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Lancia delta s4

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  • V Offline
    V Offline
    Vences
    escreveu em última edição por
    #4

    se tiver tempo e paciência:

    http://novoforum.autohoje.com/archive/index.php/t-7638.html

    e mais:

    http://www.gurneyflap.com/renaultef15.html

    estoril de 1986 bem travado é m?naco ou hungria tudo bem…

    []?s

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    • S Offline
      S Offline
      Steve McQueen
      escreveu em última edição por
      #5

      estoril de 1986 bem travado é m?naco ou hungria tudo bem…

      [snapback]608391[/snapback]

      comparado a monza, ou silverstone, sim… nesses circuitos acho que não seria possível que a lancia marcasse um tempo tão proximo ao do carro de f-1.

      1 Resposta Última resposta
      • V Offline
        V Offline
        Vences
        escreveu em última edição por
        #6

        fora o fato que a lotus de 86 era um f-1 muito potente, porém com chassis deficiente, já o lancia delta s4 era um monstro de potência, com um chassis fantástico.

        [snapback]608384[/snapback]

        só curiosidade… fora do escopo do tópico...

        vc acha que uma lotus 98t tinha chassis deficiente... e uma mclaren ou williams do mesmo ano ?

        de qualquer modo isso é irrelevente. pois todos os f1 participaram do gp, bem como de sua classificação.

        monstro de potência pra mim é o f1.

        e chassis fantástico... de qual aplicação estamos falando ?


        sei que tio colin já fez um f1 4x4... não vingou.

        alguém sabe se o regulamento de 87 da f1 proibia 4x4 ?

        se não proibia... estranho essa configuração não ser testada/utilizada em circuitos lentos.

        []?s

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #7

          estoril não é tão travado assim não . tinha uma das maiores retas do circo e um falso misto com duas curvas de alta seguidas de duas meias-retas no miolo . depois uma parte realmente de baixa seguida já da parabolica feita de po embaixo para a enorme reta .

          as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

          o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

          abraços .

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #8

            só curiosidade… fora do escopo do tópico...

            vc acha que uma lotus 98t tinha chassis deficiente... e uma mclaren ou williams do mesmo ano ?

            de qualquer modo isso é irrelevente. pois todos os f1 participaram do gp, bem como de sua classificação.

            monstro de potência pra mim é o f1.

            e chassis fantástico... de qual aplicação estamos falando ?


            sei que tio colin já fez um f1 4x4... não vingou.

            alguém sabe se o regulamento de 87 da f1 proibia 4x4 ?

            se não proibia... estranho essa configuração não ser testada/utilizada em circuitos lentos.

            []?s

            [snapback]608397[/snapback]

            amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

            além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

            abraão .

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Anderson Torres
              escreveu em última edição por
              #9

              o henri toivonen morreu em 1986 mesmo não foi??? num delta s4 da martini, acho que foi a gota dáagua para o grupo b, depois disso foi banido do rally :-(

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fiasa Power
                escreveu em última edição por
                #10

                se fosse em brands hatch era pole com 1 segundo acima .

                1 Resposta Última resposta
                • V Offline
                  V Offline
                  Vences
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

                  além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

                  abraão .

                  [snapback]608443[/snapback]

                  e acha que não sei disso é já viu o antigo f1 4x4 que coisa feia que é ?

                  fiz a pergunta para se perguntarem:

                  u?… aerodin?mica muito inferior ao f1 (em se tratando de downforce), metade da potência, aplicações opostas, etcetcetc... como pode ?

                  hummmmmmm deve ser por ser 4x4 então.

                  se fosse isso certamente no ano seguinte as equipes de f1 construiriam 2 carros diferentes para o campeonato: um tradicional e outro 4x4 para certos circuitos...

                  as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

                  não seria o contrário é curvas muito lentas aproximam os dois carros pelo fato da aerodin?mica do f1 em downforce perder import?ncia. depois da curvinha um leva vantagem na aceleração, ora, mas o outro já levou vantagem antes da curvinha na frenagem…

                  a curva de alta para um f1 não é tão de alta para um carro com aerodin?mica que não exer?a tanto downforce.

                  o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

                  besta infernal comparado a o quê é e se o é assim é por ser 4x4.

                  o outro carro não é uma obra do dem?nio tb é só tinha o dobro de potência. perdia até certo ponto na aceleração partindo do zero. mas e a capacidade de frenagem e de dobrar é e não vejo motivo do primor técnico de um f1 ser inferior ao do s4.

                  quanto é pecinha… é misturar mundos diferentes. mas aquele do carro preto h? de concordar (ao menos) que era um alien em qualificações.

