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Lancia delta s4

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    Fiasa Power
    escreveu em última edição por
    #16

    vale lembrar também , que não existem freadas fortes em estoril , tipo hairpins fechados . existem curvas largas de média/alta e algumas de baixa , mas sem freada muito brusca . é o tópico circuito divertido pro piloto , se contorna sempre pendurado .

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    • M Offline
      M Offline
      m4c4c0
      escreveu em última edição por
      #17

      imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        Anderson Torres
        escreveu em última edição por
        #18

        mas com o tempo de 10 anos depois feito pelo hill, já não vale mais pq ai estoril já tinha chicane n

        1 Resposta Última resposta
        • N Offline
          N Offline
          Nuvo
          escreveu em última edição por
          #19

          uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #20

            uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

            [snapback]608780[/snapback]

            foi no seco sim . a corrida foi um inferno .

            1 Resposta Última resposta
            • H Offline
              H Offline
              HaUcK33
              escreveu em última edição por
              #21

              imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

              [snapback]608712[/snapback]

              baseado em que você fala isso?

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                GusWRC
                escreveu em última edição por
                #22

                eu acho simples: não existem pilotos no mundo, seja em q categoria for, capaz de fazer frente aos pilotos de rally….

                esses do grupo b eram ainda mais retardados, e dando carros desse gabarito pra eles, não fica difácil entender como conseguiram.

                até os dias de hj, qdo fazem eventos e trocam pilotos de rally por f?rmula é um massacre.

                existe até o caso do schumacher q não quis trocar com colin mcrae pq disse ser muito perigoso acelerar entre ?rvores e penhascos.... e eu admiro o schumacher pelo arrojo, então vc imagine o calibre dos outros pra fazer ele afinar...

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  m4c4c0
                  escreveu em última edição por
                  #23

                  baseado em que você fala isso?

                  [snapback]608792[/snapback]

                  a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                  e pelo $$$ investido.

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    GusWRC
                    escreveu em última edição por
                    #24

                    a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                    e pelo $$$ investido.

                    [snapback]608940[/snapback]

                    eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                    só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                    http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                    http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      m4c4c0
                      escreveu em última edição por
                      #25

                      eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                      só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                      http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                      http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                      [snapback]608943[/snapback]

                      discordo que o esforão seria maior. h? interrupções (que podem ser usadas para correção/consertos/refrigeração), os altos giros são mantidos por menos tempo, e até o escorregamento maior preserva os componentes, não?

                      acho que tem mais dinheiro (materiais mais nobres/engenharia) num f1, que tira mais potência específica de determinada cm3, mas com previsão de uso de duas horas de pauleira.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        GusWRC
                        escreveu em última edição por
                        #26

                        olha o q a baga?a fazia de curva. facinho de surrar um f1

                        http://www.youtube.com/watch?v=fbjxpwn1rcw…related&search=

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          m4c4c0
                          escreveu em última edição por
                          #27

                          f1 vs wrc

                          :empolgadopix:

                          (e mcrae não ia se meter em algo que não representasse a diferença, não?)

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #28

                            eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                            só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                            http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                            http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                            [snapback]608943[/snapback]

                            bom , isso depende de que época vc fala . se for comparar com os motores daquela época realmente vc tem razão . inclusive o alto ?ndice de quebra foi uma das razões que levou ao fim da era turbo . a f?rmula 1 é uma categoria que tem como característica natural levar as tecnologias ao mais absoluto extremo , e naquela época , assim como hoje , é exatamente o que acontecia .

                            após o fim da era turbo , os engenheiros foram obrigados a tentar extrair o mesmo desempenho antigo de um motor aspirado . e os regulamentos escrotos da fia com o passar do tempo só fizeram piorar isso limitando cada vez mais a capacidade c?bica . agora uma coisa eu posso te garantir ; hoje as peças de um motor são levados a regimes tão extremos de rotação e esforão mecânico que nada pode se comparar em resistencia a um motor de f?rmula 1 . voce deve saber tanto quanto eu o quanto que os engenheiros foram forçados a elevar esse limite , materiais de excelencia casquilhos de cer?mica temperada , fibra de carbono , kevlar e etc …

                            os motores da era turbo giravam por volta de 13 no máximo com acionamento convencional de válvulas . os primeiros v12 do fim dos anos 80 chegavam a pouco mais que isso ; 13,5k no melhor dos exemplos (honda , ferrari) . no fim da era v12 , já eram 15 , 16 e já quase os 900 cv de potência (ferrari de 1995) . depois se foi o v12 e só v10 foi permitido ; em 2003 o bmw v10 já superou a barreira dos 900cv e foi chegando em caso de treino cada vez mais próximo dos 1000 , até em 2005 a fia cagar tudo novamente . hoje são 700 e alguma coisa de cv em motores v8 com no máximo 2,5l girando pra lá dos 20k e tendo que resistir a dois finais de semana . a carga que sofre um motor de formula 1 hoje , não seria suportada por nada existente no mundo . e por uma questão simples ; pesquisa de materiais e investimento .

