Al?vio de peso - trocar metal por fibra de vidro
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bom galera, partindo do princ?pio que todo al?vio de peso é bem-vindo…
meu palio fire (g1, gasolina, 2p, ar+dh) tem, no manual, 870kg de peso, pra 55cv originais. isso já contando com step, etc.
peso/potência comigo dentro (80 kg) = 17 kg/cv (+/-)
isso a grosso modo quer dizer que pra cada 17kg que eu aliviar do carro, eu ganho 1 cv, certo?
então, tava pensando...
fase 1:
se eu trocar caput + tampa da mala originais (a?o) por outras de fibra de vidro (só uma chapa, fina) será que vou ter algum ganho decente? :unsure: alguem tem idéia de quanto pesa um caput de aão do palio? porque um caput de fibra, mesmo reforçado, dificilmente passa dos 10kg. a tampa da mala deve pesar por aí tambem...
fase 3:
trocando os para-choques originais por outros casquinha de fibra, quanto economizo de peso?
fase 4:
integrar caput + paralamas dianteiros + parachoques numa única peça de fibra de vidro (como dos carros de arrancada). não tenho intenção de usar pc s ocos na rua, só pra td s e por isso seriam a última alteração. é só pra ter uma idéia mesmo...
fase 2:
troca do vidro traseiro + 2 vidros laterais traseiros (? um carro 2p) por policarbonato, quanto mais de peso consigo economizar?
lembrando que a idéia não é xunar o gelinho, mas apenas aliviar o peso
será que nessa dieta dá pra perder uns 100kg e levar a relação peso-potência pra 15,5 kg/cv (como se o motor rendesse 62cv).. ou eu tá viajando?
obviamente o motor manco é o maior problema, mas um carro leve alem de andar mais.. vai consumir menos.. e no final é mais $ sobrando quando ando pela cidade, no anda-e-para a 60km/h.
obs: não se preocupem com a baixa potência porque já já ela aumenta e aí os ganhos com al?vio de peso se tornam exponenciais
know-how pra fazer os moldes, as peças finais e a pintura, um tio meu tem. o cara mexe por hobby e gostou da idéia. e vocês, o que acham? se alguém aí tiver idéia do peso de alguma dessas peças já seria uma boa ajuda
[] s
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no futuro deve vir um turbinho ou engine swap pro 1.6 16v… meta: 100-150cv.
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minha opinião:
a idéia é interessante, mas, lembre-se que você mora num pa?s tupiniquim, e que muita gente dá mais valor ao brilho da pintura que ao estado geral do carro. mexer em peças da lataria do carro é bomba , pq, logo mais, com certeza será um fator negativo pra trocar o carro.
creio que somente mexer na potência do motor é mais vantajoso, tanto com relação a rendimento quanto a estática do carro, e futura venda…
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concordo com o ?fluff, pra rua esquece
acho muito trabalho….
outra coisa, na fase 2 vc ta querendo trocar o capo (empena muito por causa do sol) ...
vc ta diminuindo drasticamente a estrutura de segurança do carro, pra melhorar a relação peso/potencia somente com motor mesmo (pra rua claro ) compensa vc colocar o 1.6 16v do palio e pendurar um piercing nele...ai sim vc vai ser feliz
e nao mexe na estrutura original do carro
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snme a intenção é aliviar o carro pq ele corre em tds.
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snme a intenção é aliviar o carro pq ele corre em tds.
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correr no td é uma coisa, andar na rua com carro aliviado é outra.
? cagada pura.
se quer aliviar, que seja um carro só pra correr. picotar um carro do dia a dia não vale a pena.
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bom galera, o caput original (de metal) se solta do carro com 4 parafusos, a tampa da mala usa 2… já os para-lamas laterais tám uns 4 ou 5 pontos de fixação, e os para-choques (nunca tirei) creio que a mesma coisa...
não sei se fui claro mas o plano é substituir as peças originais de lataria, deixa-las encostadas dentro de casa e, quando chegar a vez de passar o carro adiante, tirar as peças de fibra e remonta-las, deixando-o 100% stock.
respeito a opinião de vocês, mas eu não disse que quero picotar o carro não, a idéia é justamente a oposta...
e, convenhamos... seriam a chapa do caput e dos para-lamas, elementos estruturais tão importantes, que se forem substituidos poderiam tornar meu carro menos seguro?
agora a questão mais importante ainda não foi abordada... tem peso pra ser perdido com essas mudanças, ou é trabalho demais pra perder só 20kg?