                  []?s

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Anderson Torres
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

                    1 Resposta Última resposta
                    • V Offline
                      V Offline
                      Vences
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

                      [snapback]608577[/snapback]

                      ? fato ?

                      coisa oficial ?

                      entende o que quero dizer é aquele tópico gigante do outro fórum que passei ninguém deu uma fonte oficial. metade do pessoal acredita a outra metade duvida.

                      desculpa… é que não entra na minha cabeça.

                      infelizmente não é possível hoje pegar um s4 e fazer o teste simplesmente pq estoril hoje está desfigurada para aquela de 86.

                      []?s

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        foi um desafio lançado é época do rally de portugal em 1986 . toivonen deu algumas voltas e cravou seu melhor tempo em 1:18.1 . foi cronometrado , pela longines .

                        meses depois a pole do gp de estoril foi com o tempo de 1:16.8 .

                        o fato é comprovado . as especulações do porque ficam no ar . mas o fato é fato , é quase inacreditável mas é fato e não posso fazer nada .

                        quanto ao dobro de potência , temos que levar em consideração qual o regime de giros no qual tal potência se manifestava . aqueles eram motores com uma eternidade de lag , enquanto o lancia acelerava de 0a200 em pouco menos de 8 segundos . era sim uma besta infernal , e uma besta do inferno de motor central , com freios tão bons quanto f1 (225mm , fibra de carbono) , tração 4x4 , desprovido de lag (em razão do esquema sc , turbo em série) e peso pouca coisa superior ao formula 1 (550 kg) . o esquema de suspensão , superior , deve ser levado em consideração num circuito ondulado como estoril . descida e subida . a possibilidade de ter contornos de curva competamente diferentes de um carro de circuito . se na terra era inacreditávelmente veloz e estável , que dir? no asfalto liso .

                        vale lembrar também , que naquela época os carros tinham um desenho diferente . o reabastecimento era proibido e os tanques ocupavam uma considerável área , prejudicando também a aerodinamica . eram carros ind?ceis e dific?limos de se controlar , muito em parte devido ao lag e câmbio inteiramente manual . a vantagem quase sempre se resume ao desempenho notável dos pilotos daquela época e as velocidades em fim de reta . eram carros que a nível de chassis e aerodinamica ainda tinham bastante a evoluir .

                        se fosse em monza ou paul ricard , aí sim seria lenda . mas em estoril não vejo nada de tão inveross?mil tal a excel?ncia daqueles carros . e num circuito tipo brands hatch dava até pole . não tem mist?rio nenhum .

                        abraão .

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fiasa Power
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          um f1 dauela época atingia fácil em fim de reta os 350 , e mais em condições especiais . hoje , se cagam e não atingem isso .

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            vale lembrar também , que não existem freadas fortes em estoril , tipo hairpins fechados . existem curvas largas de média/alta e algumas de baixa , mas sem freada muito brusca . é o tópico circuito divertido pro piloto , se contorna sempre pendurado .

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              m4c4c0
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                Anderson Torres
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                mas com o tempo de 10 anos depois feito pelo hill, já não vale mais pq ai estoril já tinha chicane n

                                1 Resposta Última resposta
                                • N Offline
                                  N Offline
                                  Nuvo
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fiasa Power
                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                                    [snapback]608780[/snapback]

                                    foi no seco sim . a corrida foi um inferno .

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • H Offline
                                      H Offline
                                      HaUcK33
                                      escreveu em última edição por
                                      #21

                                      imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                                      [snapback]608712[/snapback]

                                      baseado em que você fala isso?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        GusWRC
                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        eu acho simples: não existem pilotos no mundo, seja em q categoria for, capaz de fazer frente aos pilotos de rally….

                                        esses do grupo b eram ainda mais retardados, e dando carros desse gabarito pra eles, não fica difácil entender como conseguiram.

                                        até os dias de hj, qdo fazem eventos e trocam pilotos de rally por f?rmula é um massacre.

                                        existe até o caso do schumacher q não quis trocar com colin mcrae pq disse ser muito perigoso acelerar entre ?rvores e penhascos.... e eu admiro o schumacher pelo arrojo, então vc imagine o calibre dos outros pra fazer ele afinar...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          m4c4c0
                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          baseado em que você fala isso?

                                          [snapback]608792[/snapback]

                                          a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                                          e pelo $$$ investido.

                                          1 Resposta Última resposta

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