                            com relação ao nível dos pilotos são dois mundos diferentes . eu acredito que um piloto daquela época , que tinha que controlar mais de 1000cv vindos abruptamente numa aceleração em sa?da de curva em câmbio manual não fique a dever muito em relação aos insanos daquela época . hoje , com o nível pofio ao qual os pilotos são forçados , realmente não se comparam em nada aos de rally . mas de circuito aidna temos categorias como a lm series e outras menores , onde o nível também é excelente , mas de outra maneira .

                            o rally é uma categoria que pela sua própria natureza exige condições especial?ssimas de um piloto . eu imagino a consist?ncia psicol?gica e o colhão que um cara desses tem que ter .

                            e os de hoje , comparados com os do grupo b são cordeirinhos ainda . aquilo era uma insanidade completa que não poderia durar muito mesmo . infelizmente .

                            abraços .

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #29

                              eu acho que falta a quem questiona , uma noção mais adequada do que represetaram aqueles carros do grupo b a época .

                              o or?amento de uma equipe de f1 naquela época não se compara ao de hoje . inclusive uma das grandes crises da f1 atual é o abominível custo da categoria . o nível de pesquisa que culminou em carros como o s4 com certeza foi muito maior do que a esmagadora maioria dos f1 daquele tempo . o investimento era alt?ssimo .

                              hoje esse investimento só é contido pela rigidez do regulamento .

                              abraços .

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                RodrigoLóke
                                escreveu em última edição por
                                #30

                                http://www.youtube.com/watch?v=rjuce4-zbqw

                                sem mais, nem menos…..

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  m4c4c0
                                  escreveu em última edição por
                                  #31

                                  eu acho que falta a quem questiona , uma noção mais adequada do que represetaram aqueles carros do grupo b a época .

                                  o or?amento de uma equipe de f1 naquela época não se compara ao de hoje . inclusive uma das grandes crises da f1 atual é o abominível custo da categoria . o nível de pesquisa que culminou em carros como o s4 com certeza foi muito maior do que a esmagadora maioria dos f1 daquele tempo . o investimento era alt?ssimo .

                                  hoje esse investimento só é contido pela rigidez do regulamento .

                                  abraços .

                                  [snapback]608960[/snapback]

                                  sim, porém foi o que de mais próximo se chegou em investimento. o marketing proporcionado pelos carros de rally é indubitavelmente maior, até por terem formato semelhante aos de produção, e as montadoras se voltaram a isto.

                                  o mérito dos grupo b, no meu entender, foi levar muito mais tecnologia, aerodin?mica e força bruta, em carros que andariam na terra, gelo e asfalto. mas dinamicamente, no asfalto e numa prova completa, não h? como comparar com um f1 da época.

                                  e concordo, o cabra tinha que ser muito mais piloto.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Fiasa Power
                                    escreveu em última edição por
                                    #32

                                    sim, porém foi o que de mais próximo se chegou em investimento. o marketing proporcionado pelos carros de rally é indubitavelmente maior, até por terem formato semelhante aos de produção, e as montadoras se voltaram a isto.

                                    o mérito dos grupo b, no meu entender, foi levar muito mais tecnologia, aerodin?mica e força bruta, em carros que andariam na terra, gelo e asfalto. mas dinamicamente, no asfalto e numa prova completa, não h? como comparar com um f1 da época.

                                    e concordo, o cabra tinha que ser muito mais piloto.

                                    [snapback]608969[/snapback]

                                    sim , mas só nessa condição específica . apesar de ter um comportamento até superior em curvas sobretudo de alta velocidade , eram mais de 120 km/h de diferença de velocidade final . talvez na hungria ou em m?naco conseguissem competir .

                                    lembrando que havia diferenças absurdas na formula 1 daquela época .

                                    abraços .

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • N Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #33

                                      em se tratando de custos, basta lembrar o quanto custou a porsche desenvolver o 959…

                                      por aí já se tem uma idéia... isso que antes do projeto finalizado eles já sabiam que não correriam no grupo b...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        Fiasa Power
                                        escreveu em última edição por
                                        #34

                                        mas esse comparativo não pode ser questionado . é leg?timo e lend?rio . e deve servir de par?metro pra medir as bestas infernais que eram aqueles carros .

                                        como isso foi possível é simples , pararam de brincar .

                                        abraços .

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • N Offline
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                                          #35

                                          um belo dia alguém acordou e disse: isso tá muito chato… vou começar a trabalhar de verdade...

                                          e outros seguiram...

                                          :empolgadopix:

                                          1 Resposta Última resposta

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