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Lancia delta s4

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  • F Offline
    F Offline
    Fiasa Power
    escreveu em última edição por
    #8

    só curiosidade… fora do escopo do tópico...

    vc acha que uma lotus 98t tinha chassis deficiente... e uma mclaren ou williams do mesmo ano ?

    de qualquer modo isso é irrelevente. pois todos os f1 participaram do gp, bem como de sua classificação.

    monstro de potência pra mim é o f1.

    e chassis fantástico... de qual aplicação estamos falando ?


    sei que tio colin já fez um f1 4x4... não vingou.

    alguém sabe se o regulamento de 87 da f1 proibia 4x4 ?

    se não proibia... estranho essa configuração não ser testada/utilizada em circuitos lentos.

    []?s

    [snapback]608397[/snapback]

    amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

    além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

    abraão .

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    • A Offline
      A Offline
      Anderson Torres
      escreveu em última edição por
      #9

      o henri toivonen morreu em 1986 mesmo não foi??? num delta s4 da martini, acho que foi a gota dáagua para o grupo b, depois disso foi banido do rally :-(

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fiasa Power
        escreveu em última edição por
        #10

        se fosse em brands hatch era pole com 1 segundo acima .

        1 Resposta Última resposta
        • V Offline
          V Offline
          Vences
          escreveu em última edição por
          #11

          amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

          além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

          abraão .

          [snapback]608443[/snapback]

          e acha que não sei disso é já viu o antigo f1 4x4 que coisa feia que é ?

          fiz a pergunta para se perguntarem:

          u?… aerodin?mica muito inferior ao f1 (em se tratando de downforce), metade da potência, aplicações opostas, etcetcetc... como pode ?

          hummmmmmm deve ser por ser 4x4 então.

          se fosse isso certamente no ano seguinte as equipes de f1 construiriam 2 carros diferentes para o campeonato: um tradicional e outro 4x4 para certos circuitos...

          as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

          não seria o contrário é curvas muito lentas aproximam os dois carros pelo fato da aerodin?mica do f1 em downforce perder import?ncia. depois da curvinha um leva vantagem na aceleração, ora, mas o outro já levou vantagem antes da curvinha na frenagem…

          a curva de alta para um f1 não é tão de alta para um carro com aerodin?mica que não exer?a tanto downforce.

          o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

          besta infernal comparado a o quê é e se o é assim é por ser 4x4.

          o outro carro não é uma obra do dem?nio tb é só tinha o dobro de potência. perdia até certo ponto na aceleração partindo do zero. mas e a capacidade de frenagem e de dobrar é e não vejo motivo do primor técnico de um f1 ser inferior ao do s4.

          quanto é pecinha… é misturar mundos diferentes. mas aquele do carro preto h? de concordar (ao menos) que era um alien em qualificações.

          []?s

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Anderson Torres
            escreveu em última edição por
            #12

            mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

            1 Resposta Última resposta
            • V Offline
              V Offline
              Vences
              escreveu em última edição por
              #13

              mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

              [snapback]608577[/snapback]

              ? fato ?

              coisa oficial ?

              entende o que quero dizer é aquele tópico gigante do outro fórum que passei ninguém deu uma fonte oficial. metade do pessoal acredita a outra metade duvida.

              desculpa… é que não entra na minha cabeça.

              infelizmente não é possível hoje pegar um s4 e fazer o teste simplesmente pq estoril hoje está desfigurada para aquela de 86.

              []?s

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              • F Offline
                F Offline
                Fiasa Power
                escreveu em última edição por
                #14

                foi um desafio lançado é época do rally de portugal em 1986 . toivonen deu algumas voltas e cravou seu melhor tempo em 1:18.1 . foi cronometrado , pela longines .

                meses depois a pole do gp de estoril foi com o tempo de 1:16.8 .

                o fato é comprovado . as especulações do porque ficam no ar . mas o fato é fato , é quase inacreditável mas é fato e não posso fazer nada .

