por
              #15

              um f1 dauela época atingia fácil em fim de reta os 350 , e mais em condições especiais . hoje , se cagam e não atingem isso .

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fiasa Power
                escreveu em última edição por
                #16

                vale lembrar também , que não existem freadas fortes em estoril , tipo hairpins fechados . existem curvas largas de média/alta e algumas de baixa , mas sem freada muito brusca . é o tópico circuito divertido pro piloto , se contorna sempre pendurado .

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  m4c4c0
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Anderson Torres
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    mas com o tempo de 10 anos depois feito pelo hill, já não vale mais pq ai estoril já tinha chicane n

                    1 Resposta Última resposta
                    • N Offline
                      N Offline
                      Nuvo
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                        [snapback]608780[/snapback]

                        foi no seco sim . a corrida foi um inferno .

                        1 Resposta Última resposta
                        • H Offline
                          H Offline
                          HaUcK33
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                          [snapback]608712[/snapback]

                          baseado em que você fala isso?

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            GusWRC
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            eu acho simples: não existem pilotos no mundo, seja em q categoria for, capaz de fazer frente aos pilotos de rally….

                            esses do grupo b eram ainda mais retardados, e dando carros desse gabarito pra eles, não fica difácil entender como conseguiram.

                            até os dias de hj, qdo fazem eventos e trocam pilotos de rally por f?rmula é um massacre.

                            existe até o caso do schumacher q não quis trocar com colin mcrae pq disse ser muito perigoso acelerar entre ?rvores e penhascos.... e eu admiro o schumacher pelo arrojo, então vc imagine o calibre dos outros pra fazer ele afinar...

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              m4c4c0
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              baseado em que você fala isso?

                              [snapback]608792[/snapback]

                              a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                              e pelo $$$ investido.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                GusWRC
                                escreveu em última edição por
                                #24

                                a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                                e pelo $$$ investido.

                                [snapback]608940[/snapback]

                                eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  m4c4c0
                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                  só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                  http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                  http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                                  [snapback]608943[/snapback]

                                  discordo que o esforão seria maior. h? interrupções (que podem ser usadas para correção/consertos/refrigeração), os altos giros são mantidos por menos tempo, e até o escorregamento maior preserva os componentes, não?

                                  acho que tem mais dinheiro (materiais mais nobres/engenharia) num f1, que tira mais potência específica de determinada cm3, mas com previsão de uso de duas horas de pauleira.

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                                  • G Offline
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                                    GusWRC
                                    escreveu em última edição por
                                    #26

                                    olha o q a baga?a fazia de curva. facinho de surrar um f1

                                    http://www.youtube.com/watch?v=fbjxpwn1rcw…related&search=

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #27

                                      f1 vs wrc

                                      :empolgadopix:

                                      (e mcrae não ia se meter em algo que não representasse a diferença, não?)

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #28

                                        eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                        só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                        http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                        http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                                        [snapback]608943[/snapback]

                                        bom , isso depende de que época vc fala . se for comparar com os motores daquela época realmente vc tem razão . inclusive o alto ?ndice de quebra foi uma das razões que levou ao fim da era turbo . a f?rmula 1 é uma categoria que tem como característica natural levar as tecnologias ao mais absoluto extremo , e naquela época , assim como hoje , é exatamente o que acontecia .

                                        após o fim da era turbo , os engenheiros foram obrigados a tentar extrair o mesmo desempenho antigo de um motor aspirado . e os regulamentos escrotos da fia com o passar do tempo só fizeram piorar isso limitando cada vez mais a capacidade c?bica . agora uma coisa eu posso te garantir ; hoje as peças de um motor são levados a regimes tão extremos de rotação e esforão mecânico que nada pode se comparar em resistencia a um motor de f?rmula 1 . voce deve saber tanto quanto eu o quanto que os engenheiros foram forçados a elevar esse limite , materiais de excelencia casquilhos de cer?mica temperada , fibra de carbono , kevlar e etc …

                                        os motores da era turbo giravam por volta de 13 no máximo com acionamento convencional de válvulas . os primeiros v12 do fim dos anos 80 chegavam a pouco mais que isso ; 13,5k no melhor dos exemplos (honda , ferrari) . no fim da era v12 , já eram 15 , 16 e já quase os 900 cv de potência (ferrari de 1995) . depois se foi o v12 e só v10 foi permitido ; em 2003 o bmw v10 já superou a barreira dos 900cv e foi chegando em caso de treino cada vez mais próximo dos 1000 , até em 2005 a fia cagar tudo novamente . hoje são 700 e alguma coisa de cv em motores v8 com no máximo 2,5l girando pra lá dos 20k e tendo que resistir a dois finais de semana . a carga que sofre um motor de formula 1 hoje , não seria suportada por nada existente no mundo . e por uma questão simples ; pesquisa de materiais e investimento .

                                        com relação ao nível dos pilotos são dois mundos diferentes . eu acredito que um piloto daquela época , que tinha que controlar mais de 1000cv vindos abruptamente numa aceleração em sa?da de curva em câmbio manual não fique a dever muito em relação aos insanos daquela época . hoje , com o nível pofio ao qual os pilotos são forçados , realmente não se comparam em nada aos de rally . mas de circuito aidna temos categorias como a lm series e outras menores , onde o nível também é excelente , mas de outra maneira .

                                        o rally é uma categoria que pela sua própria natureza exige condições especial?ssimas de um piloto . eu imagino a consist?ncia psicol?gica e o colhão que um cara desses tem que ter .

                                        e os de hoje , comparados com os do grupo b são cordeirinhos ainda . aquilo era uma insanidade completa que não poderia durar muito mesmo . infelizmente .

                                        abraços .

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          Fiasa Power
                                          escreveu em última edição por
                                          #29

                                          eu acho que falta a quem questiona , uma noção mais adequada do que represetaram aqueles carros do grupo b a época .

                                          o or?amento de uma equipe de f1 naquela época não se compara ao de hoje . inclusive uma das grandes crises da f1 atual é o abominível custo da categoria . o nível de pesquisa que culminou em carros como o s4 com certeza foi muito maior do que a esmagadora maioria dos f1 daquele tempo . o investimento era alt?ssimo .

                                          hoje esse investimento só é contido pela rigidez do regulamento .

                                          abraços .

                                          1 Resposta Última resposta

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