[] s
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bom galera, o caput original (de metal) se solta do carro com 4 parafusos, a tampa da mala usa 2… já os para-lamas laterais tám uns 4 ou 5 pontos de fixação, e os para-choques (nunca tirei) creio que a mesma coisa...
não sei se fui claro mas o plano é substituir as peças originais de lataria, deixa-las encostadas dentro de casa e, quando chegar a vez de passar o carro adiante, tirar as peças de fibra e remonta-las, deixando-o 100% stock.
respeito a opinião de vocês, mas eu não disse que quero picotar o carro não, a idéia é justamente a oposta...
e, convenhamos... seriam a chapa do caput e dos para-lamas, elementos estruturais tão importantes, que se forem substituidos poderiam tornar meu carro menos seguro?
agora a questão mais importante ainda não foi abordada... tem peso pra ser perdido com essas mudanças, ou é trabalho demais pra perder só 20kg?
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vou responder curto grosso e objetivo.
vc esta trocando 6 por meia duzia.
pois o materal em fibra muitas vezes fica mais pesado do que a peça de metal feito direito.
a parte da vantagem seria dos vidros pendendo um 20 kg na troca dos laterais e traseiros.
parachoque o palio já é uma casca colocar um de fibra não mudaria em nada. pois sera o mesmo peso. o que pode ser feito e retirar plasticos acabamento e outras coisas de penduricalho, painel console e ai se vai. ou mandar em fibra de carbono ai fica levinho e resistente.
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se fizer estas peças em fibra e bem provavel q fiquem mais pesadas, pq teria q fazer toda estrutura pra não ficar molenga e rachando, veja a tampa do porta malas do tipo, é a mais pesada q já vi…..os carros q tem a casca de fibra são tubulares né, ou tem todo um sub chassis pra aguentar e fazem uma folha mais fina em fibra só pela aparencia e aerodin?mica...
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so valria a pena se fosse fibra de carbono, mas ai vai os zoi da cara.
tbm acho bobeira vc fazer isso. ja pegou uns parachoques de fibra de vidro??? é pesadinho viu, igual pra mais ou pouca coisa pra menos que um original.
eu faria o seguinte, é uq farei no meu gol (q ainda será de uso diario - psicopata né) arranca os bancos traseiros, estepe, forro traseiro lateral nisso vc ja tira uns 100kg que vc quer.
meus bancos, esse mês acho q ja arranco ele, e outra, vc é taxi? lotação? tem familia? se sim em alguma resposta, então esque?a e parta logo pro motor mesmo.
mas caso contrario, o carro seja so seu, so vc usa, arranca os bancos
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a parte da vantagem seria dos vidros pendendo um 20 kg na troca dos laterais e traseiros.
parachoque o palio já é uma casca colocar um de fibra não mudaria em nada. pois sera o mesmo peso. o que pode ser feito e retirar plasticos acabamento e outras coisas de penduricalho, painel console e ai se vai. ou mandar em fibra de carbono ai fica levinho e resistente.
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se fizer estas peças em fibra e bem provavel q fiquem mais pesadas, pq teria q fazer toda estrutura pra não ficar molenga e rachando, veja a tampa do porta malas do tipo, é a mais pesada q já vi…..
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so valria a pena se fosse fibra de carbono, mas ai vai os zoi da cara.
tbm acho bobeira vc fazer isso. ja pegou uns parachoques de fibra de vidro??? é pesadinho viu, igual pra mais ou pouca coisa pra menos que um original.
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humm valeu, isso que eu queria saber
os carros q tem a casca de fibra são tubulares né, ou tem todo um sub chassis pra aguentar e fazem uma folha mais fina em fibra só pela aparencia e aerodin?mica…
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queria chegar o mais próximo disso possível… resist?ncia e acabamento não seriam prioridade.. mas pelas respostas do pessoal aí... já não sei se levo o projeto adiante ou não...
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o dificil vai se achar um 1.6 16v + caixa + chicote
o t seria mais viavel
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uns dois anos atrás eu sabia de um aki em sorocaba…
era um palio verde 96/97 que bateu em um muro...
só tinha que ficar esperto com a parte elétrica do carro, pois o mesmo teve um principio de incendio que foi apagado com água...
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as peças de fibra q fazem p/ carros de pista são super fininhas, praticamente uma casquinha .
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e, convenhamos… seriam a chapa do caput e dos para-lamas, elementos estruturais tão importantes, que se forem substituidos poderiam tornar meu carro menos seguro?
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podem até não ser elementos estruturais, mas dávido que vc queira ter um capo de fibra deslaminado entrando dentro do carro numa eventual porrada… corta, e corta muuuuuuito ...
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vc pode até fazer isso, o carro é seu, pode fazer oq quiser, mas em termos de custo não conpensa nem um pouco.
se vc aumentar 10cv no seu carro, vai ser muito mais útil, fácil e até barato do que aliviar o peso de um carro que ja é leve.
vamos supor que vc tire 50kg desse total (até vc entra no regime) vai cair pra 900/55= 16,36kg/cv. agora se vc aumentar 10cv, vamos ter 950/65=14,61
pra vc ter a mesma relação peso potência vc teria que diminuir quase 150kg. coisa meio impossível no seu caso.