                quanto ao dobro de potência , temos que levar em consideração qual o regime de giros no qual tal potência se manifestava . aqueles eram motores com uma eternidade de lag , enquanto o lancia acelerava de 0a200 em pouco menos de 8 segundos . era sim uma besta infernal , e uma besta do inferno de motor central , com freios tão bons quanto f1 (225mm , fibra de carbono) , tração 4x4 , desprovido de lag (em razão do esquema sc , turbo em série) e peso pouca coisa superior ao formula 1 (550 kg) . o esquema de suspensão , superior , deve ser levado em consideração num circuito ondulado como estoril . descida e subida . a possibilidade de ter contornos de curva competamente diferentes de um carro de circuito . se na terra era inacreditávelmente veloz e estável , que dir? no asfalto liso .

                vale lembrar também , que naquela época os carros tinham um desenho diferente . o reabastecimento era proibido e os tanques ocupavam uma considerável área , prejudicando também a aerodinamica . eram carros ind?ceis e dific?limos de se controlar , muito em parte devido ao lag e câmbio inteiramente manual . a vantagem quase sempre se resume ao desempenho notável dos pilotos daquela época e as velocidades em fim de reta . eram carros que a nível de chassis e aerodinamica ainda tinham bastante a evoluir .

                se fosse em monza ou paul ricard , aí sim seria lenda . mas em estoril não vejo nada de tão inveross?mil tal a excel?ncia daqueles carros . e num circuito tipo brands hatch dava até pole . não tem mist?rio nenhum .

                abraão .

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                • F Offline
                  F Offline
                  Fiasa Power
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  um f1 dauela época atingia fácil em fim de reta os 350 , e mais em condições especiais . hoje , se cagam e não atingem isso .

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fiasa Power
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    vale lembrar também , que não existem freadas fortes em estoril , tipo hairpins fechados . existem curvas largas de média/alta e algumas de baixa , mas sem freada muito brusca . é o tópico circuito divertido pro piloto , se contorna sempre pendurado .

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      m4c4c0
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Anderson Torres
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        mas com o tempo de 10 anos depois feito pelo hill, já não vale mais pq ai estoril já tinha chicane n

                        1 Resposta Última resposta
                        • N Offline
                          N Offline
                          Nuvo
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                            [snapback]608780[/snapback]

                            foi no seco sim . a corrida foi um inferno .

                            1 Resposta Última resposta
                            • H Offline
                              H Offline
                              HaUcK33
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                              [snapback]608712[/snapback]

                              baseado em que você fala isso?

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                GusWRC
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                eu acho simples: não existem pilotos no mundo, seja em q categoria for, capaz de fazer frente aos pilotos de rally….

                                esses do grupo b eram ainda mais retardados, e dando carros desse gabarito pra eles, não fica difácil entender como conseguiram.

                                até os dias de hj, qdo fazem eventos e trocam pilotos de rally por f?rmula é um massacre.

                                existe até o caso do schumacher q não quis trocar com colin mcrae pq disse ser muito perigoso acelerar entre ?rvores e penhascos.... e eu admiro o schumacher pelo arrojo, então vc imagine o calibre dos outros pra fazer ele afinar...

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  m4c4c0
                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  baseado em que você fala isso?

                                  [snapback]608792[/snapback]

                                  a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                                  e pelo $$$ investido.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    GusWRC
                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                                    e pelo $$$ investido.

                                    [snapback]608940[/snapback]

                                    eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                    só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                    http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                    http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      m4c4c0
                                      escreveu em última edição por
                                      #25

                                      eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                      só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                      http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                      http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                                      [snapback]608943[/snapback]

                                      discordo que o esforão seria maior. h? interrupções (que podem ser usadas para correção/consertos/refrigeração), os altos giros são mantidos por menos tempo, e até o escorregamento maior preserva os componentes, não?

                                      acho que tem mais dinheiro (materiais mais nobres/engenharia) num f1, que tira mais potência específica de determinada cm3, mas com previsão de uso de duas horas de pauleira.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        GusWRC
                                        escreveu em última edição por
                                        #26

                                        olha o q a baga?a fazia de curva. facinho de surrar um f1

                                        http://www.youtube.com/watch?v=fbjxpwn1rcw…related&search=

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          m4c4c0
                                          escreveu em última edição por
                                          #27

                                          f1 vs wrc

                                          :empolgadopix:

                                          (e mcrae não ia se meter em algo que não representasse a diferença, não?)

                                          1 Resposta Última resposta

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